Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças

Milhinha, a 29 de Setembro de 2019 às 06:39 Publicado em Fórum Casamentos.pt 15 73

Minhas princesas, a saga de procurar gastar o mínimo indispensável para o nosso casamento de sonho, passa por fazer escolhas com boa razão qualidade-preço. Nem sempre é fácil. Para além disso cada noivinha tem o seu orçamento e nem todas conseguem fazer face a esta Indústria Milionária dos Casamentos. Mas não desesperem: tenho feito minha missão procurar as alternativas disponíveis para que ninguém tenha que vender um órgão vital no mercado negro para casar com a devida pompa e circunstância. Juro-vos que basta puxar um pouco pela imaginação (e um pouco de informação)!

Venho falar-vos da minha maior dor de cabeça neste momento: as alianças de ouro e o seu preço! Corri todos os fornecedores da minha zona (Lisboa) e todos os conselhos de outras noivinhas aqui na comunidade. Nunca encontrei um orçamento inferior a 1000€ por um par de alianças de ouro em 18K, modelo tradicional com 4mm de espessura e amendoadas – cerca de 11g de ouro cada. Na verdade, ainda procurámos alguns modelos diferentes trabalhados e com pormenores (a pedido do noivo Milhinha), mas rapidamente nos demos conta que o efeito baço e o corte lapidado e outros desenhos perdem visibilidade com o uso diário da aliança. Por isso decidimos que não valia a pena inventar!


Perguntas frequentes (FAQ):

1) Como é definido o preço do ouro?

Como todos os metais preciosos, o ouro é transacionado em bolsa. Da compra e venda mundial de ouro, resulta o preço internacional do ouro puro em dólares por onça. Podem ver a cotação atual do mercado segundo a página da DECOProteste e como nos últimos meses o valor do ouro tem vindo a subir.

Evolução do Preço do Ouro (grama) - Fonte: DECOProtesteAlerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 1

Isso quer dizer que nos próximos meses os fabricantes de joias irão gastar mais dinheiro na compra da matéria prima e por isso praticarão preços mais elevados.


2) Mas porque é que o preço do ouro está tão alto?

Todos os mercados internacionais são suscetíveis de serem influenciados pela conjuntura económico-política e o ouro não é diferente! Ora adivinhem quem são os maiores produtores (quero dizer “extratores”, uma vez que resulta da extração por minério) de ouro?

1. China (450 000Kg) – é o maior produtor e maior consumidor de ouro.

2. Austrália (270 000Kg)

3. Rússia (243 000Kg)

4. EUA (211 000Kg) – embora já tivessem sido o 3.º maior produtor de ouro, atualmente a Reserva Federal do ouro acumula 8 000 toneladas de ouro (correspondente a 75% das reservas mundiais).

5. Canada (158 000Kg)

Estes são os dados anuais apresentados na página: https://www.newgreenfil.com/pages/os-10-paises-que-produzem-mais-ouro.

Ora quem está em tensões comerciais constantes? Claro: os Estados Unidos da América e a República Popular da China. Podemos agradecer ao Mr. President por isso! Então sempre que as coisas estão feias entre eles podem contar com novos aumentos do preço do ouro.

Digno de nota, Portugal está entre os países com maiores reservas de ouro do mundo com 382,5 toneladas reservadas pelo que se o Governo libertar algum ouro da sua reserva, o País fica mais pobre mas o preço do ouro pode baixar.


3) Qual a diferença entre os diferentes tipos de ouro?

O ouro é um metal precioso de cor amarela cuja pureza é medida em quilates – esta medida é a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24. Ou seja, o ouro puro que é extraído das minas tem 24K (quilates) porque 100% da massa total é ouro. É negociado e vendido aos fabricantes em folha de ouro e é extremamente maleável (nós vimos uma folha de ouro num fabricante ao vivo e ficámos pasmos com a facilidade com que conseguimos dobrar a folha como se de plasticina se tratasse!).

Ora o ouro puro é impossível de usar em joias pois muda de forma facilmente. Qualquer pancadinha conseguiria provocar uma amolgadela na vossa aliança. Assim, os fabricantes combinam a folha de ouro com outros metais mais ou menos preciosos para que possam produzir joias mais robustas e duradouras. Assim se produzem os diferentes tipos de ouro:

A) Ouro de 18K (o “ouro Português” mais comum): é composto por 75% de ouro. A joia fica mais “rica” mas detém ainda assim alguma plasticidade que impede que aliança parta. É o mais aconselhável para pessoas que trabalham com produtos químicos todos os dias, uma vez que estarão menos expostos à abrasão.

B) Ouro de 14K: composto por 58% de ouro, não é comum ver-se nas lojas portuguesas.

C) Ouro de 9K: é composto por 37,5% de ouro, ou seja, dois terços da joia são outros metais. Mais pobre e mais rígido, as alianças podem partir com o tempo. Mas esta será a solução mais em conta, sem dúvida!

E as diferentes cores de ouro - o ouro rosa ou ouro branco? Sim, o ouro puro é amarelo. Mas dependendo dos metais que são usados para a liga dos mesmos, a joia poderá ter outra cor. Vejam na imagem abaixo os exemplos de cores de ouro e os metais que são utilizados.

Ouro de diferentes cores e feitiosAlerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 2


4) Quais as alternativas às alianças de ouro?

Muitas são as noivinhas aqui da comunidade que têm explorado hipóteses alternativas ao ouro. Ora vejamos estes exemplos:

· Alianças de Prata – outro metal precioso, não tão caro quanto o ouro. Produzem joias brancas muito elegantes. Não deixem de ver o exemplo excelente da Cláudia (que conseguiu casar com um orçamento de 2500€).

· Alianças de Aço – o fantástico exemplo da nossa guru Maria, que sendo alérgica ao ouro, precisou de encontrar uma alternativa elegante e igualmente bonita. Deixo-vos o excelente debate dela!


5) Mas eu procuro ouro amarelo e da melhor qualidade! Tenho de me resignar aos preços praticados? Claro que não! Como vos disse o ouro é “ligado” nos fabricantes, moldado aos vossos pedidos. Depois é enviado às ourivesarias onde são vendidos. O preço das vossas joias inclui a matéria prima (cada vez mais cara), o trabalho o artesão que as fabrica, o transportador que a faz chegar à loja, a própria loja e seus funcionários!

A melhor forma de diminuírem o preço das vossas alianças é diminuírem o número de intermediários! Contactem diretamente os fabricantes de joias! Dá algum trabalho e poderá implicar algumas deslocações, mas garantem o melhor preço! Dou-vos alguns exemplos de noivinhas que o fizeram:

· Tany Antony (loja em Lisboa e fábrica no Barreiro) – a minha querida Mena comprou lá as suas alianças por um preço imbatível!

· Sítio da Joia by Fernando Oliveira – (página de Facebook https://www.facebook.com/S%C3%ADtio-da-J%C3%B3ia-by-Fernando-de-Oliveira-452343518471212/ e fábrica em Mira, Coimbra) – a minha querida conterrânea Marisa conseguiu uma verdadeira pechincha aqui!

· C.Santos Joalheiros (loja e fábrica em Milheiró de Poiares em Santa Maria da Feira) – a destacada Vânia comprou lá as suas alianças.

· Oficina do Ouro (página oficinadoouro.pt, fábrica na Póvoa do Lanhoso, Braga) – este debate antigo da Rafaa continua muito atual.

Desta forma, consegui encontrar as minhas alianças de sonho por 650€ (metade do que me pediam as lojas)! E esta, hein?

73 respostas

Última atividade por Carlota, a 31 de Março de 2022 às 06:47
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos estar atentos então para os preços se Outubro a Dezembro obrigada 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ufa 😰! A guerras os seus efeitos nos mercados! Costuma baixar no Outono/antes do Natal mas é uma questão de ficares atenta. Vai escolhendo o teu fornecedor e quando achares que é o momento certo, podes encomendar as tuas alianças. Bjs e força!
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi ver agora o gráfico.. 😥
    Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 3
    Não está nada favorável para quem como nós precisa de comprar alianças.. 😕
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    CENTRO DE JOALHARIA DE LISBOA
    28 RUA JOÃO SARAIVA,**** LISBOA,PORTUGAL(351) 213 929 673
    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Setembro 2021 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá de novo e desde já muito obrigada pela ajuda, tens ainda o número de telefone deles? Fui a procura aparecem ourivesarias, é a mesma coisa? Um beijinho grande e muito obrigada 😗
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carina,
    Eu escolhi o centro de ourivesaria de Lisboa, mas na NET há pelo menos mais dois locais que fazem isto com preços diferentes.
    Boa sorte, qualquer coisa pergunta. 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Carina. Como podes ver no texto, tens várias opções:


    · Tany Antony (loja em Lisboa e fábrica no Barreiro) – a minha querida Mena comprou lá as suas alianças por um preço imbatível!

    · Sítio da Joia by Fernando Oliveira – (página de Facebook https://www.facebook.com/S%C3%ADtio-da-J%C3%B3ia-by-Fernando-de-Oliveira-452343518471212/ e fábrica em Mira, Coimbra) – a minha querida conterrânea Marisa conseguiu uma verdadeira pechincha aqui!

    · C.Santos Joalheiros (loja e fábrica em Milheiró de Poiares em Santa Maria da Feira) – a destacada Vânia comprou lá as suas alianças.

    · Oficina do Ouro (página oficinadoouro.pt, fábrica na Póvoa do Lanhoso, Braga) – este debate antigo da Rafaa continua muito atual.

    Bjs


    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Setembro 2021 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana , podias dizer-me pff onde é esse atelier ou como faço para poder ir ver? Muito obrigada ☺️
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Podes crer que está mesmo. . .
    Já andamos a sondar algumas lojas e na exponoivos pediram-nos 1000€ por cada aliança. . . Estão loucos Smiley atonished

    E não eram nada de especial. . . Simples, sem grandes trabalhados Smiley amazing Este virus ao menos podia fazer com que o preço do Ouro baixasse um pouco, já que não fez nada de bom à sociedade

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vale a pena Jorge! Mas o preço do ouro está um susto! Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 4

    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fantastico Milhinha!

    Muito Obrigado. Já tirei os contactos mais perto. . . Quando for ao norte, vou ver os outros Smiley tongue

    Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Tarcia! Sempre às ordens. Bjs
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Tudo que eu precisava saber, vai ajudar bastante na minha procura por alianças.
    Obrigada por partilhares 😉
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, o preço vai baixar, mas duvido que se reflita no valor do produto final.
    Fiz agora mesmo, vai ver 😉 beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma excelente opção. Mas julgo que com o COVID o preço do ouro deve descer mais ainda. Mas por favor faz um debate com a tua experiência - deve ser muito especial. Bjs
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por partilhares estas informações, eu quando pedi orçamentos foi nos mesmo valores dos que te deram, entretanto descobri um atelier em que somos nós noivos que fazemos as nossas alianças e fiquei rendida, entre os 650 - 700€.


    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós preferimos diamantes de boa qualidade e optamos por prata em vez de ouro branco
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem uma ótima opção! Bjs
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate Milhinha nós escolhemos alianças em prata
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se já souberes o tamanho das vossas alianças e o estilo que queres é provável que dêem orçamento por telefone. É uma questão de tentar
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Milhinha dão nos algum orçamento por telefone? Gostava de la passar, mas ainda é um pouco longe para a viagem depois não "compensar"


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comprei na Fábrica CSantos Joalheiros. Bjs
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Maio 2020 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comprou aonde afinal?
    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Maio 2021 Sintra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa, ainda bem que conseguiram.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Merci chérie! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deram-me um orçamento de 1000€. Comprei as minhas por 635€. Estou bem servida obrigada
    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Maio 2021 Sintra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As minhas alianças estão a ser feitas na Mirabela, já lá foste? Garantem o melhor preço.

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sempre atenta lady! Well doneeee 💪🏽💪🏽

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faço-vos um comentário de follow-up para dizer que deste o impeachment do Trump as coisas no mundo do ouro “acalmaram” e encontram-se assim:
    Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 5 Consequência disso, fomos comprar as nossas alianças este fim de semana e fizeram-nos uma “atenção” cobrando €635 por ambas - 1.º check do noivo Milhinha! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabens Mariana! Muito giras! Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este debate foi muito útil para termos noção de que talvez fosse melhor comprar com antecedência por causa da subida dos preços. Deixem que vos diga que em todas as ourivesarias me informaram que os preços aumentam a qualquer momento.
    Tivemos a sorte de encontrar exatamente o que queríamos a um excelente preço. Ouro amarelo 19.2kt, amendoadas. Como vêm na foto os meus dedos são muito finos (tamanho 7) e com o meu anel só achava que ficavam bem finas. Para ficar proporcional nas mãos dos dois comprámos o mesmo modelo mas a minha de 2mm espessura e a do noivo 3mm (tamanho 19). Ficaram por 355€ na ourivesaria Lugar da jóia! Alerta – o Preço do Ouro e a escolha das vossas alianças 6
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Olá!

    Obrigado pelo debate! Super bom!

    Nós andamos a procura de ouro branco, agora com um desconto que vimos o melhor orçamento era cerca de 700€! Smiley cry

    Não é "muito" mas é completamente fora de possibilidade para a carteira!

    Estes negócios... Smiley cry

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração