Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento

Milhinha, a 18 de Maio de 2021 às 07:22 Publicado em Fórum Casamentos.pt 4 41
Guardado

Bom dia, princesas! Já sabem que continua a saga dos meus debates sobre Manualidades, desta vez para apresentar raros exemplos de manualidades “fora da caixa” que existem cá na Comunidade! Confesso que não fiz nenhuma delas, mas adorei ver o engenho das nossas noivinhas por cá!


Ah Flores! Quem não gosta de flores?

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 1

Sempre sonhei um casamento com decoração floral suspensa, com flores nos bancos da igreja e nas mesas de jantar … e pétalas por todo o lado! Até que comecei a pedir orçamentos… E caí na real! Ou gastaria o meu orçamento TODO em flores ou tornava a minha decoração minimalista. Mesmo assim, gastei o mesmo em decoração floral que gastei no meu vestido de noiva! Mas não tem de ser sempre assim! Hoje partilho dicas de como outras noivas conseguiram, com bom gosto, poupar nos seus ramos e decoração floral.


DICAS BÁSICAS: “Decoração minimalista” e “flores da época” são as palavras-chave que devem usar quando procuram uma florista! Se usarem muitos “verdes” (folhas e ramos) e diminuírem nas exigências de flores, irão ter uma decoração bem vistosa sem recorrer a um orçamento milionário – esta é outra dica!


Depois, devem pedir vários orçamentos de floristas e comparar os preços face ao serviço fornecido. Claro que importa ver a opinião de outras noivas, cuja experiência pode ver em comentários em cada página dos fornecedores.


São muitos os elementos florais que podem querer incluir no vosso dia – e cada um mais caro que o outro, sempre a somar no nosso orçamento! Vamos em seguida ver exemplos de como algumas noivas deram a volta à situação!


A) DICAS PARA POUPAR NO RAMO:

Não importa se procuram um ramo pequeno ou um ramo digno da realeza britânica: será sempre um serviço caro a partir do momento em que proferem as palavras proibidas “para casamento”. Em média, os orçamentos que pedi em 2019 rondavam €75 para ramos de noiva – e eu queria um grande ramo assimétrico com muitos verdes e flores da época.


● PEDIR UM RAMO SEM ESPECIFICAR “PARA NOIVA”: Li a experiência da nossa Destacada Telma num comentário a um debate e fiquei perplexa! Como sabem, a Telma fez um microcasamento civil em 2020 e irá renovar os votos em 2021 – todos aguardamos a grande festa! Mas para a sua cerimónia civil em 2020, encomendou um ramo por €20: não mencionou que era para noiva e apenas exigiu 9 rosas vermelhas. Vejam a beleza do trabalho!

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 2


● FAZER UM RAMO COM FLORES O NOSSO JARDIM:

Perfeito para casamentos Primavera e temas românicos e boho (boémios), porque não colher flores do nosso jardim para fazer um ramo totalmente DIY? Lembro-me de em 2019 ter lido um debate de uma noivinha que colheu flores do seu jardim para fazer o seu ramo (juro que andei dias à procura desse debate e estou tristíssima de não o ter encontrado). Ela e a mãe, na noite antes do casamento, foram colher as flores que achavam necessárias para o ramo da noiva. Acordaram bem cedo para montar o ramo e conseguiram fazer um lindíssimo arranjo de flores campestres de tons pastel – simplesmente lindo! Ataram-no com fita da cor do casamento e lá foi ela casar-se! Esta experiência marcou-me pelo engenho desta noiva e mãe. Agora que sou casada e que entendo a parafernália que existe na véspera e no dia do casamento, compreendo que fazer este ramo foi mais um stress para esta noiva: para além da maquilhagem, para além do cabeleireiro, das fotos e de tudo. Teve que acordar muito antes das 06h da manhã para ter tudo pronto.


Deixo, no entanto, para quem quiser se aventurar este debate da nossa querida (sempre) Destacada Patita com um vídeo de como fazer o vosso ramo totalmente DIY. Ficam também as dicas da noiva TOP Estrelinha para quem quer fazer o seu próprio ramo.


● RAMOS DE FLORES SECAS OU PRESERVADAS (OU OUTROS MATERIAIS):

Pode ser uma alternativa que vocês poderão montar com antecedência o vosso próprio ramo totalmente DIY. Claro que as cores são limitadas, mas ficam ramos imensamente giros. Qual o problema? As flores preservadas são difíceis de encontrar e são bem mais caras.

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 3

Há quem opte mandar fazer ou fazer ramos falsos, com flores de papel, de feltro ou de fita – eu própria pensei fazer isto para o ramo a atirar no jogo das solteiras (mas já não fui a tempo).


● ADICIONAR ELEMENTOS DECORATIVOS VISTOSOS AO VOSSO RAMO:

Para além dos ramos de flores de papel, de feltro ou de fita cheios de cor só por si, poderão escolher flores naturais e enfeitar com elementos decorativos do vosso casamento. A nossa Destacada Kikinhas inspirou-se em joias, pampas e plumas para o seu ramo original.

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 4


Também a nossa noiva Vera se inspirou em Macramé para enfeitar o seu ramo e fazer as decorações do seu casamento.


EXTRA: Pensem de antemão se vão querer preservar o vosso ramo para recordação posterior. Poderá ser útil em manualidades pós-casamento!


B) DICAS PARA POUPAR EM ACESSÓRIOS FLORAIS

Qualquer noiva boho sonha com uma coroa de flores digna de qualquer deusa mitológica! Qualquer noiva romântica sonha com um toucado floral. Enquanto a maioria delas encontra joias ou bijuteria que substitui a sua função, muitas são as noivas que “exigem” flores naturais. Terão de esperar pelas habilidosas mãos da florista que contrataram para ver o resultado final. Mas, se quiserem fazer algo mais DIY, a nossa querida Sandrina mostra-nos como fazer uma linda coroa de flores como Manualidade! Também em versão greenery. Vale a pena ler! Também a noiva Tatiana que fez o seu próprio toucado!

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 5


E quem tem damas aqui? Digam lá se não pensaram em oferecer-lhes um ramo, um corsage ou um aro decorado? E já pediram orçamentos? Não?! Então preparem-se para um grande susto! Depois desse susto, procurem inspirações aqui no casamentos.pt. Posso mostrar-vos o engenho da nossa querida Kikinhas que fez bouquet de aros para as suas damas que ficaram lindíssimos! Eu babei-me complemente para eles!

Também a noiva D.G. fez toucados especiais para as suas damas e meninas das alianças super DIY!


Poderão também querer fazer boutonnières para os cavalheiros de honra e para isso deixo um vídeo de inspiração para esta Manualidade.

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 6


C) DICAS PARA POUPAR EM PÉTALAS DE FLORES:

Já todas vós sonharam com uma saída da Igreja fantástica com lançamento dos cones de arroz, pétalas e outros elementos decorativos – podem ver aqui algumas dicas para a Chuva de Arroz! As fotos ficam fantásticas!


Apesar de eu ter fornecido os cones, a minha família fez questão de comprar pétalas para lançar, dando imensa cor a este momento único.


Mas sem dúvida, que neste caso as flores secas podem dar o mesmo efeito sem ser um rombo no orçamento. Foi o exemplo excelente da nossa Destacada Laurinha que recebeu da sogra um miminho fantástico: lindas flores secas do seu próprio jardim.


D) DICAS PARA POUPAR NA DECORAÇÃO FLORAL:

Na igreja, eu tentei decorar o meu corredor nupcial com hortênsias de papel. Contudo, porque não tinham nada a ver com as cores e tema do nosso casamento (e dariam imenso trabalho!) acabei por ter apenas tule como podem ver no nosso vídeo.

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 7


Se fizerem uma cerimónia civil na vossa quinta poderão organizar também um lindíssimo altar DIY.

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 8


E no copo de água? Como poupar em tanta decoração floral? Podem alugar vasos em vez que comprar flores e pedir arranjos à florista! Foi a dica da nossa Sandrina que é extremamente mais ecológica que a alternativa habitual. Contudo o serviço pode ser mais caro (um vaso é mais difícil de transportar do que um ramo).

Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 9


Outra alternativa é fazerem as vossas próprias decorações. Foi o que fez a minha querida Vera que pôs mãos ao trabalho e criou lindíssimos arcos florais para o seu casamento – totalmente DIY.


Mais uma vez, cuidado a usar flores no vosso bolo de casamento: tudo o que vai no bolo tem de ser comestível! E as flores de florista não o são! Peçam flores modeladas em pasta de açúcar ou papel de açúcar e contratem fornecedores especializados nisso.


E vocês, princesas? Estão a pensar fazer alguma manualidade para substituir flores no vosso casamento?

Bjs e bons preparativos

17%

11 votos

10%

6 votos

16%

10 votos

56%

35 votos

41 respostas

Última atividade por Milhinha, a 25 de Maio de 2021 às 11:42
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que aí conseguirás uma poupança considerável! 😇 Bem conseguido! Bjs
    • Responder
  • Susana
    Super Noiva Junho 2022 Vila Nova de Gaia
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No que toca a decoração floral, será tudo tratado pela quinta. Quanto ao ramo, será na florista, mas com o famoso truque de não mencionar as palavras "noiva" ou "casamento" Smiley xd

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alice! É uma excelente opção. E é o que a maioria faz, sem duvida! Bjs
    • Responder
  • Alice
    Super Noiva Setembro 2022 Lousã
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá ! Acho que vou confiar quase tudo à florista Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São opções Joana. Manualidades tem de ser feitas com muito amor e paciencia para saírem bem. Bjs e bons preparativos!
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Setembro 2021 Guarda (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não irei fazer nenhuma manualidade. Não tenho jeito nem paciência.
    Deixo tudo a cargo da florista.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha. Foi amor à primeira vista confesso 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh! Vai ficar lindíssimo! A tua quinta é maravilhosa Catarina! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O único que posso chamar de DIY são umas pampas grass que vou comprar para decorar um espaço lá na Quinta . Se ficar como está na minha cabecita...vai ficar um mimo🤞
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então nada de flores DIY, babe? Percebo perfeitamente! Venha daí esse Verão! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate Milhinha.
    Eu terei 2 floristas para cada situação: uma para a decoração da quinta ( esta " incluída " no pacote) e contratei outra que conheço para ramos, decoração da igreja, entre outros pois apresentou-me valores um pouco mais em conta do que a florista da Quinta.
    😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ficar genial Alexandra! 😍😍😍 Amor nos detalhes é tudo!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Excelente debate. Por aqui, deixa-me super tranquila ser a minha irmã a tratar desta parte. Quer pelo orçamento, quer pela confiança em saber que vai ficar ao nosso gosto. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótimo Daniela. Mas algumas noivinhas têm limitações de orçamento e uma florista poderá não conseguir fazer o trabalho todo com o orcamento que é dado. É aí que entram as Manualidades. Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2021 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A florista é ótima e já sou cliente já muitos anos pelo que confio bem no trabalho dela😊
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem que se poupar em algo heheh

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Juro que sonho com o teu casamento de Inverno Laurinha! Adoroooo! Bjs
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que ótimo debate Milhinha (nem seria de esperar outra coisa eheheh) e obrigada pela menção 😍

    Por aqui na decoração vamos optar, em principio, por musgo e pinhas uma vez que na época deverá ser fácil arranjar 😊😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa! Tenho a certeza que ficará lindíssimo Kris. Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um excelente debate Smiley heart eu mandei vir as flores das damas pelo aliexpress Smiley smile

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro!! ☺ beijinhos
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, excelentes ideias e inspirações adoro! Mas confio plenamente na minha florista 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas que lindissimas inspiracoes Zélia! Eu adoroooo! Mas sim, delegar é muito importante nesse dia! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E verdes! Não te esqueças dos verdes! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um belo debate sem dúvida!!!
    Por aqui, incialmente, também pensei em ser eu a fazer o ramo, usar rosas do jardim da minha mãe e e aproveitar-me do nosso olival ou dos eucaliptais à volta:
    Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 10
    Manualidades (57): Bouquets e decoração floral para o vosso casamento – sem ser um rombo no orçamento 11
    Contudo e como tu disseste... seria adicionar um stress extra, já vou andar bastante ocupada nesses dias e é preciso delegar 😂 então lá irei eu à florista comprar o bouquet.Quanto à decoração, é responsabilidade da quinta e não terei que me preocupar muito com isso 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenho esperança que sim! Espero ainda na próxima semana conseguir vir mostrar o protótipo eheh 😍😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou tentar fotografar e partilhar tudo, já sabes! 😉 Beijinho 💚

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso ao ler as tuas recomendações vou lá amanhã para saber quanto fica o meu bouquet, planeio ser a única coisa que vou encomendar para este ano, de resto vou arriscar ao fazer eu mesma com flores do mercado e que consigamos apanhar, vou apostar em velas para não ser tudo flores. Mas obrigada pelas dicas.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hhhahahha a isso se chama viés de publicação. Mas compreendo perfeitamente! Fico a torcer para que seja um sucesso! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Partilho com todo o gosto se correr bem claro 😂😂

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Ritinha! Poupar é preciso! E contratar conhecidos é o melhor que se pode ter! Mal posso esperar pelo teu casamento para ser uma mosquinha e ver todos os pormenores eco que nos tens presenteado! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por favor partilha o resultado! Adoro esses DIY! Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração