Olá, princesas! I’m on a roll – i.e. ando especialmente inspirada para os meus debates em atraso nesta época natalícia! Há que continuar a minha saga das Manualidades. Hoje venho falar de uma manualidade que não é muito óbvia, mas que dá algum trabalho e que é útil para os vossos convidados. Falo de formas pictóricas de comunicar com os vossos convidados, como as timelines ou os mapas que podem incluir nos vossos convites e outras manualidades de forma a manter os vossos convidados atualizados com o “programa das festas”.
Cronogramas e Timelines – quais as horas importantes do vosso casamento?
Pergunta para as noivinhas que já andam a entregar os convites: nunca vos perguntaram a que horas é a cerimónia? E a que horas começa a refeição? A julgar pela minha entrega de convites, terão sido muitos! Felizmente eu fiz um cronograma e, em um relance, os meus convidados conseguem responder a todas as perguntas por mim! Vejam o meu exemplo aqui:
Para esta manualidade, apenas precisamos de uma ferramenta de edição de texto decente. Eu usei o Canva (canva.com) como também poderia ser o PowerPoint. Inspirei-me – como sempre – nos debates de outras noivinhas aqui da comunidade e incluí toda a informação necessária para o nosso Destination Wedding. Não só as horas como os locais – decidi apenas colocar coordenadas GPS no nosso site do casamento.
As minhas inspirações foram muitas, mas trago-vos aqui outros exemplos muito bem conseguidos:
· O exemplo bem pictórico da noiva Milene que incluiu nos seus convites;
· A timeline (feita no PowerPoint) da Noiva Top Patricia para os leques da sua cerimónia;
· O estacionário DIY do noivo João;
· A timeline e a informação clean do convite da nossa Destacada Ritinha.
Como vêem, há muitas formas para usar e abusar do vosso cronograma.
Croquis e Mapas – como chegar ao vosso casamento?
Imaginem-se na pele dos vossos convidados: vamos até à igreja de carro assistir à celebração de matrimónio e depois? Vamos de carro até à quinta? Vamos a pé? Qual o caminho? Certamente que irão todos atrás de um grande cortejo de carros… Mas e se alguém se perde? Ou chega mais tarde? Ou tem alguma eventualidade? Convém dar indicações precisas para os mais distraídos ou azarados. Muitos noivos optam por deixar coordenadas GPS ou mesmo um Print screen do Google Maps com o caminho da igreja até à quinta. Mas se querem uma opção mais elegante podem desejar um croqui ou esboço das indicações até à quinta.
A nossa comunidade tem alguns exemplos ótimos para vos servirem de inspiração. Ora vejam lá:
· O trajeto da noiva Ana Dias;
· O desenho da noiva Carina;
· A placa com indicações da noiva Liliana;
· Este mapa detalhado de uma noivinha;
· Também a nossa Destacada Vânia fez uma placa com as indicações até à quinta.
Podem incluir os vossos lindos desenhos nos vossos convites, nos leques, no final dos missais ou qualquer manualidade que entreguem na cerimónia. Também podem fazer kit para os carros com os laços e mapas tal qual como fez a nossa Destacada Vânia.
Outras ideias?
Sim, queridas noivas e queridos noivos. Há outros exemplos bem-sucedidos na nossa comunidade de formas pictóricas de comunicar com os convidados. Não pretendi ser exaustiva neste tema, mas não posso deixar de referir o excelente debate da nossa Destacada Ritinha sobre a primeira impressão que deixamos com a informação que deixamos no nosso convite. Não deixem de lê-lo para mais inspirações.
Beijinhos e boas manualidades!