Hello brides! 💍
Já faz vários dias que publiquei o meu último debate sobre sugestões de lua de mel em Portugal.
Pois é, falar das Beiras está a ser, até ao momento, o mais desafiador desta série de debates. Primeiro porque conheço-as bem mal, segundo porque tive algumas dúvidas entre as fronteiras entre a Beira Litoral ou Beira Interior e terceiro porque, por questões de espaço, decidi fazer a minha própria divisão 😆
Por isso não estranhem se verem algumas coisas neste debate que, na verdade, pertencem à Beira Interior/Alta. Fi-lo para que os debates da Beira Litoral e Beira Alta/Interior ficassem mais ou menos do mesmo tamanho. Não quero focar tanto nas zonas mas nas áreas a visitar em si, só que tinha que dar nome ao debate né?
Devo também lembrar que, tanto neste como noutros debates, as áreas apresentadas são bastante grandes e não dão para fazer cada área em uma semana, por exemplo, ou pelo menos fazendo-o nesse tempo e dedicando a atenção que cada zona merece. Tem que se escolher um local e explorar a partir daí.
Posto isto, vamos então conhecer a Beira Litoral.
LOCAIS A VISITAR:
🌍 Figueira da Foz – uma da praias mais emblemáticas de Portugal. Para além da praia com um extenso areal, uma das maiores atrações da Figueira é o Palácio de Sotto Mayor e o Forte de Santa Catarina, assim como o Casino.
🌍 Montemor-o-Velho – indo da Figueira para Coimbra, vale a pena parar para visitar o castelo de Montemor-o-Velho, construído no século XI.
🌍 Conímbriga – A antiga cidade da província romana da Lusitânia é o melhor e maior conjunto de ruínas romanas em Portugal. A cidade era munida de termas, anfiteatro, fórum e aqueduto e o seu tamanho impressiona.
🌍 Buracas do Casmilo – Perto das ruínas de Conímbriga, estão as formações das Buracas do Casmilo, perto da aldeia com o mesmo nome. Existe um trilho a partir da aldeia que nos leva a um local com uma enorme concentração de buracas que são grutas criadas através da infiltração da água das chuvas que dissolveu o calcário, abrindo amplas galerias.
🌍 Penela – a vila presépio é um dos municípios mais antigos de Portugal. O concelho de Penela é rico em aldeias serranas com a sua arquitectura rural típica bem preservada. Perto de Penela situa-se a povoação do Rabaçal, com a sua importante Villa Romana datada do século IV.
Ainda bem perto de Penela situam-se as Cascatas da Pedra Ferida, que são duas cascatas com piscinas naturais. De referir que o percurso é pequeno mas aparentemente bastante irregular.
🌍 Coimbra – a antiga capital de Portugal é mais conhecida pela sua Universidade, a mais antiga do país, e pelo fado de Coimbra.
Na Universidade, destaque para a Biblioteca Joanina, uma das mais belas do mundo onde os tetos foram detalhadamente pintados, as madeiras tropicais lavradas e a decoração feita em talha dourada. Ao lado da universidade ficam o Jardim Botânico (e o Aqueduto de São Sebastião), a Sé Velha e a Sé Nova, o Mosteiro e a Igreja de Santa Cruz. Destacam-se ainda o Largo da Portagem cheio de vida e a Baixa de Coimbra passando pela Porta de Barbacã, Torre de Almedina, Rua Quebra Costas e a Tricana de Coimbra. Mais à frente entre entre a Rua de São Salvador e a Rua do Loureiro estão algumas das mais antigas Repúblicas de Coimbra. Por fim uma visita ao miradouro do Penedo da Saudade, onde supostamente o Infante D. Pedro chorava a morte da sua amada Inês. Isto só para citar alguns pontos a visitar em Coimbra.
Passando para a outra margem do Mondego estão dos pontos mais conhecidos de Coimbra: o Portugal dos Pequenitos, as ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e os Jardins da Quinta das Lágrimas, cujo palácio acolhe agora um hotel de Luxo. Descendo ao Mondego, pode-se parar no Parque do Choupalinho e atravessar a Ponte de Pedro e Inês de onde se ve Coimbra a destacar-se no topo do monte.
🌍 LOUSÃ 🌍
Aqui há a serenidade das Aldeias do Xisto e uma, cada vez mais rara, conexão com a natureza. A Lousã é provavelmente uma das serras mais românticas de Portugal e tem vindo a crescer em popularidade.
Das 27 aldeias que integram a rede das Aldeias do Xisto, 12 são na Lousã: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal.
Destacando algumas:
📍 Cerdeira –escondida num vale da Serra da Lousã, perfeita para uma escapadinha na natureza. A aldeia surge na cumeada dum pequeno monte, alinhada pelas duas únicas ruas da aldeia.
📍 Gondramaz – as labirínticas ruelas fazem com que esta aldeia de artesãos pareça ter congelado no tempo.
📍 Talasnal – a maior, mais conhecida e uma das mais preservadas aldeias de xisto da Serra da Lousã. As casas de xisto têm detalhes preciosos, que refletem o cuidado com que foram recuperadas. Ainda se pode saborear um Talanisco, um doce tradicional feito de mel e castanha.
📍 Casal Novo – a pequena aldeia está escondida numa
escarpada encosta, sendo menos visitada que outras aldeias. Deve-se ir até à
eira comunitária da aldeia para desfrutar das maravilhosas vistas sobre a Lousã
e o seu castelo.
📍 Chiqueiro – fica a 1km a pé do Casal Novo, cruzando uma floresta, para quem quizer fazer caminhadas. No caminho, no cimo do monte, estão as as famosas letras do projeto “Isto é Lousã”. A aldeia do Chiqueiro é delimitada por dois pequenos cursos de água e como tal não é de admirar que esteja envolta por uma densa vegetação.
📍 Candal - tem um lindo chafariz, os lagares de azeite e os 5 moinhos de água que aproveitam a água da ribeira. Do miradouro tem vistas sobre o Candal e o seu vale. A Cascata do Candal, a 800 metros da aldeia é uma das mais cénicas da Serra da Lousã.
Outros locais a
visitar na serra da Lousã são o complexo da Nossa Senhora da Piedade, um dos
locais mais paradisíacos da Serra. Fazem parte do complexo a Ermida Nossa
Senhora da Piedade, o Castelo da Lousã e a Praia Fluvial da Senhora da Piedade.
A Ribeira das Quelhas e os novos Passadiços da Ribeira das Quelhas, tornando muito mais acessível a visita a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã. Por fim pode assistir-se ao pôr-do-sol no Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã (1200 metros de altitude).
A praia das Rocas, em Castanheira de Pêra é uma das praias fluviais mais conhecidas de Portugal e com a maior piscina de ondas do país.
Por fim, destacam-se as restantes aldeias de xisto, a Garganta do Cabril do Ceira, os Passadiço das Fragas de São Simão, a vila de Góis - uma das localidades mais emblemáticas da mítica Estrada Nacional 2 - e a sua Ponte Real, Igreja Matriz e a Praia Fluvial da Peneda.
🌍 Penacova – não fosse a água e seria ainda menos conhecida.
Aqui pode-se frequentar a praia fluvial do Reconquinho e visitar
os miradouros para o rio Mondego. Para quem tem mais tempo, há muito mais para
descobrir: os moinhos da região (de Gavinhos e da Atalhada), a praia
fluvial do Vimieiro ou a doçaria conventual do Mosteiro de
Lorvão.
🌍 Bussaco – a Mata Nacional do Bussaco foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no início do século XVII. Os religiosos trouxeram inúmeras plantas exóticas que floresceram sem dificuldades, fazendo com que a mata abrigue atualmente quase 1000 espécies diferentes. Hoje o antigo Convento de Santa Cruz do Bussaco está transformado no Palace Hotel do Bussaco. A localização geográfica da mata confere-lhe um microclima singular, com temperaturas amenas e frequentes nevoeiros matinais.
🌍 Estâncias termais da Curia e do Luso – no Luso é possivel visitar as termas e o spa termal, nada melhor em Lua de Mel que fazer uma massagem a dois. O mesmo acontece nas termas da Curia. Os hotéis das termas serão certamente óptimos locais para namorar 💖💖
🌍 Santa Comba Dão – o seu centro histórico é a materialização perfeita das típicas cidades rurais da zona. Casario branco, usualmente de dois pisos, com portadas coloridas e escadarias floridas. O Largo do Município é onde os santacombadenses vão para descontrair, conviver e apreciar a vida. Bem perto pode-se frequentar a Praia da Senhora da Ribeira para mergulhos e diversão na água.
🌍 Águeda – a cidade tem estado na boca dos portugueses
devido à iniciativa das ruas com chapéus coloridos que ocorre durante vários
meses do ano como o verão ou no Natal (alguém me confirme se é mesmo ocasional
ou se ocorre sempre). Em tempos de redes sociais, nada como criar um
local instagramavel para acolher mais turistas. A cidade tem tambem vários
locais com artes de rua.
🌍 Aveiro – a Ria de Aveiro deu à cidade os moliceiros, as salinas e belíssimas paisagens que fazem dela um local único em Portugal. A história de Aveiro está patente nos museus, no património histórico-religioso e nos edifícios Art Nouveau. É obrigatorio percorrer os canais no moliceiro, utilizar as bugas - as bicicletas gratuitas, visitar a velha estação de comboios, o Parque Infante D. Pedro e ver o pôr do sol nas Salinas. O Bairro da Beira-Mar é onde a vida acontece cheio de restaurantes, esplanadas e pastelarias. O passeio de moliceiro lavam-nos pelas várias pontes e ocolorido Canal do Botirões.
Dá tambem para fazer uma caminhada (ou aproveitar as bicicletas gratuitas) e percorrer os Passadiços de Aveiro, conhecer as dunas vivas de São Jacinto, visitar o Museu Marítimo de Ílhavo com um Aquário de Bacalhaus e o Navio Museu Santo André no Jardim Oudinot.
Aveiro é também conhecida pelas praias: a famosa Praia da Barra (com uma visita ao farol) ou a Praia da Costa Nova, onde também dá para se encantar com o alegre colorido das casas da Costa Nova que correm mundo de tão fotogénicas.
🌍 Vouzela – dos vários locais a visitar destacam-se a antiga
ponte ferroviária. Ao lado passa o rio Zela e é onde está a ponte romana.
🌍 São Pedro do Sul – se o que se procura é revitalizar corpo e mente, nada melhor do
que as Termas de S. Pedro do Sul. As propriedades curativas das águas termais
são utilizadas há mais de 2000 anos. Bem perto de São Pedro do Sul podem ser
feitos os trilhos da Serra S. Macário com miradouros com vistas sem igual.
Podem ser subidos os montes da Serra da Gralheira e descobrir Manhouce, a
aldeia que foi em tempos a aldeia mais portuguesa de Portugal. Por fim os
poços: a Praia Fluvial do Poço Azul que fica em Santa Cruz da Trapa a 11km de
São Pedro do Sul e a Cascata e Lagoa do Poço Negro (nome derivado não da
cor mas da profundidade), um paraíso escondido em Manhouce em que as águas sao
um encantador verde-esmeralda.
🌍 Serra da Freita/Arouca – localizada em Arouca, a Serra da Freita é conhecida pelas suas praias fluvais, miradouros e percursos pedestres. Destes destacam-se a cascata da Frecha da Mizarela – a maior queda de água em Portugal, com 75 metros, e o miradouro.
Segue-se um passeio pelos Passadiços do Paiva – os primeiros a ser criados em Portugal e que foram um sucesso tão grande que várias zonas lhe seguiram o exemplo.
Depois pode-se ir para a aldeia de Regoufe onde se pode visitar o abandonado Complexo Mineiro da Poça da Cadela (minas de Regoufe) e ir de seguida até à aldeia de Drave, que foi habitada até 2009. O percurso a pé desde Regoufe é a única forma de visitar Drave, sendo que esses 4km (8km ida e volta) são considerados um dos melhores trilhos de Portugal. Ali está também a Ribeira de Palhais com algumas piscinas naturais fantásticas.
🌍 Oliveira de Azeméis – o “ex-libris” da cidade é o Parque de La Salette, um local com 17 hectares, num agradável cenário verde que cobre todo o monte e proporciona excelentes miradouros para a paisagem circundante. No parque, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora de La Salette.
A 15 minutos de carro de Oliveira de Azeméis está a bonita praia fluvial dos Burgães e a 30 minutos está a Cascata da Cabreia, com 25 metros de altura e com uma piscina natural rodeada por um bosque que delicia os amantes da natureza.
🌍 Ovar – outra das cidades onde pedalar é cortesia da câmara municipal. Ovar é conhecida pelas badaladas praias: Furadouro, Esmoriz e Cortegaça, mas também as há menos conhecidas e perfeitas para quem gosta de paz e sossego: Praia dos Marreta e Praia de São Pedro de Maceda, por exemplo.
Para além das praias, Ovar é tem ganho mais atenção pelas bonitas igrejas ao seu redor: a Igreja Matriz de Válega cuja fachada e interior da igreja são revestidos em azulejos de múltiplas cores. E a Igreja Matriz de Cortegaça com painéis de azulejos em azul e branco que revestem toda o exterior da igreja.
Em Esmoriz pode ser visitado o Parque Ambiental do Buçaquinho em Esmoriz, premiado na categoria Cidades Sustentáveis pelo prémio dos Green Projetct Awards 2016.
🌍 Santa Maria da Feira – o maior marco da cidade é o imaculado castelo que preserva 500 anos da história portuguesa e é casa de um dos maiores festivais medievais da Europa. Outros pontos são o Jardim Zoologico da Lourosa: o único parque ornitológico de Portugal, ou as Termas de São Jorge.
🌍 Praias – para além das já referidas praias há outras que merecem destaque na beira litoral: praia do Furadouro – Ovar, praia da Torreira ou praia de Mira, praia de Esmoriz com as suas dunas, praia do Senhor da Pedra com a peculiar capela no meio do areal... só para mencionar algumas.
ONDE FICAR:
Pode a melhor parte da Lua de Mel ser o relaxamento num bom hotel? Aqui estão várias sugestões, todas com piscina:
🏨 Figueira da Foz:
* Malibu Foz Hotel
* Eurostars Oasis Plaza
* Garça Real Hotel & Spa (Montemor-o-Velho)
🏨 Coimbra:
* Oryza Guest House& Suites
* Quinta do Regalo
* Hotel Quinta das Lágrimas - Small Luxury Hotels
* Palácio São Silvestre - Boutique Hotel
* Conimbriga Hotel do Paço
🏨 Lousã:
* Casa do Talasnal
* Palácio da Lousã Boutique Hotel
* Cerdeira - Home for Creativity (sem piscina)
🏨 Aveiro:
* Melia Ria Hotel & Spa
* Barcos Casa Aveiro
* Hotel de Ilhavo Plaza & Spa
🏨 Luso:
* Grande Hotel De Luso
* Palace Hotel do Bussaco (sem piscina)
🏨 Outros locais:
* HD | Duecitânia Design Hotel – Penela
* Curia Palace, Hotel Spa & Golf
* In Gold Hotel & Spa – Águeda
* Eira dos Canastros – Sever do Vouga
* Hotel Rural Vale Do Rio – Oliveira de Azemeis
Podem ver as outras recomendações nos seguintes debates:
Costa Vicentina
Lisboa-Cascais-Sintra
Oeste e Leiria
Ribatejo e Beira Baixa
Posto isto, quero dizer que fiquei encantadinha com esta parte de Portugal 💖💖
Que dizem?
Conhecem?
Visitarão nos próximos tempos? 😍