Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Checklist de Questões - Espaço/quinta ✔️

Telma, a 7 de Outubro de 2019 às 11:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 41 32

Olá brides 😍

Como já fui questionada diretamente sobre este tema, decidi fazer um debate para esclarecer algumas noivas que possam ter dúvidas em relação às questões/perguntas que devem ser feitas (no meu entender claro) na primeira reunião com a quinta.

Quando iniciei a saga de procurar o espaço, li muitos debates da comunidade, sites, facebook, etc e decidi eu mesma criar uma listagem de perguntas. E felizmente já passamos essa fase e já temos a quinta reservada 🙏💪

Assim, optei por agrupar as questões por tópicos sendo que algumas das questões foram respondidas naturalmente durante as reuniões (sem ser necessário questionar diretamente) mas outras tivemos mesmo de questionar. Ora, então as questões foram:

A. INSTALAÇÕES

1. Condições de aquecimento (casamento em época de temperaturas mais frias) / arrefecimento (casamento em época de temperaturas mais quentes): sim porque há quintas que não têm ar condicionado, apenas ventilação natural como quem diz, janelas abertas ou fechadas.

2. Acessos para pessoas com mobilidade reduzida: no nosso caso iremos ter uma convidada em cadeira de rodas, o que implica que seja indispensável um WC adaptado bem como a quinta não ter muitos desníveis.

3. Condições para aquecer comida para bebés (leite, papas, etc), WC com muda fraldas e cadeirinhas de bebé para as mesas.

4. Locais com restrição de acesso: sim porque existem quintas que embora tenham um espaço com uma esplanada, por vários motivos, podem não disponibilizar esse espaço aos convidados.

5. Formato e capacidade das mesas: todas sabemos que quer a decoração quer a capacidade de cada mesa é influenciada pelo formato das mesas, ou seja, se são redondas, quadradas, rectangulares, etc.

6. Alternativas ao espaço exterior: Ninguém quer que chova num casamento em pleno verão, mas imaginemos que escolhemos uma quinta com um belo espaço exterior para servir as entradas e cortar o bolo. De repente, no dia, chove, onde serão servidas as entradas? E o corte do bolo? Há alternativa?

7. Zona para crianças: existe alguma zona onde seja possível colocar decoração apropriada para criar um espaço de divertimento para crianças? A quinta tem parque infantil? Insufláveis? Animadora infantil?

8. Gerador Elétrico: E se por alguma razão houver uma falha de energia na zona da quinta, a mesma tem condições para assegurar a realização do casamento? Às vezes basta passar um camião e levar um fio atrás que aquela zona fica sem energia...

9. Decoração: inclui? Se sim, o que está incluído (objetos, decoradora, flores)?

10. Estacionamento Privado: algumas quintas não têm estacionamento. A nossa tem um parque grande, vedado, mas é do lado de fora dos portões da própria quinta o que dá mais segurança para as crianças andarem à vontade sem a preocupação de serem atropelados.

B. MENU

1. Catering: Tem catering próprio? O catering é exclusivo ou podemos alugar apenas o espaço e contratar catering? Se tiverem catering próprio e vocês optarem por essa opção, façam as restantes perguntas (2,3,4,5,6) deste tópico.

2. Os aperitivos (nas entradas) são todos repostos? Pode parecer estranho mas visitamos uma quinta em que nos disseram que a sapateira/patê de sapateira não era reposta.

3. Prova de degustação: quando é? Quem pode ir (noivos, pais, padrinhos)? Onde é? Quantos pratos temos de escolher para degustar? Tem algum custo?

4. "Restos"/Sobras poderão ser trazidos pelos noivos no fim da festa? a nossa quinta, por exemplo, deixa trazer as sobremesas e uma covete de comida para o almoço (noivos, pais, padrinhos) do dia seguinte. As restantes sobras doam a uma instituição de apoio à vítima.

5. Menus alternativos: se dispõem de menus para convidados vegetarianos, celíacos, diabéticos, etc e qual o preço que cobram.

6. Tempo de espera entre servir os pratos.

C. BEBIDAS

1. Inclui sumos, águas e gelos? Pode parecer estranho, mas há quintas que se preocupam quase apenas com as bebidas alcoólicas.

2. O preço inclui café/descafeinado/chá/bebidas brancas/digestivos?

3. Bar Aberto: sim, há quintas que o bar aberto é um extra! E há quintas que servem, por exemplo, caipirinhas nas entradas mas depois não servem em mais nenhum momento. Felizmente a nossa serve sempre.

D. PREÇOS/PAGAMENTO

1. Preço para o STAFF (fotógrafos, animadores, coreógrafos, etc): É importante porque existem quintas que cobram 50% apenas, outras que oferecem até x pessoas, etc.

2. Preço para as crianças: a nossa quinta por exemplo até aos 5 anos não pagamos e dos 6 aos 12 pagamos apenas 50% do valor dos adultos.

3. Forma de pagamento: antes do casamento, após o casamento, parcelar, etc.

4. Sinal: com quanto tempo de antecedência? Qual o valor? No pagamento do sinal há um contrato?

5. Política de Cancelamento: sim, é muito importante! Imprevistos acontecem e de repente estão a recuperar de uma operação, não vão querer ir casar-se certo? Na pior das hipóteses (espero que não aconteça a nenhuma noiva) o noivado pode terminar, e depois? Pessoalmente, tivemos uma quinta que disse que apenas perdíamos o sinal se não encontrassem outro casamento para a mesma data, pelo que se encontrassem devolviam-nos o sinal.

6. IVA: qual o valor que faturam? Pode parecer uma pergunta estranha e ao mesmo tempo menos legal, mas há quintas que só faturam iva em 50% do montante que irão pagar, o que permite uma bela poupança.

E. EXTRAS

1. Disponibilidade para a data escolhida: sim, há quintas que podem não ter disponibilidade para a vossa data. Mas se gostarem muito da quinta, e não se importarem, até podem mudar a data.

2. Número mínimo de convidados: É um ponto muito importante porque existem quintas que exigem por exemplo 100 pessoas, e mesmo que no dia sejam 80, os noivos têm de pagar 100 pessoas.

3. Limite horário: sim, há quintas que cobram mais se a festa for mais longa.

4. Seguros: sim, é muito importante esta questão. Novamente, imprevistos acontecem e se alguém se magoar? Se alguém partir algum objeto de decoração? Algum prato/talher? Tivemos uns noivos que nos disseram que no casamento deles houve um miúdo que riscou uma toalha com marcador e tiveram de pagar 50€ pela toalha!

5. Parcerias: Têm parceria com alojamento, animação, DJ, etc?

Devo mencionar que primeiro pedi orçamentos aos fornecedores aqui da comunidade e a algumas quintas que conhecia da zona. Depois, tendo em conta os preços que deram (sim, porque não queria que fosse o €€€ todo para a quinta) escolhi umas quantas (4 quintas) para visitar e então reuni com os responsáveis e coloquei as questões, apontando as respostas num caderninho discreto. No fim destas questões, é importante compararem as respostas e os preços, optando pela quinta que vos parecer melhor! No nosso caso, a escolha da quinta foi imediata: saímos da reunião já com o pressentimento de que aquela quinta seria a "nossa quinta", embora já tivéssemos visitado umas mas ainda tínhamos de visitar outras quintas.

Entretanto estou a preparar um checklist de questões ao padre! 😍

Espero que possam sentir-se tão realizadas como eu me senti depois de ter feito um grande check como é o de escolher a quinta! Consegui ajudar-vos com este grande (espero que não chato) debate? Têm algumas questões que colocaram que acham que estão em falta nesta listagem? 😘

Próxima cheklist 👉🏽 Checklist de Questões - Igreja (católica) ✔️

32 respostas

Última atividade por Mariana, a 27 de Abril de 2022 às 11:19
  • M
    Destacada Maio 2024 Peso da Régua
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um post incrivelmente útil! 😊
    • Responder
  • R
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Mafra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iauu Telma, vou guardar todas estas questões que me iram salvar, a mim e muitas noivas
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre às ordens querida Ana 😍😘
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já guardei nos meus favoritos, és um anjo! Smiley heart

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara

Já publiquei o debate que pediste da igreja, vê aqui 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Assim espero Mariana Smiley kiss

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Telma, excelente debate! Com certeza irá ajudar muitas noivinhas Smiley kiss

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado Vanessa ! Espero ajudá-las a todas Smiley heart

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahah sabes que ter um sogro electricista há sempre espaço para isso 😂😂

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada minha querida! Sempre disposta ajudar as noivinhas desta comunidade pelo que a comunidade já me ajudou a mim! Smiley love

Eish, e ainda é uma bela fatia do bolo! Tenta negociar com o espaço, pode ser que só cobre iva numa parte e já poupas algum. Sei que é um pouco menos "legal" mas também não mata ninguém não é? E mais vale pagar o IVA em parte do que não pagar que é o que acontece quando a maior parte das pessoas vai à restauração e não pede fatura 😉

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Temos de ser positivas Catarina Smiley laugh

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um bom debate e bastante pormenorizado 😁

Bastantes noivas têm pedido ajuda sobre isto parabéns!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens Telma! Lista muito completa (nunca me tinha passado a do gerador pela cabeça) parabens super útil! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Constante Julho 2020 Sintra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mil obrigados por esta lista! Vou ter uma reunião daqui a uns tempos com a pessoa da quinta e há algumas dúvidas q é sempre bom tirar.

Sim, porque nao sei bem o porquê, nunca me lembrei do iva... O que acontece? Tramei-me. Porque a pessoa também nao falou e eu sinceramente nem sabia, achava q o valor já estava com iva. O noivo ta possuido :/
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu por acaso lembrei-me dessa questão porque, no princípio, queríamos casar num jardim e a Quinta que escolhemos tem um maravilhoso. Mas acabamos por mudar de ideias e vamos casar na igreja.

Claro que também tenho algum receio se no dia irão fazer tudo como deve ser mas temos que confiar nos profissionais que escolhemos e já fazem isto à anos. É rezar pelo melhor🤞😁
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza vai ajudar bastante! 😊
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não posso prometer uma checklist fantástica mas vou tentar Smiley laugh

Talvez amanhã já a consiga fazer!

• Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou esperar por essa check list de questões ao padre 😊👍 ! Sem dúvida que é o que mais estou a nora!
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Penso que já descobriste Vanessa Smiley laugh

• Responder
  • V
    Noiva Novata Outubro 2020 Oeiras
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!! Isso seria optimo! Como é que envio mensagem privada? 😊 so mesmo novata.. ahaha
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Vanessa Smiley love

Parabéns então pelo noivado! Vais ver que ao início parece tudo super difícil mas depois com calma deixa de parecer! Qualquer coisa estamos cá para ajudar! Se quiseres que partilhe o ficheiro editável da checklist manda-me o teu e-mail por msg privada 😊

• Responder
  • V
    Noiva Novata Outubro 2020 Oeiras
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma,

Obrigada pela partilha, vai ajudar e muitooooo 😊Estou a começar agora a organizar as coisinhas e é tanta coisa que nem sei por onde começar!
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Catarina! Assim espero que ajude! 😄

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns Telma. Uma checklist bastante completa e que irá ajudar muitas das noivinhas que estão a começar Smiley shame

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sandrina Smiley kiss

Fico muito contente de te poder ajudar! Aproveita e vê os comentários que forem surgindo porque outras noivas, como a Rita e a Catarina estão a ajudar a complementar a listagem Smiley laugh

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tens toda a razão Catarina! Ficou em falta essa questão neste debate, mas como casamos pela igreja não me lembrei dessa situação! Espero que quem venha ler o debate veja os comentários porque mesmo a Rita deu outra questão pertinente!

Obrigado por complementares 😉

Nós também estamos muito satisfeitos com a escolha (ou melhor tem dias porque eu, acho que como qualquer noiva, fico sempre com dúvidas porque só quando passar o dia posso ter 100% certeza) Smiley laugh

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate.
    Quanto à lista podias ter adicionado se fazem casamento civil ou não, porque existem quintas/hotéis que não têm capacidade para isso e, se têm, quanto cobram para o casamento se realizar na Quinta.
    Mas achei a tua lista muito completa e para te ser sincera, houve questões que não coloquei porque, simplesmente, não me lembrei como a do ar condicionado. Mas, no modo geral, estamos muito satisfeitos com a nossa escolha e mal posso esperar por chegar o dia e ver toda a decoração posta😬😁
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma. Diria que está pista também pode servir após reserva para perguntar detalhes de organização para o dia. Vou tratar de certas coisas agora em Outubro quando lá for, porque como estou no estrangeiro não sei quando poderemos la ir antes de Abril entao certas coisas da tua lista levarei para lhes questionar agora em Outubro😉
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado Patrícia! Acho que o importante foi o objectivo comum que temos todas: ajudar-nos mutuamente Smiley laugh

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Um grande debate e foste mesmo aos pontos mais importantes 😊😊
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já não consigo alterar, mas a tua questão também é pertinente! Obrigado Smiley kiss

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile Checklist super completa que vai ajudar muitas noivinhas/os. Acrescentaria o número de convidados por cada empregado, isso influencia bastante o bom serviço e a sua personalização. Parabéns pelo debate!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração