Olá comunidade maravilhosa!
Antes demais, quero pedir desculpas pela minha ausência na comunidade, mas foi um período complicado, mas já está tudo resolvido. Agora vamos voltar a deixar-vos com mais algumas coisinhas do meu casamento.
Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento, os jogos e animação do meu casamento e Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! . Trago-vos hoje o debate sobre a decoração do meu casamento.
.
Bem... acho que poderei dividir a decoração do casamento em 4 partes:
- Decoração em casa
- Decoração da cerimónia
- Decoração exterior
- Decoração do salão
.
Para contextualizar para quem não me conhece nem viu ainda a minha crónica, o meu casamento foi em Setembro, com o estilo rústico, cor verde menta e branco e não tivemos tema. Também foi um casamento 80% DIY, e isso também se refere à decoração, mas vou começar a explicar por tópicos.
.
Decoração em casa
Bem... há muitas noivas que gostam de decorar as suas casas com arranjos florais, balões, tule, etc outras que preferem não investir nisso. Eu fui uma noiva de meio termo (por assim dizer), ou seja, resolvi sim decorar um pouco a minha casa pois iria receber os meus convidados lá, mas não abusei na decoração, fiz algo muito simples.
Infelizmente não tenho fotos nenhumas relativas a esta decoração, a não ser uma minha nas escadas e que se vê um pouco o corrimão, mas vou explicar o que usei e como fiz.
De materiais apenas usei tule branco, balões verde menta, balões brancos e cordel. A minha casa é uma vivenda (R/C é inabitado pois é uma espaço de loja, e depois tenho o 1º e o 2º andar habitados). O meu quarto fica no 2º andar, tal como a minha sala de estar onde iria tirar fotos com os convidados, por isso resolvi fazer algo muito simples e decorar o corrimão das escadas. Comecei em cima e fui entrelaçando o tule pelo corrimão todo. Cá em baixo, no pilar grande, rematei com um laço grande em tule.
Os balões e o cordel, usei para decorar o corrimão do exterior da casa. Mais ou menos em cada pilar tinha um balão verme menta e um balão branco.
Como vê, não foi nada de especial, nem nada demais, até porque pessoalmente acho que não vale a pena investir em demasia, mas ainda assim se pode fazer algo e dar um toque diferente.
.
Como tinha dito, não tenho fotos nenhumas da decoração em casa, pois acabei a atrasar-me e não deu tempo para muita coisa. Apenas tenho fotos em que se vê uma parte do corrimão, e como vê não foi nada de especial (até porque foi feito no dia anterior à noite ahahah)
.
Decoração da cerimónia
Acho que posso dizer que tivemos imensa sorte com grande parte dos nossos fornecedores, e um deles foi sem dúvida a Quinta da Fonte Eventos. Vou ser muito sincera convosco, o último mês antes do casamento (mês que fui para Portugal para tratar de tudo), foi um mês em que eu já estava muito cansada psicologicamente com toda a organização, e acabei a não me focar tanto quanto gostaria em certos pormenores ou a investir em grandes coisas, como o caso da decoração.
A decoração da cerimónia era uma decoração standard e oferta da quinta. Isto também incluia a parte floral da mesma. Como disse não fiz muita questão de investir muito tempo e afins. A decoração incluía:
- Cadeira para os convidados (tinha à volta de umas 60 cadeiras e 90 e poucos convidados)
- Carpete vermelha na zona de passagem
- Mesa com atoalhados, uma jarra com flores do tema e cadeira para o celebrante e para os noivos
- Arranjo floral cadeira sim, cadeira não
- Arranjo floral nos pilares da pergola com vivaz
Passadeira vermelha: vivaz nos pilares da pergolaPormenor da decoração nas cadeiras dos convidados
Decoração floral da mesa
Atoalhados.
Isto é o que estava por assim dizer incluído na decoração standard da quinta. No entanto, eu dei ainda um pequeno toque nosso. As nossas cadeiras tinhas umas placas em madeiras, com a pequena frase "Sempre Juntos", frase essa que me esqueci de dizer como seria e por isso acabou a ficar "Juntos Sempre". Pior que isto, foi o noivo saber como era suposto ficar a frase, mas ter a lata de me dizer que não reparou, mas depois o fotografo envia-me isto:
Digam-me lá o que é que se faz nesta altura em que o marido é caço????
.
Para além das plaquinhas das cadeiras, também fiz uma placa para a chuva de arroz, onde estavam as caixas com os cones de arroz.
Como viram, foi algo muito simples e sem grandes coisas, mas hoje alteraria algumas coisas, mas essas deixarei para outro debate. Fora isto, na zona da cerimónia, tinha sobre as cadeiras os leques e as lágrimas de alegria.
.
Decoração exterior
No que diz respeito à decoração de exterior podia ter investido mais em mais pormenores, mas o facto de estar a viver fora de Portugal não ajudou, e mesmo tendo ido um mês antes ao casamento, não foi suficiente porque meteu-se outras coisas. Contudo, o espaço em si era simples, bonito e rústico. Era tudo relvado, onde havia muros e paredes era tudo em pedra rústica e em redor onde a quinta fica situada é um pinhal.
Assim sendo no exterior acabei a ter apenas uma placa de boas vinda à entrada da quinta e a zona do photobooth. Da placa da entrada não tenho foto, pois estava muito vento, e a placa como não estava bem segura, acabou a tombar e o fotografo não a viu para tirar foto. (deixarei uma foto do meu telemóvel de como era a placa apenas).
Placa instruções Photobooth e mesa com acessóriosPhotocall
.
Decoração do salão
Na decoração do salão, tentei decorar ao meu gosto e colocar cada pormenor ao meu gosto. A decoração por parte da quinta incluía os atoalhados, loiças, arranjos florais e decoração de centro de mesa. Na decoração do salão eu cometi vários erros pela questão de falta de tempo, de me pressionarem e por já estar completamente KO.
As nossas mesas eram quadradas, com tampo de vidro e base metálica. Por baixo do tampo da mesa e a tapar a base de metal, levou um atoalhado branco e uma faixa de serapilheira. As cadeiras eram em madeira, num tom branco sujo e não levaram qualquer tipo de decoração.
Vista do salão
Decoração mesas.
Quanto à loiça... tinha uma base de pratos meio dourada, pratos brancos, copos de vidro transparente, talheres silver e guardanapo branco. Eu escolhi e decidi como o guardanapo seria colocado, como seria colocada a ementa e até os marcadores de lugar. Acontece que os marcadores de lugar foi algo que acabei a ser "obrigada" a fazer, e fi-los de última hora e não ficaram colocados como eu pedi, mas não foi por ai.
Decoração mesa - Loiça
.
O nosso centro de mesa foi metade-metade, metade meu, metade da quinta. Era composto por uma base de madeira com um diâmetro aproximadamente de uns 40cm (acho) que veio da carpintaria do meu avó. Uma jarra que eu escolhi de entre as possibilidades com flores que eu escolhi de acordo com o meu ramo de noiva. Uma vela média com uma fita verde menta e marcador de mesa, que era uma moldura branca do IKEA.
Centro de mesaCentro de mesa
Decoração mesa
.
Como havia bases de madeira a mais, a quinta resolveu usá-las para decorar a mesa dos buffets, colocando a base a meio com uma jarra com flores.
Decoração mesa de buffet
.
Para além disso tinha mais duas mesas e uma zona lounge para crianças. Uma das mesas era a das lembranças, onde tinha as lembranças dispostas tal como eu pedi e com a bandeirola por cima a dizer lembranças. Acontece que aqui foi uma das minhas falhas e da quinta também. A mesa era demasiado grande, e como eu não pedi para colocar mais nada, a quinta acabou a deixar ficar assim, ficando a mesa muito vazia.
Mesa das lembranças
.
A outra mesa que tivemos, foi a mesa que ficou em frente ao nosso seatingplan, onde estava o livro de honra, umas placas da hashtag e wedshoots, tinta de impressões digitais e toalhetes. Ao lado tinha um cavalete que era da quinta, decorado por nós, com o quadro da árvore de impressões digitais.
Seatingplan e mesa da entrada
.
Perto da nossa mesa, tínhamos uma zona com uns sofás e uma mesa de centro, onde mais tarde foi montada a kids table e onde a animadora infantil esteve com as crianças. Infelizmente desta não tenho nenhuma foto para vos mostrar.
.
Na nossa mesa ficámos apenas nós os dois, estava decorada de acordo com as restantes e tinha: de um lado a base de madeira com a jarra de flores e marcador de mesa e do outro, outra base de madeira com as nossas iniciais e um coração. Em frente da nossa mesa no chão, tínhamos a caixa onde estava o ramo de noiva trancado.
Mesa dos noivos
Decoração mesa noivos
.
Dica: Para quem queira muito fazer a decoração da quinta por sim mesmo, ou não tenha uma quinta com um decorador(a) e muito material... definam muito bem como querem e idealizam o espaço; reservem um dia (antes do casamento) com a quinta para irem montar tudo com MUITO tempo (se possível) e não tenham problemas em visitar a quinta vezes sem fim a pedir para fazerem testes de decoração e assim. Esta foi talvez a minha maior falha na organização do casamento inteiro, mas eu depois falarei melhor sobre isto num outro debate.
.
Pronto... e isto foi basicamente e resumidamente a decoração do meu casamento. Como viram não foi nada de outro mundo, foi tudo muito simples, e até confesso que meio feito à confiança e sem preocupação, o que levou a que agora olhe para as fotos e me farte de colocar defeitos e criticas, pois costumo ser perfeccionista nestas coisas, mas acho que todo o stress e desgaste da organização do casamento levaram a melhor de mim e eu acabei a desleixar-me um pouco. Mas pronto, não foi por isso que o gato foi ás couves e que deixei de aproveitar o dia e ter um dia bonito na mesma.
Isto para dizer que, sim a decoração é muito importante, faz todo um ambiente no espaço e dá fotos fantásticas, mas não precisam de fritar a pipoca em demasiado no dia, durante a festa, e deixarem de aproveitar o momento por estarem preocupadas se ficou tudo a 100%.