Boa noite, Princesas! Está tudo a casar-se este Verão e as noivas 2020 estão a ganhar momentum! Onde estão as minhas companheiras? Façam barulhoooo!
Continuo a minha saga em busca de Animação DIY do nosso dia C e que seja acessível a todos os orçamentos. Acho que é tempo de falarmos sobre a Hora Loca.
Hora Loca (definição): momento da Festa, especialmente depois de aberta a pista de dança, em que todos os convidados procuram adereços escondidos pela sala, vestem-nos e vão abanar o capacete ao som da música mais divertida de sempre! É a hora de quebrar todos os protocolos e formalidades de um casamento religioso ou civil solenes. Também é o ideal para juntar convidados de todas as idades e gerações. É um shot de energia e remédio santo para uma pista de dança esmorecida! ATENÇÃO: impróprio para noivos sisudos e sem sentido de humor!
Tradução: Hora Louca ou "Crazy Hour".
Origens: não se sabe ao certo onde e quando começou a tradição, mas diz-se que tem origem nas celebrações de Ano Novo em Espanha, as quais foram rapidamente foi adaptadas para das bodas nos países da América Latina. Desde Colômbia, Perú e Costa Rica, todos têm tradições semelhantes à Hora Loca. Contudo, é na Venezuela que a tradição é levada mais a sério. Nesse país, são contratados músicos, bailarinos, figurinos, escolas de samba para dançar entre os convidados - é, na verdade, o momento alto da festa!
As fotos falam por si, não acham? Pode ser um autêntico Carnaval ou um glamouroso baile de máscaras Venezianas!
La Hora Loca
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Como organizar uma Hora Loca?
O vosso maior aliado é o vosso DJ. Deverão combinar com ele como controlar a música e baixar as luzes e lentamente criar um crescente burburinho e excitação à volta da pista de dança para um belo espectáculo de luz e de cor! A música deve ser alegre e consensual, deve unir várias gerações e incitar alegria ao trazer boas recordações. Também os vossos fotógrafos devem estar presentes para registar todas as "figurinhas" que vocês e os vosso convidados irão fazer durante esta hora de loucura total. Claro que podem contratar outros profissionais para embelezarem a festa, mas tudo isso virá com um acréscimo de custos.
Devem escolher os acessórios e decidir como vão escondê-los dos vossos convidados: uma caixa debaixo da mesa do DJ? (lá se vai o sistema de som!) Debaixo da mesa da refeição? (Algum miúdo endiabrado poderá gatinhar por baixo das mesas e ver) Escondido pela quinta? ( Que tal fazer uma caça ao tesouro?) A piada está aí!
2) Qual o melhor momento para a Hora Loca?
Dizem os especialistas (sites de casamento colombianos) que depende muito se o casamento se realiza durante todo o dia, durante a noite, ou apenas como cocktail ou almoço volante. Em regra, a Hora Loca só deverá ser celebrada depois de todos terem acabado de comer (e estarem quase em coma pós-prandial); essa é uma excelente altura para motivar todos a esticarem as pernas!
Como a maior parte das festas ocorre à noite: é comum ser colocada após a abertura do baile (com a 1ª dança dos noivos). Há quem advogue que só deverá começar depois dos pais com crianças pequenas terem abandonado a festa, mas sinceramente depende muito do gosto pessoal de cada casal. Pessoalmente, acho que faz mais sentido quando a música da festa está algo esmorecida e começam a tocar aqueles hits da nossa adolescência (Revenge of the 90's!!!)
3) Quais os melhores adereços?
Deixo-vos aqui alguns exemplos de noivinhas aqui do casamentos.pt que já aderiram a esta modalidade de Animação: desde óculos gigantes e florescentes, chapéus e colares de flores, glow sticks, etc. Também é possível fazer Horas Locas Temáticas, em que todos os adereços são alusivos a um tema em especial. Por exemplo:
· Anos 70/80/90: desde coletes de ganga, cabeleiras loucas, óculos redondos, colares "flower power" tudo é aceitável nesta viagem no tempo à nossa adolescência!
· Videojogos ou desenhos animados: Super-Mário, Disney, Dragon Ball Z/GT/etc.
· Filmes e Séries: Star Wars, Games of Thrones, Casa de Papel.
· Artes circenses: palhaços, malabaristas, contorcionistas, homens de andas, etc.
· Carnaval: máscaras e plumas, com purpurinas e confettis em todo o lado!
Basta darem asas à vossa imaginação!
Pois, sim, meninas! Este debate (que já vai longo) pode não significar nada para vocês. Como tiveram muita paciência para me ler até ao fim, deixo-vos este sketch sobre como organizar casamentos multiculturais que achei um mimo!
Casamentos biculturais - Caaa-Tching!
Acima de tudo, divirtam-se organizando o vosso casamento! Bjs