Olá noivinhas!
Aqui estamos para mais um debate de locais a visitar em Portugal – para Lua de Mel ou uma escapadinha romântica com a vossa cara metade.
Se me tiver esquecido de algum local, não hesitem em divulgá-lo como muitas de vós já fizeram nos debates anteriores 😆😆
Vamos a isto!
LOCAIS A VISITAR:
⭐ SERRA DA ESTRELA ⭐
Em primeiro lugar, a Serra da Estrela está longe de ser só um destino de inverno.
Com os seus vales imponentes e singulares formações rochosas, miradouros com paisagens de cortar a respiração, cascatas e praias fluviais idílicas, bosques que parecem recortados de contos de fadas, aldeias históricas, lagos e lagoas, gastronomia deliciosa, tradições seculares e trilhos que revelam a cada passo verdadeiras obras-primas da natureza.
Sim a Serra da Estrela é seguramente um dos melhores destinos de Portugal continental para os amantes da natureza.
Por aqui há vários pontos a visitar:
🌍 Seia – conhecida pelo seu delicioso pão e queijo de ovelha amanteigado. Pode ser visitado o Museu Natural da Eletricidade de Seia e a Mata do Desterro, com direito a passadiços. Pelo caminho está a refrescante Praia Fluvial do Doutor Pedro, também conhecida como Praia Fluvial da Senhora do Desterro.
🌍 Loriga – frequentemente apelidada de “Suíça Portuguesa” devido a estar localizada a cerca de 770 metros de altitude e rodeada de imponentes montanhas, como sejam a Penha do Gato e a Penha do Abutre. O ex-libris e a Praia Fluvial de Loriga, uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal: uma série de pequenas piscinas fluviais, situadas num vale glaciar com um cenário deslumbrante. As águas que alimentam as piscinas provêm da ribeira de Loriga e são tão límpidas e cristalinas como o são geladas.
🌍 Praia Fluvial de Unhais da Serra – a praia fluvial com as melhores infraestruturas de apoio de todo o Parque Natural.
🌍 Praia Fluvial de Paúl – um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela.
🌍 Covilhã – dos muitos pontos de interesse da cidade destacam-se o Museu dos Lanifícios, a Igreja de Santa Maria Maior, a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, o Miradouro das Portas do Sol, o Jardim do Lago, o Museu de Arte Sacra e a Praça do Município. O miradouro da Varanda dos Carqueijais tem uma nova plataforma suspensa, inaugurada em Outubro.
🌍 Covão d’Ametade – o local onde nasce o rio Zêzere, com um cenário de cristalinos cursos de água num espaço verde repleto de bétulas. Localizado junto ao maciço central da Serra da Estrela, rodeado pelos três Cântaros mais simbólicos da Serra da Estrela. Há também a oportunidade de apreciar a Lagoa do Viriato, a Capela de Santo António da Argenteira, a Fonte de Santo António e a extinta lagoa glaciar da Nave de Santo António e deslumbrar-se no Miradouro do Vale Glaciar.
🌍 Torre – o local onde a Serra da Estrela (e Portugal continental)
atinge a sua altitude máxima de 1993 metros. A Torre é famosa pela imensa neve
durante os meses de inverno e por ter a única estância de ski de Portugal.
Também se pode atravessar o Túnel da Serra da Estrela para ver os Cântaros Gordo, Magro e Raso e ver a Nossa Senhora da Boa Estrela: a padroeira dos pastores de sete metros que foi esculpida em 1946 num dos penedos de granito do Covão do Boi localizado acima dos 1850 metros de altura.
🌍 Lagoa Comprida – a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Originalmente era uma pequena lagoa, mas no início do século XX foi construída uma barragem com o objetivo de criar o maior reservatório de água da Serra da Estrela.
🌍 Covão dos Conchos – um local que mais parece um portal para outra dimensão do que aquilo que realmente é: um túnel com cerca de 1,5 km de extensão, construído na década de 50, com a finalidade de conduzir as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida.
🌍 Sabugueiro – a 1200 metros de altitude, é a aldeia mais alta de Portugal, tem também uma praia Fluvial.
🌍 Gouveia – destacam-se a Igreja de São Pedro e o histórico Convento de São Francisco.
🌍 Barragem e Praia Fluvial do Vale do Rossim – a praia fluvial mais alta de Portugal (situada a mais de 1400 metros de altura). Logo à saída do Vale de Rossim na N232 para Manteigas, do lado direito, é possível ver a nascente do Rio Mondego.
🌍Manteigas – não tem muito que visitar, na cidade em si, para além da Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja de São Pedro, o Solar Casa das Obras ou vários varandins-miradouros mas está localizada num dos melhores pontos para quem quer visitar a Serra da Estrela. Pode-se desfrutar das termas nas Caldas de Manteigas, que provêm da Nascente Termal da Fonte Santa.
O melhor miradouro sobre a vila de Manteigas é o Miradouro do Fragão do Corvo.
A 8 km de manteigas está a Praia Fluvial da Relva da Reboleira.
🌍 Poço
do Inferno – a cascata mais fotogénica da Serra da Estrela. Uma imponente queda de
água com cerca de dez metros de altura, alimentada por um dos afluentes do rio
Zêzere.
⭐ ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL ⭐
São antiquíssimos aldeias com fundação ainda anterior a Portugal. Erguem-se em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações, ainda antes da denominação romana. A maioria encontra-se rodeada de muralhas e desenvolve-se junto de um castelo.
🌍 LINHARES DA BEIRA – destacam-se o castelo. Vale a pena perder-se pelas ruelas da aldeia.
🌍 TRANCOSO – foco para as ruas medievais, o respeitável Paços do Concelho e Palácio Ducal, o Pelourinho, as belas Igrejas de São Pedro e de Santa Maria. Pode-se também descobrir a herança judaica de Trancoso no Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, e finalizar a visita subindo ao Castelo de Trancoso, um dos mais antigos de Portugal.
🌍 MARIALVA – local ponto de passagem do milenar Caminho de Santiago. Está intimamente ligada à tragédia dos Távoras, pois, aquando do regicídio contra D. José I, o seu alcaide era precisamente o Marquês de Távora. Tal facto levou a que a população abandonasse a cidadela que existia no interior do castelo. É precisamente por isso que hoje a cidadela se encontra em ruínas. E para que possa sentir melhor o peso da história foi tomada a decisão de não as recuperar.
🌍 FIGUEIRA CASTELO RODRIGO – parece recortada de um filme medieval. É lindíssima quando ao longe se avistam as suas velhas muralhas. O melhor de castelo Rodrigo é passear pelas suas ruas medievais e descobrir os pequenos detalhes que lhe dão cor, como as inscrições hebraicas e marcas da presença de judeus e novos cristãos. É mesmo muito fácil perceber porque é que foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.
🌍 ALMEIDA – um dos melhores exemplares de fortificação abaluartada existente em Portugal. A fortaleza está abaluartada em forma de estrela de doze pontas, que constitui um dos mais espetaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos do século XVII.
🌍 CASTELO MENDO – o
terramoto de 1755 pode ter deitado abaixo as 8 torres que protegiam a cidadela
e a aldeia muralhada, mas não tirou o charme da aldeia de Castelo Mendo.
🌍 BELMONTE – para além da forte ligação com os Descobrimentos, Belmonte tem também uma enorme ligação com a comunidade judaica portuguesa pertencendo inclusivamente à Rede de Judiarias de Portugal.
🌍 SORTELHA – muito bem preservada e erguida sobre um maciço granítico a 760 metros de altitude. Há quem escolha ficar em Sortelha para explorar a Serra da Estrela por estar relativamente próxima. Com mais de 800 anos de história, parece esquecida no tempo, sendo sendo considerada uma das mais bem conservadas de Portugal.
A 5 km de
Sortelha na estrada para Caria, encontra-se um dos lugares abandonados mais
fascinantes de Portugal: as Termas Rádium desativadas há mais de 50 anos, cujo complexo
englobava um hotel no sopé da Serra da Pena. Ali perto estão as
praias da Barragem do Sabugal: Praia Fluvial da Devesa, Praia Fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal), Praia Fluvial da Malcata ou a Praia Fluvial do Meimão.
🌍 MONSANTO – uma aldeia escarpada num monte onde, no meio de blocos de granito, o povo ergueu paredes e construiu as suas casas.
🌍 IDANHA-A-VELHA – uma das aldeias mais ancestrais da rede das aldeias históricas de Portugal com uma história que remonta ao longínquo século I a.C.
🌍 CASTELO NOVO – literalmente encaixada numa das encostas da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural. Mesmo à entrada de Castelo Novo existe uma bela praia fluvial. Se for visitada em Abril, pode-se ver as cerejeiras em flor da Serra da Gardunha.
🌍 PIODÃO– a grande vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias Remotas. Também conhecida como Aldeia Presépio, é sem sombra de dúvidas uma das aldeias mais bonitas e idílicas de Portugal. As casas são feitas em xisto negro, com telhados de ardósia e típicas portas e portadas pintadas de azul. O melhor de Piódão é perder-se a calcorrear as suas empinadas ruelas de xisto. Mas ainda e fundamental visitar a sui generis Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a praia fluvial de Piódão assim como a praia fluvial de Foz d’Égua que mais parece tirada de um catálogo: as duas pontes de xisto sobre as Ribeiras do Piodão e de Chãs d’Égua tornam-na bastante fotogénica. Há ainda uma ponte suspensa de madeira.
Voltando para mais lugares a visitar:
🌍 Serra do Açor – desconhecida de muitos portugueses, é um dos cenários mais irresistíveis para os amantes da natureza. Os incêndios dos últimos anos foram devastadores e foi preciso um esforço extraordinário para defender a Reserva Natural Parcial da Mata da Margaraça, um reduto de floresta autóctone que é um oásis de paz. Vale a pena percorrer o pequeno e super acessível trilho interpretativo que passa por ribeiras, quedas de água, represas, o forno de refugo e um moinho de água. Na serra do Açor fica a bonita cascata e piscina natural da Fraga da Pena.
🌍 Viseu – magnífico património histórico-cultural justifica por si só uma escapadinha a Viseu, a Cidade-Jardim tem museus dignos da sua visita, flores coloridas em cada recanto, jardins frondosos, praças monumentais, boa gastronomia e street art espalhada por todo o distrito. Historicamente, Viseu é das cidades portuguesas mais antigas, tendo a prova surgido recentememte, com a descoberta duma casa da Idade do Ferro, bem no centro histórico. É a cidade do lendário Viriato, o herói do povo que uniu as tribos das quais descende a raça lusitana; da maior e mais antiga feira franca e da ecopista mais longa.
Em Viseu destacam-se o Largo da Sé e a Sé, cuja fachada de granito negro contrasta com a brancura da Igreja da Misericórdia mesmo em frente. O Museu Grão Vasco e a Fonte das Três Bicas compõe o restante do conjunto arquitetónico do Adro da Sé.
O Jardim das Mães, o Jardim Tomás Ribeiro com o Chafariz do Rossio e o escadório da Igreja dos Terceiros de São Francisco. A Praça Dom Duarte, onde a cidade homenageia o rei português nascido em Viseu e que tem a maior concentração de restaurantes, snack-bares ou casas de petiscos.
A Rua Direita é um local mesmo a não perder
em Viseu, sendo uma das ruas mais autênticas em Portugal com o comércio
tradicional de há poucas décadas atrás e onde se vende de tudo. Destaque para
outro espaço verde: o Parque do Fontelo, uma mata antiga com árvores
milenares.
Nas ruas de todo o distrito há street art. Por fim pode ser visitado o Palácio do Gelo, não pelas compras, mas pela experiência no bar ou pista de gelo.
🌍 Castro Daire – a vila é sinónimo de natureza, montanhas, vales e rios. Para além da natureza na cidade pode ser visitada a imponente igreja matriz e o miradouro do Penedo da Saudade. Ali perto destacam-se várias aldeias: Moimenta ou Campo Benfeito.
Caminhadas curtas conduzem a maravilhas como a Cascata da Tojosa, a partir de Eiriz, ou a Cascata da Pombeira, em Lamelas.
🌍 Penedono – uma das vilas mais bonitas de Portugal pelo manancial cultural megalítico, judaico e medieval.
🌍 Santuario de Nossa Senhora da Lapa – situada em Quintele, Sernancelhe Diz a lenda que, em 1498, uma pastorinha de 12 anos, de nome Joana, muda de nascença, introduziu-se entre as fendas das rochas encimadas pela grande lapa e aí encontrou uma linda imagem da Virgem, que ali teria sido escondida há mais de quinhentos anos por umas religiosas fugindo a uma perseguição.
A
devoção e todo o carinho que a menina dedicou à imagem, valeram-lhe uma
especial protecção da Virgem que por milagre lhe concedeu o dom da fala.
Depressa se divulgou o milagre, originando uma crescente afluência de peregrinos, jamais interrompida até aos dias de hoje. A Senhora da Lapa, em Portugal e Santiago de Compostela, em Espanha, chegaram a ser, em tempos, os dois Santuários mais importantes da Península Ibérica.
Em Sernancelhe destacam-se tambem o castelo medieval.
ONDE
FICAR:
Por fim o relaxamento num bom hotel, digno de Lua de Mel.
Aqui estão várias sugestões, todas com piscina:
-Viseu-
🏨 Pousada de Viseu
🏨Montebelo Viseu Congress Hotel
🏨Quinta do Medronheiro Hotel Rural
🏨Paço da Torre de Figueiredo das Donas
-Serra da Estrela-
🏨 Casa de São Lourenço - Burel Mountain Hotels
🏨 Casa das Penhas Douradas - Burel Mountain Hotels
🏨 Hotel Berne
🏨 H2otel Congress & Medical SPA
🏨 Pousada da Serra da Estrela
Podem ver as outras recomendações nos seguintes debates:
O que acham destes locais? Já visitaram? Visitariam em breve? 😘😘😘