Olá comunidade maravilhosa!
Depois de ter partilhado tudo o que consegui e achei pertinente sobre o meu casamento, chegou então o último debate sobre este assunto. Todas sonhamos com um casamento de contos de fadas, onde tudo esteja perfeito, mas todos nós sabemos que nada na vida é perfeito e que existem sempre contratempos, ou algo que não ficou exactamente como idealizámos. Pois é, exactamente por isso, e agora com o meu olhar de casada, venho partilhar convosco as minhas confissões de casada. Falar sobre o que repetiria e sobre o que melhoraria.
.
Para quem quiser e tiver interesse em ver os meus outros debates sobre o meu casamento, deixo-vos aqui as hiperligações para os mesmos: a minha crónica , a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento, os jogos e animação do meu casamento, Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento!, a decoração do meu casamento, Decoração do meu carro de casamento! e a minha sessão Love The Dress!
.
7 coisas que repetiria no meu casamento:
1. Ser assertiva - Quando me refiro a este aspecto de ser assertiva, é em relação à lista dos convidados e de tudo o que pretendia ter. Desde o 1º dia que disse que seria eu e o marido a pagar todo o casamento, e por isso seria um casamento dentro das nossas possibilidades. Assim não corria o risco de ouvir comentários como: mas eu também vou pagar e por isso tenho direito a opinar e convidar quem quiser. Não! O casamento é nosso e por isso é como nós quisermos. Para além dos convidados, escolhas de pormenores e assim, também fui assertiva. Sabia muito bem o que queria e como queria, mesmo que a minha mãe e sogra dissessem que ninguém iria ligar a isso, ou que não valia a pena, que era uma perca de dinheiro e tempo, etc. Se eu queria, era decisão minha. As coisas que desisti da ideia, foi porque o marido na altura me dizia que não queria ou não fazia questão de ter.
.
2. Manualidades - O meu casamento foi 90% DIY e foi das melhores decisões que tomei. Para além de tudo para nós ter outro valor e outro significado, e de vermos as pessoas a reconhecerem isso e nos deixar radiantes e orgulhosas, poupei imenso dinheiro! Tentei ao máximo dos máximos, fazer o que conseguia a custo zero ou quase nulo. isso implicava o aproveitamento de materiais, os pedir ajudas a amigos de família que trabalhassem em algo que nos pudessem ajudar (no nosso caso foi com as impressões em quantidade, pois tínhamos um casal amigo dos sogros que trabalhava numa gráfica), e o perder algum tempo e ter paciência para procurar as coisas mais baratas.
.
3. Compras Online - Bem... digamos que 70% das coisas do meu casamento vieram de sites da internet, aliás, como todos conhecem, o Aliexpress foi o meu melhor amigo. Muitas pessoas tem medo de comprar pela internet, ou porque não tem cartão de crédito e conta paypal, etc. O meu conselho é que não tenham medo nem receio, e que se informem nos bancos, pois hoje em dia é possível fazer compras online de forma muito segura e sem precisar de ter cartão de crédito, pois existe o cartão MBnet (cartão de crédito virtual). Comprar online ajudou-me a poupar muito dinheiro. Para além disso, eu vivo na Alemanha, e organizei o casamento todo à distância. Aqui não existem lojas do chinês como em Portugal, nem tinha a possibilidade de fazer as coisas aqui e depois levar, por isso, a internet foi a minha salvação. Eu comprava no Aliexpress e mandava entregar em Portugal. Assim, quando conseguia ir a Portugal, tentava ao máximo fazer todas as manulaidades e afins.
.
4. Trocar de cabeleireiro - Quando não se tem um cabeleireiro fixo, ou pelo menos um que esteja acostumado a fazer penteados de noiva, acabamos a ficar um pouco às cegas. A minha esteticista juntou-se com uma cabeleireira para fazerem sociedade e abrirem um salão. Ora... eu via que era boa cabeleireira e resolvi arriscar com ela (até porque o preço inicial facultado era apelativo). Acontece que fiz a prova com ela e fiquei super desiludida. Não gostei dos penteados feitos, não ouviu nada do que disse, não gostei nada da atitude dela e o preço no fim era o dobro. Aqui entra a questão que já tinha dito que era com ela que iria ficar e isso tudo, e com isso vem sempre aqueles sentimentos de remorso e assim. Felizmente, tenho um marido fantástico, que não gostou da história que ouviu e basicamente obrigou-me a trocar de cabeleireira, pois ele preferia pagar o triplo mas que eu fosse bem atendida e não corresse o risco de no dia ter um penteado horrível. E foi o que fiz, procurei e troquei de cabeleireiro e foi a melhor decisão de todas! O cabeleireiro que acabei a contratar foi fantástico, ajudou-me a encontrar o penteado ideal, os acessórios ideais e até com a minha mãe e irmã foi fantástico. Por isso, se não estiverem satisfeitas com um serviço, façam mais provas ou procurem outro fornecedor novo.
.
5. Provas de cabelo/ vestido/ maquilhagem - Acho que os meus fornecedores nunca tiveram uma noiva que fizesse tantas provas como eu. Sim, eu não me fiquei apenas com uma prova. Maquilhagem fiz duas provas: a 1º na altura do natal (quando fui a Portugal tratar de tudo e era suposto só voltar uma semana antes do casamento) e a 2ª foi 3/4 semanas antes do dia (acabei a ir um mês antes do casamento). Cabeleireiro fiz 3 provas: a primeira foi com a primeira cabeleireira, depois com o novo cabeleireiro fiz duas: a 1ª em Maio/Junho (quando consegui ir uma semana e meia para fazer manualidades) e a 2ª porque não estava convencida com o penteado e resolvi trocá-lo. Vestido... não foi bem prova. O que fiz foi que, para além das provas normais, sempre que fazia prova de cabelo e maquilhagem eu deslocava-me à loja de noivas para experimentar o vestido e ver se era aquela maquilhagem ou aquele penteado que eu queria.
.
O meu conselho é que quando fizerem as provas levem sempre 2 ou 3 opções para experimentarem e verem qual a que mais gostam, não tenham medo de dar trabalho ao cabeleireiro ou maquilhadora, as provas são mesmo para isso. Caso não fiquem satisfeitos nessa prova, não tenham medo de gastar um pouco mais e ter uma segunda prova até encontrarem o que pretendem.
Uma dica: se puderem, depois da prova de penteado ou maquilhagem vão experimentar os mesmos com o vestido e tirem fotos, para verem se o penteado ou maquilhagem combina com o vestido. Eu fiz isso, e percebi que o primeiro penteado não era o tal nem o ideal.
.
6. Animação Infantil - Tive no meu casamento cerca de 12 a 14 crianças de todas as idades e feitios. A melhor coisa que aluguei foi o insuflável. parece que não mas os miúdos adoram e o complicado é tirá-los de lá. para além disso tive animadoras infantis durante 4h. Certo que acabou a ser uma oferta da quinta e por isso menos uma despesa, mas era algo que teria contratado, mais que não fosse 2 a 3 horas para o a seguir à refeição. No meu caso tive 2h à tarde com uma animadora infantil mais o insuflável, e depois mais 2h com outra animadora na altura da sobremesa. Claro que isto só compensa para quem tem várias crianças, e existem formas de entreter os miúdos tendo mesas de actividades e assim, mas a verdade é que os meus convidados aproveitaram muito mais porque as crianças estavam ocupadas e bem entregues.
.
7. Desfrutar sem preocupações - Aqui consegui surpreender-me a mim mesma, e apesar de todo o stress que envolve a organização de um casamento e de o ter que fazer à distância, estive sempre tranquila. Mesmo no dia, não estive nunca nervosa com nada. A pergunta: como é que conseguiste? Pois... excelente questão. Não sei se existe uma receita, mas eu encarei tudo com normalidade, como se estivesse a organizar um convívio com os amigos e a família, numa escala maior do que o normal. isto, porque para todos os efeitos, para nós era exactamente isso, um convívio. Era um dia importante sim, que iríamos oficializar a nossa relação de uma forma mais séria, mas isso era apenas uma parte que iria durar 20 minutos, depois era aproveitar e desfrutar. Não quis saber se faltava coisas que podia ter feito ou não, se algo podia correr mal e assim. Pois se corresse algo mal, no momento logo via. Sofrer por antecipação não resolve nada e só desajuda. Por isso, despreocupem-se menos e desfrutem mais. Ninguém sabe como vocês idealizaram o vosso dia, por isso, visualmente para os convidados estará tudo fantástico. Só não pode falhar a comida e a animação.
.
7 coisas que melhorava no meu casamento:
1. Coordenação com a Quinta - Agora, depois de o dia ter passado, consigo ter noção de algumas coisas que me escaparam e que gostava de me ter dedicado mais. Por exemplo, eu não reuni com a florista da quinta para ver dos arranjos florais, apenas dei à quinta o nome das flores que queria que usassem. Eu não falei em condições com a organização da quinta para saber como iriam proceder durante o cocktail de boas-vindas, isto porque, o cocktail foi no exterior, mas acontece que o staff para servir as mesas e pessoas abriram uma porta lateral do salão para ser mais directo, e por causa disso, as pessoas acabaram a entrar no salão por aquela porta, em vez de ser pela entrada principal, fazendo com que não passassem pela zona do photocall (daí alguns convidados não terem reparado que aquilo existia) e com que não dessem logo de caras com o seating plan. Também gostava de ter conseguido mais tempo e de forma mais tranquila para rever toda a decoração da sala, pois no meu caso não tinha decorador(a) e eu queria mesmo ser eu a decorar. Por isso, tudo o que se lembrarem de perguntar, questionar, façam-no! E não tenham problemas em serem chatas e marcar várias reuniões com o espaço para verem pormenores, decores, etc.
.
2. Organização em minha casa - Quando falo na organização em minha casa, nada teve a ver com estar muita gente, muita confusão e assim, antes pelo contrário. Nesse aspecto correu tudo bem. Falo pela questão fornecedores. O meu cabeleireiro era para ser ele e mais uma ajudante, que acabou a não ir. Até ai tudo ok. O problema foi que, a minha madrinha de casamento e a minha tia vinham de viagem na manhã do casamento e por isso precisavam de alguém para as pentear, para além disso a minha melhor amiga também se colou ao meu cabeleireiro. Conclusão, para além de mim ele penteou mais 7 pessoas e ainda maquilhou a minha mãe e irmã. Isso juntamente com a maquilhagem e fotografias, fizeram com que me atrasa-se, com que não desse para comer nada em casa, nem para receber os meus convidados em casa e tirar fotos com eles em condições. Hoje, acho que teria pedido ao cabeleireiro para me pentear logo, tinha pedido à maquilhadora para ir mais cedo e as fotos que tinha tirado desses pormenores teriam sido a "fingir" por assim dizer. Pois não teria perdido tanto tempo.
.
3. Tempo para fotos - Acho que qualquer casal quando pensa em fotos e no par de horas que tem de ficar em pé, na mesma posição e com aquele sorriso "parvo" fica doente! Pois, não fomos excepção. Para além de com os atrasos não ter tirado grandes fotos ou mais fotos em casa como gostava, depois na quinta como perdemos algum tempo nas fotos com os convidados acabámos a não investir tanto tempo em fotos só nossas, pois não queríamos atrasar o cronograma e como tinha a sessão Love The Dress achei que uma coisa compensaria a outra, mas acreditem que não os sentimentos e emoções não são os mesmos. Acabei a não ter nenhuma foto decente com os meus pais e sogros todos juntos porque o meu sogro é o palhaço do costume ahahah. Não tenho nenhuma foto com a minha irmã porque não sei onde ela andava. A minha mãe levou o tempo todo a chatear-me que não tinha fotos comigo e lá fui tirar umas na zona do Photocall. Mas sim, hoje tinha aproveitado mais a parte das fotos.
.
4. Não comer - Agora percebo a minha melhor amiga, quando ela me dizia: vou comer no teu casamento aquilo que não comi no meu! Pois é, não é mito nenhum. Os noivos quase não comem, a melhor refeição que fazem é o almoço ou jantar que é servido à mesa. Em casa não tive tempo nem fome, a minha madrinha ainda me trouxe uma tosta e uns pasteis e foi o que comi, durante o cocktail a mesma coisa, uma tosta que a tia do marido trouxe e algo que uns amigos nos trouxeram para beber. Depois do jantar, nem tempo tivemos para ver a mesa dos buffets, só a vi no final da noite já quase toda desmontada e comi uma fatia de melão ahahah. As emoções são tantas, é tanta coisa ao mesmo tempo a acontecer... hoje teria encarregue e minha mãe, irmã, madrinha, melhor amiga (não interessava quem) de ficar encarregue de nos alimentar, pois apesar dos comentários super positivo a cerca da comida, nós não conseguimos provar os aperitivos nem nada dos buffets para confirmar o que as pessoas diziam.
.
5. Ter um relógio - Isto se calhar vai parecer parvo, até porque o marido tinha relógio, mas acontece que acabamos a andar separados, pois tentamos dar atenção a todos. Porque de ter um relógio?! Porque deixei-me levar pelo momento (ATENÇÂO - melhor coisa que fiz, pois assim aproveitei ao máximo tudo aquilo) e acabei a perder noção das horas. O jantar demorou 1 hora a mais do que eu tinha previsto, e quando me apercebi disso entrei em modo bridezilla com turbo do stress, pois ainda tinha as lembranças para dar, a pista para abrir e tudo o resto já seria umas coisas em cima das outras. Mas, com isto não digo para controlarem a toda a hora o tempo, até porque deixam de desfrutar do vosso dia. Eu depois deste pequeno momento furacão, voltei a desligar por completo e simplesmente fui curtindo a festa, mas é bom ter noção do tempo, pois programamos tantas coisas para esse dia, que quem não tem um wedding planner tem de ter noção se dá tempo ou não para fazer coisas que programou. É importante ter noção das goras, mas não ao ponto de ficar obcecado com isso e não aproveitar nada do dia.
.
6. 2º par de sapatos - Ora, sendo eu uma mulher poupada, prima direita do Tio Patinhas e que aprendeu toda a sua arte de poupar... achei sempre que era um desperdício o investimento num segundo par de sapatos, por isso nunca me preocupei com o assunto. Levei umas sandálias rasas que uso diariamente no verão, tendo assim também mais um elemento velho para a tradição, mas acontece que foi um erro. Foi um erro, pelo simples facto que não pensei na questão da altura entre os saltos altos e umas sandálias rasas. Quando foi o momento da dança, eu tinha trocado temporariamente de sapatos, mas entretanto já me tinham ido guardar os meus saltos altos ao carro e eu nunca mais me lembrei de os voltar a calçar. Conclusão: já não bastava todo o tule e cauda do vestido que todos insistiam pisar e que dificultava a dança, ainda tive a questão de que o vestido ficou comprido pelo menos uns 5cm o que tornou toda a tarefa de dançar mais complicada. Hoje teria pensado melhor na questão. Teria comprado um 2º par de sapatos confortáveis mas com plataforma por exemplo (isto apenas porque não tinha nada do estilo no meu closet de calçado).
.
7. Contratar vídeo - Mais uma vez a veia Tio Patinhas funcionou aqui. Ainda pedimos para ver o material do videografo que estava a trabalhar com o nosso fotografo e orçamento, mas como não gostámos do trabalho, perdemos qualquer interesse em pagar mais para ter um video, e por isso, acabei por nem procurar mais por esse serviço nem pedir orçamento. Decidimos mesmo não ter. Hoje, teria sem sombra de dúvida investigado mais o que havia no mercado e orçamento e contratado vídeo, pois existem as fotos para eternizar o dia sim, mas não é a mesma coisa. Ver as nossas emoções, as dos convidados, ver a sequência do dia... Nós tivemos muita sorte, pois o nosso querido DJ foi um amor, e filmou o nosso casamento com o telemóvel e acabou a fazer uma montagem dessas filmagens e enviou-nos como surpresa. Claro que é demasiado amador, mas foi muito bom ter aquele miminho dele visto não termos vídeo, pois havia coisas que entretanto já tinha perdido a noção da altura que foram, outras que nem me lembrava, ou até coisas que aconteceram que eu nem vi.
.
E estas são as coisas que repetiria e que melhorava. Espero que seja última para alguns de vós. Acima de tudo aproveitem o dia ao máximo sem preocupações e stresses, pois passa tudo muito rápido.