Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas!

Milhinha, a 13 de Julho de 2019 às 21:49 Publicado em Fórum Lua-de-mel 9 39

Noivinhas! Escrevo-vos este debate totalmente relaxada e com um bronze fantástico, vinda de 5 dias de férias no Porto Santo! Depois dos meus debates sobre dicas de Lua de Mel no Funchal e na Madeira , Queria partilhar convosco o segredo mais bem guardado de Portugal, as nossas Maldivas Portuguesas! Dedico este debate com muito carinho à Cláudia que em breve irá passar a Lua de Mel nesta ilha do arquipélago da Madeira.


Quando ir? Começo por dizer que não há melhor destino de praia do que o Porto Santo. O bom tempo abunda de Maio a Outubro, embora seja de evitar em Agosto pois a ilha é inundada de madeirenses que vêm passar o seu mês de férias há anos! Infelizmente é uma ilha que sofre de grande sazonalidade e por isso alguns serviços em restaurantes mais pacatos podem deixar a desejar. Mas a beleza natural desta ilha suplanta tudo isso!


Como chegar lá? Todos os dias parte um Ferry Boat do Funchal, o Lobo Marinho, que demora 2h30 a atracar na ilha vizinha (procura promoções em https://www.portosantoline.pt/ pois podem levar o próprio carro se desejarem). Felizmente a TAP faz voos diários a partir de Lisboa nos meses de Verão e está será a solução mais cómoda e sem escalas.


Onde ficar? Existem alguns hotéis de boa qualidade onde poderão ficar. Nós recorremos ao alojamento local e foi baratíssimo! Ponderamos voltar lá em breve!

Mapa do Porto SantoLua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 1


O que visitar? Deixo-vos algumas sugestões do que fazer durante a vossa estadia. Aviso que devem respeitar o clima. E com isto quero dizer que se está sol, toca ir para a praia! Nas horas de maior calor, abriguem-se num museu! Se está mau tempo, vale a pena ir numa excursão de táxi! A ilha é muito plana e toda a zona Sudeste é visitável de bicicleta. A Zona Norte tem tesouros escondidos, dignos de umas férias de aventura! Decidam explorar a ilha e não se resignem a ficar no hotel!


1. Praia de Porto Santo: extendendo-se por 9Km da costa sul/sudeste, esta praia de areia dourada se perder vista foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal e percebe-se bem porquê! A água adquire tonalidade azul turquesa e as fotos (todas tiradas neste mês de Julho) falam por si. Há diferentes zonas de praia umas com mais rochas (a evitar) outras mais inundadas e turistas (Praia da Ponta do Cabeço, junto ao Pestana). Ficámos alojados no Campo de Baixo e apenas atravessávamos a estrada para ir à Praia de Ribeiro Cochino, que é muito sossegada e adequado para crianças! Também são conhecidas as propriedades terapêuticas da areia portossantense, pelo que podem desfrutar de tratamentos Spa com a mesma no Vila Baleira Thalasso & Spa (https://thalasso.vilabaleira.com)

Praia do Porto Santo (panorâmica de Norte a Sul)Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 2


2. Vila Baleira: a capital desta ilha está intimatimente ligada aos Descobrimentos (não se esqueçam que foi aqui que as caravelas Portuguesas se refugiaram de uma tempestade colossal que ia destruindo todas as embarcações - daí o nome). Junto ao Largo da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, pode ver-se um poço a meio da praça que é uma Matamorra, uma cova isolada de pedra e palha que servia para conservar cereais da população. Não podem ignorar a fila de gente que se acumula para comer uma Lambeca, gelado artesanal feito em máquinas de origem italiana e que fazem parte a infância de todos aqueles que cresceram no arquipélago da Madeira (todos os dias o dono octagenário presenteia-nos com diferentes sabores e misturas). Não percam a Casa Museu Cristóvão Colombo, onde viveu o descobridor e planeou a sua viagem para as Américas. Também o Núcleo Jorge Brum do Canto retrata a vida do cineasta que se apaixonou pela vida dura do pescador e agricultor portossantense. Passeiem pelo Cais Velho que dá lindas fotos e quando a fome apertar, vale a pena passar pelo Mercado Velho, um antigo mercado de peixe convertido em restaurante e bar, onde comi as melhores lapas que alguma vez provei fora de casa. Tudo regado com uma ponchinha! Hahahah


3. Praia da Calheta /Miradouro do Pico das Flores: esta praia arenosa e rochosa localiza-se na Ponta Sul da ilha, possui águas mais agitadas mas deliciosas! Tem vista para o ilhéu da Cal ou de Baixo, que se tornou área protegida pela Rede Natura 2000, por possuir flora característica da costa atlântica e vestígios de Laurissilva e aí nidificarem 4 espécies de aves em vias de extinção. No entanto é possível chegar ao ilhéu de barco, com pranchas de Stand up paddle ou canoas para um dia bem passado numa praia totalmente deserta! Se estiverem de carro, façam um desvio para o Miradouro do Pico das Flores, onde podem ver melhor as falésias do Ilhéu da Cal e toda a ilha de Porto Santo a Norte.


4. Praia do Zimbralinho / Miradouro dos Morenos: não chegámos a visitar esta praia de calhau deserta, de difícil acesso mas com águas límpidas da costa Noroeste, mas aconselho a quem tenha tempo e espírito de aventura que o faça! As fotos que encontrei são de meter inveja a qualquer Santo! No Miradouro dos Morenos podem vislumbrar o recorte da Ilha da Madeira, em dias de muito bom tempo - fica em caminho de carro.


5. Pico de Ana Ferreira: para quem gosta de geologia, esta é uma passagem obrigatória. A subida de bicicleta é dificultada por estradas de terra batida, mas um carro ou outro veículo motorizado chega lá facilmente. Nós fomos a pé! O "Piano" é uma amostra colossal de disjunções prismáticas que são paralelipípedos de rocha basáltica que se formam pelo choque térmico entre a lava quente de uma erupção vulcânica e o contacto com água ou ar muito frio. Estima-se que a ilha tenha estado vários milhares de anos submersa. Portanto, este lindo miradouro onde se vê toda a zona sul da ilha estava coberto de mar! Acho fascinante pensar nisso. Tem também vista para o enorme campo de golfe, que faz as delícias dos amantes da modalidade!

Vista do topo do Pico de Ana Ferreira (noivo Milhinha a esconder-se)Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 3


6. Pico do Castelo e as Veredas do Pico do Facho: nas zonas altas da ilha que estão cobertas de vegetação o ano todo, podemos encontrar o Pico do Castelo, assim designado por ter sido construída uma fortaleza destinada a assinalar com a maior brevidade possível a chegada de piratas franceses e argelinos e assim evitar saques. Atualmente neste miradouro, a vista é de cortar a respiração! Se gostarem de caminhadas na Natureza, as veredas são caminhos de terra batida que vos levam a percorrer as zonas altas e encontrar paisagens lindíssimas! Usem calçado adequado (montanhismo), tragam água e farnel e respeitem os caminhos assinalados. Digam sempre a alguém onde vão, pois em alguns pontos não há rede de telemóvel.

Vista do Pico do Castelo ao entardecerLua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 4


7. Praia de Porto das Salemas: não posso deixar de dizer a Bênção que foi visitar esta Praia na costa Norte. O taxista bem nos avisou: teríamos uma descida íngreme de 10 minutos até à praia e depois uma subida de 20 minutos num local com pouca rede de telemóvel. Mas o esforço valeu cada gota de suor! Chegamos em maré baixa a esta Praia de areia amarela com baixios calcários. Aqui formam-se poças de água quente que servem de berçário para peixes, camarões e algas! Foi fantástico descobrir tanta vida naquele local. E ao final da tarde, à medida que enchia a maré pudemos, mergulhar nas águas mais límpidas que alguma vez mergulhei! Valeu mesmo a pena!

Porto das Salemas em maré baixaLua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 5


8. Praia de Porto dos Frades: se gostam de praias desertas como eu, deixo-vos a sugestão desta praia na costa Este da Ilha. É uma praia de calhau também com areal, repleta de vegetação devido a um ribeiro que lá desagua, emoldurada por montanhas. Mais uma vez, local com pouca rede de telemóvel.


9. Casa da Serra: apesar de ser habitação destinada a alojamento local, este edifício em pedra representa as casas típicas do Porto Santo e permite-nos viver a pacatez e a ruralidade (por vezes dura) da vida na Ilha. O terreno árido, os burritos que serviam de principal meio de transporte, tudo nos faz pensar como sobreviveram as gentes desta terra até aos dias de hoje. Peçam ao vosso taxista para pararem por lá na vossa excursão!


10. Miradouro da Portela e os Moinhos: neste miradouro cuja vista se estende desde o Porto e a Marina até a toda a extensão da Praia do Porto Santo, situam-se ainda velhos moinhos de vento (agora desativados), que serviam para moer trigo e outros cereais que eram vendidos e exportados nos barcos que se dirigiam para as Américas. Permite fotos super instagramáveis ao pôr do sol!


Apesar da ilha ser pequena e todas estas atrações se verem numa excursão de um só dia, viver a ilha com calma e pacatez é do melhor que há! Experimentar praias diferentes todos os dias, restaurantes diferentes e absorver a cultura desta gente que é tão diferente da cultura Madeirense e Portuguesa. Venho de lá bucólica e apaixonada!Espero que gostem também!



39 respostas

Última atividade por Marta Vieira, a 20 de Junho de 2021 às 18:53
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro a praia, mas o tempo não é dos melhores ahah tanto está calor como a seguir esta a chover mas tirando isso estou a gostar muito 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A partir de Junho a tempo é fantástico! Tens de aprender a respeitar a metereologia: se acorda nublado vai passear, se acorda solarengo vai para a praia. Quem decide o que fazer é mesmo o tempo. Assim tira-se partido da melhor praia do país! Bjs
    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Julho 2021 Matosinhos
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia queridas noivas! Obrigada pelo debate...eu também escolhi Porto Santo para a lua-de-mel e a expectativa é altíssima. A pouco mais de um mês do casamento estou ansiosa por conhecer...só espero que o tempo ajude😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Martinha! Espero que tenhas desfrutado da tua Lua de mel 😍😍😍 Conta-me tudo! Que mais gostaste? Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate Milhinha ❤
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Obrigada Taninha! Fui uma sortuda com o tempo! Mas é um lugar pacato onde se pode fazer muita coisa! Adoro estas pérolas de Portugal! Bjs
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Woww ! 😍 fantástico ❤
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate Milhinha 😍😍 parece me um destino interessante.. e essas fotos! Que lindas ❤
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A madeirense mais orgulhosa ehehe, adorei as maldivas portuguesas 😘 OBRIGADA por este debate incrível.. não desiludes! #bjs ehehe

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por enquanto sim hehe

    Temos tido tanta coisa para fazer que acho ainda não pensamos tanto no dia e assim não ficamos nervosos Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que disparate meu! Está tudo tranquilo? Bjs

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já o fiz na semana passada quando estava nos 10 dias hehe

    Amanhã faço provavelmente o último debate antes do dia para mostrar as últimas coisinhas ^^

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel! Está quase! Que tal o debate de 1 dígito? Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que ótimo debate Milhinha ^^

    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é que não seja versátil, mas as visitas e lugares que falas-te, consegues as fazer em poucos dias. Para quem vá de férias uma semana, consegue fazer-Las todas e ainda fica com tempo para ir à praia e ao spa.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha é comum pensar-se isso! Eu vim de lá com músculos novos de pois de descer e subir o Porto das Salemas e de escalar o Pico Ana Ferreira. Acho que o Porto Santo é mais versátil do que se faz pensar! Bjs
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E para quem quer mesmo relaxar sem fazer rigorosamente nada, ainda existe um spa maravilhoso lá com acesso directo à praia. Aliás quase todos os hotéis de lá têm acesso directo à praia.
    O Porto santo é ideal para quem quer passar uma férias sem fazer "nada"! 😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O noivo Milhinha diz que a foto do Porto das Salemas não lhe faz jus. Deixo a foto do local onde mergulhamos, a pedido dele.

    Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! 6
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, acho que o noivo ia gostar de umas férias nesse destino😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem Sandrina! Era mesmo esse o objectivo do debate! Caso não seja para lua de mel, que seja para uma viagem durante umas mimo férias! Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Tem ar de ser uma viagem muito interessante, eu que até aqui nunca nutri especial interesse por este destino, estou tentada a la ir graças ao teu debate😉
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Beijinhos.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caras noivinhas,

    Este debate faz parte de um Trio de debates sobre Lua de Mel no Arquipélago da Madeira. Confiram aqui:


    Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-funchal-10-sitios-a-nao-perder--t208845


    Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/lua-de-mel-na-madeira-10-locais-imperdiveis--t210275


    Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-porto-santo-10-locais-a-nao-perder-nas-maldivas-portuguesas--t213065


    Espero que seja útil! Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Tenho muito que ir aí 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia! E só o Porto Santo é uma pérola à parte! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bons dias, Virgínia, meu ❤️! Estou fascinada com o Porto Santo! Se quiseres desligar de tudo, é o sítio ideal! Bjs e um abraço bem apertado para ti!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo Dani! E eu pensava que conhecia Porto Santo e que era “sempre a mesma coisa”. Pois é quando nos tornamos turistas dentro do nosso país que descobrimos coisas novas! Bjs
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Milhinha, vou guardando tudo para quando for à Madeira ir à exploração!

    Beijinhos minha linda Smiley kiss

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia, estava com receio de não chegar a tempo! Um beijinho muito grande e espero que se divirtam o triplo do que eu me diverti lá! Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nosso país tem sítios lindos ❤
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha ! Excelente debate e de facto a ilha da Madeira é muito bonita
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim. Não ficamos em hotel, ficamos numa casa particular, e calhou de irmos na altura das festas de lá, nunca comi tanto bolo do caco como nessa altura.
    Se comprarmos aqui no continente, o bolo do caco não tem nem o meu tamanho, nem o mesmo sabor.
    Bjs 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração