Boa noite princesas! Esta é a terceira vez que vos venho dar música, primeiro durante o Copo de Água , depois na Cerimónia Religiosa . Na verdade, estou a tentar arranjar-vos ideias em como poderão poupar na animação do vosso casamento. E com estes debates tenho feito um resumo de dicas que tenho visto em casamentos que presenciei e daquilo que vou vendo na comunidade.
Hoje trago-vos um tema que vai gerar muita controversia: dispensar DJ ou equipa de animação profissional para o grande dia C?
DJ e Animação da Festa
Este é dos grandes primeiros fornecedores que contratamos quando organizamos um casamento. Fazêmo-lo tão automaticamente que nem pensamos nas alternativas. Mas haverá alternativas?
Vantagens de um profissional:
- Ele conhece as músicas da moda: perfeito para noivos mais distraídos que ouvem pouca música.
- Ele tem muitas horas de experiência a ler os ânimos duma multidão de convidados e fazer as várias gerações divertirem-se na festa. Ele sabe quando a festa requer música mais animada, musica mais calma, não levar a multidão à exaustão.
- Ele saberá coordenar os timings do vosso casamento: quando entrar, quando cortar o bolo, quando entra a atuação da banda ou do músico que irá tocar a seguir.
- Ele consegue aconselhar-vos e dar-vos ideias sobre as brincadeiras que podem fazer durante a Festa. Alguns têm até acessórios para brincadeiras como a Hora Loca. Outros até são fornecedores de sparkles e fogo de artificio.
- Têm um sistema de robótica e luzes para abrilhantar o vosso casamento.
Desvantagens de um profissional:
- O custo nem sempre está de acordo com o nosso orçamento
- O gosto musical pode não corresponder ao vosso
- Vocês não fazem idea se a animação vai mesmo funcionar no vosso casamento - têm de confiar no vosso feeling com os fornecedores.
A solução DIY:
Um ou dois amigos com bom gosto musical e uma conta Spotify Premium! Esta é a solução para os noivinhos que querem muito ter uma atuação de uma banda ou grupo musical, mas não têm orçamento para um DJ. Maior parte dos restaurantes têm um bom sistema de som que vocês podem usar, até podem ter um sistema de luzes simples e disponível para vocês usarem. O resto fará um computador e os vossos amigos a organizarem as transições de músicas. Com um pouco de boa vontade, tudo se faz!
Se me perguntam se aconselho esta solução para todos? Não, vi isto apenas uma vez num casamento e correu muito bem. Mas têm de ter amigos dedicados à tarefa que vocês delegaram. Há muitos "Ses" que condicionam o sucesso da investida. Terão de confiar somente no Chefe de Sala para articular tudo.
Em suma, nada substitui um bom fornecedor como mostra este debate da Carolina. Bjs