Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (19): Manual da Despedida de Solteira

Milhinha, a 11 de Fevereiro de 2020 às 21:51 Publicado em Fórum Manualidades 8 47

Bom dia, princesas! Faço uma pausa na lista habitual de Manualidades e trago-vos uma manualidade inesperada e original: o meu Manual da Despedida de Solteiras.

Uma vez que será a Madrinha a organizar a minha despedida, tentei ajudá-la e compilar todas as informações necessárias para a organização. Fi-lo num pequeno documento PDF que enviei por e-mail. Pensei muito sobre a minha Despedida de Solteira e tentei organizar as ideias nesse documento. Tem-se mostrado muito útil!

DESPEDIDA DE SOLTEIRO (DS)

Origem: há várias teorias sobre o que deu origem às atuais despedidas de solteiros, mas a mais consensual data do século V a.C. na Grécia Antiga, onde os soltados Espartanos celebravam a noite anterior a um casamento com um longo banquete cheio de bebida para celebrar o noivo. A tradição continuou até aos nossos dias, tornando-se frequente em 1950’s o pai do noivo organizar um jantar para brindar ao filho, como rito de passagem de uma vida debaixo da alçada paterna para a vida como chefe da nova família.

Tradução: para o noivo - Bachelor Party (US) or Stag Party (UK); para a noiva - Bachelorette Party (US) or Hen Party (UK).

Despedidas de Solteiras para todos os gostosManualidades (19): Manual da Despedida de Solteira 1

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Com quanta antecedência realizar a DS?

Há quem diga que se deverá começar a pensar na despedida de solteiros 6 meses antes do casamento. Isto porque alguns sítios podem estar completamente reservados não deixando hipótese para planos de última hora. Mas com a quantidade de oferta que existe eu diria que não é preciso tanto tempo. Devem realizar a despedida ANTES do casamento sem comprometer a vossa organização. Eu evitaria os fins de semana antes do Dia C que podem ser muito agitados com Manualidades de última hora.

2) Quem organiza a DS?

Habitualmente é a Madrinha da Noiva ou as Damas de Honor que organizam a DS. Também pode ser qualquer amiga chegada que vos conheça bem.

É também possível seres tu a organizadora - a Noiva - mas com um casamento inteiro por organizar, duvido que tenhas vontade de organizar um fim de semana com “surpresas” para ti mesma. O importante é delegar em pessoas em quem confies!

3) Quem convidar?

Devem convidar quem vocês quiserem! Não há regras! Podem convidar as mulheres da vossa vida (incluindo mãe, sogra e família), podem convidar só as vossas amigas, podem também fazer festa mista (para convidar também os vossos amigos rapazes). O grande objetivo da DS é que convidados de diferentes grupos de amigos se conheçam, realizem atividades quebra-gelo em torno das pessoas que os unem: os noivos!

3.1) E fazer a Despedida de Solteir@s junt@s? Não é de todo incomum que o noivo e a noiva organizem a sua DS na mesma data. Dessa maneira ninguém fica em casa a pensar macaquices! Foi o que fez a noiva Gisela.

4) Ideias para despedida de Solteiras?

Há vários exemplos aqui na Comunidade - basta procurar com a lupa!

▶️Um Brunch: como o exemplo da Soraia.

▶️ Uma ida ao Spa: foi o exemplo da Diana e da noiva Rita. Devem procurar hotéis na vossa zona que tenham SPA.

▶️ Um piquenique: como por exemplo a DS da Destacada Taninha.

▶️ Um fim de semana numa casa alugada: como fez a noiva Patrícia, a Flávia ou a Cláudia.

▶️ Atividades Desportivas: experimentem desportos náuticos como canoagem ou stand-up paddle. Que tal um rafting ou canyoning nas montanhas?

▶️ Passeios ou visitas guiadas: como a Cristiana que fez um cruzeiro Douro acima ou a Super-noiva Ana Silva que fez uma caça ao tesouro em Guimarães. Ainda a noiva Joaninha que fez um passeio de Tuk-Tuk por Lisboa.

▶️ Outras atividades divertidas: uma boa ideia são os Escape Rooms. Também a Filipa fez um Workshop de Cocktails!

▶️ Um jantar no restaurante com show de Strip: a Diana foi ao Restaurante Lingerie em Lisboa;

▶️ Uma viagem a uma cidade europeia: como a Cátia que passou o fim de semana com as amigas em Vigo. Outras opções são Madrid, Barcelona, Roma, Paris, Amesterdão, Londres, etc.

▶️ Chá de Panela ou de Lingerie: esta tradição típica do Brasil consiste numa festinha entre mulheres em que se oferece à noiva utensílios para a nova vida de casada ou mesmo lingerie. Podem ler tudo neste fantástico debate da Maria. Foi o exemplo da nossa Suely.

5) Que tradições ou jogos devemos fazer durante a DS?

Não há muitas regras a esse respeito (não que eu conheça). Mas deixo-vos aqui o debate da Catarina com tradições que desconhecia.

Claro que o destaque é a noiva e a sua relação com o noivo. Será que conhece o homem com quem vai casar como a palma da sua mão? Certamente passarás alguma vergonha. Podem também utilizar-se alguns adereços tipo Photobooth. Haverá muitas fotos à mistura!

Vamos à Manualidade em si?

Não me quero gabar, mas creio ter visto esta ideia na nossa Comu. Trata-se de um livrinho em formato A5 (não o cheguei a imprimir, mas seria bem possível fazê-lo) com as informações para a minha madrinha organizar a minha DS.

Dividi-o nas seguintes secções:

· Capa;

· Boas-Vindas – mensagem de introdução para a madrinha;

· As Convidadas – com o nome e número de telefone de todas;

· Data do Evento – com um calendário de datas possíveis;

· Sugestões – com uma lista de atividades semelhante a este debate;

· Pedidos Especiais – a proibir algumas brincadeiras de mau gosto e a pedir que não gastassem exorbitâncias com a DS.

O resultado final foi o seguinte:

Manual de Despedida de SolteiraManualidades (19): Manual da Despedida de Solteira 2

Depois de enviar o Manual à madrinha, juntei todas as minhas amigas num grupo Whatsapp. Apresentei-as todas e sai do grupo. Agora é só esperar a magia acontecer!

E vocês? Pensam fazer esta Manualidade?

Beijinhos e bons preparativos.

47 respostas

Última atividade por Cátia, a 10 de Abril de 2021 às 14:17
  • Cátia
    Noiva Novata Setembro 2021 Terceira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, seria possível enviar o manual pois não consigo abrir as fotos para ver. Obrigada. Beijinho Milhinha
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah não tem mal, Nessa! Acabou por não ser utilizado no meu caso. Mas não há problema! Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aiii este debate passou-me :o
    Que ideia incrível!

Tão fixe!!!!

Juro que nunca o vi :o minhas desculpas querida Milhinha :o

Muito bom!

• Responder
  • Inês
    Noiva Constante Setembro 2020 Guarda (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!! 🙏

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim Inês. Vou mandar-te por mensagem privada logo à noite quando chegar a casa. Bjs
    • Responder
  • Inês
    Noiva Constante Setembro 2020 Guarda (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate fantástico!! São coisas que por vezes ficam mais esquecidas mas são igualmente importantes

É possível enviar o manual? Dava imenso jeito para organizar tudo 😄

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau, mais uma manualidade que não sabia. As minhas amigas organizaram tudo para mim sabiam bem aquilo que gostava e nem me meti em nada
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vi! Bjinho grande e ate breve!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas que grande ideia tiveste em fazer este manual H! Bem me dava jeito este debate há uns meses, a minha despedida de solteira foi um desastre, como bem sabem, se tivesse feito o manual tinha corrido melhor de certeza.

Obrigada por mais um excelente debate Smiley kiss

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha já sabes como pedir 😂 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah acontece! Mas é uma boa sugestão! Obrigada Cat! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito giro Filipa! Parabens! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Tânia! Se eu vir as minhas meninas aflitas já sei a quem pedir conselhos! Hahah 😍 Bjs
    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Julho 2019 Guimarães
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha Smiley smile Eu juntei as amigas mais próximas para a minha despedida. Foi uma prima que organizou tudo. Foi um piquenique com jogos seguido de um jantar num sitio muito giro onde eramos só nós com Karaoke e terminamos o resto da noite em Lisboa (sem querer encontrei o noivo e os amigos do noivo e acabamos a noite todos juntos) Foi muito giro. Fiz 15 dias antes do casamento. E fiz uma despedida de solteiros só a dois (Jantar romântico). Dá para tudo Smiley smile Beijinhos

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Helena. Foi algo super simples. Fomos só jantar e fomos até à discoteca. Os miminhos eu tratei de tudo. Criei um grupo inicial no Messenger (porque nem todas têm WhatsApp) e fiz um poll já com a data. Para dizerem se podiam ir ou não. Das que disseram que sim, criei um novo grupo com outro poll para escolhermos o restaurante. E assim foi. Acho que correu bem e tiveram uma noite bem animada. Só que a escolha do restaurante não foi das melhores mas pronto 😂.
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom debate Milhinha!

Já organizei duas despedidas de solteira o ano passado e eu também fiz uma espécie de manual para me organizar para que fossem brutais. Ajudou imenso para poder ter tudo controlado.

Este ano será a vez delas a prepararem a minha despedida! Não irei tratar de nada Smiley laugh Apenas lhes dei a lista dos contactos de todas as pessoas que queria e dei sugestão da data para quando preferia.

Agora é esperar que reúnam todas as meninas num grupo whatsapp e esperar para ver a surpresa que me vão organizar Smiley smile

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha amiga quero esse livro xD
    Eu amo a tua originalidade!!!
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Milhinha nós não vamos ter despedida de solteiras.
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito pelo contrário! Acho que vai ser extremamente útil e vamos conseguir partilhar bastante na nossa Comunidade 🤗

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo Carla! Mas estou contente que esta Manualidade não tenha sido em vão! Bjs
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uma viagem a uma cidade europeia ou uma actividade desportiva parecem-me ideias tão boas 😍😍

Agora só resta saber o que a tua Madrinha vai preparar 😀

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos lá ver se alguma se vai chegar à frente! E se não chegar paciência. Já tenho solução. Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nelly! Como vão fazer as vossas despedidas? Juntas ou se paradas? Que ideias têm para as vossas atividades? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Homónima! A verdade é que é a comunidade a devolver-me uma nuvem cor-de-rosa de alegria e bem estar. É um escape para mim escrever ao final do dia. E escrevo sobre coisas que gostaria de ter encontrado eu mesma nos debates daqui. O que for útil eu vou tentar escrever! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina! Adoro a ideia da aula de yoga! Parabéns! Adoro esse tipo de actividades! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrina! A melhor despedida de solteira que tive foi a noiva e mais 3 meninas (contando comigo) fomos de Kayak para uma praia deserta em Sesimbra, fizemos banhos de sol e jogos para a noiva. Depois regressámos ao final do dia para jantar fora. Adorei! E quando chegou o casório não parávamos de falar disso! É uma ideia! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cláudia! Ainda tens tempo, mas aqui podes ter algumas inspiracoes! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catia! Acho que a tua ideia da viajem com os teus pais lindíssima! Mas certamente as tuas amigas quererão fazer algo de diferente! Quando alguma delas se “chegar à frente” tens este debate à mão para inspirações. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina! E como fizeste? Ha poucas meninas a organizar a sua DS. Inspirações precisam-se! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha Ritinha! A própria noiva a manter a mística! Parabéns! Eu não sei se aguentaria! 😂 Vai ser muito bom! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahah noiva Sofre, Raquel mas no final é por um bom motivo! Bjs
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·