Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa

Zélia, a 19 de Janeiro de 2021 às 17:02 Publicado em Fórum Lua-de-mel 6 21

Olá noivinhas e noivos!

Bem, espero que ainda não estejam saturadas dos meus debates sobre as áreas a visitar em Portugal e que podem ser inspirações caso façam a Lua de Mel no nosso país.

tenor.gif

Vamos lá passear por mais umas regiões de Portugal, desta vez o Ribatejo e a Beira Baixa.

LOCAIS A VISITAR:

RIBATEJO

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 1

🌍 Salinas de Rio Maior – mesmo a 30km do mar, a água da mina de salgema de Rio Maior é 7 vezes mais salgada que a água do mar. A visão no verão é bonita e vale a pena o passeio, assim como as casinhas de madeira que dão outro encanto ao local.

🌍 Fátima – bem... não sei quem quer ir passear na lua de mel a Fátima, mas, se se estiver perto, porque não passar para agradecer que estamos vivos e saudáveis e que o nosso casamento aconteceu? Além disso, sabiam que Fátima é o quarto maior lugar de peregrinação católica do mundo? Na minha modesta opinião, a melhor parte é a visita à casa dos pastorinhos em Aljustrel.

🌍 Grutas – bem perto de Fátima estão várias grutas que podem ser visitadas: as grutas de Mira de Aire (uma das 7 maravilhas naturais de Portugal), grutas de Santo António, grutas de Alvados e as grutas do Algar da Pena.

🌍 Santarém – a capital do gótico em Portugal tem imensas igrejas e monumentos: Torre das Cabaças, Igreja de Santa Maria de Marvila, Sé Catedral de Santarém, Convento de São Francisco Santuário do Santíssimo Milagre, Igreja de Nossa Senhora da Graça. O ponto de visita essencial é o jardim das portas do Sol, com vista para o Tejo.

🌍 Ourém – o que não falta no Ribatejo são praias fluviais (já lá chegamos), mas uma das melhores e mais bonitas é a Praia Fluvial do Agroal, no rio Nabão.

🌍 Tomar – para além da cidade em si ser bastante acolhedora (vale a pena passear no centro e nas margens do rio Nabão), é aqui que está um dos mais conhecidos monumentos em Portugal: o Convento de Cristo, dotado de vários estilos e acima de tudo conhecido pela mais importante janela manuelina em Portugal. Pode também ser visitado o pulmão da cidade: a Mata Nacional dos Sete Montes e por fim o Aqueduto dos Pegões à saída da cidade. De 4 em 4 anos realiza-se a famosa festa dos Tabuleiros em Tomar, sendo uma boa opção programar-se para visitar nessa altura.

🌍 Castelo de Bode – a barragem contruída nos anos 50 e que abastece Lisboa, é utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, vela, remo, ou jet ski, bem como da pesca desportiva. A sua construção deu origem a várias praias fluvais na zona: Aldeia do Mato – Abrantes, Fontes – Abrantes, Lago Azul – Ferreira do Zêzere, Bairrada ou Bairradinha – Ferreira do Zêzere, Alverangel (Praia do Casalinho) – Tomar, Praia Fluvial dos Montes – Tomar, praia de Fernandaires e o seu miradouro, mas o destaque vai para a praia de Dornes. Ao contrário de outras praias na zona, aqui não há piscina flutuante mas Dornes é dotada de um belíssimo cenário conhecido como a Península Encantada de Dornes.

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 2

🌍 Almourol – castelo no meio do rio em que temos que apanhar um barquinho para o visitar? Temos!! O castelo de Almourol, que pertencia à ordem dos Templários de cristo é um dos castelos mais bonitos de Portugal. Do outro lado de onde se apanha o barco há um miradouro que vale a pena ser visitado para melhor se apreciar a paisagem do castelo. Em Constância há tambem uma praia fluvial e pode ver-se onde o rio Zêzere se junta ao rio Tejo.

🌍 Mação – a Praia Fluvial de Cardigos, no concelho de Mação, é um verdadeiro oásis do Médio Tejo. Mais parece uma bela piscina natural e conta com zona de areia e relvada onde pode estender a toalha. Em Mação há também a praia fluvial do Carvoeiro, provando que Mação não brinca no que às praias diz respeito.

🌍 Penedo Furado – mesmo no limite entre o Ribatejo e a Beira Baixa, esta zona foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado, “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado. Para lá chegar basta percorrer os novos Passadiços do Penedo Furado.

Aqui se comprova mais uma vez que a riqueza do centro de Portugal está nas suas praias fluviais.

BEIRA BAIXA

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 3

🌍 Vila de Rei entre o Penedo Furado e a praia dos Cardigos, pode ser uma boa oportunidade para visitar o marco geodésico que marca o CENTRO de Portugal. Sim, é mesmo aqui!

🌍 Na Beira Baixa o que não faltam são mais praias fluviais: Alvito da Beira, Fróia, Cerejeira, Troviscal, Janeiro de Baixo ou Praia Fluvial da Foz do Cobrã, para citar algumas.

🌍 Passadiços do Orvalho – inaugurado em 2020, com 9km onde se passa pela Cascatas da Fraga da Água d’Alta ou o Cabeço do Mosqueiro e a as paisagens mais deslumbrantes da Beira Baixa.

🌍 Monsanto – a aldeia mais portuguesa de Portugal, local singular que cresceu num lugar inóspito, empoleirada no topo de uma escarpa entre penedos e granitos, até custa a acreditar que é real. No meio de blocos colossais de granito, o povo ergueu paredes da mesma pedra e construiu casas. Tudo em Monsanto merece a pena ser visitado e apreciado.

🌍 Penha Garciaa poucos quilómetros de Espanha tem como o principal atrativo o castelo e a bonita praia fluvial do Pego.

🌍 Castelo Branco – o centro histórico tem sido requalificado nos ultímos anos. A não perder é Jardim do Paço Episcopal, que é um dos melhores exemplares do barroco em Portugal e um passeio bem agradável de realizar. As melhores vistas da cidade estão no Castelo e Muralhas da Cidade e no Miradouro de São Gens e são excelentes para termos uma visão 360 graus da cidade.

🌍 Penamacor – a vila madeiro fica entre montanhas de intenso verde, a norte, e as planícies de Castelo Branco, a sul. Os limites do concelho abraçam dois terços da Reserva Natural da Serra da Malcata, um dos últimos refúgios do quase extinto lince ibérico. Entre serras e vales há cursos de água, fresca e cristalina, que nos brindam com algumas das melhores praias fluviais de Portugal.

🌍 Vila Velha de Ródão O seu grande ponto de interesse é sem dúvida as Portas de Ródão, uma garganta quartzítica na Serra do Perdigão escavada pelo Tejo ao longo dos anos e que proporcionou uma paisagem natural única. Outro dos atrativos é o Castelo de Ródão, localizado numa escarpa sobranceira ao Rio Tejo. Não muito distante de Vila Velha de Ródão encontramos outras “portas”, desta feita as Portas do Almourão, outro fenómeno geológico. É no Miradouro das Portas do Almourão que pode admirar a magnitude da natureza, numa escarpa com cerca de 40 metros de profundidade onde desponta a paisagem selvagem no seu estado mais puro.

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 4

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 5

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 6

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 7

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 8

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 9

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 10

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 11

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 12

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 13

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 14

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 15

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 16

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 17

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 18

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 19

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 20

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 21

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 22

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 23

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 24

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 25

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 26

Opções de Lua de Mel em Portugal – Parte 7 – Ribatejo e Beira Baixa 27

ONDE FICAR:

Uma Lua de Mel faz-se bastante de relaxamento num bom hotel por isso aqui vão algumas

sugestões de locais para ficar (todos com piscina):

🏨 Hotel de Charme Casa da Amieria, Amiais de Cima - Alcanena

🏨 Tomar: Vista do Vale

🏨 Castelo de Bode: Estalagem do Lago Azul

🏨 Chamusca: Convento Inn

🏨 Fátima: Hotel D. Goncalo & Spa; Cooking and Nature - Emotional Hotel Alvados

🏨 Castelo Branco: Herdade da Urgueira; Melia Castelo Branco.

Podem ver as outras recomendações nos seguintes debates:

Algarve

Costa Vicentina

Alentejo

Arrabida

Lisboa-Cascais-Sintra

Oeste e Leiria

Eu achei bastante interessante a quantidade de Praias Fluviais nesta zona do país. E vocês?

21 respostas

Última atividade por Zélia, a 21 de Janeiro de 2021 às 16:52
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahah acredito!! Nós pensamos and Portugal é pequeno e tal mas depois vai-se a ver e há sempre um recanto por descobrir. Até eu que sou ribatejana não conheço nenhuma destas praias fluviais 😅 🤭 e nunca meti um pezinho que fosse na Beira Baixa 😱 mas que vontade que tenho agora de ir explorar 😍😍😍
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Zélia! Nunca andei por estes lados, acreditas? Mas fiquei apaixonada por essas praias fluviais e pelos passadiços, que vontade de ir para lá agora ahhahah. Fico à espera do próximo episódio neste especial de Portugal Smiley heart

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Miriam
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Zélia!!! Mais uma vez um debate que não desilude! Grandes sugestões!
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho toda essa zona lindíssima, já estive em Viseu e pouco mais, mas a natureza encanta-me 😍😍
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei super interessante. Nunca lá fui e agora quero tanto ir 😍
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada mais uma vez Helena!
    Agora também começamos a entrar numa zona que eu conheço pior, nunca fui à beira Baixa e, apesar de ser ribatejana, como estou colada ao Oeste conheço mais essa zona do que o Ribatejo far far away 😂 e realmente tem tanto por explorar.
    Podes passar na bela noiva no verão e aproveitares para parares na praia do Agroal. Era para lá ter ido este ano, mas não nos levantamos cedo 😅 e eu tinha medo de estar cheio por causa do limite de pessoas devido à Covid.Ou podes aproveitar as praias em Castelo de Bode, lá o teu marido pode fazer o stand up paddle 😁
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se provas fossem preciso para dizer que o nosso país é lindo 😍
    Também não conheço muitas zonas aqui (sou ribatejana mas estou à beira do oeste e não conheço a parte far away, e a beira baixa 😅 e também fiquei com imensa vontade de visitar
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente debate recheadinho de sugestões querida Zélia 😍

Confesso que conheço algumas zonas e são espectaculares! Mas as desconhecidas deixaste-nos com vontade de ir explorar 😍

De todas estas sugestões aconselho as Grutas de Mira d'Aire! Visitei este verão e aquilo é mesmo incrível 😘

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também adoro a Beira Litoral. Tem praias maravilhosas.

O distrito de Viseu é enorme e muito rico em paisagens magníficas...da comida então nem se fala! Smiley laugh

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que Zélia? Como é possível cansarmo-nos das tuas sugestões??? Agora começas a fazer debates de zonas que conheço muito mal e só me apetece pegar no marido e ir à aventura! Mas estamos confinados (e estaremos mais, talvez).
    Em acoruche costuma haver o Festival de Balões de Ar Quente (onde eu queria ter pedido o noivo Milhinha em casamento), mas é uma atividade romântica que qualquer casal pode querer fazer.
    O maridão tem prancha de Stand Up Paddle e iremos certamente aproveitar estas praias fluviais para usufruir de ricos dias ao sol este verão! Como desvalorizamos Fatima, Rio Maior e Ourem! Se calhar aproveito para deixar algumas fotos do nosso casamento impressas à D. Licínia da Fábrica Bela Noiva e dizer-lhe como correu o nosso dia! Excelentes sugestões Zélia! São os teus debates que me mantém presa à Comu! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já somos duas, acho que a par de Trás os Montes, é a única zona de Portugal Continental onde nunca pus os pés 😲e agora fiquei com imensa vontade de ir 😍

• Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pessoalmente não conheço a zona e fiquei com imensa vontade de ir 😍😍😍

• Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Zélia! Que belo debate! Guardadíssimo para uma oportunidade de escapadinha com o noivinho 🧡 Beira baixa é realmente zona que ainda não explorei e tenho pena! Muito apelativo tudo o que aqui deixaste! Obrigada! Beijinhos 😘

• Responder
  • Eliana
    Noiva Constante Outubro 2021 Oliveira de Azeméis
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa! Vou "roubar" dicas da Beira Baixa. Bjinhos
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimas sugestões Zélia 😍
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marta 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, mais um ótimo debate 😍
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Um país tão pequeno e tem tanta coisa 💖

Está quase quase! Estou a preparar a Beira Litoral e depois vou para a Beira Alta/interior (não vai ser fácil, todos os mapas me mostram limites diferentes, mas vou ter de dividir o distrito de Viseu ao meio 😩
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Portugal é sem dúvida um país maravilhoso Smiley heart

Fico a aguardar o debate sobre a minha região: a Beira Alta Smiley heart

Beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados