Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas

Milhinha, a 27 de Março de 2021 às 07:44 Publicado em Fórum Manualidades 14 44

Bom dia, Princesas! Acho que os debates de manualidades estão quase a chegar ao fim. Pelo menos hoje termino os meus wikidebates sobre manualidades mais convencionais. Desta vez venho contar-vos um segredo de como tornar as vossas Manualidades mais harmoniosas e coesas.

Sabem aqueles debates maravilhosos de noivas que nos mostram todos detalhes do seu dia, tudo harmonioso: convites, seating plan, menus, livros de honra, etc? Tudo cuidadosamente pré-planeado e executado até ao último detalhe. Sem dúvida que um estacionário coeso faz toda a diferença num casamento.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 1

DEFINIÇÃO: o Estacionário refere-se a um conjunto de produtos que contêm a mesma identidade gráfica, ou seja, corresponde a todos os elementos de papel ou Manualidades impressas feitos de acordo com as cores e motivos do vosso casamento.

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Que Manualidades devem ser incluídas no nosso estacionário?

Se têm a mesma panca que eu e querem decidir todo o vosso estacionário harminioso, comecem por procurar na Lista de Todas as Manualidades quais as Manualidades querem executar para o vosso dia C. Nenhuma manualidade é obrigatória e cada uma tem o seu custo de execução. Definam quanto do vosso orçamento irão alocar a estes detalhes (eu claramente excedi o meu!)

Depois de terem definido os pontos acima, agora digo-vos quais os detalhes que deverão ter em conta para harmonizar o vosso estacionário:

● Podem desenhar e imprimir em papel (mesmo em casa) todos os seguintes:

A) ANTES DO CASAMENTO: Save The Date, Convites, Convites para pessoas especiais, Manual da Despedida de Solteira;

B) CERIMÓNIA: Missais e Leques em papel com o programa do casamento;

C) FESTA: Marcadores de mesa para acompanhar o Seating Plan, Menus ou Ementas, Raspadinhas do Amor, Jornal do casamento ou programas, Livros de atividades para crianças, a Oração para as solteiras, papéis individuais para Sparkles;

D) PÓS-CASAMENTO: Agradecimento aos Fornecedores e Cartões de Agradecimento aos convidados. Não se esqueçam de usar os mesmos motivos no vosso Website do casamento!

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 2

● Devem incluir o vosso Monograma em Lacres de Cera, nos Cones de Arroz, nos Rótulos personalizados para garrafas de água, nas Lágrimas de alegria, Porta-guardanapos e fazer etiquetas ou autocolantes para Lembranças para os convidados, Lembranças para pessoas especiais e Lembranças para as vossas convidadas da Despedida de solteiras.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 3

● Devem pensar em sinalética coesa decidindo se querem fazer Placas de noivos em preparação, Placas de entrada para a Cerimónia, Placa de Boas Vindas à Festa, Seating Plan e Marcadores de mesa, Sinalética Wedshoots, sinalética para Jogo do Paparazzi, sinalética para Photobooth, sinalética para Livro de Honra, sinalética para Sparkles, sinalética para Kit WC/toilette. Geralmente poderão imprimir em gráficas com material mais resistente ou imprimir em papel e emoldurar.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 4

ATENÇÃO: Volto a salientar (para não se assustarem!): não é preciso fazer TODAS as Manualidades. Façam só o que faz sentido para o vosso dia.

2) Como conseguir um estacionário coeso?

Devem, então, pensar no tema ou no estilo do vosso casamento e na paleta de cores. Devem pensar em que elementos querem incluir: flores, folhas (ou greenery) ou outro elemento que vos faça sentido (elementos marinhos, aves, pedras, bolhas de champanhe, etc).

Depois de idealizarem o vosso estacionário, estão prontas a realizá-lo. Como fazê-lo da forma mais harmoniosa?

💰💰💰 Contratar um designer gráfico que vos faça tudo!

💰💰 Pedir a um(a) amigo(a) designer gráfico que vos faça o estacionário, bastando apenas imprimir os vossos modelos.

💰/💰💰 Fazer tudo de raiz (totalmente DIY) a partir de modelos pré-existentes (por exemplo Canva). É verdade o nosso amigo Canva, ajuda-nos em tudo! Desde modelos gratuitos e templates prontos a reaproveitar para outras Manualidades. O importante é manterem-se fiel ao vosso design gráfico escolhido.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 5

3) Que exemplos temos na nossa Comunidade?

São imensos os bons exemplos que temos na nossa Comu e felizmente aumentam de dia para dia:

● Eu “cresci” nesta comunidade a ver desenrolar todos os bons exemplos da nossa (sempre) Destacada Patita. Quem não se lembra dos motivos florais azuis, detalhes em azul e lilás e o lettering fora do comum? Estes foram os convites rústicos, os missais, os menus e as raspadinhas. Tudo harmonioso: um sonho!

● Também a nossa (sempre) Destacada Vânia mostrou todas as suas manualidades em estacionário coeso de kraft, branco e bordeaux para o seu casamento tema Vinho do Porto. Delicio-me sempre a rever estes bons exemplos!

● O exemplo contemporâneo que mais me inspirou foi o da nossa noiva Ana que com um design muito simples, floral e clean conseguiu ligar harmoniosamente todas as suas manualidades. Foi uma verdadeira lufada de ar fresco para mim!

● A nossa Destacada Zélia mostrou-nos como fez sozinha o seu estacionário coeso em azul e verde (as cores do seu casamento).

● A nossa Destacada Heloísa tem-nos vindo a mostrar todas as suas manualidades originais dentro da temática do seu casamento: oliveiras. Já nos mostrou os seus convites, os cones personalizados e as suas lembranças – tudo muito perfeito e coeso! Mal posso esperar por ver mais exemplos!

● A minha querida Raquel (que é designer) fez todo o grafismo de raiz e tem um estacionário irrepreensível: desde o seu monograma original ao seu estacionário supercoeso;

● O exemplo da noiva Ângela que contratou a fantástica Diana Martins para o seu estacionário.

● Também não podem perder as sugestões de estacionário DIY da noiva TOP Tânia.

A minha experiência?

Sou uma noiva de poucas manias, mas confesso-me obsessiva-compulsiva no que toca a estacionário de casamento. Idealizei que tudo fosse coeso e harmonioso desde o primeiro minuto – muito antes de me apaixonar pelo meu vestido! Mas infelizmente não tenho jeito nenhum para design gráfico nem conheço ninguém que me ajude a desenhar tudo como a minha mente idealizou. Isso levou-me a um grande gasto calculado e necessário para acalmar a minha “mania”. Como já tinha escrito noutro debate, encontrei na Etsy um conjunto de estacionário de casamento com apontamentos dourados (como tanto queria!) por 39€ - https://etsy.me/2CPTJ4e. Vinha com Convite, Menus, Cartão de agradecimento, sinalética de Bar Aberto (que usei o “O” de Open bar para fazer o meu Monograma) entre outros que fui adaptando. Tenho-o numa plataforma Templett que é facilmente editável, personalizável e descarregável. Tive uma excelente experiência! Recomendo vivamente!

Aliei-me também à noivinha Sabrina e partilhámos alguns dos templates: ela cedeu-me a coroa de greenery que usei nos convites e no missal e eu cedi tudo o que descrevi acima. Depois foi só pôr mãos à obra! Aqui deixo algumas fotos do nosso estacionário em preparação.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 6

Infelizmente, no meu dia algo correu mal (que me deixou os nervos em franja!). O Chef contratado para o catering do meu evento – sim, aquele que a 4 meses do meu casamento me anunciou que tinha perdido o hotel onde iria fazer o meu copo de água e que teria de incorrer em mais gastos para alugar um outro espaço – disse que “oferecia” a impressão de menus e do seating plan. “Excelente!”, pensei eu. Então desenhei todos os papeis individuais com o nome das mesas (garrafas de gin) e os menus com uma mensagem de agradecimento aos convidados e enviei-lhe para que não tivesse trabalho nenhum e pudesse apenas completar. Enviei também a lista dos convidados com as mesas. Sabem o que aconteceu?

Ele decidiu mudar tudo: sinalética à entrada do salão em padrão mármore, lettering amarelo, e um seating plan num cavalete (obrigada, Chef! Até eu consigo fazer isso com mais elegância) com mesas NUMERADAS! Achei tudo aquilo de muito mau tom e de uma falta de respeito para connosco.

Manualidades (55): Estacionário – para manualidades harmoniosas 7

Felizmente a minha florista salvou a situação e conseguiu mudar o seating plan – estou-lhe imensamente grata por isso!

Pronto já esconjurei o último desabafo Bridezilla! Hahahah Demorei 5,5 meses para deitar isto cá para fora! Mas não arruinou o meu dia. Continuo completamente apaixonada por todo o Amor e toda a Felicidade que nos rodeou naquele dia. A organização do casamento teria corrido melhor se tivéssemos escolhido outros fornecedores. Mas no final, valeu imenso a pena vivê-lo!

E vocês, princesas? Dão valor a um estacionário coeso?

Bjs e bons preparativos!

44 respostas

Última atividade por Milhinha, a 29 de Março de 2021 às 11:50
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ufffa! É um grande descanso! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente debate querida Milhinha, as always 😍

Por cá, como sabes é tarefa do noivo, por isso, estou safa ahah 😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ficar perfeito Alexandra. A verdade é que o Convite é dado com tanto tempo de antecedência, alterações podem ocorrer. Mesmo assim faz toda a diferença ter o restante estacionário coeso para o grande Dia C. Vai ser lindo! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Acho importante que se complementem. O nosso convite não está ligado ao restante estacionário porque fazia sentido ser um em específico. Mas tudo o resto vai seguir o mesmo estilo. 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeitamente! Bjs Kris
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é algo que completa o casamento 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hhahahaha isso é um grande elogio para uma noiva COVID que passou por um noivado tenebroso 😂 Mas no final de tudo vale a pena casar. E ir de Lua de Mel! É tão tão bom! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Milhinha quero duas mãos cheias que uma só não basta! 😜 Tenho de ver como é que vou gerir o tempo quando for a Pt, e ver o que consigo fazer... adorava por todas as ideias em prática! Mas o que sair é que vale 😊
    Ahah fantasminha, nem penses que vais assombrar no backstage! Este mundo está sempre a inovar, e sei que vais estar sempre a acompanhar todas as tendências e a resumir tudo nos teus debates maravilhosos 😁 😘
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Milhinha, talvez não seja ma ideia! Vou experimentar para ver se resulta ☺️ Verdade, esta foi a primeira e foi naquele entusiasmo inicial de querer começar a tratar de coisas rápido e deu asneira 😬 mas pronto, felizmente depois fui-me controlando 😂 obrigada às duas pela ajuda 😍😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤔🤔🤔 Sinceramente já pensei N de vezes nessa situação... Até porque, a ideia era ser em acrílico sabes.. Nada eco 😭mas tão belo, a única forma seria ir escrevendo a caneta acetato por exemplo e ir apagando consoante a necessidade... Não sei... Mas estou de volta disso, ainda não a 100%pois embora todos digam que daqui até lá a segurança é maior uma pessoa nunca sabe...
    E claro que a coordenação de mesas já tenho feito, infelizmente foi a 1 tarefa quando fiquei noiva, há pessoas que a distância de segurança têm que ser maior 😂😂😂para segurança de outros 😓😝...
    Mas venha a batalha que eu estou preparada para a guerra!!!! Mesmo sem estar claro. Obrigada Raquel 😊😊😊 se te lembrares de algo que tiveste que fazer em cima dá uma luzinha... ( eu preparo todos os cenários na minha cabeça)
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahhahahah Organizar o estacionário deu-me mesma imensa alegria. Foi sem dúvida o ponto alto do noivado (Hahahah) Como te compreendo. Fiz tudo um pouco à revelia do noivo - incluindo o gasto. Mas sinceramente era um pormenor que só metia comichão a mim.

Se tens saudades de organizar o casamanto, podes começar a planear o batizado do 1º filho ou as bodas de 50 anos do pais, etc. Tudo com estacionário em harmonia (wink, wink!) Bjs

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No fim de semana? No fim de semana tinha um debate planeado para mostrar as tuas lindas Manualidades. As tuas e as da Zélia! Excelentes Manualidades as vossas! Fico à espera de novos episódios! Bjs

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahah Também tive essa sensação. Há muitos momentos do noivado que se descrevem por "Ah se alguém me tivesse avisado que seria assim ou assado" hahahah! Por isso mesmo será um debate útil. Esta semana acertamos pormenores! Bjs

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Martinha! Dicas preciosas para quem gosta de Manualidades harmoniosas! Bjs

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Ritinha! A minha alma também está nostálgica... Mas ainda consigo desencantar uma mão cheia de debates sobre Manualidades. Mas o meu legado está feito nesta Comu. Posso "morrer" em paz - no pun intended!

Tenho a certeza que irás arrasar na sinalética da mesma forma que arrasaste com o teu branding. O Canva é mesmo o nosso melhor amigo. Daquilo que vejo de outras noivas, menos é mais. Figuras geométricas também costumam resolver. É por tentativa e erro, mas chegarás a bom porto, girl! Estarei cá para ver - como mosquinha ou fantasminha Smiley tongue Bjs

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Talvez a solução a Zélia de imprimir na ponta oposta das folhas pode ser uma opção viável, sinceramente. Mas tu hás-de encontrar a solução perfeita querida. As compras por impulso no AliExpress nem sempre saem bem. Bjs

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Cátia, em relaçao ao seating plan aconselho mesmo que mantenhas a simplicidade porque, pela minha experiência, até nas vésperas estarás a alterar alguma coisa...

Exemplo: a 2 ou 3 dias antes tive uma convidada e respectiva família a pedir-me se podia ficar numa mesa só com residentes na Madeira (por medo dos que viajavam de fora). Eu lá tive que dizer que sim, mas mover 3 pessoas de mesa com tao pouca antecedência nao foi fácil...

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente debate, Milhinha! As always!

Obviamente que também sou "team estacionário" e acho que até estou em partilhar aqui. Algumas coisas poderiam ter ficado melhores no meu. Por exemplo, a minha quinta também se ofereceu para imprimir os menus e o seating plan, e eu "fixe!" mas ficou num papel diferente e a impressao nao ficou perfeita. Com o "barulho das luzes" passou... mas para quem é ocd fica sempre aquele "nheee".

Já agora, e já que fui mencionada no debate, tenho a admitir que o nosso primeiro convite pré-covid foi também um template comprado no Etsy, e usando esse Templet. Simplesmente era o que eu queria.

A verdade é que se nao fosse o Covid provavelmente nao teria tido tempo para que todo o estacionário ficasse coeso (e mesmo assim, como disse, podia ter ficado melhor).

Bolas, agora bateu umas saudadinhas de organizar o casamento Smiley laugh

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sara! Assim sempre me sinto menos só nas minhas Manias! Bjs
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Milhinha,
    Mais um excelente debate! 💗
    O último?! Como assim?! 🙄

Só de imaginar o que passaste com o teu Chef... Estalava-me o verniz na hora! 😅😭😂

Obrigada pela partilha minha querida! 💗 E olha que me deixaste a pensar... "O que será que vai acontecer no fim-de-semana?!"

Um beijinho 😘

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achas que não? Dependendo da impressora pode dar, elas ajustam-se 😉
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre um bom tema... Que iludida que andei a sério... 😂😂😂
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, mais um excelente debate! 😍
    Gosto muito das ideias 🥰
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, já passou 🤣
    Obrigada Milhinha 😘😘😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mulher tu não me digas que isto está a terminar que a minha alminha fica desgostosa!!! 😱🥺🙈
    Excelente debate (ÓÓÓbbio) e é um grande segredo para termos um look clean do nosso casamento. Eu também apostei muito num branding coerente, dei o meu melhor no Canva! Agora vamos ver o que consigo fazer na sinalética... vai ser o meu verão, na verdade! Yyyupiiii!!!
    Beijo grande 💚

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Daquilo que já vimos sair das tuas mãozinhas vai sair perfeito Carlinha! Adoro as tuas Manualidades! Bjs
    PS - Sim o Chef OF é uma verdadeira diva nos casamentos. 😤 Já passou
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao tens de que, Carina. Basta escolheres o que faz sentido para ti e o vosso casamento e procurar inspiracoes no Pinterest. Bjs e vem mostrando tudo! Bjs
    • Responder
  • Laura
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também pensei nisso, mas aqui a nabinha comprou autocolantes muito pequenos e não tapa tudo 😂
    • Responder
  • Laura
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que não consigo utilizar o mesmo papel porque não tem formato para colocar na impressora 🤔
    Mas talvez um carimbo não seja ma ideia! Obrigada pela ajuda 😘
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate!
    Sem dúvida, gosto muito que as nossas manualidades estejam coesas, uniformes e harmoniosas 😊😍
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Laurinha podes imprimir uns novos em casa, são bem fáceis de fazer (mas implica gastar mais dinheiro... ou usas o mesmo papel e imprimes no canto oposto, sendo que o canto que tem o monograma agora ficará para dentro.
    Ou colocas um autocolante por cima como a Milhinha disse...
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Eu não estava obcecada com este tema e nem tinha pensado muito no assunto. Até que fiz os convites e depois comecei a fazer outras coisas na mesma linha: menus, seating plan, depois fui passando para outras coisas e estou orgulhosa do resultado final ☺️
    Ai até me deu nervos a tua situação com o chef que falta de profissionalismo 🤦🏻‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração