Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas

Milhinha, a 27 de Março de 2021 às 07:44

Publicado em Fórum Manualidades 44

Bom dia, Princesas! Acho que os debates de manualidades estão quase a chegar ao fim. Pelo menos hoje termino os meus wikidebates sobre manualidades mais convencionais. Desta vez venho contar-vos um segredo de como tornar as vossas Manualidades mais harmoniosas e coesas. Sabem aqueles debates...

Bom dia, Princesas! Acho que os debates de manualidades estão quase a chegar ao fim. Pelo menos hoje termino os meus wikidebates sobre manualidades mais convencionais. Desta vez venho contar-vos um segredo de como tornar as vossas Manualidades mais harmoniosas e coesas.

Sabem aqueles debates maravilhosos de noivas que nos mostram todos detalhes do seu dia, tudo harmonioso: convites, seating plan, menus, livros de honra, etc? Tudo cuidadosamente pré-planeado e executado até ao último detalhe. Sem dúvida que um estacionário coeso faz toda a diferença num casamento.

cfb_635906.jpg

DEFINIÇÃO: o Estacionário refere-se a um conjunto de produtos que contêm a mesma identidade gráfica, ou seja, corresponde a todos os elementos de papel ou Manualidades impressas feitos de acordo com as cores e motivos do vosso casamento.

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Que Manualidades devem ser incluídas no nosso estacionário?

Se têm a mesma panca que eu e querem decidir todo o vosso estacionário harminioso, comecem por procurar na Lista de Todas as Manualidades quais as Manualidades querem executar para o vosso dia C. Nenhuma manualidade é obrigatória e cada uma tem o seu custo de execução. Definam quanto do vosso orçamento irão alocar a estes detalhes (eu claramente excedi o meu!)

Depois de terem definido os pontos acima, agora digo-vos quais os detalhes que deverão ter em conta para harmonizar o vosso estacionário:

● Podem desenhar e imprimir em papel (mesmo em casa) todos os seguintes:

A) ANTES DO CASAMENTO: Save The Date, Convites, Convites para pessoas especiais, Manual da Despedida de Solteira;

B) CERIMÓNIA: Missais e Leques em papel com o programa do casamento;

C) FESTA: Marcadores de mesa para acompanhar o Seating Plan, Menus ou Ementas, Raspadinhas do Amor, Jornal do casamento ou programas, Livros de atividades para crianças, a Oração para as solteiras, papéis individuais para Sparkles;

D) PÓS-CASAMENTO: Agradecimento aos Fornecedores e Cartões de Agradecimento aos convidados. Não se esqueçam de usar os mesmos motivos no vosso Website do casamento!

cfb_635910.jpg

● Devem incluir o vosso Monograma em Lacres de Cera, nos Cones de Arroz, nos Rótulos personalizados para garrafas de água, nas Lágrimas de alegria, Porta-guardanapos e fazer etiquetas ou autocolantes para Lembranças para os convidados, Lembranças para pessoas especiais e Lembranças para as vossas convidadas da Despedida de solteiras.

cfb_635912.jpg

● Devem pensar em sinalética coesa decidindo se querem fazer Placas de noivos em preparação, Placas de entrada para a Cerimónia, Placa de Boas Vindas à Festa, Seating Plan e Marcadores de mesa, Sinalética Wedshoots, sinalética para Jogo do Paparazzi, sinalética para Photobooth, sinalética para Livro de Honra, sinalética para Sparkles, sinalética para Kit WC/toilette. Geralmente poderão imprimir em gráficas com material mais resistente ou imprimir em papel e emoldurar.

cfb_635914.jpg

ATENÇÃO: Volto a salientar (para não se assustarem!): não é preciso fazer TODAS as Manualidades. Façam só o que faz sentido para o vosso dia.

2) Como conseguir um estacionário coeso?

Devem, então, pensar no tema ou no estilo do vosso casamento e na paleta de cores. Devem pensar em que elementos querem incluir: flores, folhas (ou greenery) ou outro elemento que vos faça sentido (elementos marinhos, aves, pedras, bolhas de champanhe, etc).

Depois de idealizarem o vosso estacionário, estão prontas a realizá-lo. Como fazê-lo da forma mais harmoniosa?

💰💰💰 Contratar um designer gráfico que vos faça tudo!

💰💰 Pedir a um(a) amigo(a) designer gráfico que vos faça o estacionário, bastando apenas imprimir os vossos modelos.

💰/💰💰 Fazer tudo de raiz (totalmente DIY) a partir de modelos pré-existentes (por exemplo Canva). É verdade o nosso amigo Canva, ajuda-nos em tudo! Desde modelos gratuitos e templates prontos a reaproveitar para outras Manualidades. O importante é manterem-se fiel ao vosso design gráfico escolhido.

cfb_635916.jpg

3) Que exemplos temos na nossa Comunidade?

São imensos os bons exemplos que temos na nossa Comu e felizmente aumentam de dia para dia:

● Eu “cresci” nesta comunidade a ver desenrolar todos os bons exemplos da nossa (sempre) Destacada Patita. Quem não se lembra dos motivos florais azuis, detalhes em azul e lilás e o lettering fora do comum? Estes foram os convites rústicos, os missais, os menus e as raspadinhas. Tudo harmonioso: um sonho!

● Também a nossa (sempre) Destacada Vânia mostrou todas as suas manualidades em estacionário coeso de kraft, branco e bordeaux para o seu casamento tema Vinho do Porto. Delicio-me sempre a rever estes bons exemplos!

● O exemplo contemporâneo que mais me inspirou foi o da nossa noiva Ana que com um design muito simples, floral e clean conseguiu ligar harmoniosamente todas as suas manualidades. Foi uma verdadeira lufada de ar fresco para mim!

● A nossa Destacada Zélia mostrou-nos como fez sozinha o seu estacionário coeso em azul e verde (as cores do seu casamento).

● A nossa Destacada Heloísa tem-nos vindo a mostrar todas as suas manualidades originais dentro da temática do seu casamento: oliveiras. Já nos mostrou os seus convites, os cones personalizados e as suas lembranças – tudo muito perfeito e coeso! Mal posso esperar por ver mais exemplos!

● A minha querida Raquel (que é designer) fez todo o grafismo de raiz e tem um estacionário irrepreensível: desde o seu monograma original ao seu estacionário supercoeso;

● O exemplo da noiva Ângela que contratou a fantástica Diana Martins para o seu estacionário.

● Também não podem perder as sugestões de estacionário DIY da noiva TOP Tânia.

A minha experiência?

Sou uma noiva de poucas manias, mas confesso-me obsessiva-compulsiva no que toca a estacionário de casamento. Idealizei que tudo fosse coeso e harmonioso desde o primeiro minuto – muito antes de me apaixonar pelo meu vestido! Mas infelizmente não tenho jeito nenhum para design gráfico nem conheço ninguém que me ajude a desenhar tudo como a minha mente idealizou. Isso levou-me a um grande gasto calculado e necessário para acalmar a minha “mania”. Como já tinha escrito noutro debate, encontrei na Etsy um conjunto de estacionário de casamento com apontamentos dourados (como tanto queria!) por 39€ - https://etsy.me/2CPTJ4e. Vinha com Convite, Menus, Cartão de agradecimento, sinalética de Bar Aberto (que usei o “O” de Open bar para fazer o meu Monograma) entre outros que fui adaptando. Tenho-o numa plataforma Templett que é facilmente editável, personalizável e descarregável. Tive uma excelente experiência! Recomendo vivamente!

Aliei-me também à noivinha Sabrina e partilhámos alguns dos templates: ela cedeu-me a coroa de greenery que usei nos convites e no missal e eu cedi tudo o que descrevi acima. Depois foi só pôr mãos à obra! Aqui deixo algumas fotos do nosso estacionário em preparação.

cfb_635918.jpg

Infelizmente, no meu dia algo correu mal (que me deixou os nervos em franja!). O Chef contratado para o catering do meu evento – sim, aquele que a 4 meses do meu casamento me anunciou que tinha perdido o hotel onde iria fazer o meu copo de água e que teria de incorrer em mais gastos para alugar um outro espaço – disse que “oferecia” a impressão de menus e do seating plan. “Excelente!”, pensei eu. Então desenhei todos os papeis individuais com o nome das mesas (garrafas de gin) e os menus com uma mensagem de agradecimento aos convidados e enviei-lhe para que não tivesse trabalho nenhum e pudesse apenas completar. Enviei também a lista dos convidados com as mesas. Sabem o que aconteceu?

Ele decidiu mudar tudo: sinalética à entrada do salão em padrão mármore, lettering amarelo, e um seating plan num cavalete (obrigada, Chef! Até eu consigo fazer isso com mais elegância) com mesas NUMERADAS! Achei tudo aquilo de muito mau tom e de uma falta de respeito para connosco.

cfb_635920.jpg

Felizmente a minha florista salvou a situação e conseguiu mudar o seating plan – estou-lhe imensamente grata por isso!

Pronto já esconjurei o último desabafo Bridezilla! Hahahah Demorei 5,5 meses para deitar isto cá para fora! Mas não arruinou o meu dia. Continuo completamente apaixonada por todo o Amor e toda a Felicidade que nos rodeou naquele dia. A organização do casamento teria corrido melhor se tivéssemos escolhido outros fornecedores. Mas no final, valeu imenso a pena vivê-lo!

E vocês, princesas? Dão valor a um estacionário coeso?

Bjs e bons preparativos!

44 respostas

• Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas raio, esse chef é uma diva!!! Ai Milhinha tu e as tuas aventuras 😅 já disse que adoro os teus debates? Quanto ao tema em si, tenho o Canva cheio de coisas, espero que fique bem quando passar para o papel ☺ Beijinhos
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, se não estava obcecada com este tema, após todas as dicas acabei de ficar.
    Tinha um amigo designer que me fez os convites e eu adorei. No entanto, ele deixou de me responder e eu não sou pessoa de correr a traz, e por isso vou colocar mãos a obra, e vou fazer tudo o que falta.
    Queria te agradecer, pelas dicas, já vão facilitar tudo aquilo que tenho que organizar.
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Dani! Eu vou andando por cá. Ainda me falta mostrar os vídeos do meu casamento e as fotos oficiais. E falar sobre álbuns e tantas outras coisas! Mas com este debate termino tudo aquilo a que me tinha proposto! Aquela sensação de dever cumprido! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Mariana! Adoro a fase dos testes! 😍😍😍 procurar gráficas pode ser stressante e os preços são uma loucura. Optei por imprimir tudo em casa e valeu a pena. Gostei muito do resultado final da maioria das minhas Manualidades. Espero que faças tudo com calma e a desfrutar de cada momento! É uma parte boa do casamento! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um dos teus autocolantes por cima dá perfeitamente, Laura! Sinto-me tão bem por perceber que não sou a única a pensar neste detalhe! 😍😍😍 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entao compreendes perfeitamente o meu momento BrideZilla de hoje
    Hahahaha Bisous chérie! Estás quaseeee! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Kikinhas! E tu tens estacionário maravilhoso! Estás muito bem encaminhada e eu quero muito ver 😍
    Mas agora é que disseste tudo sobre noivados longos: “ a vantagem de preparar algo com antecedência é procurar bem todo tipo de orçamento... A desvantagem é que inventamos sempre mais uma coisinha para fazer ... ” acho que devíamos escrever um debate sobre isto juntas. Que dizes? Bjs
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Querida Milhinha 👰🏻‍♀️

Acho que cheguei tarde para teus debates 😬ainda que estejam todos aí de fácil acesso, não é o mesmo do que quando sem buscar surgem assuntos tão importantes☺️

Obrigada uma vez mais por pautar tão claro todos os pontos.

Adorei 😘

• Responder
  • M
    Super Noiva Maio 2022 Santarém (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate 😍
    Por cá o design dos convites, envelope (vamos fazer aqueles semi-transparentes) e monograma foi feito por uma amiga em photoshop, estamos neste momento apenas a aguardar que ela tenha oportunidade de nos alterar a data dado que adiámos para o próximo ano.
    Os restantes elementos estou a criar no canva, utilizei o desenho feito para impressão nos envelopes para que os restantes elementos ficassem todos em sintonia mas sem ser demasiado pesado. Breve iremos fazer os nossos testes de impressão em casa para ver se queremos alterar alguma coisa e decidir se fazemos impressão em casa ou através de profissionais da área 😊Confesso que não ia fazer tantas coisas como já tenho feitas neste momento, o confinamento e estar de baixa ajudou-me a repensar em várias coisas e com mais tempo optei por pôr mãos à obra 😁
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Milhinha! Mais um debate fantástico, nunca desilude 😍
    Eu por aqui tento ter tudo o mais coeso possível. Ainda ontem ao elaborar o pedido das meninas das alianças/flores, a minha mãe estava a sugerir umas coisas diferentes e eu entrei em modo bridzilla: “Mãe, não percebes que isto não pode ser ao calhas? Há um motivo para tudo o que aqui está” 😂
    O que me está a fazer mais “comichão” são os meus cones que encomendei numa fase inicial por impulso do Ali e tem um monograma completamente diferente e não tem nada a ver com o restante estacionário 😤 mas estou sempre a pensar: “Para 5 minutos não vou gastar mais dinheiro” mas eu sei coimo sou e até la acho que ainda vou mudar 😂 beijo grande minha querida e obrigada por estes debates fantástico la 😘
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coucou!
    E mais um super debate 😍
    Por aqui confesso também ser uma obcecada pela harmonia do estacionário! Se falha uma única letra já é o fim do mundo 😂
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello nem acredito que estes debates fantásticos estão acabar 😕
    Bemmm eu ligo muito a todo design e confesso que o difícil é escolher, e é fácil perder me em tanta coisa qie gosto... Mas acho que estou a chegar a bom caminho... Mas estou a pensar em simplificar o seating plan... Aimda está em estudo... Alias quando fiquei noiva fiz logo todo o estacionário, mas fui mudando sempre de ideias...
    É ver que conclusão chego.... Mas sim estou na fase de ponderar o que realmente merece ser feito, ou mandar fazer... Tenho que ser prática, pois a vantagem de preparar algo com antecedência é procurar bem todo tipo de orçamento... A desvantagem é que inventamos sempre mais uma coisinha para fazer ... E lá se vão €€€.... Quando chegar ao fim da minha saga já sabes que partilhoBeijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração