Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

E
Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)

Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️

Eduarda, a 6 de Maio de 2021 às 17:38 Publicado em Fórum Casamentos.pt 4 42
Olá comunidade mais linda 😊


Hoje trago um tema que acho muito importante e muitas vezes esquecido.
Eu sei que muitas vezes vemos imagens de bolos lindos decorados com flores e folhas naturais mas o que a grande maioria de nós não sabe é o perigo que estas podem ser para nós e para os nossos convidados.
Antes de começar queria ressalvar que a maioria das fotos que vemos são brasileiras ou americanas, onde a legislação relativamente à segurança alimentar não é tão rigorosa como em Portugal (a meu ver temos umas das legislações mais seguras e completas para o consumidor).
Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 1
Passo então a explicar o potencial perigo das flores:
Uma parte significativa das flores (ou outras partes de plantas como ramos ou folhagens) que existem na natureza produzem substâncias tóxicas como forma de auto defesa, sendo algumas delas venenosas. Estando em contacto com o bolo, estas substâncias podem passar para o bolo (ou pelas seivas ou pelos pólens). Mesmo que as flores estejam protegidas com fita, os pólens ou outras substâncias podem passar através do ar e pousar no bolo, que fica contaminado.

Por outro lado, existem várias flores que são total ou parcialmente comestíveis (folhas de rosa, lavanda, borragem, amores perfeitos, capuchinhas, gipsofila, violetas....) e estas podem estar em contacto com o bolo desde que sejam certificadas para alimentação (segundo a legislação portuguesa).
Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 2


No entanto, se estas flores forem de florista NÃO PODEM ser usadas nos bolos porque as flores de florista são tratadas com vários químicos altamente perigosos para a saúde humana que fazem com que as flores sejam perfeitas e mantenham a frescura e bom aspecto durante mais tempo. Também não podemos usar flores dos nossos jardins porque mesmo que não tenham químicos ou pesticidas, não conseguimos controlar o meio ambiente (águas de rega que podem estar contaminadas, químicos presentes na atmosfera, dejectos de animais...).
Infelizmente há ainda muitas quintas e Cake designers que ignoram completamente as regras de higiene e segurança alimentar (ou por falta de formação e conhecimento ou porque simplesmente estão a marimbar se para as regras porque assim fica lhes mais barato) e insistem em usar as flores da decoração do casamento na decoração do bolo. Não façam isso, por favor! Arriscam se a provocar uma intoxicação ou a contaminar os vossos convidados com substâncias nocivas para a saúde ⚠️⚠️⚠️
Ultimamente tem sido tendência também os bolos com flores secas. Estas flores também são preservadas com base na utilização de produtos químicos não aptos para alimentação, portanto, também não podem ser usadas.
Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 3
O mesmo acontece com flores artificiais, cujos materiais plásticos não são aptos para contacto com alimentos.

Então que flores é que podemos usar?
Flores naturais certificadas: hoje em dia há dezenas de empresas que produzem ou vendem flores certificadas, a preços já bastante razoáveis (Makro, el corte inglês, microgreens, alfagreens, ervas finas - jardim para cozinhar, terra d'avo, microbotanica, Sintra secrets, cantinho das aromáticas, primeira folha, keep fresh, BiO's mercado biológico...)
Flores feitas em pasta de açúcar, pasta de flores, folha de hóstia, pasta de feijão. Há verdadeiras artistas que conseguem fazer flores comestíveis completamente iguais as flores naturais.
Pasta de açúcar ou de feijão:Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 4
Folha de hóstia:Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 5

Se quiserem esclarecimentos extra podem também procurar artigos da FLORUNI (associação de floristas.e fornecedores unidos de Portugal), que falam deste tema.
Decidi escrever este debate enquanto bióloga de formação e enquanto Cake designer em part time, com certificação em higiene e segurança alimentar.
Beijinhos para todos e continuação de bons preparativos 😊💪

42 respostas

Última atividade por Isabel, a 10 de Maio de 2021 às 12:40
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo plenamente! Muito importante e deve ser do conhecimento de todos os casais 😘

    • Responder
  • Lucie
    Noiva Constante Agosto 2021 Mogadouro
    Lucie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha !! Ate porque o nosso seria bolo com flores naturais. Estamos sempre q aprender
    • Responder
  • Alice
    Super Noiva Setembro 2022 Lousã
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Eduarda ! Não fazia a mínima ideia ! Realmente estamos sempre a aprender ! Muito obrigada por esta partilha, um grande beijinho Smiley heart Smiley laugh

    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra 😊
    Ainda bem que há profissionais conscientes como a tua irmã. Realmente um casamento tem tantos pormenores que há muita coisa que só quem está realmente dentro do assunto se lembra. Daí ter sentido necessidade de fazer esta partilha 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida krizitah 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia 😊


    Pois é, infelizmente muitas vezes não fazemos a mínima ideia do que estamos a comer 😂😂
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma 😊
    Neste momento os bolos florais estão super na moda, quer para casamentos, quer para batizados ou aniversários. Achei que seria uma temática útil 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carla 😊
    Há flores em pasta super realistas. Acho que é uma ótima opção 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa 😊
    É um tema pouco conhecido mas acho que muito importante 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani 😘😊
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita 😊
    Ainda bem que o debate foi útil!
    Em Braga só conheço na Makro.No entanto, penso que quase todas as empresas que falei no debate enviam pelo correio.A microgreens inclusive, tem uma linha de flores exclusiva para Cake design, onde se pode escolher um "bouquet" com as espécies e tamanhos personalizados. Dá uma vista de olhos no site e já ficas com uma ideia da variedade de flores e dos preços. Aconselho sempre a colocar as flores o mais próximo possível da hora de consumo do bolo, pois se estiver muito calor tem sempre tendência a murchar um pouco, mais isso o pasteleiro deve saber 😘😘
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Eduarda! Excelente debate, excelente observação! Obrigada por nos ensinares algo novo hoje, sempre a aprender nesta Comunidade eheh. Um beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eduarda muito obrigada por este debate! Eu não fazia ideia e tenho a certeza que muitas não faziam ideia deste promenor. Por acaso a minha cake designer vai fazer as flores com pasta de açúcar e até fiquei espantada pois pensei que irim ser flores naturais, ela só disse que fazia tudo e não questionei mais. Fico contente agora por saber porquê. Mais uma vez obrigada e beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Eduarda! Sem dúvida super útil e assim, com estas dicas, sempre podemos pelo menos questionar à Cake Designer quais são as que usa! 😍

    Por cá, não devemos ter flores no bolo, por isso ficamos mais tranquilos 😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Eduarda! Finalmente o maravilhoso debate que tanto estava à espera 😃

    Muito obrigada por esta partilha com a comunidade. Não fazia ideia desses perigos das flores para a comida, e claro que agora sabendo disso não quero de todo arriscar prejudicar a saúde de ninguém com o nosso casamento! Vou mesmo tentar encontrar flores naturais comestíveis, acho que vai ser mais fácil para o pasteleiro que nos vai fazer o bolo. Tens alguma recomendação de fornecedor para a zona de Braga? Algum dessa lista que deixaste em cima? Beijinhos 😘😘😘😘

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate muito útil mesmo! Smiley smile Obrigada

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eduarda 👌👌👌👌👍👍👍 muitos parabéns e obrigada de coração por escreveres este debate, pois eu precisava mesmo de uma mini educação e nem fazia ideia das coisas que aqui mencionaste 😁às vezes sonhamos, e nem sonhamos com o que pomos à boca
    Beijinhos e obrigada
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Wow Eduarda,
    Impressionante! Não tinha ideia e foi muito útil.
    Obrigada pelo teu contributo. Beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eduarda! que excelente debate! Por acaso não ligo muito a flores nos bolos, mas mais que gostar a saúde deveria estar em primeiro lugar
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eduarda! Que debate pertinente! Com tanta coisa a acontecer no casamento, há assuntos que nos vão passando e este tema que abordas é mesmo muito importante. Tinha noção disto. A minha irmã é florista e quando lhe pedem flores para os bolos ela alerta sempre. O nosso não terá flores mas gosto muito do segundo que apresentas e foi uma opção que coloquei inicialmente. Obrigada pelos teus esclarecimentos. 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo, porque eu não fazia ideia! Vemos as coisas a serem feitas e pensamos que está tudo bem e por vezes isso não é bem assim 🙂
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagino a trabalheira, por vezes vemos fotos ou bolos reais com flores em pasta de açúcar e são tão bem feitas que parecem reais....mas é realmente caro...
    É entao uma boa proposta a fazer com o pasteleiro e usar dessas flores..🙂
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina 😊


    Realmente as flores modeladas em pasta, folha de hóstia ou buttercream são bastante caras porque são um trabalho muito minucioso e demorado e exigem, por parte de quem faz, muito investimento em materiais e formações.
    Quanto às flores naturais comestíveis certificadas, neste momento, como já há bastante oferta, os preços já são bem mais acessíveis. Há 2 ou 3 anos só havia umas 3 empresas a produzir e eram bem mais caras. Mas claro que tudo depende da flor e da disponibilidade da época, pois estamos a falar de produção totalmente biológica.
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha Eduarda👰🏻‍♀️

    Excelente e esclarecer debate 🤩 Parabéns e obrigada 😘

    👏🏻 por mais debates assim 🤞🏻🍀

    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esqueci me de mencionar uma outra alternativa interessante, que são as flores em buttercream.


    Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 6
    Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 7
    Bolos de noiva e flores naturais 🌼🌺🏵️: o perigo escondido ⚠️⚠️⚠️ 8

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Eduarda.
    Sendo eu uma apaixonada por plantas e tendo lido manuais sobre isso, já sabia do perigo da seiva libertada por certas plantas e inclusive estou a ler um livro que fala dessa defesa que as plantas arranjaram para se defender no seu meio ambiente( o livro intitula-se de, 《As emoções escondidas das plantas》de Didier Van Cauwelaert) . Mas como não sei nada disso de bolos, pensava que eram flores tratadas específicamente na pastelaria, por isso ensinaste-me algo mais hoje😊 Pessoalmente acho bolos florais lindíssimos mas se de facto é perigoso o melhor é mesmo optar por flores comestíveis ou pura e simplesmente feitas de açúcar( o problema é acrescentem no preço final...🙁)
    Obrigada pelo debate!🙂
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Heloísa 😊
    Desde que sejam as flores certas, não há problema nenhum 😘😘
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Eduarda!!!
    Que debate tão interessante!
    Obrigada pelo alerta!A Quinta é que vai preparar o bolo! Escolhemos a massa e o creme, mas vou esclarecer a decoração para ter a certeza que não terá folhas, nem flores!Beijinho 😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana 😊


    Como tenho visto alguns debates de bolos com flores achei que deveria fazer este alerta porque sei que realmente é um assunto pouco conhecido 😘😘
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Zélia, essa é uma regra base dos cozinheiros 😂
    As flores nos bolos não tem mal nenhum, desde que sejam as flores correctas.
    Eu tenho no jardim flores comestíveis e consumo em saladas e para decorar sobremesas e afins mas só para consumo próprio. Há flores deliciosas, outras não tem grande sabor 😘😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração