Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Junho 2018 Almada

Casamento civil

Sandra, a 4 de Janeiro de 2018 às 16:59 Publicado em Fórum Organizar um casamento 5 52

Olá comunidade fantástica!!!!!

ora tenho reparado que tem havido por aqui muitas dúvidas quanto ao casamento civil Smiley smile portanto decidi dar-vos uma ajudinha com este debate (sim...estranhamente não estou a fazer um debate de inspirações, mas ele há-de vir ahahah)

Ora então vamos lá:

1. Quando iniciar o processo de matrimónio?

O processo tem 6 meses de validade, pelo que só pode ser iniciado no máximo seis meses antes do casamento. No entanto, em muitas conservatórias aceitam fazer um género de pré-reserva da data e hora. Nós por exemplo temos convidados estrangeiros e precisávamos de garantir com antecedência a data para que eles pudessem marcar férias, liguei para a conservatória e a data lá ficou reservada até darmos entrada dos papéis.

2. Em que conservatória é melhor realizar o processo?

Ao contrário do que muita gente pensa, o casamento pode ser celebrado em qualquer conservatória do país. Normalmente o aconselhável é ser na conservatória mais próxima do local da cerimónia, pois terão que pagar a deslocação da conservadora. Por exemplo, nós vivemos no Montijo e demos entrada dos papéis na conservatória de Almada porque o casamento é no Monte da Caparica, pagamos assim menos pela deslocação da conservadora.

3. A marcação do casamento tem que ser presencial?

Não. Nós decidimos fazer porque eu estava em pulgas e não aguentava não tratar logo do assunto pessoalmente ahahah mas principalmente para os casais que vivem fora de portugal felizmente é possível dar inicio ao processo online aqui.

4. Custos

Processo e registo: 120,00€

Cerimónia celebrada fora da conservatória (numa quinta por exemplo) e/ou fora do horário de serviço e/ou aos fins de semana e feriados: 200,00€ (em vez dos 120)

Alteração ao regime de bens: acrescenta 100€ ao processo (em portugal o regime de bens por defeito é a comunhão de adquiridos)


5. Regimes de bens:

- Comunhão de adquiridos: Fazem parte da comunhão o produto do trabalho dos cônjuges e os bens adquiridos a título oneroso na constância do matrimónio, que não sejam excetuados por lei. São considerados bens próprios de cada um dos cônjuges os bens que cada um deles tiver ao tempo da celebração do casamento, os que vier a receber a título gratuito (doação ou sucessão) e os bens adquiridos na constância do matrimónio por virtude de direito próprio anterior ao casamento.

- Comunhão geral: Neste regime de bens o património comum é constituído por todos os bens presentes e futuros de ambos os cônjuges, independentemente de serem adquiridos a título oneroso ou gratuito, antes ou depois do casamento. Note-se que, em caso de divórcio, nenhum dos cônjuges pode receber na partilha mais do que receberia se o casamento tivesse sido celebrado segundo o regime da comunhão de adquiridos. O regime da comunhão geral de bens não pode ser escolhido para o casamento quando os nubentes já tenham filhos não comuns.

- Separação de bens: Neste regime de bens não há comunhão de nenhum bem, quer tenha sido adquirido a título oneroso ou gratuito, antes ou depois do casamento. Cada um conserva o domínio de todos os seus bens, quer presentes quer futuros. A lei impõe o regime imperativo da separação de bens quando o casamento tenha sido celebrado sem organização do processo preliminar de casamento ou quando um, ou ambos os nubentes, já tenha completado 60 anos de idade.

- Outro: A lei permite aos nubentes que escolham um regime diferente, estipulando o que entenderem, dentro dos limites da lei, podendo combinar características dos regimes tipo acima descritos.

6. Local de celebração do casamento:

Pelo registo civil podem casar onde quiserem, desde que paguem a deslocação da conservadora. Com um amigo meu dizia, até na varanda da vossa casa ahahah mas é verdade, é só escolher. Ou poderão, claro, casar na própria conservatória e aí poupam o dinheiro da deslocação lol


7. Documentos necessários para dar inicio ao processo:

Para abertura do processo de matrimónio apenas são necessários os bi´s/cartões de cidadão dos noivos. Depois dão-vos um formulário que devem entregar até 5 dias antes do casamento juntamente com cópia dos bi´s/cartões de cidadão dos padrinhos e onde devem preencher nome e morada dos padrinhos, se algum de vocês vai adoptar apelido do outro e como ficarão os vossos nomes após o casamento.


8. A cerimónia:

Bem a cerimónia civil acaba por ter mais margem para ser personalizada por vocês. É uma cerimónia muito rápida e portanto normalmente os noivos optam por acrescentar alguma coisa. Pelo que nos disseram na conservatória só temos que no próprio dia quando a conservadora chegar explicarmos como queremos. No nosso caso vamos ter os nossos próprios votos cada um e ainda teremos os votos do padrinho do noivo...isto se não nos lembrarmos de mais nada até lá ahahahah


Podem ainda recorrer a este site para obter mais informações.

Beijinhooooos Smiley smile e espero ter ajudado!

52 respostas

Última atividade por Joana, a 24 de Janeiro de 2020 às 18:37
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Santarém (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ca nao entendo uma coisa!! por exemplo quem vai casar apenas civil sem religioso tudo no salao , quinta etc... tao nos temos que reservar o tudinho com bastante antecedência salao de eventos , musicos fotografo entre mais coisas... como e que se pode reservar algu sem confirmaçao da data no registo?? pois porque eles podem nao ter reserva pa esse dia e depois ?!!!! OmG axo que jatou com os nervos de noiva Smiley xd

    • Responder
  • I
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Loures
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma dúvida no dia que iniciamos o processo conseguimos logo saber a data e hora se for fora da conservatória?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Outubro 2021 Seixal
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    5✨ Obrigada
    • Responder
  • Bya
    Noiva Novata Outubro 2019 Seixal
    Bya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde, estou desde o mês passado a tentar marcar a data do meu casamento, mas na Conservatória de onde vivo não tem data próxima, apenas agendaram-me para dezembro para ir marcar a data...
    Gostaria de saber se sabem de alguma conservatória onde o processo é mais rápido!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Principiante Setembro 2020 Sintra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Foi perfeito, muito obrigada, tinha imensas dúvidas que agora desapareceram!! Smiley love 5Smiley star

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 Madeira
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, foi muito esclarecedor ❤️
    • Responder
  • _Lea
    Noiva Constante Setembro 2021 Anadia
    _Lea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma pergunta: podemos dirigir-nos ao registo civil e casar no próprio dia? E depois fazer uma festinha nossa noutro dia? Obrigada
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Novata Julho 2019 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Dia

    Gostaria de pedir ajuda a Sandra, pois eu vou me casar pelo registo, mas não estou a conseguir que os registos me atendem, já liguei para o de Sesimbra e para Almada, e nada! Será que me consegue facilitar o numero de telefone do Registo de Almada, para eu poder reservar o dia, pois estou a ver que vai chegar o dia, e não estou a conseguir Smiley sad


    Obrigada!

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Março 2019 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinhas!!!

    Tenho uma dúvida... como é a entrada dos noivos na conservatória?? Entram juntos ou separados?

    • Responder
  • Vania
    Noiva Novata Agosto 2019 Felgueiras
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sandra eu não telefonei a Lisboa para me virem casar a Felgueiras 😂😂😂 foi mesmo so para saber como podia fazer. Vi o número no site IRM, mas dizem sempre o mesmo que tenho de ir tratar a Felgueiras... liguei para Lousada, Fafe, Paços de Ferreira e sempre a mesma coisa... a verdade é que a de Felgueiras nao a quero ver nem pintada no meu casamento.

    o problema é que estou na Suíça e nao posso ir pessoalmente. A minha mae ficou de ir ver a conservatória do Porto mas ate agora nada... 😒 so posso contar comigo mesma...
    Onde posso ver isso dos Celebrantes?
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá linda, vou-te dar um exemplo, eu sou do montijo e casei em almada Fui à conservatória de almada, mas podia ter ido à do montijo, lisboa ou qualquer outro municipio próximo, percebes? claro que o ideal é ser a conservadora do local onde casas porque assim pagas menos pela deslocação, mas não é obrigatório. Quem te disse isso informou-te mal. Claro que não faz sentido ir alguém da conservatória de lisboa para felgueiras lol mas procura nos municipios próximos. Se a senhora foi assim super arrogante eu pessoalmente nem quereria alguém assim a casar-me lol por isso se fosse a ti ia mesmo ver noutro local. Em vez de actriz, podes procurar um celebrante, dizem que fazem cerimónias lindas Smiley smile

    • Responder
  • Vania
    Noiva Novata Agosto 2019 Felgueiras
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandra,
    Ja liguei para Lisboa e tudo , ao que me responderam que como o casamento é em Felgueiras, tem que ser com a conservadora de lá.
    Se nessa altura ela tivesse férias ela deveria contactar com as outras conservatória mas que nao sao obrigados a se deslocar às quintas...
    O problema é que a senhora foi super arrogante e nao acredito que va à quinta.
    Neste momento estou à procura de uma atriz para ter a certeza que a cerimónia se realiza como o previsto
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivinha Smiley smile pode pedir noutra conservatória, o casamento pode ser feito por qualquer conservatória do país. Além disso acho estranho...eles não têm mais conservadores? Então quando ela vai de férias não há casamentos para ninguém? Informa-te bem Smiley winking
    • Responder
  • Catia
    Noiva Experiente Agosto 2020 São Miguel
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigadissimo! Vou reservar o local amanha e andei em paranoia sem saber nada disso.
    espero que a conservatoria local seja fixe e deixe fazer pre reserva Smiley laugh
    • Responder
  • Vania
    Noiva Novata Agosto 2019 Felgueiras
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou em estado de choque meninas. Caso-me em agosto e a Juíza da conservatória da minha região diz que nao me garante o casamento na Quinta, porque só vai marcar as férias a partir de fim de Março e se ela estiver de férias nao vai me casar a quinta...
    Que posso fazer?
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Junho 2019 Porto (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola a todas! Eu e o meu noivo queremos casar pelo civil mas nunca fui a um casamento que não fosse pela igreja! Sabem se podemos escolher o conservador/a ou isso é aleatório?
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem querida Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Novata Junho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudaste bastante! Também estava com essa dúvida e agora estou super esclerida!
    obrigada e beijinhos
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida Smiley winking

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem filipa Smiley smile não te esqueças que a pré-reserva não é uma coisa oficial, nem todas as conservatórias fazem!

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pelas dicas tânia Smiley winking realmente esqueci-me completamente da parte dos padrinhos ahahah quanto à assinatura sinceramente nem sabia! e em relação a após o casamento ainda não passei por isso ahahah

    • Responder
  • D
    Noiva Constante Maio 2018 Matosinhos
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas. Eu resido em Matosinhos mas a quinta é em Santo Tirso, talvez me compense mais ver a conservatória perto da quinta
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Julho 2018 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela ajuda. O teu post é muito informativo e há me deixou um pouco mais aliviada quanto mais nao seja porque sinto q posso marcar a quinta msm sem ter aberto o processo porque haverei De encontrar opções. Agora é continuar a tentar ligar pra conservatoria pra fazer a pre reserva da data Smiley winking
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida. Que excelente debate!
    Fantástico mesmo. Vai ajudar imensas noivas, pois é uma questão recorrente na comunidade. Apenas acrescento, que para quem está fora do país podem iniciar o processo de forma "presencial" no Consulado Português. Foi o nosso caso. Tratámos tudo com o Consulado Português em Berlim, e assim não tivemos que nos deslocar a Portugal. Isto porque sou uma naba com site online e porque surgem sempre questões que online não dá para ser esclarecidas.

    É verdade, a cerimónia civil dá espaço para ser mais personalizada, e podem com antecedência saberem quem é o celebrante do vosso casamento e falar com ele sobre como pretendem a cerimónia. Ao contrário do que muita gente pensa (foi o meu caso na altura), não é obrigatório ter-se testemunhas (os chamados padrinhos e madrinhas), e também, ao contrário do que acontece num casamento religioso, nem as testemunhas nem nós, no dia do casamento, assinam qualquer tipo de papel.
    Foi muito estranho, pois nunca tinha ido a um e não sabia disso, mas as testemunhas são chamadas para o nosso lado, para confirmarem se os seus dados estão correctos apenas, mas não se assina nenhum papel. Antes da cerimónia começar, o celebrante precisa de todos os BI's ou Cartões de Cidadão, para confirmar de novo se os dados ficaram correctos.

    Poderias também falar, do após o casamento, pois surgem muitas dúvidas do tempo que demora a receber-se o o certificado de casamento por parte da Conservatória e assim.

    Mas está Top!

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem querida Smiley smile obrigada!

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado querida Smiley smile

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada querida Smiley heart Eu vou casar pelo civil na quinta e acabaste de me ajudar imenso. Beijinho

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana Carranca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super esclarecedor! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana Carranca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super esclarecedor! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2018 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada beijinhos
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada, querida! 😉

    Continuação de bons preparativos! ☺️
    Beijinho
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Setembro 2018 São Miguel
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada e felicidades beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração