Olá, princesas! Esta questão paira no ar muitas vezes aqui na nossa Comu. Muitas vezes, como noiva, comentei estes debates dizendo que era um pormenor dispensável e dizia de uma forma muito pessoal porquê. Venho hoje completar a minha experiência com os videógrafos porque hoje, 7 meses após o nosso lindo dia C (bodas de purpurina!), recebi o meu Pack Vídeo composto por Highlights e Long Film! Venho contar-vos a nossa experiência e cuidados a ter.
1) Definir prioridades no vosso orçamento
Tudo depende do vosso orçamento! Se planeiam um casamento low-cost (como a minha querida noiva Cláudia), se calhar a fotografia seria a vossa prioridade. Se o vosso orçamento estica um pouco mais, porque não contratar um videógrafo também? De qualquer das formas, estes dois fornecedores são imprescindíveis para o vosso bem-estar enquanto casadas. Porquê? Porque o vosso casamento será lindo, apaixonante, único e inesquecível! E vocês terão IMENSAS SAUDADES dele! Vão querer rever o álbum vezes sem conta e o vídeo idem-aspas. Por isso, quando contratarem os vossos fornecedores pensem como casadas – como vou eu matar saudades do meu dia C?
DICA: Tenho muitas amigas minhas que se casaram e se arrependeram de não ter contratado vídeo. Mesmo que seja um vídeo curto, poderá ser suficiente para acalmar essa saudade.
2) Pesquisar por fornecedores
Tendo em mente o que podem gastar com o casamento (ou seja, o vosso ORÇAMENTO), procurem por fornecedores de vídeo na vossa área. Devem mandar pedidos de orçamentos para saber que tipos de packs estarão interessados. Se não encontrarem ninguém na vossa área, devem alargar a busca para regiões limítrofes. Podem encontrar fornecedores mais em conta na periferia, devendo sempre procurar perguntar pelo preço de deslocação. Mesmo assim, excede o vosso valor? Podem pensar na solução DIY: algum amigo vosso que estaria disponível para filmar-vos no dia? Falem com os vossos pais e padrinhos – há sempre alguém que conhece alguém.
O orçamento não é tudo. Importa também a QUALIDADE DO TRABALHO. Devem procurar na app casamentos.pt mas também nas páginas pessoais, no Youtube e no Instagram pelo trabalho dos vossos potenciais fotógrafos. Deixem-se apaixonar e guardem as vossas ideias favoritas! Foi assim que nós decidimos fazer uma LoveStory para a entrada no nosso Copo de Água. Verifiquem que os trabalhos são recentes e procurem exemplos dos diferentes vídeos que procuram: Sessão de Solteiros, Trailer, Highlights, Long Film, Honeymoon Videos, etc. Só assim poderão aferir a qualidade dos trabalhos.
Devem também avaliar a QUALIDADE DE SERVIÇO E ATENDIMENTO. E para isso devem pesquisar nos comentários de outros noivos qual a experiência que tiveram com os videógrafos: o profissionalismo do trato, a presença nas reuniões, o cumprimento dos prazos, a qualidade do trabalho ou necessidade de provas finais. Fica muito por dizer quando contratamos os nossos fornecedores no início do noivado e esperamos pelo resultado final.
3) Contratar serviços que façam sentido e assinar o CONTRATO!
O meu glossário de videografia expandiu quando procurei por fornecedores. A diversidade de serviços prestados é imensa! Sabiam que alguns videógrafos também poderão ajudar em momentos de animação do vosso Copo de Água. Vamos então desbravar esses conceitos:
Trailer – vídeo com minutos (o tempo de uma
única música) que mostra takes dos vosso dia em relance e que é perfeito para
enviar aos vossos convidados por Whatsapp ou Messenger.
Highlights – vídeo 4-10 mins (3-4 músicas) que mostra as passagens mais importantes do vosso dia. Perfeito para mostrar aos amigos quando os convidarem lá a casa.
Short Film – vídeo do casamento com 15-30mins que mostra o vosso dia em pequenos trechos. É também uma versão simpática para não aborrecer os convidados que passam lá por casa.
Long Film – vídeo do casamento com 45-60mins que reconta o vosso dia na perfeição, com falas e piadas, com momentos da missa e do copo de água. É este o vídeo que só vocês (e eventualmente os vossos pais) vão gostar de ver.
Outros:
Save the Date – Vídeo com duração variada que mostra o vídeo da vossa Sessão de Solteiros que podem usar como convite super-original e digital! Podem também usá-lo para a vossa LoveStory.
Same Day Edit – Vídeo feito e editado no dia do casamento que mostra detalhes dos noivos em preparação, da chegada à igreja, da missa e das fotos após a igreja. É perfeito para um momento de animação durante o jantar do vosso casamento. Basta terem um projetor e uma tela (nós alugámos ao nosso DJ).
Honeymoon Trip – Fotos e vídeos da vossa Lua de Mel, coladas em vídeo depois de mandarem ao vosso videógrafo.
Trash The Dress – Sessão pós-casamento e uma excelente oportunidade para vestirem o vosso vestido de novo! Será para obterem imagens de vídeo assombradoras!
Tenham também atenção ao equipamento que têm disponível que pode ser importante:
Slider – equipamento que estabiliza a câmara, para takes em movimento.
Drone – equipamento de voo que permite imagens em voo de curta distância e duração.
Se perceberem de máquinas de filmar, perguntem qual o material de gravação usado para avaliar a qualidade do resultado final.
Outra questão importante é perguntar se têm um videógrafo de substituição, isto é, se o vosso videógrafo adoecer no dia C, se garantem que virá para fazer o vosso trabalho.
Escolham o que escolherem, deverão assinar CONTRATO com os vossos videógrafos. Qualquer profissional está habituado a ter contratos assinados de ambas partes, em que vocês se comprometem a pagar o serviço e eles se comprometem a entregar o serviço a horas. Se houver quebras no contrato terão de chegar a um consenso para resolver as vossas diferenças. Foi o que me aconteceu: o videógrafo não entregou o trabalho aos 4 meses (foi aos 7 meses e depois de muito contacto meu desesperado meu) e decidiu não cobrar a última percentagem do trabalho. Por isso: score!
4) Manter o contacto ao longo do noivado.
Desde que assinam o contrato até aos dias próximos do casamento, vale a pena manter contacto com os vossos fornecedores de vídeo (e de fotografia). Podem marcar reuniões intermédias para mostrar inspirações ou definir a timeline do vosso dia (eles serão os vossos principais guias). Ou simplesmente mandar mensagens de Natal a relembrar a data. Vale a pena criar relação com estes fornecedores tão importantes!
5) Definir prioridades no serviço nas últimas reuniões e pagamentos.
Devem anotar os prazos de pagamento que constam no contrato e certificar que preparam envelopes para entregar ou agendam as transferências por e-banking.
Nas últimas reuniões com fornecedores, devem ser assertivos e explicar o que pretendem dos vossos vídeos: o estilo, as técnicas e as ideias que foram vendo ao longo do tempo.
No nosso caso, nós queríamos ter imagens drone do nosso casamento, especialmente à saída da igreja – esse foi o único motivo pelo qual contratámos vídeo.
6) Depois do dia C: manter comunicação e aguardar (pacientemente) pela entrega.
Depois do vosso dia C e da vossa Lua de Mel, segue um LOOOOONGO tempo de espera para a entrega dos trabalhos (dos fotógrafos e dos videógrafos). Deverão manter a comunicação com eles e dessa forma obter alguns miminhos como fotos ou vídeos do Same Day Edit que poderão usar para divulgar pelos convidados ou criar cartões de agradecimento.
7) Visualizar os vídeos e confirmar o trabalho final.
Próximo da entrega, os vossos videógrafos irão contactar-vos para ver um primeiro exemplo do trabalho realizado. Aí vocês poderão avaliar de fio a pavio o seu trabalho e pedir as modificações que precisam: eliminar ou incluir takes, mudar as músicas escolhidas para o vídeo, etc.
No dia em que finalmente estiver pronto, terão de efetuar o último pagamento. Certifiquem-se de que o trabalho cumpre todos os critérios e requisitos de qualidade. Será feita a entrega em PenDrive ou em CD/DVD. Poderá ter capa ou vocês poderão fazê-lo vocês mesmas (nada como uma última Manualidade, hein?).
Em suma, o videógrafo continua a ser um fornecedor dispensável, mas cujo serviço vai fazer-vos falta daqui por uns tempos quando quiserem reviver o vosso dia com os vossos convidados (ou mostrar aos vossos rebentos).
A nossa experiência?
Nós apenas contratámos videógrafo por mero acaso: queríamos imagens panorâmicas do nosso casamento e na altura apenas havia drones de vídeo. Para nós era um must-have. Apenas contratámos o pack simples de Trailer e Short Film. E isso bastava. Não queríamos ser aquele casal que dá secas aos amigos e os obriga a ver o vídeo do casamento do início ao fim num qualquer jantar de Natal em casa.
De entre os poucos fornecedores na app na Madeira (não compensava trazer alguém do Continente), apostámos numa dupla jovem com preços mais em conta e que tinham parceria com os nossos fotógrafos. Nas reuniões eram algo calados; os fotógrafos eram os principais elos da nossa ligação.
Pedimos para virem ao Continente fazer o vídeo da nossa Sessão de Solteiros e começámos a perceber que eram jovens com um trato mais casual. Foi apenas com a pandemia e o adiamento que começámos a receber alguns Whatsapp menos profissionais, que prontamente ignorámos. No dia do casamento, notámos pouca proatividade em captar alguns momentos do dia. No entanto, já tinha 75% do pagamento feito.
Quando o meu sogro nos pediu encarecidamente pelo vídeo da cerimónia, olhámos um para o outro e concordámos em pedir o Long Film. De facto, a nossa cerimónia foi única para nós e ficamos felizes que tenha sido especial para os nossos convidados também. Os videógrafos? “Sem problema! Temos muitas gravações para fazer um long film. Seria uma pena desperdiçar esse material” OK… Teríamos apenas de pagar mais 200€ pelo mesmo.
Mas demoraram semanas e semanas a dar feedback e prometeram enviar por YouTube o primeiro exemplo do nosso vídeo, que não veio à primeira. Depois de o vermos e solicitarmos uma lista de correções de pormenores que simplesmente não estavam bem – o noivo Milhinha stressava porque até para termos um vídeo em condições tivemos que penar – veio a demora na finalização do trabalho. E a entrega? Esqueçam! Demoraram semanas a combinar entregar a Pen à minha mãe. Mas já a têm na sua posse e eu já consegui respirar de alívo. Com entrega 3 meses fora de prazo, os videógrafos prontamente aboliram o ultimo pagamento no ato da entrega. Eu fiz questão de dar uma parte do dinheiro que devíamos por respeito ao trabalho deles.
O resultado final? Estamos apaixonados e pretendemos partilhar com todos os nossos convidados o excelente dia que tivemos. Com os nossos amigos partilhamos os Highlights. Os nossos pais querem de certeza ver o casamento todo e por isso terão acesso à Pen com o Long Film.
E para vocês, princesas, deixo o resultado final:
E vocês? Já contrataram o vosso videógrafo?
Bjs e bons preparativos!