Olá noivinhas e noivos!
Bem, espero que ainda não estejam saturadas dos meus debates sobre as áreas a visitar em Portugal e que podem ser inspirações caso façam a Lua de Mel no nosso país.
Vamos lá passear por mais umas regiões de Portugal, desta vez o Ribatejo e a Beira Baixa.
LOCAIS A VISITAR:
RIBATEJO
🌍 Salinas
de Rio Maior –
mesmo a 30km do mar, a água da mina de salgema de Rio Maior é 7 vezes mais
salgada que a água do mar. A visão no verão é bonita e vale a pena o
passeio, assim como as casinhas de madeira que dão outro encanto ao local.
🌍 Fátima – bem... não sei quem quer ir passear na lua de mel a Fátima, mas, se se estiver perto, porque não passar para agradecer que estamos vivos e saudáveis e que o nosso casamento aconteceu? Além disso, sabiam que Fátima é o quarto maior lugar de peregrinação católica do mundo? Na minha modesta opinião, a melhor parte é a visita à casa dos pastorinhos em Aljustrel.
🌍 Grutas – bem perto de Fátima estão várias grutas que podem ser visitadas: as grutas de Mira de Aire (uma das 7 maravilhas naturais de Portugal), grutas de Santo António, grutas de Alvados e as grutas do Algar da Pena.
🌍 Santarém – a capital do gótico em Portugal tem imensas igrejas e monumentos: Torre das Cabaças, Igreja de Santa Maria de Marvila, Sé Catedral de Santarém, Convento de São Francisco Santuário do Santíssimo Milagre, Igreja de Nossa Senhora da Graça. O ponto de visita essencial é o jardim das portas do Sol, com vista para o Tejo.
🌍 Ourém – o que não falta no Ribatejo são praias fluviais (já lá chegamos), mas uma das melhores e mais bonitas é a Praia Fluvial do Agroal, no rio Nabão.
🌍 Tomar – para além da cidade em si ser bastante acolhedora (vale a pena passear no centro e nas margens do rio Nabão), é aqui que está um dos mais conhecidos monumentos em Portugal: o Convento de Cristo, dotado de vários estilos e acima de tudo conhecido pela mais importante janela manuelina em Portugal. Pode também ser visitado o pulmão da cidade: a Mata Nacional dos Sete Montes e por fim o Aqueduto dos Pegões à saída da cidade. De 4 em 4 anos realiza-se a famosa festa dos Tabuleiros em Tomar, sendo uma boa opção programar-se para visitar nessa altura.
🌍 Castelo de Bode – a barragem contruída nos anos 50 e que abastece Lisboa, é utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, vela, remo, ou jet ski, bem como da pesca desportiva. A sua construção deu origem a várias praias fluvais na zona: Aldeia do Mato – Abrantes, Fontes – Abrantes, Lago Azul – Ferreira do Zêzere, Bairrada ou Bairradinha – Ferreira do Zêzere, Alverangel (Praia do Casalinho) – Tomar, Praia Fluvial dos Montes – Tomar, praia de Fernandaires e o seu miradouro, mas o destaque vai para a praia de Dornes. Ao contrário de outras praias na zona, aqui não há piscina flutuante mas Dornes é dotada de um belíssimo cenário conhecido como a Península Encantada de Dornes.
🌍 Almourol – castelo no meio do rio em que temos que apanhar um barquinho para o visitar? Temos!! O castelo de Almourol, que pertencia à ordem dos Templários de cristo é um dos castelos mais bonitos de Portugal. Do outro lado de onde se apanha o barco há um miradouro que vale a pena ser visitado para melhor se apreciar a paisagem do castelo. Em Constância há tambem uma praia fluvial e pode ver-se onde o rio Zêzere se junta ao rio Tejo.
🌍 Mação – a Praia Fluvial de Cardigos, no concelho de Mação, é um verdadeiro oásis do Médio Tejo. Mais parece uma bela piscina natural e conta com zona de areia e relvada onde pode estender a toalha. Em Mação há também a praia fluvial do Carvoeiro, provando que Mação não brinca no que às praias diz respeito.
🌍 Penedo Furado – mesmo no limite entre o Ribatejo e a Beira Baixa, esta zona foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado, “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado. Para lá chegar basta percorrer os novos Passadiços do Penedo Furado.
Aqui se comprova mais uma vez que a riqueza do centro de Portugal está nas suas praias fluviais.
BEIRA BAIXA
🌍 Vila de Rei – entre o Penedo Furado e a praia dos Cardigos, pode ser uma boa oportunidade para visitar o marco geodésico que marca o CENTRO de Portugal. Sim, é mesmo aqui!
🌍 Na Beira Baixa o que não faltam são mais praias fluviais: Alvito da Beira, Fróia, Cerejeira, Troviscal, Janeiro de Baixo ou Praia Fluvial da Foz do Cobrã, para citar algumas.
🌍 Passadiços do Orvalho – inaugurado em 2020, com 9km onde se passa pela Cascatas da Fraga da Água d’Alta ou o Cabeço do Mosqueiro e a as paisagens mais deslumbrantes da Beira Baixa.
🌍 Monsanto – a aldeia mais portuguesa de Portugal, local singular que cresceu num lugar inóspito, empoleirada no topo de uma escarpa entre penedos e granitos, até custa a acreditar que é real. No meio de blocos colossais de granito, o povo ergueu paredes da mesma pedra e construiu casas. Tudo em Monsanto merece a pena ser visitado e apreciado.
🌍 Penha Garcia – a poucos quilómetros de Espanha tem como o principal atrativo o castelo e a bonita praia fluvial do Pego.
🌍 Castelo Branco – o centro histórico tem sido requalificado nos ultímos anos. A não perder é Jardim do Paço Episcopal, que é um dos melhores exemplares do barroco em Portugal e um passeio bem agradável de realizar. As melhores vistas da cidade estão no Castelo e Muralhas da Cidade e no Miradouro de São Gens e são excelentes para termos uma visão 360 graus da cidade.
🌍 Penamacor – a vila madeiro fica entre montanhas de intenso verde, a norte, e as planícies de Castelo Branco, a sul. Os limites do concelho abraçam dois terços da Reserva Natural da Serra da Malcata, um dos últimos refúgios do quase extinto lince ibérico. Entre serras e vales há cursos de água, fresca e cristalina, que nos brindam com algumas das melhores praias fluviais de Portugal.
🌍 Vila Velha de Ródão – O seu grande ponto de interesse é sem dúvida as Portas de Ródão, uma garganta quartzítica na Serra do Perdigão escavada pelo Tejo ao longo dos anos e que proporcionou uma paisagem natural única. Outro dos atrativos é o Castelo de Ródão, localizado numa escarpa sobranceira ao Rio Tejo. Não muito distante de Vila Velha de Ródão encontramos outras “portas”, desta feita as Portas do Almourão, outro fenómeno geológico. É no Miradouro das Portas do Almourão que pode admirar a magnitude da natureza, numa escarpa com cerca de 40 metros de profundidade onde desponta a paisagem selvagem no seu estado mais puro.
ONDE FICAR:
Uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel por isso aqui vão algumas
sugestões de locais para ficar (todos com piscina):
🏨 Hotel de Charme Casa da
Amieria, Amiais de Cima - Alcanena
🏨 Tomar: Vista do Vale
🏨 Castelo de Bode: Estalagem do Lago Azul
🏨 Chamusca: Convento Inn
🏨 Fátima: Hotel D. Goncalo & Spa; Cooking and Nature - Emotional Hotel Alvados
🏨 Castelo Branco: Herdade da Urgueira; Melia Castelo Branco.
Podem ver as outras recomendações nos seguintes debates:
Costa Vicentina
Lisboa-Cascais-Sintra
Oeste e Leiria
Eu achei bastante interessante a quantidade de Praias Fluviais nesta zona do país. E vocês?