Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Porto (Concelho)

Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19)

Rita, a 13 de Março de 2020 às 11:50 Publicado em Fórum Casamentos.pt 36 319

(Atualizado a 22/02/2022)

Para conhecer as últimas orientações para o plano de desconfinamento em Portugal, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt



***

Relembramos que as orientações sobre a organização dos casamentos mudam constantemente de acordo com a evolução da abertura económica e/ou novos acontecimentos nacionais relacionados com o vírus. A Direção-Geral de Saúde anunciou no dia 9 de Junho as Recomendações por Tema e Setor de Atividade. No entanto, possíveis desdobramentos podem modificar as diretrizes. Recomendamos que estejam sempre atentos às notícias e às novas orientações das autoridades.


***

Olá Comunidade.

Como todos sabem, o mundo inteiro está a atravessar uma situação delicada devido ao vírus COVID-19 (coronavírus), que afeta também o setor nupcial. Infelizmente, em alguns casos, está também a afetar a organização do casamento ou mesmo a celebração deste dia. Temos recebido muitas dúvidas e preocupações da vossa parte e por isso gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Acho que já todos sabem o quanto lamentamos esta situação e que entendemos a incerteza que o panorama atual cria em torno do vosso casamento. Na Comunidade de Casamentos.pt, contam com todo o nosso apoio para, como sempre, acompanhar-vos, partilhar dúvidas, preocupações, experiências e sentimentos.

Neste sentido, queremos reunir todas as perguntas ou inquietudes que vocês, noiv@s, têm estado a partilhar connosco no fórum e apoiar-vos com conselhos, bem como, com a informação necessária para que possam guiar-se ou, pelo menos, tranquilizarem-se. Tod@s junt@s, vamos reunindo ideias, conselhos e informações.


🍴 Festa de casamento e espaços

Como estes protocolos vão mudando diariamente, recomendamos que se mantenham informados. Se têm qualquer dúvida sobre a celebração do vosso casamento, recomendamos que entrem em contato com os vossos fornecedores para resolver todas as dúvidas e inquietações e, no caso de ser necessário, encontrar soluções ou alternativas aos impedimentos que possam surgir.

Em momentos de emergência como o que estamos a viver, a solidariedade das pessoas pode surpreender-nos. Se conversarem com calma com os profissionais que escolheram para o vosso dia, podem encontrar um plano B ou uma solução que favoreça ambas as partes. Agora, mais do que nunca, precisam que os profissionais estejam do vosso lado e vice versa.

Sobre o espaço onde realizarão a vossa cerimónia, seja civil ou religiosa, aconselhamos a que entrem em contato com as instituições que, de certeza, já estão a avaliar toda a situação e a tomar medidas pertinentes. Para além disso, algumas medidas preliminares estão a ser adotadas por regiões pelo que, para além das medidas nacionais, é importante que consultem as medidas que estão a ser aplicadas no vosso distrito ou cidade.


🌎 Viagens e Lua de Mel

As viagens, passeios e escalas são outras das principais restrições neste momento. O melhor é que se mantenham informados e não deixar que os nervos falem mais alto.

>> Se a tua viagem é daqui a vários meses, informa-te mas não te precipites nem tomes uma decisão de cabeça quente. A situação pode ,e assim esperamos, mudar em poucos meses e seria uma pena que percas a viagem e o preço que já tinhas reservado. Contudo, se ficares mais tranquila, podem ler a política de alteração e cancelamento do vosso contrato e consultar a vossa agência de viagem.

>> Se a tua viagem é nas próximas semanas, a primeira coisa que deves fazer é verificar a informação oficial e atualizada das autoridades tanto no país de destino, por exemplo na Embaixada de Portugal desse mesmo país e da Organização Mundial da Saúde , como nacionais, como o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde (DGS).

No caso de terem solicitado um pedido de visto de viagem, serão as mesmas autoridades oficiais as que poderão informar-vos da possibilidade de reagendar a vossa lua de mel. Mesmo assim, se a tua viagem inclui alguma escala com limitações de entrada ou saída, deves verificar as restrições desse lugar. Podes fazê-lo aqui.

A próxima recomendação será consultar a vossa agência de viagens e questionar qual a possibilidade de adiar a lua de mel ou procurar destinos alternativos.

Por último, se é o caso, também recomendamos que consultem as políticas que a vossa companhia aérea ou o vosso alojamento seguirão.


👫 Fala com os teus convidados

A celebração do vosso casamento é um dos momentos mais importantes para ti e para a tua cara metade, mas também para a tua família e amigos. Se não é possível celebrar este dia agora, não te preocupes. Para que possas viver este dia com total tranquilidade e para que todos possam disfrutar deste momento deves reconsiderar reagendar o casamento e realizá-lo numa data posterior. Os teus convidados vão entender e agradecer, especialmente se estão mais fragilizados a nível de saúde.


👰 Casamentos dentro de alguns meses

Esta situação muda constantemente e não podemos predizer quando estará finalizada. Assim, se o teu casamento é dentro de uns meses não te preocupes demasiado. Continua com a organização do teu casamento e pensa que tudo se vai resolver em breve.


🤔 Adio ou não… E agora?

Não te sintas frustrada. O melhor é manter a calma e confiar que tomaram a decisão correcta. Aproveitem este tempo, até à nova data, para procurar inspirações, preparar os últimos detalhes, encontrar fornecedores pendentes… E, sobretudo, não percas a esperança.

Terão o vosso grande dia e será um dia memorável.

Esperamos e desejamos que nas próximas semanas tudo se resolva e que possamos regressar todos à normalidade.

****

Relembramos que na Comunidade sempre podem encontrar o apoio necessário para qualquer pesquisa, dúvidas ou sentimentos que pretendam partilhar com os restantes casais que estão a passar pelo mesmo processo.

E para qualquer caso particular, não deixem de escrever a help@casamentos.pt onde as nossas equipas estarão disponíveis para ajudar.

Um abraço forte!


giphy.gif?cid=790b76116b254cbe295aec508d283189345567ee666bb95e&rid=giphy.gif


Confere nossa central de ajuda:

Central de ajuda para casamentos: guia útil para casamentos

319 respostas

Última atividade por Patricia, a 28 de Julho de 2021 às 13:25
  • Patricia
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Vila Nova de Gaia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19) 1

    Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19) 2

    Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19) 3
    🙏🙏🙏 a aliviar o coração!! Que assim seja amanhã volte tudo aos 50%! E dai seja só a aumentar.. ❤ #faltam15dias
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Olá Isa 🌸 Obrigada.
    Orientações sempre são bem-vindas 🙌🏼Muita sorte e muito ânimo para as noivinhas que estão em situações por conta das restrições 🍀
    ♥️

    • Responder
  • Vera
    Noiva Novata Junho 2020 Seixal
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim nos também já estamos mesmo a pensr que nao ira ser possível.. infelizmente já e a segunda vez também.. mas e muito difícil
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Julho 2022 Baião
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá,

    Tenho exactamente o mesmo problema Smiley sad queremos casar no dia 3.07.21 mas lentamente também já não acredito que isso vá poder acontecer (voos, restrições, planeamento...). Falei com os meus fornecedores e já estou a começar a formar um "Plano B". Eu também não quero que os meus convidados compram bilhetes que não pode ser cancelados. Custa-me tanto adiar uma segunda vez, mas acho que não vou ter outra opção.
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Novembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    data nosso casamento nunca foi altera sempre ficou data confirmada ate covid19

    • Responder
  • Vera
    Noiva Novata Junho 2022 Setúbal (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola o nosso casamento já era Para ter sido realizado o ano passado a 13 Junho 2020 altera mos para 19 Junho 2021. Mas nao acredito que possa ter o casamento que tanto sonhei. Nos moramos no estrangeiro e temos muitos convidados de ca. Com as novas regras e os valores dos testes que teriam que ser feitos .. nao sei se ira ser possível se realizar.. agora estou com receio de avançar ou tomar uma decisão visto que as pessoas do estrangeiro teem muitas coisas a refazer para uma viagem neste momento. Alguém que me ajude.. eu nao posso esperar ate maio para tomar uma decisão..
    • Responder
  • Marta
    Noiva Novata Abril 2022 Oeiras
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Gostaria de colocar algumas questões, não sei se alguém me consegue ajudar Smiley smile

    Tinhamos casamento marcado para abril 2021 mas decidimos adiar a cerimónia religiosa para abril 2022, acreditamos que nessa altura já estará tudo calmo.

    No entanto decidimos manter o casamento civil para a mesma data (abril 2021), apenas com pais, irmãos e padrinhos, e consequentemente a lua de mel (porque somos obrigados a gozar a licença de casamento). No caso de ainda estarmos em estado de emergência e confinados, como funcionam os casamentos civis? realizam-se? No caso de não se realizarem, é prolongado o prazo para o casamento (suspendem o prazo durante o confinamento e retomam a contagem quando acabar o confinamento)? E relativamente à lua de mel, pode acontecer (nós planeamos uma viagem aos açores) ? as agências de viagens o ano passado reembolsaram os noivos? Se temos o dever de ficar em casa, deduzo que viajar não fará parto da excepções, mesmo que dentro de território nacional, mas não encontro informação específica sobre o tema.

    Obrigada

    • Responder
  • A
    Seixal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite vamos casar em Dezembro a nossa lua de mel ê no algarve ja está marcada será que se fecharem os concelhos podemos ir na mesma???
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que relato tão bonito. Sejam muito felizes Micaela, o amor ganha sempre Smiley heart

    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casamento em tempos de instabilidade (COVID-19) 4Olá isa!! O nosso casamento foi completamente diferente do que alguma vez imaginamos. Tivemos que alterar tudo a 1 semana do casamento, porque em junho as regras estavam sempre a mudar e dependia das zonas. Foi uma loucura mas foi bom ver que todas as pessoas que sem medo disseram que iam ao nosso casamento foram as mesmas pessoas que se levantaram para nos arranjar soluções para realizar a festa no dia. Então casamos, toda a gente de máscara, álcool espalhado em tudo o que era entradas mas muita alegria a correr todos os corredores e depois todas as mesas😁 foi tudo servido a mesa, eu tive que comprar mais um vestido assim mais descontraído porque como trocamos o local do jantar o meu vestido de noiva não era confortável para andar de um lado para o outro, mas fui a noiva covid com máscara personalizada e dois vestidos eheheh assim também como muita gente fez. Muitos trocaram de roupa depois po jantar principalmente as senhoras.


    Não foi o que planeamos mas foi o que Deus quis e foi espetacular.
    A lua de mel também fizemos em Portugal , a agência ajudou nos imenso , foi sempre trocando a nossa viagem conforme as regras até que acabou por nos indicar algumas opções em Portugal, então fomos para o Gerês.
    Namoramos quase 7 anos e 5 deles foram a distância, foi uma data planeada com tudo o que possam imaginar e poderíamos adiar por medo mas sim realiza lá por amor e pela força dos que mais nos amam e sempre nos acompanharam ao longo desta caminhada.
    Entendo o medo de muitos mas não se compara a felicidade do dia independentemente de como ele aconteça.
    Assim que tiver mais fotos partilho❣️💚
    • Responder
  • Inês
    Noiva Constante Setembro 2020 Guarda (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde,

    Estou um pouco confusa. Saiu agora o comunicado da última reunião do Conselho de Ministros de 30 de julho de 2020 que diz:

    "Assim, a partir das 00:00h do dia 1 de agosto de 2020, e até às 23:59h do dia 14 de agosto de 2020, determina-se:

    - Mantêm-se as regras de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares, mas alarga-se até às 00 horas a possibilidade de acesso ao público para novas admissões e determina-se o encerramento destes estabelecimentos à 01.00 hora;

    - Estabelece-se a limitação de concentração de 20 e 10 pessoas, consoante a situação declarada no respetivo local seja, respetivamente, de alerta ou contingência;"
    Então a "festa" do casamento tem de terminar à 01 da manhã?Podem-me esclarecer ONDE há esta limitação de 20 e 10 pessoas? Ou seja, eu tinha ideia que nos casamentos o limite de pessoas era de 50% da capacidade da quinta/espaço, mas agora essa regra do Conselho de Ministros é para que situações? Peço desculpa, mas fiquei um pouco confusa.Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nádia! Conseguiste resolver o problema? Se não, recomendo-te a abrir um debate aqui a expor o problema para que consigas alcançar mais noivinhas: Abrir debate

    Beijinhos!

    • Responder
  • N
    Noiva Novata Setembro 2020 Odivelas
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá a todas. Eu caso dia 12 de Setembro e era suposto fazer a cerimónia civil na quinta. Antes do Covid tinha tudo tratado (para Julho, entretanto tive de adiar o casamento) e na altura tinham-me assegurado que alguém se deslocaria à quinta para nos casar nem que de uma conservatória de outro concelho, sendo que só tínhamos que assegurar o pagamento do táxi desde a conservatória até à nossa quinta. Contudo, agora quando tentamos remarcar para o dia 12 todos os conservadores se têm recusado a deslocar à quinta aceitando apenas fazer o casamento civil na própria conservatória, nem mesmo do concelho da nossa quinta aceitam. Alguém com o mesmo problema? Se sim e se o conseguiram resolver, como fizeram?
    Obrigada desde já.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Setembro 2020 Almeirim
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá a todos. Fui ler as orientações da DGS mas não falam nada sobre eventos exclusivamente ao ar livre, como seria o caso do nosso. Aparte a desinfeção dos espaços e a distribuição de álcool-gel e máscaras, ao que me parece, apenas necessito manter a distância de 2m entre lugares sentados. Não há restrição ao número de convidados, sabendo que depois acresce a esse número de pessoas os funcionários do catering, o fotógrafo, os músicos...? Apenas depende da área que eu tiver disponível?

    Obrigada!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Micaela! Muitos parabéns Smiley heart E como foi o teu casamento? Gostarias de partilhar a tua experiência connosco? De certeza que ia ajudar e motivar muitas noivinhas de 2020 que não sabem se adiar ou manter a data do seu casamento. Beijinhos e sejam muito felizes Smiley ring

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muitos parabéns!!!
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Junho 2020 Felgueiras
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei no dia 10 de junho. Eu entendo o receio de todas, entendo o medo de todos os convidados(...) mas vai correr tudo bem e desejo o melhor para todas beijinhos 😍😘💚
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá novinhas, eu ia casar dia 1 de Agosto deste ano, mas com toda esta situação adiei para o ano de vem. Queria a 17 de Julho de 2021, mas falei com o registo civil, pois queremos casar pelo civil na quinta, e alargaram o prazo que tinha até 3 de Maio. E eu não posso casar nessa altura pois não consigo férias. Alguém sabe se posso fazer alguma coisa? Acho injusto perder o dinheiro, que não é pouco e ter que o pagar outra vez. Eles não prestaram serviço nenhum e ainda ficam com o dinheiro
    • Responder
  • S
    Setúbal (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Nanda

    • Responder
  • Nanda
    Noiva Principiante Maio 2021 Vila Franca de Xira
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depende acho q cada quinta um nº x de convidados possíveis e estão adaptadas as novas condições por causa do covid-19. Informa-te na quinta onde queres viver o special day.

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Maria! Muitos parabéns Smiley heart E como foi o teu casamento? Gostaríamos muito que partilhasses a tua experiência connosco. Beijinhos e sejam muito felizes Smiley ring

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Outubro 2021 Almada
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia, Parabéns!!! Pode contar como correu?

    • Responder
  • S
    Setúbal (Concelho)
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sera que alguma noiva sabe me dizer qual o número de convidados que podemos levar para a quinta onde se vai realizar a cerimonia? Obrigada

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Maio 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obgd por tudo mas já casei dia 20 de maio e já não preciso de mais informação sobre casamentos. Tudo de bom e abraços

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Novata Julho 2020 Moita
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai tudo correr bem Smiley sexy

    • Responder
  • Dario
    Noivo Novato Agosto 2020 Braga (Concelho)
    Dario ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também não ... também temos essa esperança !
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois não sei se é legal.
    Foi o que a sra me enviou no email
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Outubro 2021 Almada
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também estou nessa situação. Mas isto será legal? O fornecedor pode simplesmente ficar com o sinal por adiarmos perante uma situação de pandemia?

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!!
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rita! 😘 Lamentamos imenso esta situação. Mas esse dia vai chegar e será ainda mais especial 😘 Um beijinho e força!

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Leonor!

    A noiva Krizitah partilhou o seu feedback aqui: Informação conservatória: covid vs processo civil (atualização de informação).

    Mas o ideal é que possas contactar a conservatória e pedir mais informações e atualizadas.

    Beijinho

    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Julho 2021 Barreiro
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ia casar agora em 5 setembro 2020 e adiámos para 24 julho 2021. Também consegui avisarmos os fornecedores à excepção da loja de noivas também Smiley sad
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração