Bom dia, Princesas! Acho que os debates de manualidades estão quase a chegar ao fim. Pelo menos hoje termino os meus wikidebates sobre manualidades mais convencionais. Desta vez venho contar-vos um segredo de como tornar as vossas Manualidades mais harmoniosas e coesas.
Sabem aqueles debates maravilhosos de noivas que nos mostram todos detalhes do seu dia, tudo harmonioso: convites, seating plan, menus, livros de honra, etc? Tudo cuidadosamente pré-planeado e executado até ao último detalhe. Sem dúvida que um estacionário coeso faz toda a diferença num casamento.
DEFINIÇÃO: o Estacionário refere-se a um conjunto de produtos que contêm a mesma identidade gráfica, ou seja, corresponde a todos os elementos de papel ou Manualidades impressas feitos de acordo com as cores e motivos do vosso casamento.
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Que Manualidades devem ser incluídas no nosso estacionário?
Se têm a mesma panca que eu e querem decidir todo o vosso estacionário harminioso, comecem por procurar na Lista de Todas as Manualidades quais as Manualidades querem executar para o vosso dia C. Nenhuma manualidade é obrigatória e cada uma tem o seu custo de execução. Definam quanto do vosso orçamento irão alocar a estes detalhes (eu claramente excedi o meu!)
Depois de terem definido os pontos acima, agora digo-vos quais os detalhes que deverão ter em conta para harmonizar o vosso estacionário:
● Podem desenhar e imprimir em papel (mesmo em casa) todos os seguintes:
A) ANTES DO CASAMENTO: Save The Date, Convites, Convites para pessoas especiais, Manual da Despedida de Solteira;
B) CERIMÓNIA: Missais e Leques em papel com o programa do casamento;
C) FESTA: Marcadores de mesa para acompanhar o Seating Plan, Menus ou Ementas, Raspadinhas do Amor, Jornal do casamento ou programas, Livros de atividades para crianças, a Oração para as solteiras, papéis individuais para Sparkles;
D) PÓS-CASAMENTO: Agradecimento aos Fornecedores e Cartões de Agradecimento aos convidados. Não se esqueçam de usar os mesmos motivos no vosso Website do casamento!
● Devem incluir o vosso Monograma em Lacres de Cera, nos Cones de Arroz, nos Rótulos personalizados para garrafas de água, nas Lágrimas de alegria, Porta-guardanapos e fazer etiquetas ou autocolantes para Lembranças para os convidados, Lembranças para pessoas especiais e Lembranças para as vossas convidadas da Despedida de solteiras.
● Devem pensar em sinalética coesa decidindo se querem fazer Placas de noivos em preparação, Placas de entrada para a Cerimónia, Placa de Boas Vindas à Festa, Seating Plan e Marcadores de mesa, Sinalética Wedshoots, sinalética para Jogo do Paparazzi, sinalética para Photobooth, sinalética para Livro de Honra, sinalética para Sparkles, sinalética para Kit WC/toilette. Geralmente poderão imprimir em gráficas com material mais resistente ou imprimir em papel e emoldurar.
ATENÇÃO: Volto a salientar (para não se assustarem!): não é preciso fazer TODAS as Manualidades. Façam só o que faz sentido para o vosso dia.
2) Como conseguir um estacionário coeso?
Devem, então, pensar no tema ou no estilo do vosso casamento e na paleta de cores. Devem pensar em que elementos querem incluir: flores, folhas (ou greenery) ou outro elemento que vos faça sentido (elementos marinhos, aves, pedras, bolhas de champanhe, etc).
Depois de idealizarem o vosso estacionário, estão prontas a realizá-lo. Como fazê-lo da forma mais harmoniosa?
💰💰💰 Contratar um designer gráfico que vos faça tudo!
💰💰 Pedir a um(a) amigo(a) designer gráfico que vos faça o estacionário, bastando apenas imprimir os vossos modelos.
💰/💰💰 Fazer tudo de raiz (totalmente DIY) a partir de modelos pré-existentes (por exemplo Canva). É verdade o nosso amigo Canva, ajuda-nos em tudo! Desde modelos gratuitos e templates prontos a reaproveitar para outras Manualidades. O importante é manterem-se fiel ao vosso design gráfico escolhido.
3) Que exemplos temos na nossa Comunidade?
São imensos os bons exemplos que temos na nossa Comu e felizmente aumentam de dia para dia:
● Eu “cresci” nesta comunidade a ver desenrolar todos os bons exemplos da nossa (sempre) Destacada Patita. Quem não se lembra dos motivos florais azuis, detalhes em azul e lilás e o lettering fora do comum? Estes foram os convites rústicos, os missais, os menus e as raspadinhas. Tudo harmonioso: um sonho!
● Também a nossa (sempre) Destacada Vânia mostrou todas as suas manualidades em estacionário coeso de kraft, branco e bordeaux para o seu casamento tema Vinho do Porto. Delicio-me sempre a rever estes bons exemplos!
● O exemplo contemporâneo que mais me inspirou foi o da nossa noiva Ana que com um design muito simples, floral e clean conseguiu ligar harmoniosamente todas as suas manualidades. Foi uma verdadeira lufada de ar fresco para mim!
● A nossa Destacada Zélia mostrou-nos como fez sozinha o seu estacionário coeso em azul e verde (as cores do seu casamento).
● A nossa Destacada Heloísa tem-nos vindo a mostrar todas as suas manualidades originais dentro da temática do seu casamento: oliveiras. Já nos mostrou os seus convites, os cones personalizados e as suas lembranças – tudo muito perfeito e coeso! Mal posso esperar por ver mais exemplos!
● A minha querida Raquel (que é designer) fez todo o grafismo de raiz e tem um estacionário irrepreensível: desde o seu monograma original ao seu estacionário supercoeso;
● O exemplo da noiva Ângela que contratou a fantástica Diana Martins para o seu estacionário.
● Também não podem perder as sugestões de estacionário DIY da noiva TOP Tânia.
A minha experiência?
Sou uma noiva de poucas manias, mas confesso-me obsessiva-compulsiva no que toca a estacionário de casamento. Idealizei que tudo fosse coeso e harmonioso desde o primeiro minuto – muito antes de me apaixonar pelo meu vestido! Mas infelizmente não tenho jeito nenhum para design gráfico nem conheço ninguém que me ajude a desenhar tudo como a minha mente idealizou. Isso levou-me a um grande gasto calculado e necessário para acalmar a minha “mania”. Como já tinha escrito noutro debate, encontrei na Etsy um conjunto de estacionário de casamento com apontamentos dourados (como tanto queria!) por 39€ - https://etsy.me/2CPTJ4e. Vinha com Convite, Menus, Cartão de agradecimento, sinalética de Bar Aberto (que usei o “O” de Open bar para fazer o meu Monograma) entre outros que fui adaptando. Tenho-o numa plataforma Templett que é facilmente editável, personalizável e descarregável. Tive uma excelente experiência! Recomendo vivamente!
Aliei-me também à noivinha Sabrina e partilhámos alguns dos templates: ela cedeu-me a coroa de greenery que usei nos convites e no missal e eu cedi tudo o que descrevi acima. Depois foi só pôr mãos à obra! Aqui deixo algumas fotos do nosso estacionário em preparação.
Infelizmente, no meu dia algo correu mal (que me deixou os nervos em franja!). O Chef contratado para o catering do meu evento – sim, aquele que a 4 meses do meu casamento me anunciou que tinha perdido o hotel onde iria fazer o meu copo de água e que teria de incorrer em mais gastos para alugar um outro espaço – disse que “oferecia” a impressão de menus e do seating plan. “Excelente!”, pensei eu. Então desenhei todos os papeis individuais com o nome das mesas (garrafas de gin) e os menus com uma mensagem de agradecimento aos convidados e enviei-lhe para que não tivesse trabalho nenhum e pudesse apenas completar. Enviei também a lista dos convidados com as mesas. Sabem o que aconteceu?
Ele decidiu mudar tudo: sinalética à entrada do salão em padrão mármore, lettering amarelo, e um seating plan num cavalete (obrigada, Chef! Até eu consigo fazer isso com mais elegância) com mesas NUMERADAS! Achei tudo aquilo de muito mau tom e de uma falta de respeito para connosco.
Felizmente a minha florista salvou a situação e conseguiu mudar o seating plan – estou-lhe imensamente grata por isso!
Pronto já esconjurei o último desabafo Bridezilla! Hahahah Demorei 5,5 meses para deitar isto cá para fora! Mas não arruinou o meu dia. Continuo completamente apaixonada por todo o Amor e toda a Felicidade que nos rodeou naquele dia. A organização do casamento teria corrido melhor se tivéssemos escolhido outros fornecedores. Mas no final, valeu imenso a pena vivê-lo!
E vocês, princesas? Dão valor a um estacionário coeso?
Bjs e bons preparativos!