Hello Brides!
Hoje temos mais um debate de sugestões de Lua de Mel em Portugal – que não tem que ser necessariamente Lua de Mel, mas uma escapada nesta altura em que é difícil viajar para fora de Portugal.
Anteriorente falei de outros locais, como podem ver nestes debates:
Costa Vicentina
Hoje vou falar daquela que é provavelmente uma das áreas mais bonitas de Portugal (mas não são todas???🤷♀️🤷♀️)
Refiro-me às zonas dos concelhos de Setúbal e Sesimbra, assim como algumas praias que ainda pertencem a Grândola.
LOCAIS A VISITAR:
· Comporta – O facto de eu ter alargado este debate para além de Setúbal e Sesimbra prende-se com o facto de eu não querer deixar a Comporta de parte.
Assim que se chega à praia, ficamos encantados com a cor da água de um azul clarinho que vai escurecendo (tal e qual como na foto mais abaixo). Eu não sei até que ponto a cor das outras praias é real (há máquinas/telemóveis diferentes e edições a ter em conta), mas sendo a Comporta o ÚNICO sítio que eu conheço nesta zona, posso afirmar 100% que a cor da água é verdadeira!!!😉
Para além disso, se se quiser um pouco mais de sossego, basta caminhar para um dos lados da praia para se ter a praia só para nós. Famosos como Christian Louboutin ou a princesa Carolina do Monaco costumam passar férias em recantos escondidos na Comporta.
· Tróia - uma linha de areal que se estende por 30 km. Partindo de Tróia para sul, sempre junto à costa, passa pela Comporta, pelo Carvalhal e chega à fronteira de Melides. Para chegar a Tróia pode apanhar-se um ferry de Setúbal ou percorrer a Estrada Nacional 253-1, de Comporta para Tróia.
ARRÁBIDA (no geral) - em primeiro lugar devo lembrar que a circulação entre Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada entre 15 de Junho e 15 de Setembro, logo ao visitar-se nesta altura do ano terás de recorrer a transportes públicos (e fazer umas caminhadas) de forma a conseguir visitar algumas das praias mais bonitas da Arrábida.
· Setúbal – a cidade de Bocage, do choco frito, da cataplana e dos golfinhos, continua a ser um destino subestimado. Dos vários locais para visitar destacam-se o Mercado do Livramento, considerado um dos melhores mercados de peixe do mundo e interessante para ver a vivência local. Pode visitar-se a Praça de Bocage e o centro de Setúbal assim como o Miradouro de São Sebastião com os muros revestidos de azulejo, os assentos sombreados pela pérgula coberta de vegetação a puxar por um instante romântico. Por fim, beber um Moscatel de Setúbal e terminar o dia a ver os barcos coloridos na Avenida José Mourinho.
· Comenda – tem parque de merendas, uma praia e o Palácio da Comenda, semi abandonado, tem 5 pisos, 26 quartos e uma praia privada. Outrora recebeu a aristrocracia europeia: diz-se que até Jacqueline Kennedy por ali passou assim com Truman Capote. A vista impressiona. Não tenho a certeza se ainda dá para visitar porque pelos vistos foi adquirida por um casal (em 2017 o Palácio estava à venda por 45 milhões de euros… e foi comprado no final de 2019 por 50 milhões) e desde aí está fechado ao público – não sei se alguém pode confirmar, mas seria uma pena...
· Praia da Figueirinha – tem o areal mais extenso entre Setúbal e Sesimbra e imensas actividades para fazer.
· Praia dos Gálapos e Praia dos Galapinhos - A dos Galapinhos foi inclusivamente eleita a melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations! Ambas têm águas cristalinas dignas de um paraíso por entre a vegetação da serra da Arrábida.
· Praia dos Coelhos – uma praia selvagem numa enseada e ideal para quem quer uma praia no seu estado mais puro. Não tem qualquer acesso por estrada, nem placas a indicar a sua existência ou localizacão (não estou certa de que esta informação ainda é actual). A única forma de chegar é a pé percorrendo um trilho na serra.
· Miradouro do Portinho da Arrábida – uma das imagens mais conhecidas da zona.
· Portinho da Arrábida – por alguma razão é uma das Sete Maravilhas naturais de Portugal.
· Lapa de Santa Margarida – uma gruta natural situada junto ao mar e que tem uma capela no seu interior. O acesso é feito por um caminho estreito com mais de 200 degraus e que desce quase até ao nível do mar.
· Palmela – tem um castelo que tem uma vista lindíssima.
· Azeitão – a minha cabeça enrola-se sempre que quero definir Azeitão. Só consigo dizer que tem várias quintas/vilas/palácios!? E uma área onde a nobreza construiu essas mesmas quintas e palácios. Podem ser degustados os queijos, as famosas tortas de Azeitão e os vinhos, como o da casta Piriquita e o Moscatel de Setúbal. Tem o Palácio da Quinta da Bacalhôa, antiga propiedade da casa real portuguesa, onde se podem fazer provas de vinho, como o JP.
· Sesimbra – o castelo medieval é o último dos Castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval e ideal para ver o pôr do sol. Pode-se passear pela marginal e comer peixe e marisco. Aqui há também a possibildade de embarcar num cruzeiro de observação de golfinhos pelo Estuário do Sado.
· Praia da Ribeira de Cavalo – outra praia selvagem, de águas cristalinas e que, tal como a praia dos Coelhos, não tem qualquer acesso por Estrada. Para lá chegar só mesmo de barco ou percorrendo um pequeno, mas sinuoso, trilho pedestre (sensivelmente 1 km).
· Cabo Espichel – o ponto mais ocidental da Costa Azul onde também se pode visitar o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel e ver as milenares pegadas de dinossauros da baía dos Lagosteiros ou a jazida da Pedra da Mua (Monumento Natural).
ONDE FICAR:
Uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel por isso aqui vão algumas
sugestões de locais para ficar (todos com piscina):
· Sesimbra: SANA Sesimbra Hotel; Sesimbra Hotel & Spa
· Azeitão: Villa Oasis
· Setúbal: Moinho do Marco (é mesmo um moinho)
· Arrábida: Quinta Villa Arrábida; Casa de Baixo.
Como eu já disse, nunca visitei esta zona e há anos que digo a mim mesma que tenho que ir.
Parece tudo tão bonito 💕💕💕💕💕 estou verdadeiramente encantada 😍😍😍😍😍
Quem daqui conhece esta zona ou passaria a lua de mel aqui?