Hello Brides!
Espero que estejam a ter um bom fim de semana.
Hoje vamos passear por mais umas regiões de Portugal, em mais um episódio das sugestões lua de mel no nosso país – ou escapadinhas românticas
Vamos falar da região Oeste e do resto do distrito de Leiria.
LOCAIS A VISITAR:
· Torres Vedras e Lourinhã – nesta zona as praias de Santa Cruz, praia de Santa Rita ou praia da Areia Branca são as mais conhecidas, no entanto há pelo meio praias mais selvagens, como a do Paimogo, que valem pela natureza. Na Lourinhã, na freguesia de Moita dos Ferreiros, podem encontrar-se os recuperados Moinhos de Vento da Pinhôa, um verdadeiro cartão postal da Região do Oeste. Outro ponto de paragem pode ser o Dino Parque, com cerca de 120 modelos de dinossauros construídos em tamanho real, alguns dos quais retratando dinossauros descobertos em Portugal.
· Serra de Montejunto – primeiro, a vista (até Lisboa) e a natureza, depois a Real Fábrica do Gelo e por fim as ruínas do Convento Dominicano e da Igreja N. Senhora das Neves fazem da serra um “hidden gem” a visitar.
· Peniche – a terra do surf, aqui pode ser visitada a fortaleza, que chegou a desempenhar outras funções não tão dignas: foi prisão política durante a ditadura do Estado Novo e foi alojamento provisório de famílias portuguesas vindas das antigas colónias africanas. Hoje a fortaleza é também o Museu Municipal de Peniche e um dos pontos mais importantes da cidade.
Em Peniche fica também o Cabo Carvoeiro com uma paisagem lindíssima. A caminho estão outras das paisagens mais bonitas da zona: podem passar pela Varanda de Pilatos e os miradouros da Cruz dos Remédios e o do Revelim dos Remédios. O ponto seguinte é a Praia do Portinho da Areia Norte e o imperdível Ilhéu da Papôa: um farilhão cheio de detalhes surpreendentes, ótimo para passeio, pesca e fotografia, onde a natureza esculpiu um quadro perfeito para caminhar com tranquilidade e apreciar a paisagem.
Por fim, as praias: Baleal, uma das melhores praias da zona Oeste, com uma estrada no meio da praia que a divide em Norte e Sul, e onde a água é calma devido a ser quase que uma baía. E porque é que a estrada atravessa a praia do Baleal? Porque a aldeia do Baleal é como se fosse uma ilha.
Na região para além do Baleal, o que não faltam são praias, como as dos Supertubos ou da Consolação, que são as praias mais conhecidas na zona.
· Berlengas – de Peniche apanha-se o barco para ir até à Reserva Natural das Berlengas, uma ilha em estado selvagem, com uma praia tão linda, tão linda que ninguém imagina que entrar no mar é como ser espetado com várias facas ao mesmo tempo! Para além da praia há vários caminhos pedestres e o Forte de São João Batista onde se pode pernoitar. Por fim, aproveitem para fazer um passeio à volta da ilha num dos barcos com fundo de vidro.
· Óbidos – uma das mais bonitas vilas em Portugal (mas por favor visitem quando não tem eventos). Logo a chegar à cidade está o aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Já na vila podem percorrer as ruelas com faixas amarelas ou azuis, e às torres das muralhas do castelo que circunda a vila e que hoje é um Hotel. Aqui é também a terra da ginjinha de Óbidos, que não deve ser esquecida. Para além da vila, logo nas redondezas está a Lagoa de Óbidos, com duas praias, de um lado a Praia do Bom Sucesso, de outro a Praia da Foz do Arelho (que tem a praia do mar e praia da lagoa). A lagoa de Óbidos é famosa por ser uma lagoa de mar mas sem ondas. Por aqui podem ser feitos vários desportos náuticos. Do lado da Foz há um passadiço de 800m que desce desde o miradouro até à praia e com uma paisagem deslumbrante.
Saíndo fa Foz pode-se passar pelas Caldas da Rainha e fazer um passeio de barco no Parque D. Carlos I, o parque mais romântico da zona Oeste.
· São Martinho do Porto – esta praia em forma de baía faz com que tenha das águas mais calmas da região. Para além da praia, podem subir até ao Miradouro do Cruzeiro de São Martinho de onde obterão vistas privilegiadas sobre a baía de São Martinho. Do outro lado está a praia de Salir do Porto com uma duna com aproximadamente 50 metros de altura, o que faz dela a maior duna de Portugal. Subindo a duna podem deslocar-se ao outro lado da baía onde estão as ruínas da Capela de Santa Ana.
· Alcobaça – o Mosteiro de Alcobaça foi mandado contruir por Dom Afonso Henriques como promessa à Ordem de Cister pelo apoio na captura da cidade de Santarém aos mouros. É uma das 7 maravilhas de Portugal. No interior estão os túmulos de Pedro e Inês de Castro e na cozinha do mosteiro há um braço (ribeiro) artificial do Rio Alcôa.
· Nazaré – quando eu era pequena pensava que todas as praias eram como a Nazaré e perguntava-me porque é que esta terra tinha o mesmo nome da terra de Jesus.
Há lugar em Portugal como a Nazaré? Não! Aqui ainda se encontram as nazarenas das sete saias a vender quartos com cartazes na rua, em francês, inglês e alemão. As ruas típicas e estreitas, o cheiro a maresia, o ascensor da Nazaré, a vista do sítio fazem dela uma das paragens obrigatórias no Oeste. A febre das ondas veio muito mais tarde, mas as ondas sempre lá estiveram... e a Nazaré é mais, muito mais do que ondas. Na vila, junto ao mar, podem encontrar-se as tradições da secagem do peixe e admirar os barcos de pesca tradicionais de arte xávega (Maio e Junho). Existem dois miradouros para apreciar a vista: o da Pederneira e o do Sítio da Nazaré (onde se fiz que D. Fuas Roupinho foi impedido de cair do precipício por intersecçã da Nossa Senhora da Nazaré). No sítio, para além do miradouro, pode ser visitado o Santuário da Nazaré e o Forte de São Miguel Arcanjo (aquele que às vezes parece engolido pelas ondas) – aproveitem para ver o pôr do sol daqui, é simplesmente deslumbrante.
Para além de todos estes locais, nesta pesquisa descobri que até a nazaré tem um baloiço agora!
· Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros – o parque é a maior área calcária de Portugal, tendo uma paisagem típica da região (os muros de pedra, conhecidos por chousos e que ate foram candidatos a maravilhas da cultura popular. Inseridas no parque estão as grutas de Mira de Aire (uma das 7 maravilhas naturais de Portugal), grutas de Santo António, grutas de Alvados e as grutas de Algar da Pena. A Fórnea, uma formação geológica particular parecida com um anfiteatro natural, resultado da erosão ao longo de milhões de anos, com 500 metros de diâmetro e 205 metros de altura! E a cascata da Fórnea (no inverno ou primavera).
· Porto de Mós – o castelo tem duas torres verdes, exemplo único em Portugal. O primeiro alcaide do castelo foi D. Fuas Roupinho, o mesmo que deu origem ao milagre de nossa senhora da Nazaré.
· Mosteiro da Batalha – outro dos mais bonitos monumentos portugueses, o Mosteiro da Batalha foi mandado construir por D. João I após a vitória do exército português sobre o exército espanhol na Batalha de Aljubarrota. Destaque para as Capelas Imperfeitas. ***** Existe um bilhete conjunto, mais barato, com a validade de 7 dias, que pode ser usado para os mosteiros de Alcobaça, Batalha e o Convento de Cristo em Tomar.
· Praias ao logo da costa de Leiria, pequenas vilas piscatórias com alguma animação noturna são outros pontos de paragem: São Pedro de Moel, Praia da Vieira ou Praia de Pedrogão são as mais populares mas pelo meio há muitas praias para descobrir.
· Castelo de Leiria – (fechado até 2022 para a realização de obras de reabilitação). A partir da Alcáçova, uma das salas mais bonitas do Castelo de Leiria, pode-se observar a magnifica vista sobre a cidade.
· Fragas de São Simão – recentemente foi construído o passadiço das Fragas de São Simão com 2km de extensão. As Fragas são provavelente uma das maiores maravilhas naturais de Portugal. Aqui pode-se desfrutar da praia fluvial das Fragas de São Simão e a aldeia de xisto de Casal de São Simão, já a entrar na serra da Lousã.
ONDE FICAR:
Uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel por isso aqui vão algumas
sugestões de locais para ficar (todos com piscina):
· Torres Vedras: Dolce Campo real Lisboa; ProMar Eco Beach & Spa Hotel
· Lourinhã: The Maverick Surf Villas
· Peniche: Hotel Rural Quinta do Juncal; MH Peniche;
· Óbidos: Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort; Royal Obidos Evolutee Hotel; Rio do Prado; Hotel Real d’Óbidos; Pousada Castelo d’Óbidos (sem piscina)
· Alcobaça: Vale d'Azenha Hotel Rural & Residences; Real Abadia, Congress & Spa Hotel
· Leiria: Palace Hotel Monte Real
Podem outros locais sugeridos nos debates de:
Algarve, Costa Vicentina, Alentejo, Arrábida e Lisboa
Que acham destas zonas? Conhecem?