Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Dia -60: o fracasso das compras por impulso no Aliexpress

Milhinha, a 4 de Agosto de 2020 às 08:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 6 58

Bom dia, Princesas! Hoje venho falar-vos de como em tempos de COVID o nosso melhor amigo AliExpress pode tornar-se um verdadeiro inimigo para o nosso orçamento.


Num debate anterior, deixei um vislumbre alarmante daquilo que havia gasto em compras AliExpress. Nesta plataforma de venda a retalho Chinesa, podemos mandar vir as mais variadas e divertidas bugigangas por um preço irrisório. Procurámos os produtos mais baratos e sem que fosse necessário pagamento de portes de envio sempre que possível. Algumas peças não eram exatamente o que havíamos pedido – pedimos devolução do dinheiro e/ou produto – outros não vieram no tempo previsto. No total gastámos €464,98 só no AliExpress.


(“Como assim? Perderam a cabeça?” A resposta é: Talvez… Mas genuinamente achei que precisávamos disto tudo para as decorações e manualidades que tínhamos planeado. (Foi também o motivo pelo qual embarquei na minha saga das Manualidades, para ajudar outras noivinhas a não cometer tamanha loucura)


Também usámos outras plataformas, nomeadamente a Wish (https://www.wish.com/), a Etsy (https://www.etsy.com/) e a Amazon. Estas têm portes de envio mais caros, mas tempos de entrega mais curtos – perfeitos para quem não pode esperar (ou seja, compras nos últimos 2 meses do casamento).


Relembro que organizei o meu casamento todo na era pré-COVID tendo por base uma lista de 180 convidados. Tive que adiar o meu casamento em plena pandemia, não sabendo muito bem o que iria acontecer. Agora, as novas regras impõem uma adaptação à nova realidade. Assim, este meu debate é uma reflexão pessoal sobre tudo aquilo que tive de mudar (e contabilizar as muitas perdas) para o nosso casamento.


Estamos a 60 dias do meu Grande Dia C. São dois meses e, por isso, as minhas contas com o AliExpress encontram-se oficialmente encerradas. Ou seja tudo o que eu possa pedir online, não chegará a tempo. Está na hora de fazer um duro balanço. Deixo uma lista do que foi comprado e do que vamos realmente utilizar, deixando uma mensagem importante no final.


Dia -60: o fracasso das compras por impulso no Aliexpress 1


LISTA DE DESPESAS ALIEXPRESS:

Convites: fizemos os nossos convites tal qual como nós queríamos. Tentámos vários materiais e métodos, pedimos vários orçamentos – compensou mais fazer como manualidade. No final orgulhámo-nos do resultado. Gastámos €43,23 com a guilhotina, a cera dourada para o lacre, o kit com sinete e velas, papel vegetal, rebites e a pistola de cola quente – fora os envelopes laser cut que comprámos na Wish. De nada serviram os nossos convites todos XPTO: tivemos que adiar a data e mudar o local do copo de água. Optámos por fazer o Change the Date em formato digital com recurso ao nosso Website.

Porta-Alianças: esse sim, será para manter! Adoro como ficou o nosso porta-alianças reciclado – não o trocava por nada deste mundo. Gastámos apenas €1,62 com as pedras com efeito de musgo.

✅/ Lágrimas de Alegria: gastei apenas €1,99 com sacos de plástico transparente. Não tenho particular orgulho no resultado final. Mas em época pós-COVID só farão sentido se fornecidas atempadamente num Kit de Boas Vindas. Ainda estou a pensar se valerá apena o esforço.

✅/Cones de Arroz: os nossos cones ainda estão maioritariamente à espera de serem acabados. Gastámos €16,15 com etiquetas personalizadas. Infelizmente tinham o nosso monograma e a data original do nosso casamento. Por isso, não poderemos voltar a usar agora no nosso casamento adiado. Também só faz sentido se os distribuir num Kit de Boas Vindas.

Decoração do Corredor Nupcial: tinha em mente um corredor nupcial diferente sem desperdício de flores. Depois de muitas inspirações, apaixonei-me por hortênsias de papel em semicírculos de esferovite e pus mãos à obra. Gastei €31,29 em semiesferas de 15 e 8cm de esferovite, papel origami azul e verde e um cortador punch com formato de flor. Depois de tudo pronto a começar e um pequeno protótipo pronto, o noivo achou que dava demasiado trabalho e que não combinava com o casamento… A sogra lá se prontificou a fazer umas bolas decorativas diferentes que tenho sérias dúvidas que irei conseguir usar… Mais dinheiro para o lixo!

❌/Decoração do Copo de Água: quem me conhece sabe que eu sou uma apaixonada por “luzinhas” – sempre quis um casamento com a máxima iluminação! Gastei €98,77 numa cascata de luzes LED para decorar um espaço “morto” no meu primeiro copo de água, uma “arvore de luzes LED para decorar a mesa do bolo, luzes em rolhas para os meus marcadores de mesa, uma corriola verde para decorar a minha placa de boas-vindas e T-lights (aqueles globos de vidro para decoração suspensa). Infelizmente tive que mudar o local de copo de água e todo este gasto foi por água abaixo. Poderei ainda usá-los para decoração do corte do bolo, mas claramente decorar um espaço com estilo mais rústico com decoração elegante, não vai acontecer!

✅/Decoração para o Corte do Bolo: sem dúvida um momento mágico no nosso dia. Todas nós procuramos um momento Wow! com pirotecnia e demais pormenores. Eu teria um momento fantástico à beira da piscina com uma vista incrível sobre a minha terra… Mas infelizmente tivemos que mudar o local de copo de água. Gastámos €95,84 em lanternas flutuantes e velas LED para não queimar a piscina, fios de luzes LED para fazer as nossas iniciais em letras luminosas e ainda um bolo falso de 3 andares (este é um gasto desnecessário, mas pode ser usado pela nossa sogra que trabalha em pastelaria). É possível que ainda consigamos aproveitar esta decoração para este momento, mas claramente não terá o mesmo impacto.

✅/Livro de Honra Polaroid: ainda não vos havia vindo mostrar, mas o noivo pediu-me muito para ter um livro de honra polaroid. Isto para ajudar a péssima memória dele nos tempos vindouros! Gastámos €109,25 no AliExpress: a maioria do valor foi gasto em recargas para a nossa Instax (comprada também para o evento) e fita-cola dupla-face. Mandámos vir um livro personalizado com os nossos nomes e data, mas veio atrasado e mais pequeno do que pedido – pedimos o reembolso e foi aceite. Com as medidas de contenção por COVID não quereríamos a nossa máquina a andar de mão em mão. Vamos ainda pensar como iremos resolver este problema.

Jogo das Fitas: depois de ter enunciado todas as opções de jogos para o lançamento do ramo, acho que esta foi a atividade perfeita para tempos de COVID. Vamos poder ter todas as solteiras a mais de 2m de distância com o jogo das fitas! Gastámos €5,44 em fitas de várias cores, mais uma fita doura que usaria para lembranças e afins. Foi perfeito!

✅/Acessórios para a Hora Loca: quem já leu os meus debates sobre animação, já se deu de conta que a Hora Loca é um momento muito divertido do Copo de Água em que o DJ põe os convidados a participar na pista de dança. Colocam-se acessórios e fazem-se fotografias fantásticas! Nesse sentido, fomos colecionando ao longo do tempo acessórios passíveis de se usar neste momento. Acabámos por comprar €10,25 em acessórios que incluíam máscaras, colares de flores havaianas, apitos e outros. Agora temos medo de os usar – temos de pensar em formas alternativas de distribuir estes objetos na festa… Se calhar outro momento de animação por água abaixo.

Lembranças: as nossas lembranças serão dadas por casal/família. Será um souvenir útil da sua vinda à madeira e uma lembrança comestível. Mandámos vir umas caixas em pirâmide de bombons que tiveram dificuldade em chegar até nós devido à pandemia e por isso pedimos reembolso. Elas lá chegaram. Por isso, gastámos €0 com esta parte.

Lembranças para a Despedida de Solteira: pensei nos miminhos às meninas que estariam na Despedida de Solteira muito tarde – devia ter demorado mais um pouco! Gastei €41,86 nuns sacos de cartão bem catitas e nuns espelhos de bolso que iria personalizar com os autocolantes como nosso monograma. Foi tudo cancelado: mais dinheiro para o lixo!

Moda Nupcial: Finalmente, como boa noivinha que se preze, tentei encontrar algumas pechinchas do meu look nupcial online. Não precisei de saiote, mas tentei comprar um véu que veio de uma cor completamente diferente à que tinha pedido – pedi reembolso. Também mandei vir uns brincos, mas pareciam demasiado a bijuteria rasca. Consegui, no entanto, encontrar o toucado que queria e que é a única peça que irei usar. Gastei €9,29 dos quais só dois terços foram úteis.


As compras através da Internet carecem de grande planeamento!

- Devem pensar de antemão o que poderão fazer em manualidade sem gastar muito tempo.

- Devem comparar com preços de fornecedores para perceber se efetivamente vale a pena o investimento de dinheiro (e tempo de espera).

- Não gastem muito em decorações do espaço: se conseguirem negociar alguns elementos no vosso serviço aproveitam! Alguns decoradores são bastante permissivos!

- EVITEM COMPRAR POR COMPULSÃO: “Ah isto afinal dá jeito para outras coisas no futuro” não é um pensamento que se compadeça com o vosso orçamento. Tentem incluir o noivo nas decisões para grandes compras – os homens tendem a ser mais pragmáticos.


Para as noivinhas pós-COVID, as compras na internet terão sido um pequeno rombo no orçamento pois muitas tiveram que mudar de fornecedores, de planos e de data! Façam manualidades SEM DATA! Dias melhores virão!


Para quem não conhece, este debate faz parte da série “Keep Calm e reorganiza o teu casamento em 70 dias”:

Dia -70: Dias de foco, força e fé!

Avisamos desde já que tudo pode correr mal e que no final poderemos estar a casar com 10 gatos-pingados. Mas não iremos cancelar nem iremos adiar mais; temos outros projetos de vida que não merecem esperar.


Bjs e bons preparativos!

58 respostas

Última atividade por Milhinha, a 3 de Maio de 2021 às 22:22
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marli. É importante mantermo-nos fiéis ao nosso orçamento e não fazer compras por impulso. O AliExpress é barato, mas compramos coisas sem necessidade - tudo somado da um grande balurdio! Bjs
    • Responder
  • Marli
    Noiva Curiosa Julho 2021 Coimbra (Concelho)
    Marli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também comprei muitas coisas. Acho que as únicas que não vou usar são umas flores de papel. Entretanto tivemos de mudar a cor do casamento e já não fazem sentido
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hello Sandrina. Nenhuma de nós podia adivinhar o COVID - foi completamente surreal vê-lo a aparecer nas nossas vidas e no nosso noivado. Trouxe imensos desafios e quando escrevi este debate estava a ser o maior desafio em termos da minha Saúde Mental. Também me fez perceber o lixo completo que comprei no AliExpress e que depois tive de recolher no dia a seguir ao nosso casamento. Acho hoje que tinhas razão: que as Manualidades deviam ter ficado no mínimo indispensável! Mas sempre andando e aprendendo! Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Vim cair aqui e revejo este debate que me parece tão mas tão útil visto os tempos que correm.( ja o tinhaconentado, mas parece que quanto mais o tempo passa w afio mais este tio se denates servem co.o chapadas de realidade) Sou daquelas noivas que nao tem quase manualidades nenhumas porque sempre achei completamente desnecessário, mas claro, existem sempre aquelas coisas como as etiquetas, robe e embalagem das lembrancas que quando vejo "monograma/data" sinto-me logo irritada por ter colocado. No início estive para não a colocar mas lá o fiz porque achava que fazia sentido e ficava para a historia( isso vai mesmo..como gastos e tristeza)...por vezes é melhor seguirmos a nossa intuição...é o que tenho feito. De qualquer forma, obrigada mais uma vez por este debate de grande utilidade e realismo.😉
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Achei importantíssimo e, por isso, é que acabei por comentar tb. Foi mm importante este debate. Smiley kiss

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por teres lido Cláudia! É um pequeno aviso para ninguém perder a cabeça. Fizemos pequenas compras daquilo que achámos importante mas o total é avassalador! Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha,

    apesar de só ter lido hoje o teu debate, li-o com toda a atenção do mundo pq tem dicas valiosas e eu sou perita em compras por impulso... obrigada pela tuas generosas partilhas. Smiley kiss

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Babe: não tinha pensado nisso! Mas será uma excelente opção. Claro que na comunidade não é Possível. Mas em outras plataformas será uma realidade! Muito obrigada pela sugestão 🙏 Assisto de longe aos teus preparativos mas estou sempre sempre a torcer por ti minha homonima ex-twin!! Bjo a grande!
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A torcer milhões pelo teu casamento, tu sabes. Tenho a certeza que será brutal, tens coisas maravilhosas e pronto, não adianta chorar sobre o dinheiro derramado 🤪 já pensaste em vender algumas dessas coisas? Poderá ser uma forma de recuperar algum dinheiro. Beijinhos minha sempre homônima, ex-twin ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótimo. Isso é bom de ouvir! Bjs
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    So os convites mas não mandei vir do Ali. No entanto não vou fazer convites novos, só digital. Tudo o resto de lembranças e tudo mais não tem data portanto dá, os espaços vão ser os mesmo. Até agora só me posso queixar mesmo de ter de adiar
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Cátia! Tens toda a razão. Bjs
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha bem como eu te entendo nas compras por impulso eu sou a pessoa que pensa mil e uma vezes antes de comprar para eventos grandes... Até a data ainda não tive nada a deitar para o lixo mas natural são situações diferentes eu estou a mais de um ano da data pesquiso horas a fio paro um mês e volto a pesquisar para ver oa precos etc.. Prefiro as vezes gastar um pouco mais pois a wish e o ali estão a portar se mal...


    Vais ter o teu dia C e vai correr tudo bem. Estas com a pessoa que amas e oa tais gatos pingados a vida continua. E o que está gasto está gastoBeijinhos grandes
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2020 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Haha é verdade! Na realidade optamos por fornecedores para muita coisa principalmente por causa do desperdicio. Agora apercebi-me que não tratei de alguns detalhes mas ainda com mês e meio acho que vou a tempo 🤭
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os teus também são divertidos! Daqui as dois dias já faço o meu! Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está quase Mariana! Espero que os teus debates sejam mais divertidos que os meus (que serão sardónicos). Mal posso esperar por ler! Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, mais um ótimo debate 😊
    Por acaso a mim não me deu para muitas manualidades para além dos convites e dos laços para os carros que ainda estou a meio 🙊 estamos também a fazer as lembranças mas mais nada... Acho que facilmente nous deixamos levar por coisas que afinal depois nem achamos que façam diferença. Assim, gastei muito pouco no Ali, mas gastei por exemplo em fornecedores para porta alianças, cones de arroz, robe de noiva, topo de bolo...
    Ando a preparar o meu debate dos 50 dias... Está quase 🤗🤗
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Raquel. Olhando para trás é mesmo impressionante o que se gasta no casamento. É preciso ter imensa cabeça fria para as compras que temos de fazer! Bjs e obrigada!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lol Vera! A ideia deste debate é ajudar-vos a gastar menos e não mais!! 😂 mas sim, planeia bem as tuas Manualidades e faz bem as contas a ver se compensa mandar vir. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade Luísa. The show must go on!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu percebi Sandrina. Beijinhos 😉😘
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate maravilhoso! Adorei as dicas. Realmente algum dinheiro acabou por ser desperdiçado mas em outros aspetos valeu bem a pena! 😋
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2020 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Un debate super util. Como vivi no reino unido 6 anos e regressei ha relativamente pouco tempo para Portugal as minhas compras online reduziram imenso (lá a conveniencia era muito maior, as entregas muito mais rapidas e processos de devoluçao muito mais simplificado) de modo que para o casamento apenas comprei meia duzia de coisas pelo Ali Express e outras que comprei online também são minimas. Realmente é facil perder-se a cabeça e gastar muito dinheiro. Agora no entanto depois de ler o teu debate apercebo-me que há muita coisa que não tenho para o bosso casamento e vou agora ter de tratar disso. Muito obrigada ❤
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha 😉
    • Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Dezembro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A tua última frase resume o que eu também penso. Ânimo! Que de uma forma ou de outra há casamento e a gente tem de se organizar de modo a que dentro das limitações seja memorável!
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto..mas acho que me fiz mal compreender, o meu intuito não era depreciar....o que quis dizer como resposta ao teu debate, é que ao decidirmos melhor as manualidades que queremos/consideramos melhor para nós evitamos gastos desnecessários.
    E claro concordo, é óbvio que cada casal é único e a eles lhes compete decidir o quanto gastar ou o que fazer😊😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro Sandrina. A melhor pessoa para decidir sobre o teu casamento és tu. Para as outras novinhas é também uma escolha pessoal. O importante é cada uma estar informado e decidir em consciência. 😉 aqui ninguem obriga nada a ninguém 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo é respeito o teu ponto de vista. Simplesmente no meu caso não achei útil fazer essas manualidades independentemente de ser ou não feminino😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Tarcia. Planeia muito bem as tuas Manualidades e vai pedindo apenas aquilo que achas que irá resultar. Pede opinião os teus fornecedores, eles irão ajudar muito. Nós aqui também estamos para ajudar! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo preciso ser pragmático e evitar gastos desnecessários. Foi uma boa decisão. Bjs Catia
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também uma excelente opção. Se bem que todos estes pormenores comprados no Ali ou em fornecedores serão sempre classificados como lixo para os convidados. Apenas nos noivos olhamos para aquilo como recordações a guardar do nosso dia... Mas é uma excelente sugestão! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa regra, sem duvida! Excelentes compras! Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração