Olá princesas! Vou entrar nos dois dígitos amanhã e para celebrar venho fazer um follow-up do meu debate Dia -200: os checks e os gastos de que ninguém fala a 6 meses do grande dia C. É também uma boa forma de atualizar o meu orçamentador – a ferramenta do casamentos.pt obrigatória para tod@s @s noivinh@s.
CARACTERÍSTICAS DO CASAMENTO:
Tempo de noivado: 18 meses (entrei na comunidade com 500 dias)
Tipologia de Casamento: Destination Wedding na Madeira (terra da noiva)
Número de convidados: 182 (atualmente temos 98 confirmações e 22 recusas)
Fornecedores: podem ver a lista quase completa neste debate.
Passamos agora aos checks e tarefas pendentes nos últimos 100 dias antes do grande Dia C:
▶️ Igreja: Tínhamos já este check resolvido.
✅ Reunimo-nos com o pároco da igreja sobre a Chuva de Arroz (apenas quer material biodegradável) e os pagamentos à paróquia.
✅ Mantemo-nos em contacto com o nosso padre para a organização do nosso casamento – a marcar nova reunião em Março.
❌ Missal: Estamos a tentar finalizar o nosso Missal para mandar para aprovação. Faltam-nos ainda as letras das nossas músicas escolhidas, dar uma formatação geral, imprimir e encadernar.
❌ Processo Religioso: ainda não o iniciámos, mas já temos todos os papéis reunidos.
✅ Certificado para Casamento (Processo Civil): no final de Dezembro fomos à Conservatória na terra do noivo Milhinha. Por causa das greves, viemos muitas vezes de mãos a abanar. Mas lá à terceira vez fomos atendidos (e bem)! Escolhemos o regime de bens default (e mais barato): comunhão de bens adquiridos – pagámos €120. Uns dias depois a sogra Milhinha lá nos foi buscar o papel (não foi precisa nenhuma procuração) e já o temos em nossa posse.
✅ CPM: já reservámos o nosso CPM que se irá realizar no fim de semana de 18 e 19 de abril. Tenho excelente feedback do sítio onde o vou realizar! Mal posso esperar! Já paguei a inscrição (€20). Falta pagar o curso €60.
CUSTOS: Já gastámos €140. Falta pagar o curso CPM, a abertura do processo religioso, a oferta à paróquia e ao padre que nos celebra a missa.
▶️ Copo de Água: na nossa última reunião, assentámos muitas ideias tem termos da organização do nosso dia. Estabelecemos as nossas preferências e contactos com os outros fornecedores do nosso dia C. Ficámos aliviados quando nos disseram que o protocolo/seating plan ✅ e os menus ✅ estariam a cargo deles! Só temos de enviar as nossas ideias e templates por e-mail – (falta-me escrever esse e-mail❌). Também asseguram o transporte do nosso Photobooth ✅. Também já escolhemos o sabor do nosso Bolo de Noivos ✅ e aguardamos que a sogra Milhinha se decida no tipo de decoração que consegue fazer❌.
CUSTOS: Já tínhamos sinalizado a data, pagando 30% do valor total estimado da Festa.
❌ Teremos nova reunião em Março, na nossa última visita à Madeira antes do casamento.
❌ Também teremos nessa altura Menu de Degustação para provar a comida do nosso dia.
❌Informar a 5 dias do evento o número total de convidados.
Para quem já leu a nossa Saga da Entrega de Convites, já começámos a ter alguns feedbacks. Já temos 22 desistências e faltam-nos 62 confirmações. Isto claramente diminuirá o valor a pagar pelo copo de água (o nosso maior gasto), mas é uma diminuição da despesa que nos deixa tristes.
NOTA: Teremos de pagar 30% uma semana antes do evento (com o número de convidados total) e o restante no check-out do hotel.
▶️ Fotógrafos e Videógrafos: temos um staff fantástico de 4 jovens que nos cativa imenso. Neste momento estamos a planear a nossa Sessão de Solteiros durante a pausa do Carnaval
✅ Já temos viagens e alojamento garantidos para os 2 membros que vêm.
✅ Temos roteiro definido em Lisboa e no Norte.
❌Faltam-nos permissões para fotografia em espaços privados.
❌Falta decidir que roupa usar.
❌Falta também fazer a nossa LoveStory.
CUSTO: Já sinalizámos os serviços com pagamento de 50% (€650). Já comprámos as viagens (€397,52) e o alojamento (€70) para a Sessão de Solteiros e ficará também por nossa conta as refeições durante esses 2 dias. Contamos receber o reembolso das viagens para deduzir no valor total. Teremos de pagar 25% do trabalho do videógrafo na semana antes do casamento e o restante aquando da entrega final dos trabalhos.
▶️ MODA NUPCIAL:
✅ Vestido da Noiva: encontrei o meu vestido de sonho na Fábrica a Bela Noiva e já fiz a minha primeira prova (não posso mostrar porque o noivinho anda por aqui). O atendimento foi fantástico! Adaptaram o meu vestido de forma a tornar-se muito confortável. Irei buscá-lo em Maio com direito a uns últimos ajustes. Irei trazê-lo para Lisboa ficando na casa da madrinha. Irei levá-lo como bagagem de mão no meu voo para Lisboa.
CUSTO: O vestido foi totalmente oferecido pela minha avó, sendo que já sinalizei com €500.
Quanto a acessórios:
✅ Véu: apesar de ter comprado um véu no AliExpress ele veio com um tom de branco que não me agradou e não correspondeu ao do meu vestido – pedi devolução. Irei comprar a alternativa em loja (que custa €200 - ☹ perdi a cabeça!)
✅ Toucado: já mandei vir dois acessórios de cabelo do AliExpress por €5,86€ e estou muito contente!
✅ Joias: usarei um colar emprestado da minha mãe, mas faltam comprar uns brincos a condizer❌.
✅ Lingerie: gastei 127€ (em saldos) num robe da Dama de Copas, na liga e cinto do Corte Inglés. Falta apenas uma camisa de noite ❌…
✅ Sapatos da Noiva: comprei os meus na Sapataria Paulita por €110. São superconfortáveis e exatamente o que eu pretendia.
✅ Fato do Noivo: também foi encontrado na Fábrica Davion (aguardo a experiência da entrega para fazer um debate aqui na comunidade). Gastou €500 (oferecidos pela sogra Milhinha), totalmente personalizado e feito à medida!
❌ Camisa do Noivo: ainda em falta...
❌ Botões de Punho: algo que eu gostaria de oferecer…
❌ Sapatos do Noivo: apesar de ter mandado fazer uns na Sapataria Paulita por €89, ainda não são exatamente aquilo que procura…
▶️ Cabeleireira e Maquilhadora: já reservada a hora e data das provas ✅ e a hora a que irei ao salão no dia ✅.
NOTA: No máximo gastarei 180€.
❌Arranjar extensões click-clack semelhantes ao meu cabelo.
❌Não sei o que fazer com o meu cabelo para a Sessão de Solteiros. ❌Tenho que perguntar se a minha madrinha e a minha mãe querem ser pintadas pela mesma maquilhadora.
❌Preciso de arranjar maquilhadora para a sogra Milhinha e outros convidados.
▶️ Alianças: Oferta da nossa madrinha (custaram €635 graças à descida recente do preço do ouro), encomendámos as nossas alianças na C.Santos Joalheiros, em Santa Maria da Feira. Já as fomos buscar e levámos para a Madeira.
▶️ Transporte: tivemos a preocupação de garantir transporte para todos os convidados do nosso Destination Wedding.
✅ Carro dos noivos: alugámos um Rolls Royce Open Corniche por €280 que iremos pagar a 15 dias do casamento.
✅ Autocarro para os convidados: alugámos um autocarro desportivo (que transporta equipas de futebol) por €250 que iremos pagar na semana anterior ao casamento.
▶️ Florista/Decoração: para além da nossa fantástica florista, contamos com a ajuda da governanta do hotel onde se realiza o copo de água.
CUSTO: Gastámos 100€ para sinalizar a nossa florista.
❌ Ainda não redefinimos o orçamento para flores da igreja (tenho imenso medo do orçamento de €1000 que me foi pedido.
❌ Falta contactar a governanta informando as decorações que pretenderemos usar e marcar uma reunião final.
▶️ Animação: já tínhamos conseguido muitos destes nossos checks.
✅ Música para a Cerimónia Religiosa: teremos soprano, violino e piano. O repertório está definido✅. Falta combinar uma hora para o ensaio geral❌. NOTA: Pagaremos o serviço no dia do evento (€200).
✅ Música para o Cocktail: será ofertada minha mãe e já tivemos reunião com o saxofonista✅ – ele deu a entender que esperava receber gorjeta pelo serviço…
✅ Música para a Festa: o nosso fantástico DJ (que foi a minha maior fonte de inspiração para a minha série de debates sobre animação) irá custar-nos €290 incluindo um projetor de imagens para uma Lovestory. Falta definir as músicas e os jogos que queremos incluir na animação❌. Já temos marcada uma última reunião para acertar a animação✅.
✅ Animação Infantil: Já reservámos da data com pagamento de 50% do serviço (€92.5). Falta definir o espaço no Hotel e mobiliário para o conforto das crianças ❌. Informar do número final de crianças ❌.
▶️ Manualidades: a saga continua – temos escolhido as manualidades que achamos indispensáveis mas nem sabemos se será uma verdadeira poupança ou sequer se os convidados vão notar todos os pormenores do nosso dia.
✅ Save the Date: gastámos €39 para os templates de design do Etsy e e €32 para imprimir alguns exemplares para os familiares mais idosos.
✅ Convites: gastámos fiz os meus lindos convites totalizando €101,06.
✅ Lágrimas de Alegria: descontando materiais usados noutras manualidades, ficaram a 12,97€.
✅ Porta-Alianças: reciclámos muito aqui e gastámos apenas €1,60.
✅ Cabides dos noivos: reciclámos mas gastámos €8 para 2 cabides.
✅ Cones de Arroz: gastámos €33,87 para 88 exemplares.
✅ Velas flutuantes para o corte do Bolo (depois venho mostrar-vos)
❌ Decoração para a Igreja
❌ Memória aos que já partiram (vela personalizada)
❌ Missais (em construção)
❌ Seating Plan / Placas de Boas Vindas (a cargo do copo de água)
❌ Menus (a cargo do copo de água)
❌ Cenário para o Photobooth (em construção)
❌ Arco para o Jogo das Fitas (já temos o material todo)
❌ Lembranças
CUSTO: Já mandámos vir materiais do AliExpress para as Manualidades que nos faltam no valor total de €323,05 (acho que perdemos mesmo a cabeça aqui, mandámos vir algumas coisas que nem vamos usar). Tivemos outras despesas com materiais que custaram €147,74.
▶️ Lua de Mel: definitivamente o check em que perdemos completamente a cabeça! Optamos por uma viagem grande, pois depois de começarmos a ter filhos as viagens serão cada vez mais raras. “Aproveitámos” o Black Friday e reservámos a nossa viagem com a Logitravel ✅. Apesar do atendimento deixar muito a desejar, estamos entusiasmados com a nossa viagem.
✅ Comprámos o nosso livro Lonely Planet.
✅ Fizemos a nossa Consulta do Viajante – gastámos €45 (o casal).
✅ Comprámos a nossa medicação e repelentes de insetos – gastámos €93.
❌Falta-nos comprar e administrar as vacinas (já encomendadas).
❌Falta-nos planear as visitas e entradas em museus e monumentos que queremos muito ver.
❌Preparar as malas com antecedência para a viagem.
Ainda procuramos alguns fornecedores/ serviços:
❌ Pirotecnia: Depois de resumir todas as opções de fogo de artifício, optamos por ter vulcões de fogo no corte do bolo exterior. Ainda não procurámos fornecedores locais.
❌ Catering à Saída da Igreja: iremos realizar um beberete /lanche/mini cocktail à saída da igreja. Os orçamentos de catering eram demasiado elevados €900-1600 pelo que vamos optar por fazer uma opção DIY com ajuda dos amigos.
Bem princesas, o debate já vai longo. Já deu para atualizar o orçamentador e assustar-me mais um pouco. Vou ali chorar e já volto!
A entrar nos 2 dígitos!