Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Regras de Casamentos na Madeira pós-covid19

Milhinha, a 29 de Julho de 2020 às 14:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 29

Um especial bom dia às minhas noivas conterrâneas!

Regras de Casamentos na Madeira pós-covid19 1


Como já havia divulgado a noivinha Teresa, a Madeira desfruta de um estatuto especial na área de organização deste tipo de eventos pois durante a pandemia tiveram muito poucos surtos e nenhum óbito diretamente relacionada com COVID-19 no Arquipélago. Assim, é uma das áreas do país em que é permitido celebrar eventos familiares (com algumas adaptações).

As regras estão disponíveis na Resolução da Presidência do Governo Regional n.º 479/2020, de 22/06/2020, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, Série I, N.º 117, que entraram em vigor no dia 01/07/2020 e que eu venho agora aqui resumir:


CERIMÓNIA RELIGIOSA:

Todos os convidados deverão: 1) desinfetar as mãos à entrada da igreja; 2) usar máscara durante toda a cerimónia (poderão apenas tirá-la para fotos); 3) devem cumprir distanciamento social de 2m entre convidados que não coabitam ou não estejam próximos diariamente (ex.: família chegada, colegas de trabalho, etc.)

Os noivos são as únicas pessoas que não terão de usar máscara. Todos os convidados que participem no cortejo nupcial (ex.: o pai na entrada da noiva; a mãe na entrada do noivo) dispensam colocação de máscara nesse momento, mas deverão coloca-la assim que assumam os seus lugares para a cerimónia. É permitida a remoção de máscara para efeitos de fotos aquando da presença de convidados no altar (damas e cavalheiros, etc).

Os músicos dispensarão máscara se separados de 2m entre si e do restante público. Sopranos e instrumentistas de sopro não têm que utilizar máscara.

As fotos de grupo devem ser organizadas previamente em grupos de família coabitantes e se possível em zonas exteriores (dispensando o uso de máscara).

Em caso de dúvida deverão sempre recorreu ao Protocolo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitida a 08 de maio de 2020.


CELEBRAÇÕES PÓS-RELIGIOSAS:

Fornecedores: devem estar identificados durante o evento; devem usar máscara e luvas e desinfetar as mãos com frequência. A preparação do evento na véspera e no próprio dia deve ser realizada pela mesma equipa.

Espaço do Evento: ao contrário da legislação no Continente, o Anexo III da Resolução da Presidência do Governo Regional n.º 326/2020, de 14 de maio não estabeleceu limite de 50% da capacidade total da sala (apenas informa que deverá ser afixado previamente a capacidade total do espaço). Deverá ter uma boa ventilação e renovação frequente de ar através de janelas e portas – a ser usado ar condicionado deve usado em modo de extração de ar e nunca em modo de recirculação de ar (também na Resolução n.º 326/2020). Devem disponibilizar desinfetante à entrada, bem como produtos de higiene recomendados no seu interior (incluindo WC). Deverão afixar também as normas da DGS para a correta higienização das mãos e etiqueta respiratória. Quanto ao uso de máscaras? Todos os funcionários devem usar máscara e é recomendado que os promotores e convidados também as usem (principalmente quando estão a circular). A circulação de convidados deve ser feita em circuitos bem estabelecidos, mantendo a distância de 2m entre membros que não coabitam.

· O cocktail/receção dos convidados deve ser feito em espaço arejado e exterior;

· A sala de jantar deve ser preparada e fechada até à chegada dos convidados (impedindo a circulação de pessoas estranhas);

· A pista de dança deve ser suficientemente espaçosa para manter o distanciamento e deve ter indicação do número máximo de pessoas;

· O corte do bolo deve ser feito num espaço exterior, numa mesa onde estarão apenas os noivos com uma distância de 2m dos restantes convidados.

Serviço de Catering: o serviço de catering obedece às regras gerais da restauração (que neste caso constam no Anexo III, da Resolução da Presidência do Governo Regional n.º 326/2020, de 14 de maio; e clarificado na Resolução da Presidência do Governo Regional n.º 351/2020, de 23 de maio):

· O cocktail deve ter serviço de canapés e bebidas realizado em bandeja (evitando aglomerados junto ao bar ou balcão);

· As mesas de jantar devem ter entre 1.8 e 2.1m de diâmetro para permitir um espaço livre de 50cm central para decoração (que é permitida) e dever ter lugar para 8, 10 ou 12 pessoas. Deve-se garantir pelo menos 1m de distância entre mesas, permitindo distância de 2m entre convidados. NOTA: Os únicos convidados que dispensam esta distância social serão agregados familiares que coabitam; familiares próximos que habitualmente estão juntos e colegas de trabalho ou pessoas que se relacionam diariamente;

· Talheres e pratos devem ser lavados >80ºC, limpos e polidos. Deverão ser colocados na mesa na presença do cliente que as vai utilizar;

· Os serviços de buffet serão de evitar, sendo os convidados servidos por colaboradores com máscara e luvas;

Decoração Floral: o manuseamento das flores e decorações não florais deve ser feita com máscara e luvas desde a colheita em estufa, transporte e chegada ao evento e conceção da composição floral, etc. Os elementos decorativos do centro da mesa podem ser colocados em antemão e estar a uma distância que não possam ser manuseados.

Manualidades: referem alternativas a algumas das nossas manualidades

· Protocolo de Mesas: sugerem abolir completamente esta manualidade porque consideram que fomenta a aglomeração desnecessária de convidados. Então, os convidados deverão enviar um e-mail com as mesas e o Chefe de Sala deverá encaminhar os convidados para as mesmas.

· Lembranças: não serão abolidas, mas deverão ser dadas por uma só pessoa (idealmente os noivos, ou uma dama de honra, ou um funcionário da quinta).

Fotografia/Vídeo: o material deve ser desinfetado antes do evento e os fotógrafos devem usar solução antisséptica frequentemente. As fotos de grupo devem ser organizadas previamente em grupos de família coabitantes e se possível em zonas exteriores (dispensando o uso de máscara).

Bolo: a confeção, decoração, colocação em caixa e transporte do bolo deve obedecer a regras estritas de proteção individual com máscara, luvas e viseira. O local onde ficará o bolo deverá ser devidamente assinalado.

Música: grosso modo, todos os profissionais da área devem usar máscara, lavar as mãos com frequência e ficar a 2m entre si e dos convidados (com exceção dos solistas sopranos e instrumentistas de sopro que dispensam máscara). Atenção especial para os microfones: deverá existir um microfone por orador ou ser desinfetado e colocada película de proteção entre cada uso

Animação Infantil: os animadores e colaboradores de babysitting de crianças devem usar máscara ou viseira; desinfetar as suas próprias mãos e a das crianças. Quando há trampolins ou insufláveis devem desinfetar o calçado ou usar meias. Devem privilegiar atividades em que não exista contacto físico entre crianças e estabelecem-se normas rígidas de limpeza de material para pinturas faciais.

Para todas as noivinhas de Portugal Continental, relembramos que não é obrigatório os vossos fornecedores cumprirem estas regras. Deverão informar-se quais as regras que cada fornecedor adota. É caso para dizer: “não tentem fazer isto em casa”.

Eu vou ali celebrar as regalias de ter organizado um Destination Wedding na Madeira e já volto!

tenor.gif


Bjs e bons preparativos!

29 respostas

Última atividade por Milhinha, a 31 de Julho de 2020 às 17:22
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico a torcer para que São Pedro colabore no nosso dia! Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade Milhinha, eu felizmente vou manter a minha ideia inicial de fazer a cerimónia no exterior, a ver se a metereologia colabora 🙂. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está ali a Menção ao teu debate. Bjs
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perfeito. Bons preparativos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nessa! Espero que seja util para outras noivinhas. Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Milhinha, parabéns pelo debate! como sempre Smiley smile
    Muito importante e completo!!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para o ano que vem, mais concretamente no Verão já não nos lembraremos de metade! Mas a vida continuará. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todo um mundo novo que nos temos de habituar. Vamos ver como será para o ano que vem 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bjs Vanessa! Obrigada!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não raspadinhas para coisas diferentes. Podes também ver outras ideias em Animação (12): Lançar o Ramo de Noiva e alternativas originais https://comunidade.casamentos.pt/forum/animacao-12-lancar-o-ramo-de-noiva-e-alternativas-originais--t217937 Bjs
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótima partilha Milhinha 🤗👏
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu adoro a ideia das raspadinhas, mas também já vamos ter para outro momento/propósito e fico com receio de me repetir...

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Inês. Espero que ajude...
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate importantíssimo! 🙏🏼 Muito obrigada 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro Marta! A grande dificuldade é visualizarmos o nosso grande dia! Mas depois de lermos algumas regras não muda assim muito! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Raquel, muito stress aqui para as noivas 2020. Posso sugerir uma distribuição do ramo diferente? Usando raspadinhas Manualidades (34): Raspadinhas do amor – uma manualidade muito versátil https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-34-raspadinhas-do-amor-uma-manualidade-muito-versatil--t243381 é diferente e o contacto é mínimo. Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha excelente debate 👍
    O que interessa é que com todos os cuidados necessários o nosso dia se realize diferente ou não mas único 🙏❤
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Grande Milhinha, obrigada pelo debate! Foi um cá um rol de emoçoes a ler o debate e a pensar se conferia com aquilo que tinha discutido com a minha quinta. Ufa!

    Estou é muito ansiosa, nervosa e com medo que daqui até o nosso Outubro as coisas dêm uma reviravolta, como por exemplo o que foi anunciado agora com a obrigatoriedade de máscaras em lugares públicos.

    Se me permitires, vou também partilhar alguns pontos que vao de encontro ao publicado aqui no debate e também com o que foi discutido com a quinta (sim, porque a quinta deixou-nos "à vontade" para decidir algumas das medidas).

    1. Cerimónia religiosa: casamos na capela da quinta, que tem a capacidade máxima de 40 pessoas. Sempre soubemos que nao caberia toda a gente, entao no segundo convite com a nova data do casamento indicamos que apenas pais e padrinhos assistem dentro à cerimónia e os restantes convidados aguardam fora, no entanto queríamos a presença deles à nossa entrada e saída da capela. Pedimos à banda que colocasse colunas na rua, para assim poderem pelo menos ouvir a cerimónia. E teremos serviço de café e bolo servido fora (a capela tem um largo) assim como um "bingo" (manualidades que eventualmente irei partilhar) para os convidados se entreterem. Mas esta última parte já estava pensada desde o início.

    2. Cocktail no exterior: muda a forma como é servido apenas.

    3. Restaurante: no restaurante da quinta: o que mais nos preocupou porque a sala tem capacidade para 100 pessoas e teremos cerca de 90. Desconvidar pessoas sempre esteve fora de questao. Questionámos se poderíamos servir o jantar no exterior e rezar ao S. Pedro para que nao chovesse, mas a quinta nao aceitou esta proposta. Encontramos um meio termo, e pedimos que todas as vidraças ficassem abertas e iremos alugar aquecedores e quando os convidados começarem a confirmar as presenças, iremos informá-los que levem um agasalho, porque poderao ter frio uma vez que ficará tudo aberto. O aluguer dos aquecedores será mais um custo, mas achamos que era pelo melhor.

    Também nos foi informado de que iriam cumprir com as normas de higiene, e iriam dispor de antibacteriano nos locais de passagem. Mas eu decidi também criar frasquinhos de antibacteriano e distribuir pelas mesas, assim cada um tem o seu. Pedi vários orçamentos a empresas, mas achei os preços uma exorbitância. Entao encomendei mini frascos do Ali e irei comprar um garrafao de 5L de gel e enchermos nós os frasquinhos, por um lacinho e um autocolante com o nosso logo de casamento. Vai ficar fofo e é um pequeno "miminho".

    As lembranças sempre foi idealizado que entregaríamos nós pessoalmente às pessoas, portanto nao há mudanças aqui.

    Quanto ao livro de honra, nunca idealizamos livro, mas sim um cartao que cada convidado terá no seu lugar à mesa, que terá de preencher e colocar numa caixa com designaçao para tal. Teremos canetas nas mesas, nao o suficiente para ter uma a cada, mas sim 3 para 10 pessoas. Mas como iremos ter antibacteriano a cada um na mesa, também acho que parte da responsabilidade de cada um usar.

    4. Corte do bolo: sempre foi idealizado no exterior. Ainda ponderei e pedi orçamento para em vez de bolo ter cupcakes para ser mais fácil de distribuir, mas abandonei a ideia, porque é no exterior e serao os funcionários do restaurante a partir de qualquer forma.

    5. Atirar o ramo: confesso que esta parte ainda me assusta e ainda nao encontrei nenhuma forma inteligente de o fazer. Talvez o jogo das fitas, embora nao me identifique muito... ou entao atiro no cocktail ao ar livre? Ainda nao sei, para ser sincera...

    6. Baile: à partida durante o corte do bolo no exterior os funcionários conseguem afastar as mesas para a pista de dança ser maior. Embore fique um bocado deselegante nao permitir que as pessoas depois se sentem onde estavam. É outra bota que preciso descalçar porque ainda nao sei muito bem como será. Em ultima instância, talvez na rua...

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani! Também pode ajudar a resolver algumas questões da máscara não
    Máscara etc
    Cada vez mais será útil apostar nos espaços exteriores se o tempo permitir. Bjs querida!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Joana. Também pode ajudar as demais em caso de dúvida. Bjs

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente partilha para as noivas da Madeira!

    Um beijinho

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, que óptima partilha vai ajudar muito as noivinhas da Madeira 🙂.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Tarcia! Pode ser útil para outras noivas. Bjs
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom debate Milhinha! Obrigada por partilhares🤗
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está quase aí ❤️

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De Nada Carla. Vale sempre a pena recordar as
    medidas de segurança especialmente quando começar o Outono farão a diferença nestes eventos familiares. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Telma! La vamos nós para o nosso Countdown mode!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um debate muito útil! Obrigada. 😊 Eu sempre tive muito orgulho em ser madeirense, mas então agora nesta situação ainda mais, pois acho que estão a ser tomadas as medidas certas e na altura certa! #VisitMadeira
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Milhinha! Em especial para as tuas conterrâneas 😍

    Estou ansiosa por ver esse vosso Destination Wedding eheh 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração