Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa

Milhinha, a 16 de Setembro de 2020 às 00:18 Publicado em Fórum Manualidades 9 47
Guardado
Responder

Boa noite, princesas! Vai mais um wikidebate sobre Manualidades? Confesso que já temia este debate pela sua complexidade e diversidade. Não há nenhuma Manualidade que tenha mais inspirações e exemplos na nossa comunidade do que os Livros de Honra. Também é a manualidade que desilude maior parte das noivinhas. Sem paninhos quentes, vamos falar do que se trata, dos diferentes tipos de “Livros de Honra” e como motivar os vossos convidados a participar nesta atividade ao longo da festa!


Origem: é uma tradição bem americana; todas as grandes instituições governamentais ou privadas de renome dispõem de um “guestbook” em papel ou um “visitor’s log” eletrónico para que um visitante ilustre documente a sua visita física ou eletrónica, deixando nomes, contactos e quaisquer comentários sobre a experiência da visita.


De uma forma semelhante, os Livros de Honra permitem que os vossos ilustres convidados documentem a sua presença, vos desejem as maiores felicidades agora imortalizadas em papel ou deixando-vos conselhos para a prosperidade! O intuito é guardarem este livro como recordação e num aniversário de casamento poderem ler em conjunto e rir (ou chorar) com saudades desse dia.

Inspirações do Pinterest (Miminhos Rita Catita)

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 1


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) É obrigatório ter um Livro de Honra ou de Assinaturas?

Claro que não! Se nenhuma manualidade é obrigatória; esta muito menos! Também só faz sentido tê-la se vocês forem o tipo de casal saudosista que aprecia nos anos futuros ler esta memorabilia dos vossos convidados. Também terão que aceitar que os convidados, no calor da festa, querem é comer, beber e dançar – não está nos planos do seu dia, passar 10 minutos a pensar nas palavras lamechas ou calorosas que vos irão escrever num livro que está jogado ali a um canto. Portanto, se querem muito ter um Livro de Honra preparem-se para delegar em alguém a responsabilidade de colher o máximo de assinaturas ou de encarregar o DJ a dedicar um momento da festa para avisar os convidados da tarefa que têm em mãos. Caso contrário será um fiasco…


2) Quando e onde colocar um Livro de Honra?

A melhor altura será no início da festa: é tudo novo, os convidados acabaram de chegar frescos e fofos de uma cerimónia lindíssima, estão abertos a qualquer atividade diferente enquanto esperam pela chegada dos noivos, é uma boa forma de meter conversa e conhecer novas pessoas.

Devem colocar ou no centro da festa, ou seja, perto da mesa dos noivos ou numa passagem obrigatória de todos – perto da entrada, perto do bolo ou, por muito estranho que pareça, a caminho da WC.

Por favor falem com o vosso chefe de sala/decorador/wedding planner e decidam em conjunto qual a vossa melhor hipótese.


3) Como sinalizar o Livro de Honra?

Poderão sempre falar com o DJ/animador para chamar a atenção de todos os convidados. Podem combinar algum “tempo morto” da festa para os motivarem a visitar o livro de honra.

Por outro lado, poderão fazer sinalética a condizer para informar dos convidados de como devem preencher o livro de honra. Deixo-vos alguns dos exemplos mais emblemáticos da nossa Comunidade:

· A noiva Tânia mostrou aos seus convidados como preencher a sua árvore de impressões digitais e incitou-os a chamar pelos outros convidados a fazer o mesmo;

· A nossa (sempre) Destacada Vânia arranjou uma forma pictórica de mostrar aos seus convidados como preencher um livro de honra com polaroids;

· A noiva Diana captou a atenção dos seus convidados deixando acessórios para preencher o livro de honra: desde autocolantes, canetas e marcadores metalizados, fita-cola diferente, etc;

· A nossa querida Ana contemplou uma mensagem no seu estacionário para sinalizar o seu livro de honra.


4) Finalmente, quais os tipos de Livros de Honra que existem?

Ora os Livros de Honra ou de assinatura vêm em muitos modelos e formatos. Basta escolherem aquele que faz mais sentido para e vós e que se enquadre com o vosso tema ou estilo de casamento. Vejamos aqui alguns exemplos de cada um dos tipos de Livros mais frequentes.

· Livro encadernado (hard cover book): este é o exemplo mais simples e frequente de Livros de Honra. É encontrar um livro de capa dura, enfeitar as primeiras páginas com as cores e motivos do vosso casamento e disponibilizar canetas para cada um dos convidados assinarem. Podem comprar já feito (como fez a nossa Destacada Bebiana, a nossa querida Ana Serrão, a noiva Diana e a noiva Ester) ou encadernar vocês mesmas (foi o que fez a nossa querida HLei, a noiva Andreia e a noiva Marisa)!

· Livro de Honra Polaroid: Podem ver a ideia da noiva Joana, o excelente exemplo da nossa (sempre) Destacada Vânia.

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 2


· Peças de um Jogo (Jenga ou um Puzzle): estas foram as inspirações da noiva Andreia, e o exemplo de manualidade da noiva Malplena.

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 3


· Objetos diferentes para assinatura: foi o exemplo da noiva Marisa que usou uma garrafa para as assinaturas; já a noiva Carolina usou um jarro com rolhas para recordar dos seus convidados, ficam aqui algumas sugestões da noiva Gisela.

· Planisfério ou globo para assinaturas (tema Viagens): foi a sugestão da noiva Filipa, de uma forma bem original a noiva Diana personalizou um globo para conter as mensagens dos convidados.

· Quadros ou letreiros de assinaturas: são muitos os exemplos que usar para se inspirarem. Podem mandar fazer a um fornecedor (a noiva Cátia mandou fazer uma árvore de assinaturas com peças de madeira) ou fazer vocês mesmas (foi o exemplo da noiva Tatiana)

· Caixas Mealheiro (Shadow Box) com rolhas ou peças de madeira: Foi o exemplo da noiva Mariana; também a noiva Mafalda (que comprou o seu quadro-mealheiro na Primark);

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 4


· Tela para impressões digitais: a nossa Guru Maria mostrou como fez um quadro para a sua árvore da família e todos os acessórios necessários; a nossa Destacada Telma terá uma tela com a imagem de uma árvore onde as impressões digitais dos seus convidados farão de folha; também a noiva Tânia fez uma tela com uma arvore para assinaturas e impressões digitais.

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 5


· Tela personalizada com caricaturas: o objetivo é sempre personalizar os vossos detalhes. Uma tela permite-vos guardar o vosso livro de assinaturas e expô-las se for esse o caso. Podem colocar uma foto vossa ou uma caricatura e deixar que os convidados se aproximem para assinar os espaços designados. Foi o que fez a noiva Mozinha com uma tela de assinaturas; também parecida é a sugestão da noiva Sofia;

· Caixa, frasco ou garrafa para mensagens aos noivos: Foi o exemplo da noiva Inês com casamento tema Mar; a nossa noiva Tânia fez uma cápsula do tempo e pediu que os convidados escrevessem mensagem para os noivos lerem passado 1 ano e passados 10 anos do seu casamento (bem original!); a nossa noiva Patrícia também personalizou os seus frascos para mensagens; quem não conhece o exemplo da nossa Destacada Telma?; também a nossa querida Ana fez uma caixa de mensagens, cujos cartões formaram parte do estacionário; a nossa querida Filipa encontrou uma mala de viagem onde colocou todas as mensagens dos seus convidados; a noiva Susana personalizou todos os frascos para assinaturas e mensagens.

· Caixa de correio: a nossa noiva Suely conseguiu fazer um livro de honra imitando uma caixa de correio com postais dos seus convidados (perfeito para o tema viagens).

· Mensagens em Post-its: é verdade! Podem pedir aos vossos convidados para escrever num simples post-it. Mas devem pensar como irão pendurar, afixar ou imortalizá-los num quadro. Podem ver um exemplo da nossa noiva Cíntia. A noiva Patrícia também fez uma tela com envelopes para que cada convidado deixasse a sua mensagem.

· Arvore dos desejos: aqui os convidados penduram as suas mensagens escritas numa árvore ou galhos secos ornamentados. Não é uma manualidade muito frequente, mas a noiva Flávia decidiu fazer uma árvore em madeira laser cut (muito giro!).

· Máquina de escrever: raríssimo! ver uma manualidade destas, mas a noiva Ana Maria conseguiu encontrar esta excelente inspiração.

· Livro de Honra Manta de Retalhos: não tenho visto esta ideia na comunidade, mas consiste em ter quadrados de tecido que são assinados pelos convidados. Depois os noivos cozem os diferentes pedaços de pano e formam uma manta para decorar a sua casa. Bem giro!

Podem também procurar outras inspirações em:

- Debate da Destacada Telma sobre promoções na Mr.Wonderful com muitos exemplos de outras noivinhas.

- Excelentes exemplos da noiva Sofia, noiva Liliana, da noiva Ana Maria, da noiva Destacada Vanessa, da noiva Ana Rodrigues e da noiva Mariana.

- Inspirações em madeira da noiva Mariana; inspirações de livros de honra com Polaroid da Destacada Vanessa.


Vamos à nossa Manualidade?

Como já deverão ter lido noutro debate, o noivo Milhinha pediu-me encarecidamente que tivéssemos um Livro de Honra Polaroid – mesmo depois de termos visto a ideia num casamento de uma amiga minha com a máquina raptada pelos miúdos da festa a tirar fotos ao chão e às paredes… Comprámos uma Instax em promoção na Amazon (€53), comprámos as recargas no AliExpress (200 fotos por €108,46), mandámos personalizar e vir o nosso livro (chegou tarde e com a data anterior, pedimos o reembolso e foi aceite) e acessórios para colar as fotos (€0,79)… Trata-se de uma Manualidade cara – devo já avisar!

Livro de Honra Polaroid

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 6

Também veio o COVID – e esse chegou para ficar. Ainda não magicámos a melhor maneira de diminuir contactos e permitir que todos os convidados possam escrever as suas mensagens…

Para além disso (mas provavelmente será usado como alternativa), tínhamos pensado em ter um quadro de assinaturas com corações de madeira: algo simples e descomplicado para entreter os convidados à receção ou cocktail. E pusemos mãos à obra! Querem ver?


MATERIAL:

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 7

Quadro de madeira com acrílico e corações de madeira – Wish €10 (vinha com marcador de tinta permanente incluído)

Impressão a cores em papel A3 – Papelaria €0.75

Tinta Acrílica dourada – Loja dos Chineses €3.25

Tinta Acrílica branca – Loja dos Chineses €2.50

Pincéis (já tinha em casa)

Cola de papel (já tinha em casa)

Chave de fendas


MODO DE FAZER:

Desmontámos o quadro de madeira e pintámos a moldura e a base com tinta acrílica.

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 8


Colámos o papel A3 impresso com os motivos do nosso casamento – fizemos várias tentativas pois o papel ficava demasiado rugoso na cola húmida – apenas acertámos com cola para madeira e deixámos secar antes de aplicar o papel.

Voltámos a montar o quadro e este foi o resultado final.

Manualidades (43): Livro de Honra ou de Assinaturas – recolher mensagens carinhosas dos convidados ao longo da festa 9


Em época de COVID, quais destes livros de assinatura vocês se sentiriam confortáveis em usar? Estão a pensar fazer algo do género?


Bjs e bons preparativos!

47 respostas

Última atividade por Milhinha, a 29 de Setembro de 2020 às 00:06
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Também pensei em delegar em alguém tirar as fotos e colá-las aleatoriamente no Livro. Depois cada um procuraria a sua folha para uma dedicatória ... não sei. A ver... bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hahah ai as ovelhinhas🤭
    Podes sempre colocar aqueles toalhetes desinfectantes para a limpeza da caneta entre convidados com um sinal a explicar.
    Não resolve é a quantidade de pessoas que irão tocar no livro mas apelando ao uso de gel antes de deixarem a mensagem penso que correrá bem.Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Tenho que delegar em alguém essa tarefa mas vou tentar ter. Ele está feito. É só orientar as nossas “ovelhas tresmalhadas” 😂 bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha.
    O quadro ficou muito giro.
    E o livro de honra? Irás usá-lo à mesma ou já é hipótese descartada? Bjs😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É uma bonita opcao! Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    O meu é a árvore das impressões digitais, não é o melhor em tempos de covid mas é só as pessoas desinfectarem as mãos 🙂.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani! E o teu? Como vai ser?
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha, que óptimas dicas. Adoro o vosso livro de honra 😍. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mesmo 😂😂😂 Se bem que... Dia -40: o drama de delegar funções! https://comunidade.casamentos.pt/forum/dia-40-o-drama-de-delegar-funcoes--t246077 Delegar é sempre uma faca de dois gumes! Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar

    Milhinha! Dicas muito importantes, principalmente a de avisar e delegar a tarefa a alguém, caso contrário ninguém se apercebe da existência do livro 😅

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina. Obrigada, fica uma lista exaustiva (mais ou menos). Assim dá para arrumar ideias. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ficam aqui algumas inspiracoes de Livros de Honra diferentes, se assim optares. Bjs
    • Responder
  • Sandrina
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha. Obrigada pelas dicas😉
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Master Abril 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha. Quero muito ter livro de honra mas é algo sobre o qual ainda nao nos decidimos. Não sei se vou optar pelo tradicional ou por algo diferente. Ainda tenho tempo para decidir. Beijinhos
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim querida vou fazer
    O tradicional
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Inês. Pensas fazer livro de honra? De que tipo? Bjs
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    Obrigada pela partilha querida
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Excelente ideia Telma! Parabens! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar

    Que excelente e tão útil debate querida Milhinha! Muitos parabéns 😍

    Por cá, para além da árvore que mencionamos (muito obrigado!) optamos também por ter um postal (que foi enviado no próprio convite - para que os convidados escrevessem a mensagem casa) 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É sempre bom devanear consigo Bride Cláudia! Um prazer mesmo! Bjs 😘🥰😍🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Estou na Madeira até dia 06. Se estiveres la por essa altura entrego-te as coisas em mãos. Bjs e força!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sempre às ordens para devaneios... 😃
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Okay, thanks 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Tarcia. O livro foi relativamente barato €16. Vinha com 100 folhas mas é pequeno. 20x20cm mas dá para o efeito. Por causa do CoVid não foram muito rápidos, mas sempre chegou. Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Eu vou colocar aqui, assim que os imprima e corte. Mas ainda ontem tive uma outra ideia para colocar no verso dos cartões, por isso ainda terei que fazer um outro edit. Como diz o noivo "tu sonhas de noite para fazer de dia".

    Vamos falando sim Smiley laugh Nao sei ainda quando chego à Madeira, era suposto ser a 9 de Outubro mas a Tap fez a gentileza de cancelar os voos e ainda nao arranjamos alternativas.

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha,
    Eu gosto muito da ideia do livro de Honra polaroid, pensamos em oferecer as canetas personalizada assim cada um ficava com uma de lembrança, ou desinfectar as canetas ou mãos antes antes de assinar, sei lá qualquer coisa assim.
    E quando ficou o livro? Quantas páginas tem? Também veio do AliExpress?Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que excelente ideia Raquel! Adoro esse tipo de Livros de Honra. Espero conseguir vir a vê-los. Ainda tenho que pensar neste assunto com mais pormenor. Mas sim excelentes sugestões! Vou disponibilizar o alcool.
    Entretanto acho que tenho boas notícias em relação às Gambiarras. Vamos falando, sim? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cátia. Mas para todos os efeitos aqui toda a gente me conhece por Milhinha. 😂 vamos ver como correm estes últimos dias antes do casório. As Manualidades têm sido uma grande ajuda para dissipar o stress! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Parabens Vanessa! Depois mostra como ficou. Nos comprámos a nossa e foi fácil personalizá-la! Muito em conta! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Boa! Ficarei atenta então. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mesmo Bebiana. Organizar um casamento pré CoVid é após CoVid tem muito que se lhe dica. Sinto mesmo que este é o segundo casamento que organizo. Bjs e obrigada pela sugestão acho que vou fazer isso mesmo. Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar

    Gosto muito da estética do vosso livro de honra e do quadro com os coraçoes (acho que sou suspeita com tudo o que envolva botânica). Excelente trabalho! E uma fonte de inspiraçao para mim que também tenciono pintar algumas coisas de dourado.

    Se calhar uma forma de minimizar contactos é pedires à tua equipa de animaçao ou DJ que chame mesa por mesa a ir escrever no livro, e ter álcool gel disponível na mesa onde estiver o livro. Pessoalmente sentir-me-ia confortável com qualquer um, desde que pudesse realmente desinfectar as maos e pudesse evitar estar muito próxima das pessoas.

    Nós iremos ter uma espécie de caixa de correio. Comprei uma caixa no Etsy quando ainda pensávamos na era pré-Covid. Tem a data antiga, mas espero conseguir dar um jeito de disfarçá-la. E nos seus lugares cada convidado terá um cartao postal para preencher e depois colocar na caixa. O cartao fi-lo (muito inspirado em alguns que vi no Etsy), só nos falta imprimir. E compramos também um monte de esferográficas muito giras no Ali Express para ter nas mesas. Depois do Covid comprei mais canetas, porque achei que era um pequeno investimento que se justificava, para nao ter todos a mexer na mesma caneta. Pelas minhas contas teremos 3 canetas por mesa, o que sempre é melhor que 1 só.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados