Bom dia, princesas! Venho celebrar convosco os meus 11 meses de noivado e, com ele, todas as aprendizagens com esta Comunidade maravilhosa! Eu fiquei fascinada com o carinho e a felicidade que emanava de cada debate e cada comentário, que tenho dificuldade em encontrar no mundo real. O meu MUITO OBRIGADA a todas as noivinhas, às Destacadas e às incansáveis Administradoras desta comunidade.
Vou mais uma vez escrever às noivinhas que acabam de chegar à nossa comunidade: espero que se divirtam a organizar o vosso casamento como todas nós nos divertimos. Sei que é difícil de acompanhar tudo o que têm a fazer para organizar o vosso casamento: Agenda de Tarefas, Orçamentador, Lista de Convidados, debates e dúvidas… Também eu muitas vezes tive vontade de desistir de organizar o meu casamento. Irritei-me e chorei de frustração mais vezes do que gostaria de admitir. Mas parem e respirem fundo: vão aperceber-se que esta é a melhor época das vossas vidas! Mantenham o foco e a capacidade de organização ao mais alto nível e nada vos faltará.
Deixo-vos esta compilação dos SEGREDOS MAIS BEM GUARDADOS da nossa comunidade para vos ajudar a começar:
1) O casamento é de ambos noivos: é o primeiro exercício que fazem em casal. Vão aprender a falar, a negociar, a ceder, a discutir preços, a partilhar despesas, a distribuir tarefas e a trabalhar em equipa! Não vão ter tempo de olhar um para o outro, mas irão olhar na mesma direção.
2) Definir um orçamento é a prioridade – devem estabelecer juntos quanto querem poupar e por quanto tempo (duração do noivado) para poderem organizar o vosso casamento sem se endividarem. Casar está cada vez mais caro (e é um negócio rentável para muitos). Devem manter-se fiéis o vosso Orçamentador: tentem cumprir as estimativas fornecidas pela App (nem sempre é fácil). Para vos ajudar, deixo-vos esta imagem que vos ajuda a definir onde irão gastar o vosso dinheiro.
Reparem que o maior gasto será com a Festa ou Copo de Água e será proporcional ao número de convidados que tiverem! Se não sabem quem irão convidar para o vosso casamento, sigam as seguintes instruções:
3) Comecem por escolher os 4 GRANDES FORNECEDORES. Depois de escolherem a data aproximada (em função do tempo de noivado) e o tipo de casamento que querem, é altura de pesquisar por:
- Escolher e SINALIZAR a quinta/restaurante/hotel para celebrar o copo de água: deixo-vos o fantástico debate da noivinha Telma com as questões que devem colocar aos vossos fornecedores.
- Escolher e SINALIZAR o fotógrafo/videógrafo: novamente este trabalho maravilhoso da noivinha Telma - vale a pena ler.
- Escolher e SINALIZAR o DJ/Animador: para além do debate da Telma, deixo-vos uma lista de todos os momentos de animação em que deverão pensar para o Grande dia C.
- Escolher e SINALIZAR a Florista/decoradora: as melhores perguntas estão neste fantástico artigo do casamentos.pt!
Uma vez garantidos estes fornecedores, podem respirar de alívio! O pior já passou! Sigam estas e outras tarefas na fantástica Agenda de Tarefas da App!
4) Um casamento não precisa de ter “tema” – acreditam que essa foi a primeira pergunta que me fizeram? Cedo aprendi que não é preciso ter “tema”; basta ter uma paleta de cores e um estilo tal qual como diz a Destacada Patrícia neste debate.
5) Há que pensar nos trâmites legais para o casamento. Se casarem na igreja, têm de abrir o processo religioso (na paróquia de residência da noiva). Só 6 meses antes do casamento poderão abrir o processo civil!
6) Um ano antes devem começar a procurar vestidos de noiva. Namorem os catálogos e sites à vontade, mas não deixem de experimentar os modelos em loja. É o vestido que escolhe a noiva e não o contrário! Aqui na comunidade terão muitos debates sobre vestidos de casamento lowcost: a Pretty Bunnies (em todo o País); a Easy Price (no Porto) ou a Fábrica da Bela Noiva (em Ourém).
Só depois de terem o vestido, escolhem o resto da moda nupcial: sapatos (Sapataria Paulita no Norte e Atelier Fátima Alves em Lisboa), véu, toucado, jóias/bijuteria, ramo, maquilhagem e penteado.
Ah! Vão precisar de incentivar o vosso noivo a procurar o seu fato com tempo – eles tendem a deixar para a última da hora…
6) Convites de casamento entregam-se com 6 meses de antecedência. Se tiverem familiares que residem foram do país, poderão querer alertá-los com um Save the Date a enviar um ano antes da vossa Festa.
7) Para poupar, devem fazer Manualidades. Isto é geralmente verdade e há uma lista inteira de opções para o estacionário e decoração que poderão fazer em casa. No entanto, há manualidades que não valem a pena e outras que saem mais caras do que feitas no fornecedores.
8) As alianças simbolizarão a vossa união para sempre. Por isso meso muitos noivinhos escolhem investir nos melhores materais. No entanto, o preço do ouro tem vindo a subir sucessivamente, mas há sempre alternativas em conta!
9) A Licença de Casamento é de 15 dias consecutivos. No Código Trabalho, estão reservados 15 dias consecutivos a contar com o dia do casamento (pode ser antes ou depois) para todos os noivos poderem usufruir do vosso matrimónio. Deverão avisar a vossa entidade patronal com pelo menos 6 meses de antecedência e deverão entregar a Certidão de Matrimónio após.
10) Se forem de Lua de Mel: façam a reserva no vosso nome de solteiras. Só depois do casamento (e de irem de lua de mel) é que poderão atualizar os vossos Cartões de Cidadão com nome do marido. Outra dica importante, ao efetuar a reserva não digam que vão de lua de mel (habitualmente não há qualquer desconto, antes pelo contrário!).
Agora, outro SEGREDO importantíssimo desta Comunidade: as NOIVAS DESTACADAS!
- Não, elas NÃO são Wedding Planners! Não, elas NÃO são pagas para comentar debates! Elas não ganham por estar a responder a todas as vossas dúvidas! São noivinhas - como eu e vocês - que se destacam pela sua simpatia, disponibilidade e espírito de sacrifício. Fazem-no de livre e espontânea vontade (muitas vezes às escondidas dos noivinhos hahahha). Têm as melhores dicas na ponta dos dedos. E estão sempre aí paradar um ombro amigo. Por isso, agradeçam os seus comentários e as suas preciosas ajudas, que mesmo depois de casadas vêm motivar-nos para organizarmos o nosso casamento de sonho!
E o ÚLTIMO SEGREDO mais bem guardado desta comunidade é:
- Não me chamo Milhinha; esse é o apelido do noivo. Contudo, todas vós têm ajudado o noivinho a convencer-me a ficar com o apelido dele. Sub-repticiamente ele vai ganhando força! 😉
Bjs e “façam o favor de serem felizes”!