Olá noivinhas e noivos! 💖💖💖
Aqui estamos para mais um debate de locais a visitar em Portugal – para Lua de Mel ou uma escapadinha romântica com a vossa cara metade 💖
Se me tiver esquecido de algum local, não hesitem em divulgá-lo como muitas de vós já fizeram nos debates anteriores.
Vamos a isto!
LOCAIS A VISITAR:
🌍 Porto
Cidade de uma arquitectura incrível, tão incrível que até o McDonalds do Porto é um dos mais bonitos do mundo.
A maioria do centro Porto pode ser visitada a pé. Podemos começar pela Avenida dos Aliados, onde tudo acontece.
Do lado esquerdo da Avenida está o símbolo do Porto: a Torre dos Clérigos, vale a pena subir e ter a vista panorâmica sobre a cidade. Atrás está o Jardim da Cordoaria, um espaço verde que encara a Universidade do Porto e depois a monumental Igreja do Carmo/Carmelitas com a sua lateral forrada a azulejo português. Ali ao lado está a Livraria Lello, com a famosa escadaria curvilínea em madeira forrada de vermelho, sendo uma das livrarias mais belas do mundo mas, aparentemente, o facto de J.K Rowling se ter inspirado na livrraia para escrever Harry Potter é mito.
Mais abaixo estão as Escadas da Vitória e o Miradouro da Vitória assim como o Jardim do Infante Dom Henrique que tem o Mercado Ferreira Borges que hoje acolhe o restaurante-cervejeira O Mercado e o Hard Club (que antes era em Gaia). Na mesma praça está a Igreja de São Francisco e o Palácio da Bolsa.
Depois pode-se percorrer a rua de Miragaia (a pé ou de eléctrico) com as casas típicas de estendais à janela até à nova Alfândega do Porto. Pode-se seguir para o miradouro do Parque das Virtudes e os Jardins do Palácio de Cristal e ir até à Foz – a zona balnear do Porto, onde pode ser feito um passeio com tempo.
Voltando à Avenida dos Aliados mas desta vez seguindo para o lado direito, podem ser feitas compras na Rua de Santa Catarina e parar para um café no emblemático Majestic. Ao descer a Rua de Santa Catarina está a Igreja de Santo Ildefonso e a Praça da Batalha onde se localiza o Teatro Nacional São João.
A Estação Ferroviária de São Bento é das mais belas do país e não há quem não fique encantado a olhar para os painéis de azulejos que decoram o átrio de entrada. Segue-se a Sé, que domina a parte velha da cidade e é o ponto de partida do caminho central português de Santiago.
No Terreiro da Sé pode já apreciar as magníficas vistas sobre os telhados do casario portuense, a Torre dos Clérigos, o rio Douro e Gaia. Ali ao lado estã a Rua de Santana, Igreja e Colégio de São Lourenço (mais conhecida como Igreja dos Grilos) e o Miradouro da Rua das Aldas e o desconhecido mas acolhedor Bairro Herculano.
E nenhuma ponte é mais convidativa do que a Ponte D. Luís I que não, não foi projetada por Gustave Eiffel (mas a Ponte D. Maria Pia sim).
A este da Ponte Luis I estendem-se as Muralhas Fernandinas e pode-se apanhar o Funicular dos Guindais que liga a Batalha à Ribeira.
O Cais da Ribeira é um local de passagem obrigatória no Porto, com fisionomia medieval, ruelas estreitas, esquinas assimétricas, arcos românicos, na desordem organizada.
A ponte merece ser atravessada tanto na plataforma superior como inferior. Do lado de Gaia está o Miradouro da Serra do Pilar onde se situa o mosteiro do mesmo nome (boa ideia ver o pôr do sol) e o Jardim do Morro.
Na margem sul do Douro, as caves do vinho do Porto atraem milhares de visitantes em busca das provas deste vinho que nos celebrizou além fronteiras. Há várias opções de visita às caves com provas de vinho, provas gastronómicas ou até noites de fado.
É também ali, no cais de Gaia, que os barcos rabelos flutuam, impávidos e serenos, e promovem as várias casas responsáveis pelo adorado vinho do Porto.
Outras coisas que podem ser feitas no Porto: escalar a Ponte da Arrábida, visitar Serralves, assistir a um concerto na Casa da Música ou no Coliseu fazer compras no tradicional Mercado do Bolhão ou...
Fazer um cruzeiro no Douro!
Pode ser um cruzeiro curto: como o cruzeiro das 6 pontes – percorre todas as pontes do Porto, começa na praça da Ribeira até à Ponte do Freixo e depois até à ponte da Arrábida, dura 50 minutos.
Ou um cruzeiro longo: há imensas opções – Porto-Régua ou Régua-Porto, com ida ou regresso de comboio e refeições a bordo, Porto-Pinhão ou Pinhão-Porto (com regresso de autocarro), entre outras.
🌍 Praias do Porto – ir à Foz é um programa obrigatório para quem visita o Porto. A Foz tem varias praias bastante frequentadas pelos portuenses, como a Praia do Homem do Leme ou a Praia dos Ingleses.
Outras praias na zona do Porto são as de Gaia: a da Aguda, uma das mais
bonitas e completas em termos de infra-estruturas de apoio. A praia da Madalena
onde também se pode percorrer o passadiço de madeira, ou a praia do Cabedelo.
🌍 Leça da Palmeira – a beleza da zona rochosa e a vegetação natural que circunda o areal são características que tornam a Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, num lugar especial.
🌍 Vila do Conde – a praia de Mindelo é o ponto de encontro de muitos portuenses na altura do Verão. Ao contrário do que é habitual nas praias do Norte, é resguardada de nortadas.
Entre os muitos locais de interesse destacamos o imponente Convento de Santa Clara e o vizinho Aqueduto, a Fortaleza de São João, o Convento da Nossa Senhora da Encarnação, a Igreja Matriz e a Réplica da Nau Quinhentista que se encontra ancorada no Porto de Vila do Conde. A fechar este passeio perto do Porto com chave de ouro pode ser visitado o Museu das Rendas de Bilros, um dos principais ex-libris de Vila do Conde.
Póvoa de Varzim – com mais de 30 praias por onde escolher, a Póvoa tornou-se uma visita obrigatória durante a época balnear.
Para além das praias existe ainda uma mão cheia de locais para visitar: Igreja da Nossa Senhora da Lapa, a Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição e a emblemática Praça do Almada.
Amarante – as tradicionais
ruas de Amarante, com construções em materiais da região como o granito,
respiram história e oferecem monumentos dignos de registo como o maravilhoso Convento e Igreja de São Gonçalo, a
bela e imponente Ponte, as Igrejas de São Pedro e São Domingos, o Solar dos Magalhães ou a Casa da Cerca.
O Parque Florestal, o Complexo
Desportivo da Costa Grande, ou as próximas e refrescantes Praias Fluviais
são locais perfeitos para momentos de lazer.
Penafiel – é uma cidade antiga que alberga importantes monumentos, tais como a renascentista Igreja Matriz, ou Igreja de São Martinho. Muitos outros monumentos são dignos de registo, como o altaneiro Santuário de Nossa Senhora da Piedade ou do Sameiro, a Igreja da Misericórdia de Penafiel, a Igreja da Ajuda, o Pelourinho, as Capelas de Santa Luzia, Nossa Senhora da Guia, São Roque, São Cristóvão ou do Senhor dos Passos.
Pela região encontram-se diversos Palacetes e Casas Senhoriais, bem como belas Quintas, que espelham o poder económico que Penafiel tem conseguido ao longo dos séculos, como são exemplo os Palácios do Barão do Calvário ou as Casas da Aveleda.
Perto de Penafiel está a aldeia de xisto de Quintadona, super bem preservada e consegue manter intocáveis as suas tradições e a aldeia de Capela que também merece ser visitada.
🌍 Serra da Boneca – o baloiço da serra da boneca permite balançar com o rio Douro aos nossos pés. Bem pertinho da serra existem vários trilhos pedestres para percorrer, e uma mão cheia de cascatas idílicas e frondosos bosques para descobrir.
🌍 Lamego – a grande maioria dos visitantes de Lamego são atraídos pelo Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. O conjunto escadório e santuário é o cartão-postal mais identificativo de Lamego. Subir os 686 degraus da escadaria barroca na encosta do Monte de Santo Estevão é obrigatório: ha painéis de azulejos, vistas panorâmicas e fontes alegóricas que enriquecem a decoração do escadório.
Lá em baixo a elegante Avenida Dr. Alfredo Sousa, é centrada por um espaço ajardinado, decorado com alvas esculturas das estações e as espirituosas Estátuas do Cochicho. Ao descer a avenida vai-se dar ao Largo da Sé onde esta a lindíssima Sé Catedral de Lamego. Também pode ser visitado o Castelo de Lamego.
🌍 DOURO VINHATEIRO 🌍
A revista Forbes identificou 8 destinos a não perder em 2021. O Douro Vinhateiro está entre os escolhidos.
O Douro Vinhateiro, com os seus fotogénicos e mundialmente famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também fruto do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. É nas encostas da região vinícola mais antiga do mundo que se produz o vinho do Porto, uma das maiores bandeiras de Portugal em todo o mundo.
A época da vindimas (setembro e outubro) é a altura do ano em que mais pessoas visitam o Douro Vinhateiro já que nessa altura a maioria das quintas oferecem programas em que o visitante tem a possibilidade de participar na tradicional apanha e pisa da uva nos lagares.
🌍 Peso da Régua – é a principal cidade da região demarcada do Douro. Dali pode subir-se ao Miradouro São Leonardo de Galafura, com uma das vistas panorâmicas mais bonitas de todo o Douro Vinhateiro.
🌍 Barragem/Eclusa de Peso da Régua – com um desnível de mais de 25 metros. Pela sua eclusa passam os famosos cruzeiros do Douro que navegam entre Peso da Régua e Pinhão.
🌍 Pinhão – aninhada entre o rio Douro e o rio Pinhão e as íngremes encostas, cravadas de socalcos e pinceladas por quintas. O Pinhão foi fundado para servir de apoio às inúmeras quintas da região, tornando-se num dos pontos centrais da logística de transporte das pipas de vinho até às caves de Vila Nova de Gaia (através dos tradicionais barcos rabelo e do histórico comboio do Douro).
A
partir do Pinhão pode ser feito um passeio de barco pelo rio Douro.
Há várias ofertas de cruzeiros, sendo uma o cruzeiro de duas horas de Barco
Rabelo que faz a ligação Pinhão-Tua-Pinhão. Depois pode ser visitado
o Miradouro de Casal de Loivos. Para além da vista panorâmica sobre
Pinhão e o Vale do Douro, é aqui que poderá observar a famosa curva em “L” que
o Douro descreve junto à vila de Pinhão.
🌍 Provesende – por
estar localizada no topo de um planalto, oferece vistas ímpares sobre o Douro
Vinhateiro. A caminho da aldeia estão vários miradouros onde é possível
encostar o carro e desfrutar de excelentes vistas sobre o vale do rio Pinhão.
🌍 Favaios – sinónimo de Moscatel, logo é obrigatório uma visita à Adega Cooperativa de Favaios e ao Museu do Pão e do Vinho para saber mais sobre (e provar). Não deixes também de visitar a Igreja Matriz de São Domingos, as ruínas das Muralhas do Castelo e a Capela de Santa Bárbara.
🌍 São João da Pesqueira – sede de município do concelho mais antigo de Portugal. Destacam-se o Convento de São Francisco, a Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia, o Arco e a respetiva Torre do Relógio, a Arcada (antigo mercado) e o antigo edifício dos Paços do Concelho e Cadeia que hoje alberga o Museu Eduardo Tavares.
Bem perto de São João da Pesqueira está o Santuário e Miradouro de São Salvador do Mundo, o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro. Este Santuário, também designado de Ermo, é composto por dez ermidas do século XVI, dispostas entre a base e o cume do monte, com a finalidade de representar a via-sacra. É um local de rara beleza e que consegue transmitir uma sensação de tranquilidade a quem o visita. A cereja no topo do bolo são as fantásticas vistas do miradouro.
🌍 São Xisto – esconde-se numa falésia sobranceira ao rio Douro e vale a pena percorrer as suas ruelas, ladeadas pelas tradicionais casa de xisto. Aldeia visitada, pode seguir-se caminho até ao Miradouro da Quinta de Vargelas cujas vistas são mesmo de cortar a respiração.
🌍 Vila Nova de Foz Côa – o roteiro pelo Douro Vinhateiro pode terminar aqui, na capital das pinturas rupestres. No centro historico observa as casas senhoriais e abrasonadas da cidade, aprecia a fachada Manuelina da sua Igreja Matriz, a capela de Santa Quitéria (que terá sido outrora uma sinagoga) e a barroca capela de Santo António.
Por fim, nada como partir à descoberta das famosas gravuras rupestre de Foz Côa, Património da UNESCO, numa visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa e ao vizinho Museu do Côa.
🌍 É essencial fazer prova de vinhos numa das afamadas quintas da região de Pinhão. Entre as mais bem cotadas estão a Quinta do Seixo (as vistas da quinta valem a pena), a Quinta do Bonfim, a Quinta do Portal e a Quinta de La Rosa, por exemplo.
ONDE FICAR:
Pode a melhor parte da Lua de Mel ser o relaxamento num bom hotel? Aqui estao várias sugestões, todas com piscina (excepto o InterContinental Porto):
🏨 Porto
🏨 Amarante
🏨 Douro
Podem ver as outras recomendações nos seguintes
debates:
O que acham destes locais? Já visitaram? Visitariam em breve? Eu fiquei surpreendida com Amarante, não tinha ideia que era tão bonita. 💖
Pessoalmente adoro esta zona do Porto e Douro e será a minha primeira opção caso tenha que passar a Lua de Mel em Portugal.