Boa tarde, princesas! Como vão os ânimos? Para as noivas de 2020, muita força e muito ânimo para os dias difíceis na incerteza que o COVID19 trouxe aos vossos preparativos – estamos juntas!
Hoje venho falar-vos da minha experiência na minha Sessão de Solteiros e abrir-vos o apetite para organizarem as vossas sessões.
Definição: a Sessão de Solteiros (ou Pré-Casamento) é uma sessão fotográfica em casal que se realiza antes do casamento e que vos permite conhecer melhor o método de trabalho do fotógrafo que contrataram.
As fotos podem ser mais artísticas, com paisagens fenomenais, implicar movimentos mais fluidos e permitem que o casal esteja mais à vontade com a câmara. Podem usar as fotos para o Save The Date, para a decoração de mesas ou da quinta – o limite é a imaginação.
Pode estar incluído no vosso pacote de fotografia (como no meu caso) ou ser pago à parte. Podem ter preços variáveis. Perguntem ao vosso fotógrafo especificamente.
Existem outros tipos de sessões fotográficas: o Trash the Dress – que é uma oportunidade de usarem o vosso vestido mais uma vez depois do casamento e tirarem fotos magníficas em cenários idílicos – e as Sessões Boudoir para uma prenda mais intimista para o noivo – como fez a nossa Destacada Vânia ou a noiva Adriana.
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Como organizar a nossa sessão de solteiros?
Primeiro que tudo, devem contar com o vosso fotógrafo para vos dar as melhores indicações e sugestões. Precisam de seguir os seguintes passos:
A) Marcar uma data – que seja boa para vós e não prejudique o trabalho do vosso fotógrafo (que provavelmente em época alta terá outros casamentos ao fim de semana). Pensem tirar uma folga à semana ou mesmo um dia de férias ou feriado.
B) Definir os locais – habitualmente os noivos escolhem tirar fotos em lugares que lhes sejam especiais (onde se conheceram, perto de zona onde vivem, etc). Caso não tenham ideias, sentem-se um pouco os dois e façam uma pesquisa pelo Google: escolham sítios que gostariam de ir, sítios com uma fantástica vista panorâmica ou um jardim diferente. Finalmente, peçam ajuda ao vosso fotógrafo. Ele indicar-vos-á outros lugares que desconhecem e que podem ser estética e arquitetonicamente interessantes. Podem ver alguns exemplos abaixo na minha lista de lugares.
C) Autorização para fotografar em locais privados – se ponderam tirar fotos em jardins ou espaços privados (que pertencem a alguma entidade particular ou que necessitem de pagar ingresso) devem contactar atempadamente as entidades e pedir autorização. Habitualmente isso implica o pagamento de um valor (mais ou menos) simbólico para obter permissão para gravação de materiais audiovisuais para fins não comerciais.
NOTA: Se optarem por ter o vosso videógrafo na Sessão de Solteiros e se ele for portador de drone, devem também falar com ele no sentido de obter uma autorização e pagamento correspondente para voo em Espaço Aéreo Civil Português no site da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) – www.voanaboa.pt
D) Verificar as condições meteorológicas – uns dias antes da sessão, devem conferir o estado do tempo para decidir que roupa deverão usar e que acessórios (chapéus, guarda-chuvas, luvas, cachecóis) será necessário levar. Também as cores que devem levar podem diferir se for um dia soalheiro (branco, azuis, verdes, tons terra) ou um dia nublado (cores garridas como o amarelo, o vermelho ou o azul elétrico).
2) O que vestir para uma sessão de solteiros?
São muitas as noivinhas que vêm pedir ajuda sobre o que vestir. Não sendo profissional de moda, apenas posso transmitir as informações que me foram dadas. Os meus fotógrafos proibiram trajes com padrões pequenos ou riscas, pois “distraem o olhar” na foto. Depois de escolhermos os nossos conjuntos, a nossa fotógrafa partilhou algumas inspirações do Pinterest para sessões de Inverno que agora partilho convosco.
Inspirações para Sessões de Solteiros
Depois de escolhermos os nossos ensembles, a nossa fotógrafa escolheu os conjuntos do noivo que combinavam melhor com os da noiva. No meu caso, aboliu o colour blocking (blocos de cores distintas para calças e camisola) e preferiu outfits de uma só cor como vestidos compridos, macacões ou peças todas a mesma cor. Mas julgo que essa é uma recomendação para pessoas com curvas como eu.
Pensem também em acessórios: chapéus, guarda-chuvas, luvas, cachecóis, etc. Porque adivinhávamos pelo menos um dia de chuva, optámos por comprar (e enfeitar) um guarda-chuva transparente na Loja do Chinês (€9).
Inspirações de Guarda-chuva:
ESPECIFICIDADES DA NOSSA SESSÃO DE SOLTEIROS:
Como iremos casar na Madeira, queríamos concretizar o sonho da sogra Milhinha de ver o seu filho sair de casa para o seu casamento. Então decidimos marcar a nossa sessão de solteiros no Continente para permitir que um dos fotógrafos e o videógrafo filmassem a saída da casa do noivo. Depois de muitas negociações, combinámos marcar a sessão na terça e quarta-feira de Carnaval (24 e 25 de Fevereiro de 2020). Assim sendo, repartimos a nossa sessão “de um dia” pela tarde de 2ª-feira e manhã de 3ª-feira de Carnaval; reunimos depois a família em casa dos Milhinha para a Saída da Casa do Noivo.
Assegurámos os voos, transporte, alojamento e refeições do staff e começámos a planificar a nossa Sessão de Solteiros. Começámos em Lisboa (onde residimos) e terminámos em Estarreja (terra natal do noivo Milhinha).
SÍTIOS EM LISBOA:
- Estação do Oriente
- Panorâmico de Monsanto (vista panorâmica sobre Lisboa)
- Parque dos Poetas – Fase II (vista panorâmica sobre Oeiras)
- Jardim Municipal de Oeiras
- Praia de Carcavelos
SÍTIOS EM ESTARREJA:
- Bussaco Palace Hotel – desistimos da ideia, pois a Fundação Mata do Bussaco pedia um balúrdio para a sessão fotográfica.
- Parque La Sallete, em Oliveira de Azeméis.
- Cais da Torreira
- Praia de Miramar e a Capela do Senhor da Pedra
Correu lindamente! Os nossos fotógrafos só nos pediram para namorar, para trocarmos carícias e para estarmos à vontade. Volta e meia assertavam a nossa pose. O resultado é este:
Ainda não tenho as fotos todas, mas estou completamente apaixonada pelo resultado divulgado no Instagram!
E vocês que pensam fazer na vossa Sessão de Solteiros?
Bjs!