Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑

Rita, a 13 de Março de 2021 às 18:28 Publicado em Fórum Casamentos Famosos 2 56


Dear noivinh@s,


Os mais recentes acontecimentos na família real inglesa levaram-me a mergulhar (mais uma vez) em todo o seu percurso de casamentos.

Estas uniões fazem as delícias dos sonhos de várias gerações, e alimentaram o romantismo de contos de fada reais para embelezar a sua história.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 1


Algo que me chamou muito a atenção, entre as diferenças de gerações mais antigas para as mais recentes, foi o bouquet das noivas da realeza britânica!


Já não bastava os infinitos véus-catedral, também os bouquets reais conseguiam-se destacar nas noivas desta família.

Mas será que sempre foi assim? Será que se mantém este estilo até aos dias de hoje?

Se gostam de flores, arranjos florais e de saber mais sobre esta emblemática família, este debate é para vocês!

Deixo-vos as principais características e flores que as noivas da Casa de Windsor escolhem para os seus looks… So come along!



Queen Elizabeth II

A grande matriarca da actual família real inglesa casou-se por amor com o seu escolhido Prince-Consort Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo. Para o seu bouquet, a Rainha escolheu três tipos de orquídeas, bastante exóticas por sinal: Cattleya, Cyripedium (vulgo orquídea sapatinho, favorita da minha mãe) e Odontoglossum - todas produzidas em Inglaterra. Claro que não poderia faltar a tradicional murta (Myrtus communis), mas deixo-vos mais abaixo nas Curiosidades um pouquinho sobre esta tradição.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 2

Como já era esperado, o tamanho deste bouquet teria de estar à altura do acontecimento, e o estilo cascata foi o escolhido - o que acho que assentou bem no arranjo leve e disperso que as orquídeas tiveram ao longo da cascata.


Reza a história que o bouquet da Rainha desapareceu por umas horas durante o seu dia C 😱, logo após a cerimónia e retornarem ao palácio de Buckingham, deixando a rainha de mãos vazias para a famosa sessão fotográfica dos recém-casados - que teve de ser repetida mais tarde. Isto levou a que todas as noivas desta família tivessem sempre dois bouquets idênticos feitos pela florista, não vá a história repetir-se novamente.

Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 3


Princess Margaret

A irmã mais nova da Rainha casou-se com Sir Antony Armstrong-Jones, e conta o The Crown que também foi uma paixão fulminante. No seu bouquet havia orquídeas, tal como no da irmã, e também frésias (Freesia), jasmim de madagascar (Stephanotis floribunda), lírio-do-vale (Convallaria majalis) e murta. O seu bouquet tinha um tamanho mais modesto, embora também em estilo cascata, mas muito equilibrado com todo o visual da princesa.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 4



Princess Anne

A única filha da Rainha e do Duque de Edimburgo, Princess Royal Anne casou-se com Mark Phillips. Para se distinguir dos anteriores casamentos reais, a Princesa escolheu um ramo mais sóbrio e discreto, feito de rosas brancas (Rosa), lírios-do-vale, jasmim de madagáscar e, claro, flor-de-murta.

Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 5


Já no seu segundo casamento, com Timothy Laurence, a Princesa escolheu um ramo extremamente simples, feito somente de urze branca (Calluna vulgaris) e de tamanho bem mais pequeno do que o seu primeiro.

Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 6



Princess Diana

O tão aguardado casamento da época, em que o herdeiro ao trono inglês escolheu finalmente a sua princesa, Diana Spencer ocupou o lugar de Princesa de Gales com toda a pompa e circunstância, muita prata e porcelana - e o seu bouquet não ficou atrás.

O icónico bouquet da princesa foi feito de gardénias (Gardenia), jasmim de madagascar, lírios-do-vale, orquídeas odontoglossum, rosas brancas (vindas do jardim do tio-avô do noivo, Conde de Mountbatten), frésias, carvalhinhas (Veronica officinalis),flor-de-murta, heras (Hedera) e tradescantia (Tradescantia) como folhagem.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 7

Para ocupar um lugar de destaque nas fotos do casal, este ramo tinha pouco mais de 1 metro de comprimento e pesava cerca de 2 Kg!!! Pobre Lady Di, que deve ter acordado com um braço bem dorido no dia seguinte…



Sarah Ferguson

Noiva do terceiro filho da Rainha, Sarah casou-se com Prince Andrew e com um ramo bem mais modesto do que a anterior noiva real. Este foi feito predominantemente de lírios asiáticos (Lilium asiatica) e também de gardénias, rosas amarelas, lírios-do-vale e uma pitada de flor-de-murta. O atípico formato em S tornou este ramo mais destacado de forma singular, que nunca vi ser adoptado por noivas portuguesas. Nos anos 80 valia tudo, não era?


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 8



Sophie Rhys-Jones

Sophie casou-se com o filho mais novo da rainha, Prince Edward. O seu bouquet deu grande destaque aos jarros brancos (Zantedeschia), e completou com rosas ivory, jasmim de madagascar, lírios-do-vale e frésias.

Já o formato foi em tamanho médio e em cascata (casa-se com um filho da Rainha, também tem direito).


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 9



Camilla Parker-Bowles

É com alguma relutância que adiciono este bouquet, na mísera tentativa de ser imparcial para com esta senhora... Jamais podendo se comparar com Lady Di, Camilla escolheu um bouquet em harmonia com o seu look low-profile para um casamento sénior (e até hoje controverso). Classificaria este como um bouquet de tamanho mini, digno da menina das alianças, mas até com uma escolha de flores bastante equilibrada. Tivemos os sempre presentes lírios-do-vale, primula (Primula vulgaris) branca, lilás e amarela, e uma pitada de murta.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 10



Autumn Kelly

Autumn casou-se com o primeiro neto da Rainha, Peter Phillips, filho de Princess Anne. Em contexto de um casamento mais modesto, Autumn escolheu para o seu bouquet uma combinação de rosas brancas com rosinhas mais pequenas (não sei o nome em português para spray roses, sorry), lírios-do-vale, hera e jasmim de madagascar. O formato desde bouquet remete muito para o da Princesa Diana, com a cascata mais predominante em folhagem do que flores.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 11



Zara Phillips

A neta mais velha da Rainha, filha da Princess Royal, Anne, casou-se com o jogador Mike Tindal, e levou um ramo bem sóbrio e de tamanho médio, com jarros pequenos a predominar o seu feitio. Completou ainda com os já comuns lírios-do-vale, cardo alpino (Eryngium alpinum), e cinerária (Senecio cineraria).


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 12



Kate Middleton

Kate optou por um ramo bem mais discreto do que eu esperava, para quem se casa com um futuro Rei de Inglaterra! O seu ramo foi de tamanho pequeno, com uma ligeira queda ou mini-cascata. Para as flores, todas elas são de tamanho pequeno e deram um estilo uniforme, modesto mas muito romântico. As flores escolhidas pela futura Princesa de Gales foram lírios, jacintos (Hyacinthus), hera e murta.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 13



Meghan Markl

A escolhida pelo príncipe da minha geração, Meghan optou também por um bouquet mais simples mas em total harmonia com o seu look, perfeito para quem queria apenas um destaque q.b. do ramo nas suas fotos com o seu príncipe. Teve um bouquet de tamanho pequeno, sem queda, num formato bem tradicional, como a maioria dos casamentos. Para as flores que compuseram o seu ramo, Meghan escolheu miosótis ou não-me-esqueças (Myosotis sylvatica) - as favoritas da Princesa Diana. Escolheu também ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus), lírios-do-vale, astilbe, jasmim e astrantia.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 14



Princess Eugenie

Descendente de Prince Andrew e neta da Rainha, Eugenie escolheu um bouquet que fez lembrar o da mãe, Sarah Ferguson, em cascata mas sem o formato S. O bouquet foi composto pelo já tradicional lírio-do-vale, murta, jasmim de madagascar, rosas brancas, e hera. Mas o que mais me surpreendeu foi a pitada de cor azul nos cardos (Eryngium planum) e que deu um toque muito actual e genuíno ao seu ramo.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 15



Princess Beatrice

À semelhança da sua irmã Eugenie, Princess Beatrice escolheu um ramo com toda uma palete de cor, e que trouxe para a modernidade os bouquets reais. O modelo de ramo foi bem mais descontraído do que os anteriores, e digno de entrar nas inspirações do Pinterest!

Para as flores, Beatrice escolheu jasmim (Jasminum), ervilha-de-cheiro em cor-de-rosa clarinho e beje, rosas pequenas de tom porcelain ivory, rosas em cor-de-rosa o’hara, flor-de-cera (Hoya carnosa) cor-de-rosa e astilbes cor-de-rosa bebé.

Todos esses tons de rosa deram um ar muito boho-chic ao ramo da princesa, que para mim está nos meus favoritos!


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 16



Curiosidades:


🌺 A murta entrou na tradição dos bouquets reais no Reinado Victoriano, pois a avó do amado Prince Albert ofereceu à viúva Rainha Victoria uma muda desta planta, a qual plantou na sua casa de férias Osborne House (bem pertinho de onde vivo). A flor de murta, que lhe lembrava o falecido marido, foi utilizada assim pela primeira vez no bouquet de noiva da Princess Victoria, filha mais velha da anterior matriarca da família real, como símbolo do amor no matrimónio.


Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 17


🌺 Na linguagem das flores, que a Rainha Victoria tanto adorava, as escolhas para os bouquet reais vinham muitas vezes do simbolismo presente em cada uma delas:

Flor-de-Murta - Boa-sorte para o casal

Frésias - Inocência e amizade

Hera - Fidelidade e Amizade

Jacintos - Amor seguro

Jarros - Beleza feminina

Jasmim de Madagáscar - Felicidade no casamento

Lírios-do-Vale - Regresso à felicidade

Rosas Brancas - Novos começos, pureza, inocência


🌺 No casamento do anterior Duque de York, Prince Albert (futuro King George VI), a sua noiva Lady Elizabeth Bowes-Lyon iniciou uma grande tradição para todas as futuras noivas da Casa de Windsor e os seus bouquets.

A futura Queen Mother decidiu depositar o seu ramo à saída da Catedral de Westminster junto ao sepúlcro do Guerreiro Desconhecido, em memória do seu irmão Fergus, jovem oficial morto na Primeira Guerra Mundial. E desde aí, todas as noivas reais praticaram o mesmo gesto, deixando o seu ramo sobre este sepúlcro na Abadia de Westminster.

Bouquets da Família Real Inglesa 👰‍♀️👑 18



Espero que tenham gostado deste debate, e espero que sobretudo vos inspire a trazer mais significado para escolha das flores que farão parte do vosso bouquet.

Eu certamente que irei pensar com mais atenção nas flores que irei escolher para o meu!!!


Love,

E BOM FIM-DE-SEMANAAAA!

💚


PS: Para @s noivinh@s entendedores de plantas, perdoem-me os erros nos nomes das plantas, e deixem o vosso comentário para o resto da comu ficar informada!

56 respostas

Última atividade por Margarida, a 20 de Junho de 2023 às 21:27
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu favorito é mesmo o da princesa Beatrice
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Isa! Que maravilha ver verdadeiras fãs de Lady Di aqui no debate 😊 O dela foi mesmo majestoso, mesmo à altura da personalidade mundial que viria a ser 🥰
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita!

    Excusado será dizer que o meu preferido é o da lady Di... sempre! E escusado também será dizer qual o que menos gostei 😳🤨

    Excelente debate, realmente é muito interessante ver como vai mudando de geração em geração. Caso para dizer que o minimalista agora é que está em altas!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida! Beijinhos 😘💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Laura! Acho que a Princesa Eugenie é a que teve mais fãs! Está super bem conjugado o bouquet dela Smiley winking 💚
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate e cheio de curiosidades querida Rita! 😍😘

    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei este debate! O meu prefeito é o da Princess Eugenie, combinação de cores maravilhosa 😍

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até lá acho que algumas coisas podem vir a mudar na família...
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahaha sim eu percebi 😜Fico à espera do próximo casamento real! Mas agora só talvez com os filhos do Prince Edward, que ainda demorarão uns anitos 😂

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai o meu teclado multilinguas😂...o que quis escrever é que os lírios ainda vão passando mas mesmo assim também nao faz muito o meu gênero...mas os jarros🙄...ainda bem que princesa Bea veio dar um refresco🤣😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😉 lirios até passa las tambem os acho um pouco clasdicos de mais...é mesmo as coisas tem que evoluir e ainda bem😊
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sara! Esses também têm muitas fãs, são muito românticos 😊 Beijinhos 😘

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita.
    Gostei muito do bouquet da Kate e da Megan, mais pequeninos e simples.
    O meu será dentro deste género 😲
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ela é mesmo a pessoa mais magnética da nossa era!!! E mesmo já não estando entre nós! É formidável! 🥰

    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah percalço, não poderias descrever essa pessoa de melhor forma.
    Meu Deus, ela é um espanto! Ainda esta semana vi um documentário na Netflix sobre a Lady Di 😍😍😍


    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo eco bride 😁👰😍😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sabrina! Eu sabia que irias aparecer por aqui, sei bem que adoras plantas 😍

    Eu também não gosto nada de jarros (e nem de lírios, cruzes). Vou sempre para flores mais pequenas e delicadas 😊

    Nota-se bem a diferença de gerações com os bouquets que fazem parte do álbum de fotografias desta família 😂Mas ainda bem que a geração mais nova trouxe ar fresco para essas fotos!

    Beijinhos querida 😘💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai sem dúvida, e há percalços na história de todos os casamentos! Como viste, nem a Rainha de Inglaterra se safou de um 😜

    Olha, para o meu bouquet não sei ainda o que vou levar, porque estava a pensar num casamento em março que passou para agosto... quero usar as flores que são dessa época do ano, para evitar importações que aumentam a pegada carbónica. Mas ainda vou ter de estudar esse assunto 😉

    Eu só sei é que vamos sair disto bem mais fortes e corajosas para a vida do que antes... porque superar esta ansiedade não é tarefa fácil. Mas what doesn't kill you makes you stronger, né?

    Beijo desse coração minha Wonder-Kikas 😘

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita.
    Um debate deveras interessante para alguém como eu que adora plantas. Acho que os bouques respeitam muito do classicismo e conservadorismo da família real inglesa.Pessoalmente, não gosto nada de jarros nos bouquês, já o jasmim gosto muito sobretudo pelo cheiro mas a escolha das flores nunca sai muito do comum e o último é igualmente para mim, o meu preferido pois vem mesmo dar um up no que se viu até agora...as coisas podem evoluir sem ferir tradições 😉
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Sonhar é mesmo comigo, mas depois tenho uma vertente muito terra a terra, já estou mentalizada para todo o cenário possível... Menos 1... Ficarmoa infectados e não pudermos casar...
    Tirando isso manda vir tudo, se tiver medo, vou com. Medo mesmo

    Há coisas que não estão nas nossas mãos, e percalços faz mesmo parte, não vou fingir que não sofro de ansiedade, pois tenho esse mal, mas olha estamos cá é o que importa 😍Que bouquet vais levar minha eco?
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, Kikas... melhores dias virão e vais ver que parando para respirar de todas as pressões da pandemia em cima dos nossos preparativos, vais conseguir canalizar a tua energia e ideias para conseguires ter as coisas como queres e sempre sonhaste 😉

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade eco bride, mas tenho tido tantos percalços nos orçamentos que têm sido uma aventura e desbravura doa diabos a sério e depois como adoraria inserir algo da wonder woman fica logo os olhitos da minha bela cara, que por sinal foi os meus paizinhos que deram de bom agradado vá lá 🤣😝🤣👌😏
    Melhores dias virão, sei que mais perto da data ligo o turbo e o que está óptimo, senão está.. Paciência 😊👌😉
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    🤣🤣🤣🤣

    AdOrEi como titulaste o casal: H&M

    🥰😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu Deus Dani... Essa música e essa interpretação nesse dia causa-me arrepios na nuca e lágrimas nos olhos instantaneamente! Foi o climax daquela cerimónia, sem dúvida! Carregadíssima de amor em toda a sua preparação, e levarem os Kingdon Choir foi tão bem jogado da parte deles!

    Mas eu sou suspeita, sou completamente doida por H&M e toda a história deles (antes e depois de se juntarem)....



    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Definitivamente. Vou usar a inspiração para mostrar à florista.
    Ahaha vou tentar ver nos próximos dias, mas agora fiquei curiosa 😅
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida, tens na Princess Eugenie uma inspiração muito bonita e sólida, de como fica na realidade essa mistura de tons! Eu acho um mimo! 🥰💚

    Se gostas de acompanhar os acontecimentos desta família, aconselho-te a ver (tens na ITV Hub de graça). Claro que deve de ter havido muito mais do que se falou na entrevista, mas acho que o que foi mais difícil e corajoso de fazer já foi feito - que foi quebrar um ciclo vicioso. Não quero ser spoiler, assim não acrescento mais nada 😜

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por certo, me fizeste lembrar, que ainda hoje li sobre o tema ‘casamentos da realeza 👑’ e falava da adaptação que o grupo gospel fez para a entrada da Meghan&Henry. Gostei muito🥰

    https://youtu.be/q5x6Qd2VP2Y

    Beeeeijos😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Inês! Aaaaiiii nem me digas nada... estive mesmo para escrever que me recusava a falar desse percalço naquela família, mas a "ritinha diplomata" sussurrou-me ao ouvido direito para ser imparcial e encarar a realidade 🙈


    Lady Di forever!



    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E eu nem sou muito fã daquele formato mas aquele é super giro 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que sim. Ainda ontem tinha estado a pensar no que poderia levar azul (porque o noivo em princípio vai de fato azul com gravata verde) mas não pensei muito nisso mas nem me ocorreu nada. Agora fez-se uma luz 😍😍


    Eu ainda não consegui ver a entrevista, mas sinceramente acho que onde há fumo há fogo (em relação às coisas más que se fala dos dois lados). Independentemente de tudo estou como tu dizes, que tudo se resolva ☺️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhhh que maravilha! É sempre bom termos connects para tudo 😉

    Vou perguntar sim! Beijinhos riqueza 😘💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alô Dani! Opá fico muito feliz que tenhas gostado 😊Eu hoje certamente que vou dormir com um pouquinho mais de conhecimento sobre plantas hehehe

    Beijinho querida!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração