Oi oi noivinhas!!!
Espero que tenham passado um óptimo Natal, apesar das circunstâncias.
Agora entramos numa semana de reflexões sobre este estranho ano de 2020 e preparação para entrarmos em 2021 - que este ano seja melhor, muito melhor!
Na semana passada iniciei uma série de debates sobre locais de lua de mel em Portugal, começando pelo Algarve, cujo debate está aqui .
A situação do Covid fez com que muitos casais tenham optado, e continuem a optar, por passar a lua de mel em Portugal.
Sendo o nosso país lindo, vim aqui dar exemplos de lugares fantásticos em Portugal continental, que podem ser sugestões não só para lua de mel, mas para umas férias a dois (ou com rebentos - porque não ).
Hoje falarei da Costa Vicentina!!
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina percorre o Litoral do Alentejo desde Sines a Odeceixe e entra na Costa Algarvia em Aljezur, dobrando o Cabo de Sagres e indo até Burgau, já no Barlavento Algarvio.
Ao contrário do Algarve, aqui não há resorts a poluir a paisagem. Há dunas, vegetação, falésias e enseadas que dão à Costa Vicentina uma beleza natural selvagem, quase intocada. Como se todas as hordes de turistas só soubessem a direção do Algarve e nem soubessem deste Paraíso ainda “por descobrir”.
Mesmo em pleno mês de Agosto é possível encontrar praias desertas por estes lados.
A Costa Vicentina é também um destino muito procurado para surf, principalmente nas praias que já ficam no Algarve.
As vilas/aldeias mais populares: Vila Nova de Milfontes, Porto Côvo ou Zambujeira do Mar, são também elas locais pacatos, mesmo quando ganham alguma vida no Verão.
LOCAIS A VISITAR:
* Sines – Praia da Samoqueira, uma das mais belas na Costa Vicentina.
* Porto Côvo – Praia do Malhão: vale a pena percorrer a rede de
passadiços ao longo das arribas, desfrutando das vistas panorâmicas. A aldeia é
preenchida por casas brancas de rodapé azul. No verão, há barcos que fazem a travessia para
visitar a Ilha do Pessegueiro.
* Vila Nova de Milfontes – um dos maiores segredos da Costa Vicentina é a Cascata da Rocha de Água de Alto, vulgarmente apelidada de Cascata de Vila Nova de Milfontes, embora só possa ser vista com água se for visitada depois de chuvadas. Fica a 10Km da vila, tem de se fazer um percurso a pé de 2.5Km ida e volta, mas é uma boa opção para desenjoar das paisagens costeiras.
* Praia das Furnas – campeã das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Rios.
* Praia de Almograve – divide-se em duas: Almograve, maior e a pequena praia de Nossa Senhora.
* Praia do Cavaleiro – pode ser difícil de dar com ela, e no final ainda é preciso descer as escadas da arriba, mas vale a pena. A praia é protegida por arribas, selvagem e desconhecida o suficiente para estender a toalha e esquecer que o mundo existe.
* Cabo Sardão – é considerada a maior proeminência da costa ocidental, entre o cabo de Sines e o cabo de São Vicente e é o único local na Europa onde as cegonhas nidificam na orla costeira.
* Praia da Zambujeira do Mar – uma das mais fotogénicas da costa alentejana, onde o urbano e natureza se juntam. As vistas da falésia que circunda a praia são do melhor que há na Costa Alentejana, indo para norte ou para sul da Zambujeira existem imensas praias desertas.
* Odemira – Pego das Pias. Para lá chegar é necessário fazer uma caminhada de 2 km, ida e volta. O local tem impressionantes rochas e vários pequenos lagos naturais, perfeitos para dar umas braçadas nas águas da Ribeira do Torgal.
* Barragem de Santa Clara - a Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara é uma das melhores praias fluviais de Portugal. É possível alugar um barco sem precisar de ter Carta de Marinheiro.
* Praia da Amália – era a praia onde Amália Rodrigues ia desfrutar do mar. Para lá chegar só a pé por um estreito carreiro coberto de cerrada vegetação e caniços incluindo um túnel vegetal onde ao lado corre a Ribeira das Cobras com a sua cascata das cobras (sim, aparentemente há mesmo cobras por ali ). Ali perto há também a aldeia de Brejão, com belos murais dedicados à fadista portuguesa.
* Praia de Odeceixe – outra das vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal, desta feita na categoria de Praia de Arribas. É sem dúvida uma das praias (de mar e rio) mais bonitas de Portugal.
* Aljezur – Para além das típicas ruas alentejanas caiadas de branco, há um lendário castelo (um dos sete castelos que figuram na bandeira de Portugal) onde se pode desfrutar de uma magnífica vista panorâmica, sobre a várzea de Aljezur, a Serra de Monchique e o mar.
* Bordeira e Praia da Bordeira – o grande areal da Praia da Bordeira faz dela uma das maiores praias da Costa Vicentina.
* Praia do Amado – terra vermelha, por entre falésia e arriba, uma vegetação extraordinária e areias douradas banhadas por uma água cristalina.
* Aldeia da Pedralva – encontrava-se praticamente em ruínas há 10 anos atrás. Mas graças à reconstrução das casas para fins de alojamento local, mantendo a arquitetura tradicional algarvia, uma nova vida foi trazida à pequena aldeia. Passear pelas suas ruelas é uma viagem ao passado.
ONDE FICAR:
Porque uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel, ao pesquisarem num dos famosos sites de reservas hoteleiras podem pesquisar por alojamentos (há poucos hotéis na Costa Vicentina, mas muitas Herdades e Montes) com ou sem pequeno almoço (ou tudo incluído), assim como piscina, por exemplo.
Não se esqueçam de pesquisar alojamentos com boas classificações reais de hóspedes (reais = sites como expedia, booking.com, ou sites dos próprios hotéis têm classificações de hóspedes que REALMENTE se hospedaram lá. Sites como Tripadvisor ou Google podem ter reviews de qualquer pessoa, hospede ou não).
Algumas sugestões de locais para ficar:
· Vila Nova de Milfontes: Naturarte Rio; Herdade do Freixial.
· Zambujeira do Mar: Herdade do Touril; Zmar Eco Experience; Herdade Amalia.
· Odeceixe: Casas do Moinho.
Honestamente, fiquei bastante impressionada com tudo o que há para descobrir por aqui, e o sossego das herdades e dos montes fazem-me crer que a Costa Vicentina é o lugar perfeito para, pelo menos, uma escapadela super romântica.
De ressaltar que, ao visitar, concessões terão de ser feitas: ou se visitam menos locais mais profundamente, ou se percorre a costa um pouquinho a casa dia, dividindo as noites por localidades diferentes.
E vocês costumam visitar a Costa Vicentina?
Tinham conhecimento destes locais?