Bom fim de semana, princesas! Nestes dias que correm, não é segredo nenhum que estou a preparar a minha Sessão Trash The Dress na Madeira – e já só faltam 5 dias! Vou aproveitar uma tarde das minhas férias para voltar a vestir o meu vestido de noiva e ir com o marido Milhinha tirar fotos em paisagens de cortar a respiração! À medida que me preparo, apercebo-me que nem todas as noivinhas sabem que tarefas necessitam para Organizar uma Sessão Pós-Casamento ou Trash The Dress (TTD).
DEFINIÇÃO: A Sessão Trash the Dress ou Pós-Casamento é uma sessão especial, feita por fotógrafos profissionais que vos permite voltar a usar o vosso vestido e o noivo o seu fato com as memórias de um dia tão especial. Podem usar os mesmos acessórios (véu, toucado, brincos, sapatos, etc.) ou alterar alguns detalhes para um efeito mais Wow! O importante é caberem nos respetivos fatos.
Não há data limite para realizar esta sessão: pode ser feita uns dias após o dia C (como foi o exemplo da nossa Raquel), alguns meses após ou como celebração do vosso 1º ano de casados. Isso permite-vos escolher melhores datas e controlar o clima dos sítios que procuram fotografar.

TRADUÇÃO: Trash the Dress significa literalmente “estraga o teu vestido”, mas não devem levar esta tradução à letra. Significa que podem sujar, molhar, colorir os vossos fatos durante a sessão. Depois poderão lavá-lo e voltar a guardar. A parte “Trash” da sessão é meramente optativa.

Porquê fazer esta sessão?
Vão por mim que estou casadinha há 9 meses: o vosso dia vai ser tão feliz que vai deixar imensas saudades! É um dia lindo, cheio de Amor e de Felicidade, que vocês quererão repetir nas vossas mentes. Por vezes, as fotos do dia C são tiradas a correr e raramente os noivos estão sós. Por esse motivo, estas sessões permitem tirar verdadeiras fotos artísticas, mostrar detalhes dos vossos fatos, dignas de preencher um álbum ou uma tela na vossa casa. A escolha é vossa!

Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Quem irá fotografar a Sessão TTD?
Não sendo obrigatório, a Sessão Pós-Casamento ou Trash The Dress pode estar incluída no vosso pack de fotografia. Será a opção natural ser fotografada pelos vossos fotógrafos do grande Dia C. Contudo, se não estiver incluído no pack, poderão eleger um outro fotógrafo local cujo estilo de fotografia seja diferente dos vossos fotógrafos contratados. Se os packs de casamento podem ascender aos poucos milhares de euros, sessões de um dia ou de meio dia podem custar €200-300. Por vezes, vale a pena reservar uma sessão com aquele fotógrafo que é demasiado caro para o vosso casamento, mas que tira fotografias únicas. Tenham atenção aos diferentes estilos de fotografia (excelente debate da nossa Bubbly Dani) e vejam se os vossos fotógrafos conseguem fotos semelhantes.
Nós não íamos ter sessão Trash The Dress (apesar de ter sido sempre o meu sonho). Os nossos fotógrafos iMart8 fizeram um excelente trabalho com a nossa Sessão de Solteiros no Continente e tiraram fotos lindíssimas (agora convertidas em álbum). Para além de terem sido um imenso apoio durante o nosso noivado COVID, foram uma ajuda irrefutável na orientação do nosso dia. Foram uns queridos e ofereceram-nos esta sessão extra! Não podíamos ter ficado mais felizes!
2) Como organizar a vossa Sessão Pós-Casamento ou TTD?
Assim que tiverem decidido QUEM irá fotografar-vos, terão de entrar em contacto com eles para determinar uma série de pormenores atempadamente:
A) Marcar uma data – que seja boa para vós e não prejudique o trabalho do vosso fotógrafo (que provavelmente em época alta terá outros casamentos ao fim de semana). Pensem tirar uma folga à semana ou mesmo um dia de férias ou feriado. Marquem-na bem cedo na agenda de ambos! Assim terão resposta ao QUANDO.
B) Procurar inspirações no Pinterest – para quem sempre procurou por inspirações nesta plataforma, não é segredo nenhum que terão bons exemplos em que se poderão inspirar. Também podem procurar na página dos vossos fotógrafos exemplos semelhantes ao que pretendem.
C) Definir os locais – para as fotos e os cenários que escolheram no ponto B, devem tentar definir onde poderão tirar as fotos que querem. Habitualmente, os noivos escolhem tirar fotos em lugares que lhes sejam especiais ou em pelo menos dois cenários diferentes. Importa escolher o roteiro para que tudo sejam próximo e para que não gastem a vossa manhã ou a vossa tarde em deslocações e para tirar fotos a correr. Podem verificar com os fotógrafos, os sítios que eles aconselham e assim definir o ONDE.
Não é segredo nenhum que sempre quis fotos desta Sessão na Madeira. Por isso, aliei-me à nossa Destacada Carlinha (que se casa no dia a seguir à minha sessão TTD), para fazer uma lista dos lugares mais surpreendentes onde podemos tirar fotos. Deixo então esta lista de locais para que sirva de inspiração para noivas da Madeira.
● Locais para Sessões de Noivado – Madeira (parte I)
● Locais para Sessões de Noivado – Madeira (parte II)
● Locais para Sessões Fotográficas – Funchal
● Locais para Sessões Fotográficas – Porto Santo
D) Autorização para fotografar em locais privados – se ponderam tirar fotos em jardins ou espaços privados (que pertencem a alguma entidade particular ou que necessitem de pagar ingresso), contactem atempadamente as entidades a pedir autorização. Verifiquem se há necessidade de pagamento de licença ou apenas de ingressos – vocês poderão surpreender-se com as respostas.
E) Definir Horário – depois de escolherem os locais onde querem tirar fotos, devem definir a melhor hora para visitá-los: com a luz da manhã ou à Golden Hour. Peçam conselhos aos vossos fotógrafos, que vos ajudarão a definir o roteiro.

F) Decidir o meio de transporte – este assunto assume particular importância em época pós COVID. É permitido ir à boleia dos fotógrafos, usando máscara no interior? Ou será melhor levar carro próprio? Podem optar por alugar um carro desportivo ou clássico para fotos diferentes e servirá como um 2 em 1.

E) Verificar as condições meteorológicas – mais próximo da data, verifiquem o estado do tempo porque poderão ter de mudar planos à última da hora ou simplesmente levar uma muda de roupa, um casaco ou abrigo ou um guarda-chuva para a sessão correr bem. Não vale a pena sermos muito rígidos nos locais e nos horários – devemos sempre respeitar que a Natureza toma as suas próprias decisões e nós teremos de contornar os seus caprichos.

3) É obrigatório reproduzir todo nosso look nupcial do Dia C na Sessão Trash The Dress?
Não, nada é obrigatório! A menos que vocês façam muita questão… As mais apaixonadas pelo vestido vão querer usá-lo tal qual foi usado no casamento. Mas já pensaram que poderão “acessorizar” de forma diferente o vosso look? Já pensaram num penteado diferente? Ou numa maquilhagem mais arrojada? Usar mais cor, algum acessório divertido e relaxado? O limite é a vossa imaginação.
Para redefinir o look nupcial para a sessão TTD ou Pós-casamento, não é preciso fazer muito. Procurem inspirações diferentes no sítio do costume: Pinterest. Podem ver exemplos como os que se seguem:

Depois abram o vestuário e procurem as peças do género que melhor poderiam ser conjugadas com o vosso vestido. Não se esqueçam de guardar esses acessórios.
Não tenham medo de pedir opinião aos vossos fotógrafos – eles são profissionais; saber-vos-ão das os melhores conselhos.
Querem fazer a vossa make-up em casa ou pretendem ir ao cabeleireiro/make-up artist antes da sessão? Decidam com tempo e façam marcação! Se tratarem disso em casa, não esqueçam de treinar até à perfeição.
Não esqueecer a manicure e pedicure: as vossas mãos e pés (especialemte se forem sandálias) poderão estar sob a mira da lente! Convém estarem no vosso melhor!

4) E se eu pretender uma verdadeira sessão de Trash the Dress (=”estragar” o vestido)?
Se pretenderem fotos irreverentes para fazer jus ao nome da sessão (sem estragar o vosso vestido), podem dar mergulhos, deitar-se sobre o chão cheio de folhas secas e douradas, usar balões de tinta lavavel – o limite é a imaginação! Deixo-vos alguns exemplos aqui:

5) O que trazer para a vossa Sessão de Pós-Casamento poou Trash The Dress?
Para além dos vossos lindos corpinhos e fatiotas do casamento, convém precaverem-se (como se do casamento se tratasse). Preparem uma mala ou mochila que seja de fácil transporte. Nela devem incluir:
● Um necessaire com produtos de limpeza e de beleza: desodorizantes, maquilhagem para retocar (especialmente o batom), toalhitas tira-nódoas, etc.
● Os acessórios de vestuário (os que escolheram para a tarefa 3) e algum outro detalhe como flores ou smokebombs (como no tarefa 4) que tenham combinado com os vossos fotógrafos.
● Se fizerem efectivamente uma sessão literal (“trash the dress”) tragam uma muda de roupa e toalhas para ambos
● Tragam casacos e calçado mais confortável, para ambos – no final da sessão vão agradecer-me!
● Água e alguns snacks saudáveis (para matar quem nos quer matar), guardanapos e... papel higiénico (para qualquer eventualidade no coração da Mãe Natureza).
Escrevo este debate mais para minha própria orientação e preparação para a nossa sessão que acontecerá 285 dias após o Dia C! Mal posso esperar por voltar a vestir o meu vestido e sair em sessão de fotos com o Noivo Milhinha!

Beijinhos e bons preparativos!