Dear noivinh@s,
Os mais recentes acontecimentos na família real inglesa levaram-me a mergulhar (mais uma vez) em todo o seu percurso de casamentos.
Estas uniões fazem as delícias dos sonhos de várias gerações, e alimentaram o romantismo de contos de fada reais para embelezar a sua história.
Algo que me chamou muito a atenção, entre as diferenças de gerações mais antigas para as mais recentes, foi o bouquet das noivas da realeza britânica!
Já não bastava os infinitos véus-catedral, também os bouquets reais conseguiam-se destacar nas noivas desta família.
Mas será que sempre foi assim? Será que se mantém este estilo até aos dias de hoje?
Se gostam de flores, arranjos florais e de saber mais sobre esta emblemática família, este debate é para vocês!
Deixo-vos as principais características e flores que as noivas da Casa de Windsor escolhem para os seus looks… So come along!
Queen Elizabeth II
A grande matriarca da actual família real inglesa casou-se por amor com o seu escolhido Prince-Consort Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo. Para o seu bouquet, a Rainha escolheu três tipos de orquídeas, bastante exóticas por sinal: Cattleya, Cyripedium (vulgo orquídea sapatinho, favorita da minha mãe) e Odontoglossum - todas produzidas em Inglaterra. Claro que não poderia faltar a tradicional murta (Myrtus communis), mas deixo-vos mais abaixo nas Curiosidades um pouquinho sobre esta tradição.
Como já era esperado, o tamanho deste bouquet teria de estar à altura do acontecimento, e o estilo cascata foi o escolhido - o que acho que assentou bem no arranjo leve e disperso que as orquídeas tiveram ao longo da cascata.
Reza a história que o bouquet da Rainha desapareceu por umas horas durante o seu dia C 😱, logo após a cerimónia e retornarem ao palácio de Buckingham, deixando a rainha de mãos vazias para a famosa sessão fotográfica dos recém-casados - que teve de ser repetida mais tarde. Isto levou a que todas as noivas desta família tivessem sempre dois bouquets idênticos feitos pela florista, não vá a história repetir-se novamente.
Princess Margaret
A irmã mais nova da Rainha casou-se com Sir Antony Armstrong-Jones, e conta o The Crown que também foi uma paixão fulminante. No seu bouquet havia orquídeas, tal como no da irmã, e também frésias (Freesia), jasmim de madagascar (Stephanotis floribunda), lírio-do-vale (Convallaria majalis) e murta. O seu bouquet tinha um tamanho mais modesto, embora também em estilo cascata, mas muito equilibrado com todo o visual da princesa.
Princess Anne
A única filha da Rainha e do Duque de Edimburgo, Princess Royal Anne casou-se com Mark Phillips. Para se distinguir dos anteriores casamentos reais, a Princesa escolheu um ramo mais sóbrio e discreto, feito de rosas brancas (Rosa), lírios-do-vale, jasmim de madagáscar e, claro, flor-de-murta.
Já no seu segundo casamento, com Timothy Laurence, a Princesa escolheu um ramo extremamente simples, feito somente de urze branca (Calluna vulgaris) e de tamanho bem mais pequeno do que o seu primeiro.
Princess Diana
O tão aguardado casamento da época, em que o herdeiro ao trono inglês escolheu finalmente a sua princesa, Diana Spencer ocupou o lugar de Princesa de Gales com toda a pompa e circunstância, muita prata e porcelana - e o seu bouquet não ficou atrás.
O icónico bouquet da princesa foi feito de gardénias (Gardenia), jasmim de madagascar, lírios-do-vale, orquídeas odontoglossum, rosas brancas (vindas do jardim do tio-avô do noivo, Conde de Mountbatten), frésias, carvalhinhas (Veronica officinalis),flor-de-murta, heras (Hedera) e tradescantia (Tradescantia) como folhagem.
Para ocupar um lugar de destaque nas fotos do casal, este ramo tinha pouco mais de 1 metro de comprimento e pesava cerca de 2 Kg!!! Pobre Lady Di, que deve ter acordado com um braço bem dorido no dia seguinte…
Sarah Ferguson
Noiva do terceiro filho da Rainha, Sarah casou-se com Prince Andrew e com um ramo bem mais modesto do que a anterior noiva real. Este foi feito predominantemente de lírios asiáticos (Lilium asiatica) e também de gardénias, rosas amarelas, lírios-do-vale e uma pitada de flor-de-murta. O atípico formato em S tornou este ramo mais destacado de forma singular, que nunca vi ser adoptado por noivas portuguesas. Nos anos 80 valia tudo, não era?
Sophie Rhys-Jones
Sophie casou-se com o filho mais novo da rainha, Prince Edward. O seu bouquet deu grande destaque aos jarros brancos (Zantedeschia), e completou com rosas ivory, jasmim de madagascar, lírios-do-vale e frésias.
Já o formato foi em tamanho médio e em cascata (casa-se com um filho da Rainha, também tem direito).
Camilla Parker-Bowles
É com alguma relutância que adiciono este bouquet, na mísera tentativa de ser imparcial para com esta senhora... Jamais podendo se comparar com Lady Di, Camilla escolheu um bouquet em harmonia com o seu look low-profile para um casamento sénior (e até hoje controverso). Classificaria este como um bouquet de tamanho mini, digno da menina das alianças, mas até com uma escolha de flores bastante equilibrada. Tivemos os sempre presentes lírios-do-vale, primula (Primula vulgaris) branca, lilás e amarela, e uma pitada de murta.
Autumn Kelly
Autumn casou-se com o primeiro neto da Rainha, Peter Phillips, filho de Princess Anne. Em contexto de um casamento mais modesto, Autumn escolheu para o seu bouquet uma combinação de rosas brancas com rosinhas mais pequenas (não sei o nome em português para spray roses, sorry), lírios-do-vale, hera e jasmim de madagascar. O formato desde bouquet remete muito para o da Princesa Diana, com a cascata mais predominante em folhagem do que flores.
Zara Phillips
A neta mais velha da Rainha, filha da Princess Royal, Anne, casou-se com o jogador Mike Tindal, e levou um ramo bem sóbrio e de tamanho médio, com jarros pequenos a predominar o seu feitio. Completou ainda com os já comuns lírios-do-vale, cardo alpino (Eryngium alpinum), e cinerária (Senecio cineraria).
Kate Middleton
Kate optou por um ramo bem mais discreto do que eu esperava, para quem se casa com um futuro Rei de Inglaterra! O seu ramo foi de tamanho pequeno, com uma ligeira queda ou mini-cascata. Para as flores, todas elas são de tamanho pequeno e deram um estilo uniforme, modesto mas muito romântico. As flores escolhidas pela futura Princesa de Gales foram lírios, jacintos (Hyacinthus), hera e murta.
Meghan Markl
A escolhida pelo príncipe da minha geração, Meghan optou também por um bouquet mais simples mas em total harmonia com o seu look, perfeito para quem queria apenas um destaque q.b. do ramo nas suas fotos com o seu príncipe. Teve um bouquet de tamanho pequeno, sem queda, num formato bem tradicional, como a maioria dos casamentos. Para as flores que compuseram o seu ramo, Meghan escolheu miosótis ou não-me-esqueças (Myosotis sylvatica) - as favoritas da Princesa Diana. Escolheu também ervilha-de-cheiro (Lathyrus odoratus), lírios-do-vale, astilbe, jasmim e astrantia.
Princess Eugenie
Descendente de Prince Andrew e neta da Rainha, Eugenie escolheu um bouquet que fez lembrar o da mãe, Sarah Ferguson, em cascata mas sem o formato S. O bouquet foi composto pelo já tradicional lírio-do-vale, murta, jasmim de madagascar, rosas brancas, e hera. Mas o que mais me surpreendeu foi a pitada de cor azul nos cardos (Eryngium planum) e que deu um toque muito actual e genuíno ao seu ramo.
Princess Beatrice
À semelhança da sua irmã Eugenie, Princess Beatrice escolheu um ramo com toda uma palete de cor, e que trouxe para a modernidade os bouquets reais. O modelo de ramo foi bem mais descontraído do que os anteriores, e digno de entrar nas inspirações do Pinterest!
Para as flores, Beatrice escolheu jasmim (Jasminum), ervilha-de-cheiro em cor-de-rosa clarinho e beje, rosas pequenas de tom porcelain ivory, rosas em cor-de-rosa o’hara, flor-de-cera (Hoya carnosa) cor-de-rosa e astilbes cor-de-rosa bebé.
Todos esses tons de rosa deram um ar muito boho-chic ao ramo da princesa, que para mim está nos meus favoritos!
Curiosidades:
🌺 A murta entrou na tradição dos bouquets reais no Reinado Victoriano, pois a avó do amado Prince Albert ofereceu à viúva Rainha Victoria uma muda desta planta, a qual plantou na sua casa de férias Osborne House (bem pertinho de onde vivo). A flor de murta, que lhe lembrava o falecido marido, foi utilizada assim pela primeira vez no bouquet de noiva da Princess Victoria, filha mais velha da anterior matriarca da família real, como símbolo do amor no matrimónio.
🌺 Na linguagem das flores, que a Rainha Victoria tanto adorava, as escolhas para os bouquet reais vinham muitas vezes do simbolismo presente em cada uma delas:
Flor-de-Murta - Boa-sorte para o casal
Frésias - Inocência e amizade
Hera - Fidelidade e Amizade
Jacintos - Amor seguro
Jarros - Beleza feminina
Jasmim de Madagáscar - Felicidade no casamento
Lírios-do-Vale - Regresso à felicidade
Rosas Brancas - Novos começos, pureza, inocência
🌺 No casamento do anterior Duque de York, Prince Albert (futuro King George VI), a sua noiva Lady Elizabeth Bowes-Lyon iniciou uma grande tradição para todas as futuras noivas da Casa de Windsor e os seus bouquets.
A futura Queen Mother decidiu depositar o seu ramo à saída da Catedral de Westminster junto ao sepúlcro do Guerreiro Desconhecido, em memória do seu irmão Fergus, jovem oficial morto na Primeira Guerra Mundial. E desde aí, todas as noivas reais praticaram o mesmo gesto, deixando o seu ramo sobre este sepúlcro na Abadia de Westminster.
Espero que tenham gostado deste debate, e espero que sobretudo vos inspire a trazer mais significado para escolha das flores que farão parte do vosso bouquet.
Eu certamente que irei pensar com mais atenção nas flores que irei escolher para o meu!!!
Love,
E BOM FIM-DE-SEMANAAAA!
💚
PS: Para @s noivinh@s entendedores de plantas, perdoem-me os erros nos nomes das plantas, e deixem o vosso comentário para o resto da comu ficar informada!