Bom dia,
Princesas! Senti-me inspirada por várias noivinhas que nos últimos dias têm
vindo falar sobre os seus últimos dias de noivado. Lembro-me de noivas inspiradoras como a Patrícia ou a nossa (sempre) Destacada Patita faziam um verdadeiro Countdown
para o seu grande dia. Esses debates ajudaram-me a definir metas e preocupações
para os últimos dias e a preparar-me melhor. Neste momento, estou a precisar
desse foco. Tenho essa força. Vou espalhar essa fé!
Começo por dizer que o meu casamento mudou drasticamente daquilo que tinha planeado. Os debates do Dia -200 e do Dia -100 nada correspondem ao casamento que agora trago, tendo sido necessário adiar o meu casamento devido à Pandemia COVID. Afinal, ser Noiva 2020 é viver uma montanha russa de emoções durante a preparação do vosso casamento, não é verdade? Prometo de 10 em 10 dias, mostrar-vos como estou a reorganizar o meu casamento em 70 dias.
CARACTERÍSTICAS DO CASAMENTO:
Tempo de noivado: 23 meses (+5 do que inicialmente previsto)
Tipologia de Casamento: Destination Wedding na Madeira (muitas vezes pensei em cancelar tudo devido à extrema preocupação com os convidados)
Número de convidados: 182 convidados (120 confirmados para a data original, entretanto teremos algumas baixas, o que é perfeitamente compreensível)
AVENTURAS E DESVENTURAS:
Primeiro, ficámos sem data: Bem cedo na Pandemia fomos confrontados com a necessidade de adiar ou cancelar o nosso casamento. Escolhemos 4 de Outubro (única data disponível para todos os fornecedores) um pouco aleatoriamente. Olhávamos para os números da China e assumimos que estariam a melhorar – só que não. O que assistimos foi à instalação de um “novo normal”, de medidas de proteção, com novas regras e diretrizes a sair todos os dias.
Face a essa incerteza todos os casamentos de 2020 foram adiados, ficando eu e mais uma noivinha (segundo o meu fornecedor de Copo-de-Água) resolutas a manter o nosso dia. Mesmo assim não sabemos se eles se poderão realizar, pois a qualquer minuto a DGS pode decretar medidas mais restritivas. Vamos esperar até às últimas, mas não iremos cancelar nem adiar mais!
Segundo, ficámos (quase) sem DJ: o nosso fantástico DJ, aquele que me serviu de inspiração para os meus debates sobre animação, já tinha compromisso nessa data com outro casamento. Deu-nos uma sugestão de um colega, que já conhecíamos, mas de todo o feedback que íamos tendo, estaríamos a perder completamente a qualidade na nossa festa. Felizmente, o outro casamento (como outros tantos) fora adiado e voltámos a ter o nosso fornecedor de volta!
Terceiro, ficamos sem espaço para Copo de Água: na fase de desconfinamento, com a crise na indústria hoteleira, aconteceu-nos algo semelhante ao que descrevi no Barómetro de Situações Inimagináveis: o hotel estaria fechado para obras. Deram-nos essa informação no dia em que celebrámos os nossos 9 anos de namoro; nunca vi o noivo tão desconsolado como a atender aquele telefonema. Eu própria entrei numa espiral de raiva em relação à organização do casamento.
Esta é o primeiro de uma série de debates de “Keep Calm e reorganiza o teu casamento em 70 dias” – aviso desde já que tudo pode correr mal e que no final poderemos estar a casar com 10 gatos-pingados. Decidimos que para nós não faz mal. Não temos qualquer interesse em prolongar este sofrimento do noivado; temos outros projetos de vida que não merecem esperar.
CHECKS:
Vamos aos checks? Vamos mencionar os nossos fornecedores principais e focar naqueles que sofreram alterações.
✅ Igreja: mantivemos a mesma igreja, confirmámos a nova data, temos uma nova hora. Iremos aceitar o padre que esteja nesse momento ao serviço e que possa celebrar o matrimónio – diz-nos o Cônego que em setembro pode “haver mudanças na Diocese” e não sabem quem estará naquela paróquia. Tudo bem: nós já só nos queremos casar! E depressa!
✅ Copo de Água: depois de uma viagem à Madeira em julho, não sabendo se cancelaríamos tudo (com opção de devolução do sinal) ou mudávamos de localização, fomos ver 2 novos espaços e um fornecedor alternativo. Gostámos da experiência que um dos novos espaços proporcionaria: uma autêntica viagem ao tempo. No novo espaço tem um estilo bem rústico (nada a ver com aquilo que eu tinha pensado para o meu dia elegante e clássico) mas está tudo bem – se o noivo gosta, para mim basta.
Novo gasto: aluguer do espaço; já depositámos 30% do valor total do mesmo.
Mantivemos o catering sem custos adicionais.
✅ Florista/Decoração: a fantástica Cláudia Spínola da CS Flowers Design, deu-nos um apoio incalculável quando mais precisávamos!
✅ Fotógrafos e Videógrafos: mantivemos a fotografia com a dupla-maravilha IMart8, a nossa bússola moral no que toca a casamentos, e a videografia com os Hey Productions. Claro que, se o nosso casamento tiver menos de 100 pessoas, terá sido um excesso de contratação de staff…
✅ Animação: mantivemos o fantástico DJ AzZ (Luís Andrade), para a nossa primeira festa pós-COVID.
✅ Cabeleireira e Maquilhadora: a fantástica Mary Carfora – babo-me todos os dias a olhar para o seu instagram.
✅ Lua de Mel: cancelámos a nossa Lua de Mel milionária à Tailândia e recebemos o voucher. Infelizmente só devolvem em numerário após Dez/2021, ou seja, temos o valor total da viagem pendente. Iremos fazer uma Lua de Mel em Portugal: vamos aos Açores, finalmente! Vamos organizando as viagens, alojamento e atividades à medida das nossas possibilidades. Alocámos metade do orçamento que tínhamos inicialmente previsto, ou seja, será um gasto extra até recuperarmos o dinheiro do Voucher da Logitravel.
Como vêem, há fornecedores que são mais do que os serviços que contratamos e que merecem todo o nosso respeito e carinho. Claramente, terão um agradecimento especial de nossa parte no final de tudo isto!
Respiro fundo: aos poucos vou vislumbrando o nosso novo Dia C, com mais ou com menos pessoas, com mais sol ou mais chuva, feliz por tudo ter um fim para breve! Nesse alívio encontro a minha Felicidade!
Bjs e bons preparativos!