COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Zélia
Destacada Junho 2021 Rio Maior

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria

Zélia, a 16 de Janeiro de 2021 às 18:28 Publicado em Fórum Lua-de-mel 4 27
Guardado Guardar
Responder

Hello Brides! Smiley ring

Espero que estejam a ter um bom fim de semana.

Hoje vamos passear por mais umas regiões de Portugal, em mais um episódio das sugestões lua de mel no nosso país – ou escapadinhas românticas

Vamos falar da região Oeste e do resto do distrito de Leiria.


LOCAIS A VISITAR:

· Torres Vedras e Lourinhã – nesta zona as praias de Santa Cruz, praia de Santa Rita ou praia da Areia Branca são as mais conhecidas, no entanto há pelo meio praias mais selvagens, como a do Paimogo, que valem pela natureza. Na Lourinhã, na freguesia de Moita dos Ferreiros, podem encontrar-se os recuperados Moinhos de Vento da Pinhôa, um verdadeiro cartão postal da Região do Oeste. Outro ponto de paragem pode ser o Dino Parque, com cerca de 120 modelos de dinossauros construídos em tamanho real, alguns dos quais retratando dinossauros descobertos em Portugal.


· Serra de Montejunto primeiro, a vista (até Lisboa) e a natureza, depois a Real Fábrica do Gelo e por fim as ruínas do Convento Dominicano e da Igreja N. Senhora das Neves fazem da serra um “hidden gem” a visitar.


· Peniche – a terra do surf, aqui pode ser visitada a fortaleza, que chegou a desempenhar outras funções não tão dignas: foi prisão política durante a ditadura do Estado Novo e foi alojamento provisório de famílias portuguesas vindas das antigas colónias africanas. Hoje a fortaleza é também o Museu Municipal de Peniche e um dos pontos mais importantes da cidade.

Em Peniche fica também o Cabo Carvoeiro com uma paisagem lindíssima. A caminho estão outras das paisagens mais bonitas da zona: podem passar pela Varanda de Pilatos e os miradouros da Cruz dos Remédios e o do Revelim dos Remédios. O ponto seguinte é a Praia do Portinho da Areia Norte e o imperdível Ilhéu da Papôa: um farilhão cheio de detalhes surpreendentes, ótimo para passeio, pesca e fotografia, onde a natureza esculpiu um quadro perfeito para caminhar com tranquilidade e apreciar a paisagem.

Por fim, as praias: Baleal, uma das melhores praias da zona Oeste, com uma estrada no meio da praia que a divide em Norte e Sul, e onde a água é calma devido a ser quase que uma baía. E porque é que a estrada atravessa a praia do Baleal? Porque a aldeia do Baleal é como se fosse uma ilha.

Na região para além do Baleal, o que não faltam são praias, como as dos Supertubos ou da Consolação, que são as praias mais conhecidas na zona.


· Berlengas – de Peniche apanha-se o barco para ir até à Reserva Natural das Berlengas, uma ilha em estado selvagem, com uma praia tão linda, tão linda que ninguém imagina que entrar no mar é como ser espetado com várias facas ao mesmo tempo! Para além da praia há vários caminhos pedestres e o Forte de São João Batista onde se pode pernoitar. Por fim, aproveitem para fazer um passeio à volta da ilha num dos barcos com fundo de vidro.


· Óbidos – uma das mais bonitas vilas em Portugal (mas por favor visitem quando não tem eventos). Logo a chegar à cidade está o aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra. Já na vila podem percorrer as ruelas com faixas amarelas ou azuis, e às torres das muralhas do castelo que circunda a vila e que hoje é um Hotel. Aqui é também a terra da ginjinha de Óbidos, que não deve ser esquecida. Para além da vila, logo nas redondezas está a Lagoa de Óbidos, com duas praias, de um lado a Praia do Bom Sucesso, de outro a Praia da Foz do Arelho (que tem a praia do mar e praia da lagoa). A lagoa de Óbidos é famosa por ser uma lagoa de mar mas sem ondas. Por aqui podem ser feitos vários desportos náuticos. Do lado da Foz há um passadiço de 800m que desce desde o miradouro até à praia e com uma paisagem deslumbrante.

Saíndo fa Foz pode-se passar pelas Caldas da Rainha e fazer um passeio de barco no Parque D. Carlos I, o parque mais romântico da zona Oeste.


· São Martinho do Porto – esta praia em forma de baía faz com que tenha das águas mais calmas da região. Para além da praia, podem subir até ao Miradouro do Cruzeiro de São Martinho de onde obterão vistas privilegiadas sobre a baía de São Martinho. Do outro lado está a praia de Salir do Porto com uma duna com aproximadamente 50 metros de altura, o que faz dela a maior duna de Portugal. Subindo a duna podem deslocar-se ao outro lado da baía onde estão as ruínas da Capela de Santa Ana.


· Alcobaça – o Mosteiro de Alcobaça foi mandado contruir por Dom Afonso Henriques como promessa à Ordem de Cister pelo apoio na captura da cidade de Santarém aos mouros. É uma das 7 maravilhas de Portugal. No interior estão os túmulos de Pedro e Inês de Castro e na cozinha do mosteiro há um braço (ribeiro) artificial do Rio Alcôa.


· Nazaré – quando eu era pequena pensava que todas as praias eram como a Nazaré e perguntava-me porque é que esta terra tinha o mesmo nome da terra de Jesus.

Há lugar em Portugal como a Nazaré? Não! Aqui ainda se encontram as nazarenas das sete saias a vender quartos com cartazes na rua, em francês, inglês e alemão. As ruas típicas e estreitas, o cheiro a maresia, o ascensor da Nazaré, a vista do sítio fazem dela uma das paragens obrigatórias no Oeste. A febre das ondas veio muito mais tarde, mas as ondas sempre lá estiveram... e a Nazaré é mais, muito mais do que ondas. Na vila, junto ao mar, podem encontrar-se as tradições da secagem do peixe e admirar os barcos de pesca tradicionais de arte xávega (Maio e Junho). Existem dois miradouros para apreciar a vista: o da Pederneira e o do Sítio da Nazaré (onde se fiz que D. Fuas Roupinho foi impedido de cair do precipício por intersecçã da Nossa Senhora da Nazaré). No sítio, para além do miradouro, pode ser visitado o Santuário da Nazaré e o Forte de São Miguel Arcanjo (aquele que às vezes parece engolido pelas ondas) – aproveitem para ver o pôr do sol daqui, é simplesmente deslumbrante.

Para além de todos estes locais, nesta pesquisa descobri que até a nazaré tem um baloiço agora!


· Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros o parque é a maior área calcária de Portugal, tendo uma paisagem típica da região (os muros de pedra, conhecidos por chousos e que ate foram candidatos a maravilhas da cultura popular. Inseridas no parque estão as grutas de Mira de Aire (uma das 7 maravilhas naturais de Portugal), grutas de Santo António, grutas de Alvados e as grutas de Algar da Pena. A Fórnea, uma formação geológica particular parecida com um anfiteatro natural, resultado da erosão ao longo de milhões de anos, com 500 metros de diâmetro e 205 metros de altura! E a cascata da Fórnea (no inverno ou primavera).


· Porto de Mós – o castelo tem duas torres verdes, exemplo único em Portugal. O primeiro alcaide do castelo foi D. Fuas Roupinho, o mesmo que deu origem ao milagre de nossa senhora da Nazaré.


· Mosteiro da Batalha – outro dos mais bonitos monumentos portugueses, o Mosteiro da Batalha foi mandado construir por D. João I após a vitória do exército português sobre o exército espanhol na Batalha de Aljubarrota. Destaque para as Capelas Imperfeitas. ***** Existe um bilhete conjunto, mais barato, com a validade de 7 dias, que pode ser usado para os mosteiros de Alcobaça, Batalha e o Convento de Cristo em Tomar.


· Praias ao logo da costa de Leiria, pequenas vilas piscatórias com alguma animação noturna são outros pontos de paragem: São Pedro de Moel, Praia da Vieira ou Praia de Pedrogão são as mais populares mas pelo meio há muitas praias para descobrir.


· Castelo de Leiria – (fechado até 2022 para a realização de obras de reabilitação). A partir da Alcáçova, uma das salas mais bonitas do Castelo de Leiria, pode-se observar a magnifica vista sobre a cidade.


· Fragas de São Simão – recentemente foi construído o passadiço das Fragas de São Simão com 2km de extensão. As Fragas são provavelente uma das maiores maravilhas naturais de Portugal. Aqui pode-se desfrutar da praia fluvial das Fragas de São Simão e a aldeia de xisto de Casal de São Simão, já a entrar na serra da Lousã.

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 1


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 2


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 3


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 4


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 5


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 6


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 7


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 8


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 9

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 10


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 11

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 12

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 13


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 14

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 15


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 16


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 17


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 18

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 19


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 20


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 21


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 22


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 23


Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 24


ONDE FICAR:

Uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel por isso aqui vão algumas

sugestões de locais para ficar (todos com piscina):

· Torres Vedras: Dolce Campo real Lisboa; ProMar Eco Beach & Spa Hotel

· Lourinhã: The Maverick Surf Villas

· Peniche: Hotel Rural Quinta do Juncal; MH Peniche;

· Óbidos: Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort; Royal Obidos Evolutee Hotel; Rio do Prado; Hotel Real d’Óbidos; Pousada Castelo d’Óbidos (sem piscina)

· Alcobaça: Vale d'Azenha Hotel Rural & Residences; Real Abadia, Congress & Spa Hotel

· Leiria: Palace Hotel Monte Real

Podem outros locais sugeridos nos debates de:

Algarve, Costa Vicentina, Alentejo, Arrábida e Lisboa

Que acham destas zonas? Conhecem?

tenor.gif

27 respostas

Última atividade por Zélia, a 21 de Janeiro de 2021 às 13:06
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que bela opção Maria 🥰🥰
    • Responder
  • Angela
    Noiva Ativa Agosto 2021 Fafe
    Angela ·
    • Denunciar
    Nos vamos para os Açores
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Também adoro castelos, tão lindo imaginar o que em tempos de passou por ali 😁😁
    • Responder
  • Cátia
    Destacada Maio 2021 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar

    Olá Zélia.

    Obrigada pela partilha. Conheço bem alguns dos locais que mencionas-te e sem dúvida que são óptimos locais para uma lua de mel. Gosto particularmente de Peniche, São Pedro de Moel, Praia da Vieira e todos o conjunto de castelos que mencionas-te (não fosse eu umas Castle Lover Smiley laugh ).

    Beijinhos

    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Eliana!
    Também sou da zona, ah o nevoeiro matinal 😅 que ódio 😂😂😂
    Também levei o meu noivo à Nazaré e à Berlengas (ele não é português) e adorou 🥰🥰
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Constante Outubro 2021 Oliveira de Azeméis
    Eliana ·
    • Denunciar

    Olá Zélia o meu pedido de casamento foi feito na Nazaré, no Sítio, foi das nossas primeiras saídas juntos e vamos lá todos os anos, ás vezes mais do que uma vez, tem um significado especial.

    O meu pai é do Bombarral por isso conheço bem a zona e as praias que indicaste.

    Obrigada pelas indicações e sugestões, este ano estive com o meu filhote no MH Peniche e gostamos muito, pena que apanhamos aquela nevoeirada matinal e só pudemos aproveitar a praia da parte da tarde mas ainda consegui ir mostrar-lhe as Berlengas e claro que ficou super fã…. exceto da temperatura da água ehehhe parece as Ilhas Cies Smiley winking

    bjinhos

    • Responder
  • Krizitah
    Destacada Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Krizitah ·
    • Denunciar

    Que belos sítios para conheceres Smiley smile

    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Verdade e não há meio dele zarpar daqui 😤
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar

    Que excelente debate querida Zélia 😍

    Confesso que já conhecemos algumas zonas e adoramos! O Covid tem de ir embora para que possamos conhecer as restantes em falta eheh 😘

    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Também são óptimas opções 😍

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Outubro 2021 Leiria (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    E para quem vier no verão, tanto a Nazaré como a Vieira de Leiria têm parques aquáticos Smiley smile
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas recomendações ❤️
    Vi o vídeo gostei bastante tem ainda mais locais para as fotos do que imaginei 🤩
    • Responder
  • Joana
    Destacada Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Aproveitem para almoçar no Curral do Burro ou então uma grande tosta no Bar da Serra 😁😁
    Vou te deixar uma sessão de uma amiga que foi lá 😁

    https://www.youtube.com/watch?v=Ivdub221Ev4
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu sou desta zona (a minha terra é Ribatejo mas no limite com o oeste, temos dupla identidade 😅) e mesmo assim há áreas aqui que nos conheço 😱🤦🏻‍♀️ O que mais uma vez prova que o que não falta são coisas paga visitar 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Querida Zélia! Adoro! Conheço bem a zona. O noivo estudou em Leiria e metade dos amigos casaram-se nessa zona! Para os casamentos, optamos por ir mais cedo de visitar as redondezas. O nosso padrinho é fã de body board e vamos frequentemente para as praias que mencionaste para dias de praia ao fim de semana. Para a próxima vou pedir-lhes para fugirmos das horas de maior calor e fazer uma visita aos lindos sítios de mencionaste! Cinco estrelas! Adoro! E adoro as fotos! Obrigada pelo excelente trabalho! Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Destacada Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida, ainda vou rever estes debates todos 😉😘
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que fotos tão giras 😍😍
    Eu andava à procura de um local mas ou era tudo muito perto e mais do mesmo ou muito longe. Durante imenso tempo pensei em ir para Tomar (o noivo disse que tanto fazia porque ele não conhece 🤷🏻‍♀️) e um dia encontrei umas fotos das ruínas de montejunto.
    Fui pesquisar mais sobre, mostrei fotos ao noivo é falei com uma amiga que mora no cadaval e que disse que era mesmo bonito. E decidimos que era um bom local. Sabes que eu vejo montejunto da casa dos meus pais, mas nunca lá fui 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Joana
    Destacada Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sério? A zona das muralhas é linda linda 😍 só não fiz pq aqui, toda a gente é lá que faz 🤣
    Mas fiz a uns anos umas fotos lá e ficaram top top (amadoras)

    Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 25
    Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 26
    Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 27
    Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 28
    Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 6 – Oeste e Leiria 29



    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Por falar em serra de Montejunto, em princípio vou fazer a sessão de solteiros aí 😁
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olha vês já tens várias férias para fazeres por cá 😁😁😁
    • Responder
  • Joana
    Destacada Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    Quando passarem aqui pela Serra do Montejunto, desçam a Serra e venham dar me um Olá Logo na primeira paragem 😍😍
    • Responder
  • Marta Vieira
    Destacada Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    Olá gémea Zélia, só com os teus debates é que eu tenho noção que ainda não conheço nada do nosso país chiça 😂
    Excelente debate 👌
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    O Dino Park Lourinhã tem parceria com o museu da Lourinhã (GEAL).
    Beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Vou adicionar ao debate, obrigada Rita ☺️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Relativamente à praia da areia branca, peço desculpa pelo lapso de leitura. Mas o Dino Park Lourinhã não é só para crianças. É para todas as faixas etárias. Tem réplicas de figuras de dinossauros à escala real, é possível ver a zona de laboratório pela descoberta de ossadas (com o covid provavelmente não, e deve estar fechado). A zona oeste é do melhor 👌
    • Responder
  • Zélia
    Destacada Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Rita! Falei na praia da areia branca, mas por acaso não meti o Dino 🦕 park, achei que fosse mais para crianças 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Olá Zélia! Então falas da minha terra, Lourinhã e não falas do Dino Park Lourinhã, a praia da areia branca. E muito mais. Mas fiquei super feliz de lembrar onde casei 💜🎉. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados