Oi oi
noivinhas!!!
Em primeiro lugar: FELIZ ANO NOVO!!!!
Sou só eu que estou super feliz por ser 2021???!!!
Mesmo que o vírus ainda esteja aqui, que a nossa liberdade ainda seja limitada e que os nossos casamentos ainda tenham restrições, parece que há mais esperança… ou são coisas da minha cabeça?
Bem, voltando à realidade, estou aqui para mais um debate de sugestões de lua de mel em Portugal.
Anteriormente falei do Algarve e da Costa Vicentina.
Hoje falarei do Alentejo!!
Inicialmente não tinha planeado escrever sobre o Alentejo. Por mais que eu goste de passear e de destinos culturais, na minha cabeça uma Lua de Mel terá sempre que ter pelo menos praia, ou juntar praia e cultura.
Mas o que eu penso não é o que todos pensam, e o Alentejo é muitas vezes deixado de parte – todas sabemos que há muito mais coisas para visitar no norte do que no sul de Portugal... então decidi sim fazer este debate sobre o Alentejo. Aproveitando também que pode ser uma inspiração para uma ou várias escapadinhas (e não necessariamente uma lua de mel)…
O Alentejo é das maiores regiões do país, mas sendo que já falei da Costa Vicentina, vou focar-me mais no alto Alentejo e Alentejo Central, nomeadamente os distritos de Évora e Portalegre.
LOCAIS A VISITAR:
· Mértola – quem tenha ido de carro para o Sotavento Algarvio (ou zona de Tavira) provavemente já passou por aqui. Pode-se aproveitar para uma paragem estratégica e cultural a meio do caminho. A vila tem vistas excelentes sobre o rio Guadiana lá de cima. Tem também uma praia fluvial (a da Tapada Grande na Mina de São Domingos) que já foi considerada a melhor da Europa.
· Monsaraz – nesta pequena aldeia de casas caiadas de branco, pode sentir-se a paz do Alentejo. Localizada numa imponente crista rochosa, para além das ruelas características, dali tem-se uma excelente vista sobre a planície alentejana e o Alqueva. O patrimonio histórico e arquitectónico deu-lhe o título de “museu aberto” e o reconhecimento geral veio quando foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Há portas para visitar, cisternas e o castelo. Sendo que Monsaraz está localizada logo ao lado do Alqueva, tem uma das mais populares praias fluviais da região.
· Reguengos de Monsaraz – esta vila (à qual Monsaraz pretence) é considerada a capital dos Vinhos de Portugal. Vale a pena visitar uma unidade de produção e provar os vinhos feitos localmente:
CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz – que tem os vinhos Reguengos, Monsaraz, Terras D’El Rei, ou
HERDADE DO ESPORÃO: com os vinhos Esporão, Defesa ou Monte Velho.
· Alqueva – o maior lago artificial da Europa tem trazido uma dinâmica diferente e mais turismo ao Alentejo nos últimos anos. Pode visitar-se a barragem (a maior de Portugal). Conhecer a aldeia da Luz (a que fizeram porque a original iria ficar submersa).
-------> Aqui no Alqueva também se pode:
-->Visitar Mourão (não tão popular como Monsaraz por ser no outro lado do Alqueva). Tem um castelo e praias mais informais.
--> Ver estrelas – dada a pouca poluição no Alqueva, o céu é um dos melhores para ver estrelas em Portugal e até há um projecto chamado Dark Sky Alqueva - o primeiro destino turístico no mundo para ver as estrelas. O Observatório está equipado com telescópios para ver estrelas, planetas e as crateras da lua. Outra opção é simplemente deitar na relva para a ver as estrelas… romântico ou cliché?
--> Fazer desportos náuticos: vela, canoagem, mota de água, ou dar um passeio de barco.
Visitar a praia e marina de Amieira, a zona mais conhecida e movimentada do Alqueva.
· Évora – A cidade museu é uma das cidades mais bonitas em Portugal (não fosse ela uma das 4 cujo centro histórico é património da Unesco).
A cidade é delimitada por muralhas e a magia acontece dentro delas, onde paredes brancas com rodapés amarelos dominam a paisagem eborense. Évora destaca-se pelas ruas medievais cheias de história, a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco e a intrigante Capela dos Ossos, a belíssima Universidade de Évora (uma das mais bonitas do país e a segunda mais antiga), o Templo Romano (ou templo de Diana) que é um dos vestígios desta antiga cidade romana e exemplar único em Portugal.
A Praça do Giraldo e outras largas praças em Évora (o nome da praça vem do Geraldo Sem Pavor, um guerreiro ao servico de D. Afonso Henriques que conquistou Évora aos mouros em 1167). O Aqueduto da Água de Prata, que ainda hoje fornece água à cidade e que nos permite fazer um trilho de 19km pelo aqueduto. A Igreja da Misericórdia: o que não falta aqui são igrejas, mas a Igreja da Misericórdia, embora pequena e “insignificante” é a igreja mais bonita de Évora. O Jardim público/Jardim de Diana, óptimo para namorar e ver o pôr do sol. Por fim, na cidade pode ser visistada a Adega da Cartuxa/ Fundação Eugénio de Almeida que tem os vinhos EA, Cartuxa, Pêra-Manca.
Ao redor de Évora podem ver-se as belíssimas paisagens do montado Alentejano assim como o Cromeleque dos Almendres e vários dolmens e menires.
· Vila Viçosa – considerada a princesa do Alentejo e marcada por um ambiente de realeza. O terreiro do Paço de Vila Vicosa é considerado uma das praças mais bonitas de Portugal. Nela está o Paço Ducal que foi outrora residência dos duques de Bragança e no interior há mais de 50 salas visitáveis. Em Vila Viçosa há também um castelo (há alguma vila ou cidade no Alentejo que não tenha um castelo????) igrejas e miradouros.
· Elvas – pintada de branco e amarelo, como Évora, as suas fortificações são património da Unesco. É a maior cidade fortificada da Europa e tem também o maior aqueduto da Península Ibérica. O concelho de Elvas tem perto de 40 igrejas e conventos (WHAT???) assim como 30 exemplares de fontes, ermidas e pelourinhos.
· Castelo de Vide – a Sintra do Alentejo é um dos locais mais românticos e bem preservados na zona, está inserida na Serra de São Mamede e mesmo ao lado de Marvão. Vale a pena visitar o castelo, igreja Matriz e as outras (sáo varias) ou a Judiaria: o antigo bairro judaico.
· Marvão – está a uma altitude de 865m (para além de castelos, parece comum as cidades/vilas alentejanas estarem num monte), pelo que tem uma excelente vista sob a area circundante. As grande atrações são o castelo e as tradicionais casas alentejanas. Até Saramago um dia disse que de Marvão “vê-se a terra toda”. Uma dica é chegar a Marvão pelo túnel das árvores, que, aparentemnte, é belissimo o ano todo. Este "túnel" conhecido por Alameda dos Freixos localiza-se na EN246-1 que liga Castelo de Vide a Portagem.
· Serra de São Mamede – a serra está aqui para mostrar que o Alentejo não são só planícies secas pinceladas com montados. Aqui há verde, rios e cascatas, ideal para percuros pedestres. A Cascata do Pêgo do Inferno onde é possivel dar uns mergulhos e é fácil de encontrar. Depois há a Cascata da Cabroeira e para encontá-la é necessário andar 2km mas é uma das cascatas mais imponentes da serra de São Mamede. Por fim outra cascata a visitar, e mergulhar, é a Cascata de São Julião.
· Montargil – não só do Alqueva se faz um lago, ups, o Alentejo. A barragem de Montargil que dá origem à Albufeira da Barragem de Montargil é ideal para ir a banhos, fazer pesca desportiva ou desportos nauticos. Aqui há tambem a possibilidade de fazer passeios de balão.
ONDE FICAR:
Porque uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel, ao pesquisarem num dos famosos sites de reservas hoteleiras podem pesquisar por Hotéis com ou sem pequeno almoço, assim como piscina, por exemplo.
Não se esqueçam de pesquisar alojamentos com boas classificações reais de hóspedes (reais = sites como expedia, booking.com, ou sites dos próprios hotéis têm classificações de hóspedes que REALMENTE se hospedaram lá. Sites como Tripadvisor ou Google podem ter reviews de qualquer pessoa, hospede ou não).
Algumas sugestões de locais para ficar (todos com piscina):
· Évora dentro das muralhas: Casa do Escritor, Pousada do Convento de Évora, M’Ar de AR Muralhas
· Évora fora das muralhas: Convento do Espinheiro, a Casa do Governador, Tivoli Évora Ecoresort
· Marvão: Quinta da Dourada, Casa dos Galegos
· Alqueva: Herdade Do Sobroso Wine & Luxury Boutique
· Mértola: Horta da Quinta
· Montargil – Lago Montargil & Villas
· Elvas - Hotel Rural Monte da ProvençaCom isto finalizo dizendo que embora não seja o tradicional destino de Lua de Mel em Portugal, é certamente, como todos os pontos do nosso país, uma região a explorar.
Pessoalmente, eu adoro o Alentejo e a paisagem alentejana, e vocês?