Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Animação (12): Lançar o Ramo de Noiva e alternativas originais

Milhinha, a 1 de Setembro de 2019 às 09:19 Publicado em Fórum Festa 21 35

Olá Princesas! Eu já vos disse que adoro flores? Pois bem, chegou o momento mais floral da animação – o lançamento do bouquet de noiva! Juro-vos que nunca percebi muito bem esta tradição. Desde pequena que me pergunto por que se assomam as solteiras a tentar apanhar o ramo e serem as próximas a casar? Mas vamos lá tentar perceber quais as tradições por trás deste momento divertido da festa.

O Ramo ou Bouquet da Noiva é uma tradição que remonta à Grécia Antiga (alguns milénios antes de Cristo); as noivas traziam ramos de ervas e alho para afastar o mau-olhado. Depois na Idade Médias, as noivas cristãs faziam o trajecto de suas casas até à igreja a pé onde recebiam flores e ervas aromáticas oferecidos pelos vizinhos, chegando à igreja com um ramo. A tradição perdura até aos dias de hoje, as diferentes flores da época que compõem o vosso ramo têm um significado.

Tradição e superstição – lançamento do ramo:

Num momento da Festa as convidadas solteiras são chamadas ao palco para o Lançamento do ramo. Começa a tocar uma música bem feminina e divertida. A noiva põe-se de costas e quando a música pára, ela atira no ar o seu ramo de noiva. As convidadas têm de apanhar o ramo sem o deixar cair.

Manda a tradição que quem receber o ramo será a próxima a casar – e durante anos, o casamento era sinal de sucesso para uma mulher (antes da nossa emancipação). Há também uma superstição pouco conhecida de que se a convidada não se casar dentro de 6 meses de ter recebido o ramo, nunca mais se irá casar - espero que esta não seja verdade pois já há vários anos recebi um ramo e demorei-me muito tempo a decidir casar.

Lançamento do RamoAnimação (12): Lançar o Ramo de Noiva e alternativas originais 1

Perguntas frequentes (FAQ):

1) Quais as alternativas ao lançamento do Ramo?

▶️ Bouquet de fitas ou jogo das fitas: ao ramo da noiva são atadas fitas de várias cores (podem ser feitas por vós). Cada convidada solteira segura uma ponta de fita. A noiva levanta o ramo no ar e pede ao noivo, vendado, que corte as fitas uma a uma. A última convidada a manter a sua fita na mão é aquela que leva o bouquet (foi assim que eu consegui o meu ramo num casamento)!

▶️ Bouquet na caixa ou gaiola: o ramo é fechado numa caixa de acrílico transparente ou numa gaiola com um cadeado (ou aloquete). São distribuídas pelas convidadas chaves diferentes que podem abrir o cadeado. Cada uma por sua vez tenta a sua sorte: experimenta a chave na fechadura do cadeado. (Tenham cuidado para que a chave correta não seja a primeira a ser experimentada, o jogo perde completamente piada)

▶️ Bouquet múltiplo: este é o mais democrático dos jogos! Quando a noiva joga o ramo ele abre-se em pequenos raminhos ou flores individuais e cada uma das solteiras leva para casa de recordação! Adoramos todos o que a noivinha Rita fez e tens video a comprovar! (Vai haver muita gente a acreditar que o ramo se desfez verdadeiramente)

▶️ Jogo da batata quente: este jogo é mais atual – hoje em dia ninguém quer verdadeiramente apanhar o ramo! Então as convidadas estão em roda à volta da noiva e toca a música do jogo. Quando o DJ parar a música, a noiva que ficar com o ramo, sai da roda! Até que a última noivinha que fica sem ramo é a que o recebe! Porreiro, não?

▶️ Caça ao tesouro: se têm noivinhas querem MESMO levar o bouquet para casa, NÃO experimentem fazer isto! Terão de esconder o bouquet algures no salão da festa e irão dizer às noivas para encontrá-lo – aí é que vão ver mesas e cadeiras a voar!

▶️ Lançamento do sapo: se amas o teu ramo e não o queres desperdiçar ou estragar, então não o atires! Algumas noivas substituem o ramo por um sapo de peluche. Quem o apanhar, vai encontrar o seu príncipe depois de ter apanhado (e beijado) o sapo (Este jogo é perfeito para casamentos com temas Disney ou conto de fadas).

▶️ Entregar o ramo aos melhores dançarinos: se, ao contrário, não tens muitas solteiras, mas já tens muitos casais feitos, que tal abrir um baile de casais e dar o ramo aos melhores dançarinos?

▶️ Bingo do Ramo: podem fazer um jogo de bingo e deixar nas mesas, como fez a noiva Destacada Virgínia. O prémio para quem fizer Bingo! será a entrega do ramo. Que acham?

▶️ Noivo joga o boquet: e que tal inverter os papéis? Ser o noivo a lançar o ramo aos solteiros? É certo que o ramo vai cair no chão! Mas se derem o incentivo adequado 😉, vai mesmo resultar! (PS - O meu debate seguinte será sobre isso)

Devem sempre puxar pela cabeça e tentar inovar, como esta noivinha: sendo farmacêutica, prentende colocar o ramo dentro de um blister e jogá-lo.

Recupero também este mega debate da Super-Noiva Tânia sobre jogos alternativos para o vosso casamento.

Portanto, pensem com tempo e com carinho em todos estes jogos! Falem com o vosso DJ e tornem a vossa festa única! Bons preparativos a todas! Bjs.

35 respostas

Última atividade por Milhinha, a 17 de Julho de 2020 às 10:48
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Podem ver alguns exemplos de Manualidades, associadas a esta Animação em: Manualidades (35): Jogo das fitas para “lançar” do ramo (onde encontrarão uma lista de músicas divertidas para este momento) e Manualidades (36): Oração das Solteiras - prémio de consolação para quem fica sem ramo. Bjs

• Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tenho uma vaga ideia, sim hahahahah

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim 😉. Também não queria que fosse logo à primeira 😉. Assim ficou mais interessante 😂. Beijinhos
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh, vou lembrar-me de algumas coisas, como comer saudável e beber água, sempre. Além disso tenho de continuar a ter cuidado com a pele e cabelo 😊
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos tramadas 🙈😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tiveste duas rondas de Chaves? Isso fica mais giro! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso até ficou bem fixe porque fiz a primeira vez sem a chave original e depois fiz a segunda vez com a chave principal e saiu a ela 😉. Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah foi por causa de um debate fantástico sobre Manualidades que valem ou não valem apena. Sabes qual é? 😋Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tão tão fixe! A única vez que vi, foi a primeira noivinha que ficou com o ramo, por isso perdeu a piada... mas é muito giro! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também eu Helena! Senão, há muito que excedi o meu tempo limite 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A “minha” meditação das borboletas é aquela que deixo às noivinhas stressadas (não é o teu caso). Que no mês antes do casamento devem dormir bem, beber água, comer saudável e fazer exercício. E quando os nervos apertarem, devem parar e respirar fundo à noite na cama, focar-se nesses nervos que são apenas milhentas borboletas 🦋 no estômago que têm de deixar soltar, que saem pela janela pela chaminé, vêem a casa a ficar mais pequena depois a cidade cada vez mais minúscula e vão pra sítios paradisíacos do outro lado do mundo: Nova Zelândia 🇳🇿, Tanzânia 🇹🇿, Índia 🇮🇳, Argentina 🇦🇷. Onde cada uma quiser!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mais um ótimo debate Milhinha! Eu gosto muito da ideia do bingo, porque será? hahahahah

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um grande debate Milhinha. Até tem aí alternativas que eu desconhecia 😊. Nós fizemos o jogo da caixa e do cadeado. Foi bastante animado e quem acertou com a chave foi uma amiga minha que casa no próximo sábado 😉.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Milhinha espero que essa coisa do prazo de seis meses seja, realmente, falsa 🙈
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que meditação é essa ? Tipo relaxar. Eu estou super calma (algo que não é normal)
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muita giro! Um jogo de cor fantástico! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas todas nós somos as noivas de Portugal e nós fazemos as tradições! Hahahha mas sim tens razão! Bjs
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2019 Oliveira de Azeméis
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Milhinha. Nós vamos fazer o das fitas porque assim que vi pela primeira vez no primeiro casamento a que fui no país do noivinho pensei que queria algo assim. 😊 beijinhos 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Fico -me pelo tradicional lançamento de bouquê sem nada nada desses artifícios que a meu ver nada tem a ver com o lançamento típico em Portugal😉
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um clássico, Taninha! Mas tens aqui muitas opções giras! Bjs
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outro debate fantástico Milhinha querida! ❤️
    Ainda não sei bem o que vou fazer, vou falar com o nosso Dj mas talvez siga a tradição de atirar o ramo!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até lá, vamos fazendo a meditação das borboletas 🦋 Pode ser?
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa, Rita! É uma grande música de uma power woman da música international a Tay-Tay! 😍🥰😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Smiley smile por aqui ainda não sei o que fazer,
    mas será algo diferente, na realidade ainda nem contei as solteiras que vou ter, mas penso que não são muitas.
    Quanto à música desde que vi uma sugestão tua da Taylor Swift - me, ando com essa canção em loop e pode vir mesmo a ser uma candidata Ahahaha
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falta 33 dias para o grande dia ! Só quero mesmo que chegue !
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quero é ver o teu! Uma pessoa assiste ao desenrolar dos pormenores mais de perto! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uau ! Vai ficar super giro. Prometo que venho cá ver isso tudo quando casares
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Helloo hellooo
    Eu queria guardar o meu ramo mas quero atirar o bouquet também.
    Por isso acgo que vou atirar o pequeno bouquet de uma da minhas meninas das flores.
    Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ana! Vai ser super giro! Bjs
    • Responder
  • Ana V.
    Noiva Master Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Parabéns pelo debate 😊 Nós vamos ter o jogo das fitas 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Patita, eu também devo fazer o jogo das fitas com as cores da saia da viloa madeirense. Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um ótimo debate milhinha. Nós vamos fazer o jogo das fitas mas tens aqui jogos muito originais e deivertidos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração