Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

manual de Sobrevivência ao Covid-19: como reorganizar o vosso casamento durante a quarentena

Milhinha, a 24 de Março de 2020 às 17:32

Publicado em Fórum Organizar um casamento 73

Bom dia, Princesas! Bem-vindas ao meu 100º debate! Eu, que me tenho esforçado por fazer debates úteis – como as minhas sagas da Animação DIY e de todas as Manualidades possíveis e imagináveis – nunca pensei começar o meu debate n.º 100 a anunciar que decidimos adiar o nosso casamento. Muitos...

Bom dia, Princesas! Bem-vindas ao meu 100º debate! Eu, que me tenho esforçado por fazer debates úteis – como as minhas sagas da Animação DIY e de todas as Manualidades possíveis e imagináveis – nunca pensei começar o meu debate n.º 100 a anunciar que decidimos adiar o nosso casamento. Muitos dos meus convidados perguntam como estou – têm medo que me esteja a desfazer em lágrimas ou que entre em modo BrideZilla. A verdade é que nunca sonhei muito com o meu casamento e até me tenho divertido a organizar o nosso dia – em relação ao adiamento, sinto-me o epítomo da BrideZen!

cfb_588259.jpg


O motivo? A recente pandemia a SARS-COV-2, mais conhecido por COVID-19. Este vírus de transmissão por gotículas respiratórias e que obrigada a toda uma ETIQUETA RESPIRATÓRIA, pode permanecer o ar durante várias horas e contaminar grandes grupos de gente e por isso OBRIGA a um ISOLAMENTO SOCIAL (para proteção dos mais idosos que correm maior risco de ter infeções graves). Daí que tenham sido proibidos os grandes aglomerados de pessoas, nomeadamente os casamentos – nem escapam os Micro-Weddings! – pelo grande risco de propagação na comunidade.


O que fazer? Nós, noivas de 2020, temos um desafio entre mãos: alterar o nosso tão planeado dia sem prejudicar os nossos familiares e contando com a ajuda preciosa dos nossos fornecedores. Não devemos esquecer todo o investimento monetário feito por nós e dos nossos convidados que já marcaram férias, compraram voos ou deram prendas antecipadas. É aceite que os casamentos entre Março e Maio (inclusive) não poderão ser realizados. É possível que os casamentos do início do verão também sejam afetados. Quais são as opções:

▶️ Manter a data transformando-o num elopment wedding – i.e. um casamento só vocês os dois, o oficiante e um fotógrafo (opcional e mantendo a devida distância). Útil para vocês que escolheram uma data especial para vós e que não se veem a casar noutra altura. É possível manter casamentos civis nestes moldes. As cerimónias religiosas foram proibidas, mas poderão falar com o vosso padre para celebrar um casamento religioso simples. Deverão decidir o que fazer com todos os outros fornecedores escolhidos. Foi o exemplo da nossa noivinha Cíntia a quem desejamos as maiores felicidades!

▶️ Cancelar o casamento – fará sentido se por ventura decidirem que não vale a pena arriscar gastar mais dinheiro nesta altura de crise. Deverão falar com os vossos fornecedores o quanto antes e negociar o que fazer com o dinheiro que já pagaram. É pouco provável que possam reaver o dinheiro das entradas (mesmo que a vossa data de casamento coincida com as datas do Estado de Emergência), mas vale sempre a pena negociar – “um não é sempre garantido”! Devem também anunciar essa decisão o quanto antes aos vossos convidados.

▶️ Adiar o casamento – esta é a opção mais consensual (tal como diz a noiva Sofia no seu debate), para casamentos tradicionais com um grande número de convidados. Poderão manter o dinheiro investido e dar um motivo aos convidados para esperarem dias melhores.


Este debate vai ajudar-vos a reorganizar o vosso casamento em menos de uma semana com algumas dicas minhas. Sejam livres de partilhar as vossas opiniões e experiências!


1) ESCOLHER UMA NOVA DATA:

Estão apensar adiar o vosso casamento? O primeiro passo, sem dúvida, é escolher uma nova data. Têm duas opções:

A) ADIAR PARA 2021, mantendo a mesma época

Vantagens:

· Todas as decisões que tomaram em relação à moda nupcial, à preocupação do espaços exteriores e luz, irá manter-se inalterada pois antevêem-se as mesmas condições climatéricas.

· Terão mais tempo para poupar para o vosso orçamento.

· Terão mais tempo para fazer as vossas Manualidades (aproveitem a quarentena!)

Desvantagens:

· Terão de escolher muito bem o vosso dia, pois algumas datas que estão reservadas para as noivinhas de 2021.

· Vão prolongar o vosso tempo de noivado e para algumas noivinhas isso poderá provocar alguma ansiedade ou desmotivação – certamente seria o meu caso!

B) ADIAR PARA OUTRA DATA EM 2020 – mas em qual data será seguro remarcar do casamento?

Não sabemos, na verdade. Temos certo que até Maio provavelmente irão manter proibição de realizar casamentos. De Junho a Setembro é época alta dos casamentos e é pouco provável que encontrem datas disponíveis. Mesmo assim, considero demasiado arriscado marcar casamentos para essa época – não sabemos como irá evoluir a pandemia. De Outubro a Dezembro, poderá haver nova vaga de coronavírus (que provavelmente será a nova gripe). Em suma, ninguém vos consegue dar certezas de quando será seguro casar. Nós decidimos arriscar Outubro – vamos ver se temos sorte…


Para escolher uma nova data devem:

1º Contactar com os vossos principais fornecedores: devem tentar acomodar uma data que esteja livre para a maioria dos vossos fornecedores – igreja e/ou quinta / fotógrafo e/ou videografo / DJ e/ou equipa de animação / florista e/ou decoradora.

2ª Pensem em datas alternativas: casar à sexta-feira, ao domingo ou na véspera de um feriado é uma alternativa válida para a maioria dos fornecedores. Não excluam essas hipóteses caso não encontrem nenhuma data que vos permita manter os fornecedores.


2) CONTACTAR TODOS OS FORNECEDORES:

Apesar de alguns vos ajudarem a decidir a data, devem contactar todos os fornecedores previamente contratados e ver se estariam disponíveis na nova data.

Confiram os contratos assinados e verifiquem que as mesmas condições se aplicam para a nova data. Se necessário assinem novos contratos, mas verifiquem muito bem as diferenças entre contratos.

Remarquem as reuniões (e provas) que tinham marcadas – não deixem para a última hora!


O que fazer se algum dos fornecedores mais importantes não estiver disponível na nova data?

1º Negoceiem com fornecedores já contratados: liguem-lhe e vejam a abertura para trocar a data do outro evento (caso não seja um casamento). Em caso negativo, perguntem se tem alguém em quem confiem (da sua rede de contactos) que possa fazer o serviço. Negoceiem assim a transferência do sinal que já pagaram para uma pessoa de confiança deles. Apelem ao bom senso dos fornecedores; neste cenário de “guerra” todos irão perder muito dinheiro. A palavra de ordem é: NEGOCIAR!

2º Arranjem fornecedores alternativos: retomem as vossas pesquisas iniciais e procurem os fornecedores que haviam descartado por esta ou outra razão. Esta é a altura de voltar a negociar com eles.

Seja qual for o vosso caso, usem e abusem da APP casamentos.pt. Ela é sem dúvida a nossa maior aliada! E vejam dicas muito úteis da nossa admin Carla sobre mudar o nosso casamento.


3) CONTACTEM OS VOSSOS CONVIDADOS:

Para as noivinhas que como eu já tinham entregue a maioria dos convites e até recebido algumas confirmações, esta mudança poderá ter caído como um balde se água fria. Agora terão de voltar à vossa lista telefónica e telefonar a todos, um a um… Sabem que mais? Não vai ser difícil! Toda a gente está de quarentena (mais ou menos) voluntária! Todos agradecem uma distração das más notícias do telejornal! Um telefonema que duraria 5 minutos passa a ser uma chamada de meia hora ou uma videochamada bem engraçada! Os vossos convidados vão adorar ouvir de vocês e saber que estão positivos no meio desta tempestade! É uma forma de lhes dar ânimo e confiança no futuro.

Mesmo assim convém enviar algo escrito – com a nova data e/ou diferentes horas. Não, não vale a pena fazer novos convites! Enviem um novo Save The Date, com uma foto nova ou um cronograma giro! Enviem por e-mail, Whatsapp ou messager.

Atualizem também o vosso Website de casamento! Poderão dar mais informações à medida que os vossos convidados pedirem ajuda para reorganizar as suas viagens e alojamento – este passo tem sido importantíssimo para nós e o nosso Destination Wedding.


4) ALTEREM O(S) PROCESSO(S) DE CASAMENTO:

Simplisticamente falando, o casamento é um papel que assinamos associado a uma graaaande festa! Portanto, não se esqueçam de atualizar os vossos processos civil e religioso. Aí tenho boas notícias para vós: como sabem os Certificados para Casamento (Processo Civil) têm 6 meses de validade. Face a este Estado de Emergência, o IRN irá estender a validade de todos os documentos oficiais – tal qual como nos informou a nossa noiva Destacada Kriz. Será necessário entrarem em contacto com a vossa conservatória. Agora resta saber, se o mesmo se aplicará ao Processo Religioso


5) REMARQUEM TODAS AS REUNIÕES PRÉ-CASAMENTO:

Quando toda esta confusão passar, não se esqueçam de remarcar o vosso CPM, a Despedida de Solteiros, as Sessões fotográficas, as provas de maquilhagem e cabelo e outras reuniões.


6) AGUARDEM NOVAS INSTRUÇÕES PARA REMARCAR A VOSSA LUA DE MEL:

Até ao momento, não sabemos até quando as fronteiras estarão fechadas. Sabemos que não é seguro viajar para fora no nosso país. Para quem, já tinha comprado a sua Lua de Mel, sugiro que aguardem novas instruções das agências ou companhias aéreas. (NOTA: Podem ir adiantando a vossa Consulta do Viajante.)

Para aquelas noivinhas que ainda não tinham decidido onde ir, será seguro pensar numas férias em Portugal. Deixo-vos uma linda sugestão para Lua de Mel na Madeira ou Porto Santo.


Se aproveitarem este tempo de quarentena, conseguirão em uma semana (ou menos) reorganizar o vosso casamento – prometo-vos! Foi essa a nossa experiência:

Depois de publicar os checks a 200 dias e a 100 dias da nossa data original, decidimos jogar pelo seguro e mudar para Outubro o nosso casamento.

A nossa viagem no tempo foi esta:

cfb_588261.jpg

E voltámos a ter quase 200 dias outra vez…

Já contactámos com quase todos os nossos convidados e vamos aproveitar este tempo para avançar nas nossas manualidades.


Adiar o casamento é uma decisão sensata nos tempos que correm, independentemente de todas as incertezas que nos assolam. Portanto, ânimo! O que decidirem está decidido! Bjs

73 respostas

  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Um muito bom debate! Nós adiamos mas para este ano era quase impossível visto que mais de metade dos nossos convidados vêm do estrangeiro e penso que visto a instabilidade não quisemos arriscar.. só que agora estamos z espera do mês de Abril para decidir uma data com a quinta pois existem maus noivos antes de nos o que é compreensível, não vou mentir que enquanto não tivermos nova data vou estar stressada depois disso a vida continua....
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vi eu vi 😁😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O teu excelente debate também está ali a meio! Obrigada pela ajuda e a informação! Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate Milhinha 😁😁😁
    Vai ajudar muitas noivas!!!!
    Obrigada!!! ❤️
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem, por cá para já estamos a manter tudo dentro da normalidade possível.

    Estamos na fase esperançosa de acreditar que ainda é possível realizar o casamento, e achar que adiar agora poderá ser uma atitude precipitada pois ainda faltam alguns meses, e possivelmente apenas tomaremos a decisão de adiar para meados de Junho. Espero que tudo acalme, não pelo casamento, mas pela saúde de todos nós 🙏🙏

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem poderia ser de outra maneira, Telma! E tu? Como estás a pensar lidar com este assunto? Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Joana,

    Também estou a passar pelo mesmo. Toda a gente sabe que o casamento foi adiado e não devo mudar muito o meu estacionário por causa disso. Caso decidas mudar, vais ficar supreendida do quão compreensivos são os teus convidados - e como até agradecem adiares a tua festa para segurança deles! Bjs e ânimo!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Milhinha! Apesar de ser um tema sensível certamente irá ajudar muitas noivinhas que tiveram/irão passar pelo adiamento do dia C ❤️

    Neste momento o mais importante é a saúde de todos! Parabéns pela atitude de priveligiarem a protecção dos vossos familiares e amigos ❤️

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Neste momento a única coisa que me mantém à data original (13 de Junho) é a agência de viagens que nada me diz à alteração da data (e tenho algum receio que na altura já se possa viajar e venha a perder o valor já pago), e são as lembranças e todooo o estacionário já feito com data Smiley sad


    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração