Olá Princesas! Como estão os preparativos para o vosso casamento? Por cá faltam-nos 326 dias, mas nem por isso são dias sem trabalho! Estamos a contactar todos os nossos convidados e a incentivá-los a começarem a preparar a sua viagem para o nosso Destination Wedding na Madeira.
Continuando com a minha saga das Manualidades, venho deixar-vos dicas sobre o Save the Date e como poupar (algum) dinheiro na sua elaboração.
Save the Date (definição): trata-se de um anuncio do local e a data do casamento aos convidados, especialmente quando tal implica uma deslocação à distância. Todos nós temos família e amigos a residir no estrangeiro – este elemento é feito precisamente a pensar neles. Pode-se considerar que é um pré-convite informal e divertido.
Vejam neste debate super-completo a origem desta tradição.
Tradução: Reserve esta data.
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Com quanto tempo de antecedência devemos enviar os Save the Dates? Eu diria cerca de 12 meses antes. Não se esqueçam que assim os convidados de fora podem programar férias e comprar viagens mais baratas. Habitualmente os voos abrem 8-11 meses antes das datas pretendidas. A época das férias de Verão (ou quando os familiares estão de regresso a Portugal) é uma ótima altura para poderem distribuir os Save the Date.
2) Que informação contém? Uma simples data e local são o essencial para o Save the Date eficaz. Ao invés de colocarem os vossos nomes, podem escolher uma foto vossa gira. Não se esqueçam de mencionar que “o convite formal seguirá” pois muita gente não está familiarizada com os Save The Date e pensam que é um convite simplório.
3) Qual o formato ideal? Se um convite de casamento é uma porta de entrada para toda a decoração e tema do casamento, um Save The Date tende a espelhar a personalidade divertida ou romântica ou excêntrica do casal que a oferece. A escolha do formato é muito pessoal e há umas soluções mais dispendiosas que outras. Deixo-vos aqui algumas sugestões:
· Cartão Postal enviado por correio
· Marcador de livros
· Uma foto original / cartaz de cinema
MAS QUEREM UM SAVE THE DATE BARATO E SEM COMPLICAÇÕES? Sim senhora! Vamos à Manualidade em si!
Usem e abusem da Internet! Como expliquei num debate anterior, poderão usar o site da casamentos.pt para enviar o vosso Convite Online. Super-simples, barato e DIY. Se optarem por divulgar o vosso site de casamento já nessa altura, poderão notar quais dos vossos convidados já acederam ao website. Desvantagens? Os familiares e amigos menos tecnologicamente avançados ficarão excluídos do grupo de pessoas.
Para colmatar tal falha, eu e o noivo Milhinha escolhemos enviar postais a alguns familiares mais distantes. Somos aquele casal querido que envia postais de Natal e de Aniversário pelo correio, pelo que considerámos que seria interessante fazer o mesmo com o nosso Save the Date. Depois de desenhar e imaginar o meu template, tive a sorte de ler este debate que me deu a conhecer um fornecedor do casamentos.pt, a Busquets, que nos permite editar os postais online DIY a um preço bastante acessível (peçam com tempo o código promocional para o desconto). Vimos também orçamentos em gráficas perto de nós, mas com números tão baixos (só precisámos de 20 exemplares) não compensava o trabalho. Deixo-vos uma foto dos meus que chegaram a semana passada e que começámos a distribuir este fim de semana. Beijinhos
O nosso postal Save The Date
Mensagem com as cores do nosso casamento