Hello brides mais giras desta comunidade! 💖💖💖💖
Estamos quase a terminar esta série de debates de sugestões de locais para Lua de Mel em Portugal, ou uma escapadinha romântica com o vosso mais-que-tudo.
Desta feita vamos para o Minho e o Gerês!
LOCAIS A VISITAR:
🌍 Barcelos – um peregrino com mochila às costas a percorrer a Ponte é uma das imagens mais comuns e emblemáticas de Barcelos. Destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Terço que passa despercebida mas é lindíssima por dentro. O Largo da Porta Nova com o seu Jardim das Barrocas, um icónico Galo de Barcelos e o Templo do Bom Jesus da Cruz e o Cruzeiro do Senhor do Galo, ex-líbris da cidade e ligado à Lenda do Galo de Barcelos.
Atravessando a ponte até Barcelinhos tem-se uma bela vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos enquadrada pelo rio. Ali está a Capela de Nossa Senhora da Ponte onde ainda se vê os bancos e pias de pedra (lava-pés) para descanso dos peregrinos.
🌍 Guimarães – na cidade berço de Portugal é obrigatório visitar o Castelo de Guimarães, onde se presume ter sido onde nasceu Dom Afonso Henriques; o Paço dos Duques de Bragança; e a Capela de São Miguel cuja pia batismal foi onde D. Afonso Henriques foi batizado.
O animado centro histórico vale a pena ser frequentado, passando pela Praça de São Tiago o Largo do Oliveira onde está Padrão do Salado e os Antigos Paços do Concelho. Mais à frente no Largo do Toural é onde está a Torre da Alfândega com a inscrição “Aqui nasceu Portugal”.
Outro dos postais mais famosos de Guimarães é o Largo República do Brasil, uma avenida com um jardim colorido, com vista desimpedida para a magnífica Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos que salta de imediato à vista.
Por fim, a Penha de Guimarães, com um teleférico que liga o centro à montanha da Penha. O Parque da Penha oferece labirintos com penedos cobertos de musgo, grutas, capelinhas, fendas e miradouros, sendo ótimo para passear, terminando no Santuário da Penha.
🌍 Braga - a terceira cidade com melhor qualidade de vida de Portugal é uma cidade onde juventude e animação não faltam assim como locais a visitar. Como não me quero alongar, destaco alguns: o Arco da Porta Nova; a Igreja da Misericórdia de Braga e a Capela de São Geraldo; o Largo do Paço Episcopal Bracarense e o jardim do Largo do Município; o Paço Medieval e o colorido Jardim de Santa Bárbara, um dos favoritos para namorar.
A Sé
de Braga, a mais antiga diocese de Portugal.
A Torre de Menagem que é o que resta do que em tempos foi um castelo.
A Rua do Souto, onde tudo acontece; a Praça da República, a Rua do Raio com a Fonte do Ídolo e o Palácio do Raio e a Igreja de Santa Cruz (diz a lenda que moça casadoira que se preze tem de ver os 3 galos da Igreja de Santa Cruz – caso contrário, corre risco de não concretizar o tão sonhado casamento).
O Palácio dos Biscainhos, onde se podem visitar os amplos e luxuosos salões que chegou a ter visita de reis.
Pertinho de Braga merecem ser visitados o Mosteiro de Tibães, o único com 4 claustros e um unusual interior luminoso e a Praia Fluvial de Adaúfe de águas límpidas e com uns moinhos de água que ainda persistem de pé.
🌍 Bom Jesus do Monte de Braga – o Elevador do Bom Jesus está aqui para nos auxiliar na subida até ao Santuário do Bom Jesus, no entanto eu diria para não se deixarem intimidar com a escadaria de 581 degraus. Por favor, se não quiserem subir pelo menos que desçam: os Escadórios das Três Virtudes têm elaboradas decorações, fontes e estátuas merecedores de contemplação. O Parque do Bom Jesus pode ser usado para passeios, tem uma área de merendas para picnic e um lago artificial com barcos a remos.
🌍 Ali perto esta outro Santuário: o de Nossa Senhora do Sameiro, que leva milhares de peregrinos a realizarem procissões em dois momentos do ano: primeiro domingo de junho, com saída da Sé de Braga, e no terceiro domingo de agosto desde o Santuário do Bom Jesus do Monte.
O Monte Sameiro e o ponto mais alto de Braga, com verdes recantos e a melhor vista panorâmica sobre a cidade.
🌍 Ponte da Barca – destacam-se a ponte medieval, as arcadas do antigo Mercado Pombalino, o Jardim dos Poetas, a Capela de Nossa Senhora da Lapa, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz.
O Choupal e o Troço dos Açudes da Ecovia do Lima entre Ponte da Barca e Ponte de Lima são locais para desfrutar da natureza.
🌍 Arcos de Valdevez – mais conhecida pela beira-rio sombreada pelos salgueiros e a ponte espelhada no rio Vez. Na margem está a Praia Fluvial da Valeta e ainda se pode cruzar com a Fonte do Piolho e namorar à sombra da pérgula.
Vale a pena visitar o centro histórico, a Igreja da Misericórdia, o Relógio de Água no Largo da Lapa e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa.
🌍 Ponte de Lima – do vasto património destacam-se a Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras com belas vistas do rio e da vila no escadório.
Além da Ponte romano-gotica que deu o nome à vila há a Igreja de Santo António da Torre Velha que domina o cenário ofuscando a bela Capela do Anjo da Guarda, única em Portugal.
Pode-se passear no Parque do Arnado e desejar “Bom Caminho” aos peregrinos do Caminho Português de Santiago.
🌍 Viana do Castelo – a escassos 30 minutos da fronteira de Espanha e a menos de uma hora de viagem do Porto, destaca-se logo à partida o monte de Santa Luzia, que dá tambem nome ao Santuário e ao funicular com a viagem mais longa em Portugal.
O Monte de Santa Luzia domina o panorama de Viana do Castelo e tem uma das vistas mais deslumbrantes de Portugal, sobre a montanha, a cidade, o rio Lima e o Oceano Atlântico e ninguém consegue ficar indiferente ao Santuário.
Na cidade destacam-se a Praça da República cheia de monumentalidade e rodeada de restaurantes e bares, lojas de souvenirs e artigos regionais e da qual se ramificam ruas comerciais cheias de cor. Ali também está o Museu do Traje de Viana.
O navio Gil Eannes é outro ponto a visitar assim como a Sé Catedral de Viana do Castelo e a Praça da Liberdade.
🌍 Vila Nova de Cerveira – na vila das artes destacam-se o Castelo Medieval e a Igreja Matriz, assim como os miradouro do Espírito Santo (ou Porta do Céu) e o Miradouro do Cervo.
De dois em dois anos a vila assume-se como a capital da arte do crochet entre os meses de Julho e Setembro com casas e monumentos enfeitados com crochet. Com sorte, se visitares noutra altura do ano ainda poderás ver algumas artes.
🌍 Valença – cidade fronteiriça, onde se destaca a Fortaleza de Valença, o centro histórico e a Capela Senhora da Cabeça.
🌍 Monção – destacam-se a Ponte da Barbeita, o Palácio da Brejoeira a seis quilómetros a sul de Monção e as Termas de Monção, que além da cura termal tradicional são proporcionados programas específicos de bem-estar termal e relaxamento.
Outros locais:
🌍 Mosteiro de S. Miguel de Refojos em Cabeceiras de Basto
🌍 Melgaço
🌍 Póvoa do Lanhoso – Castelo, Castro e Santuário de Nossa Senhora do Pilar
🌍 Praias: Cabedelo, Afife, Moledo e Caminha
🌍 💖 🌍 Gerês 🌍 💖 🌍
Visitar o Gerês é uma das melhores escapadinhas de natureza a fazer em Portugal. A vila é o local óbvio para se ficar alojado.
🌍 Sistelo – a aldeia do Sistelo é
uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal. Podemos apreciar os
seus socalcos e percorrer os passadiços assim como percorrer Trilho das
Brandas do Sistelo.
🌍 Castro Laboreiro – uma aldeia que conseguiu manter intactas muitas das suas tradições. Destacam-se o castelo de Castro Laboreiro e a Igreja Matriz.
Na zona há inúmeros cursos de água e por isso várias pontes românicas e medievais.
O Planalto de Castro Laboreiro tem o maior conjunto megalítico da Península Ibérica: a Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro e as Gravuras Rupestres do Fieiral são testemunhos sobreviventes da pré-história.
🌍 Santuário da Nossa Senhora da Peneda –situado num vale recôndito e de imensa beleza, este santuário dedicado à Nossa Senhora. Deve-se percorrer a extensa escadaria que dá acesso ao Santuário e apreciar as cerca de 20 capelas com as cenas da vida de Cristo.
🌍 Soajo – os 24 espigueiros do Soajo superam as expectativas quando vistos ao vivo. As empedradas ruelas do seu centro histórico e o Poço Negro, que fica mesmo à saída da aldeia são outros pontos.
🌍 Lindoso – a eira do Lindoso tem 60 impressionantes espigueiros e é um dos locais mais fotografáveis do Gerês!
🌍 Mata da Albergaria – um dos mais belos bosques de Portugal.
🌍 Ponte da Misarela (ou Ponte do Diabo) – é um dos locais mais emblemáticos do Gerês, numa localização isolada e idílica, com uma cascata a embelezar o cenário.
🌍 Fafião – vale a pena visitar a aldeia e passear na Barragem da Paradela e conhecer o idílico Poço Verde, desfrutar das vistas do Miradouro de Fafião e visitar o Fojo do Lobo de Fafião, a mais impressionante do Gerês dentre estas estruturas aldeãs antigas que eram utilizadas para caçar lobos.
🌍 Pitões das Júnias – localizada a 1100 metros de altitude é bastante encantadora. A visitar estão as ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias e a imponente cascata de Pitões das Júnias. Pode ser feito um pequeno trilho circular que passa por cascatas, ribeiros, miradouros e passadiços.
⭐ Cascatas do Gerês:
📌 Cascata de Pincães – com uma piscina natural é pequena mas não muito frequentada. Para lá chegar terás de caminhar cerca de 20 minutos, desde a aldeia de Pincães. Só apanha sol durante a manhã.
📌 Cascata de Fecha de Barjas/ Cascata do Tahiti/ Cascata de Várzeas – vários nomes para o mesmo local. Apesar de estarem num local recôndito, tornaram-se famosas no Instagram. Para descer até lá é preciso muito cuidado já que é frequente haver acidentes.
📌 Cascata do Arado – depois de deixar o carro no
miradouro das Rocas segue-se a pé pelo estradão. É uma das cascatas mais
frequentadas no Gerês.
📌 Cascata da Portela do Homem – uma das cascatas mais vistosas do Gerês. O acesso é muito fácil pois a cascata fica mesmo ao lado da estrada que dá acesso à fronteira com Espanha.
📌 Poço Azul – pode-se fazer o bonito trilho que liga a Cascata do Arado ao Poço Azul, um dos poços mais bonitos do Parque Nacional. O trilho tem 4km para cada lado o que demora cerca de 2h. Mas o poço é tão bonito, acho que vale a pena o esforço.
📌 Cascatas Sete Lagoas do Xertelo – pode-se fazer o Trilho das 7 Lagoas que começa e acaba na pequena aldeia de Xertelo e que demora 1 hora. As Lagoas estão unidas por cascatas que se sucedem.
📌 Cascata Cela Cavalos – uma das cascatas mais desconhecidas do Gerês. O acesso de carro é algo complicado sendo mais fácil fazer uma pequena caminhada.
📌 Cascatas de Fafião – são pequenas e com piscinas de vários tamanhos adequadas a várias idades. Ficam a 1.5km da aldeia de Fafião.
📌 Cascata da Rajada – a melhor forma de conhecer é a fazer o trilho quando se sai do Poço Azul ou num trilho de 30 minutos a partir da aldeia de Ermida.
📌 Cascatas para visitar mas sem ir a banhos: cascata da Laja e a cascata de Leonte, ambas no Trilho da Preguiça mas sem piscina natural; Cascata dos Pitões das Júnias, perigoso de descer lá em baixo mas pode ver-se do miradouro e ir quase ao topo da cascata; cascata da Misarela (e ponte).
⭐ Miradouros:
📌 Miradouro da Pedra Bela
📌 Miradouro da Ermida
📌 Miradouro das Rocas
📌 Miradouro das Silhas
📌 Miradouro de Fafião
📌 Miradouro da Fraga Negra
📌 Miradouro da Boneca
📌 Miradouro da Junceda
📌 Miradouro do Mirante Velho
📌 Miradouro Voltas de São Bento
📌 Miradouro da Preguiça
📌 Miradouro de São Bento da Porta Aberta
📌 Miradouro da Celcedonia
📌 Miradouro da Cascata de Pitões das Júnias
📌 Miradouro da Ponte do Diabo/Misarela
📌 Miradouro da Cascata do Arado
📌 Miradouro da Vela
ONDE FICAR:
Para além de todos estes magníficos locais a visitar, aqui estão sugestões de locais para dormir e namorar, todos com piscina:
🏨 Guimarães
🏨 Braga
🏨 Viana do Castelo
🏨 Gerês
🏨 Outros locais
Podem ver as outras recomendações nos seguintes debates:
Se me tiver esquecido de algum local, não hesitem em divulgá-lo como muitas de vós já fizeram nos debates anteriores.
O que acham destes locais?
Já visitaram?
Visitariam em breve?
Aparentemente 2020 foi o ano em que o Gerês acolheu mais turistas, sabiam?