Olá comunidade maravilhosa!
Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo e a papelaria do meu casamento . Trago-vos hoje o debate sobre os jogos que fiz para entreter os meus convidados e animações que o nosso DJ fez com os mesmos e connosco.
.
Como é normal, agora, visto de "fora" e depois do dia teria feito outros jogos para além dos que fiz e talvez organizado de outra forma. Os jogos que teria feito seriam jogos de exterior por exemplo. Pode ser apenas impressão minha mas senti que as pessoas antes do jantar não tinham "nada" com que se entreter. ATENÇÂO: nenhum convidado me referiu nada, foi mesmo o que eu senti (pancas de noivas).
Apesar disso, eu tive o photocall no exterior com os props e placas de photobooth, mas infelizmente houve uma falha técnica que não consegui contornar. Eu coloquei o photocall (cenário de photobooth), numa zona estratégica, ou seja, estava no exterior para quem ia para a porta de entrada do salão. Isso "obrigaria" aos convidados ver e participar, mas infelizmente, a quinta, para um melhor funcionamento do cocktail de recepção, abriram as postas de vidro laterais do salão, para entrarem e saírem com a comida e bebida, e por isso os convidados acabaram a entrar por essa porta e não a fazerem o percurso devido.
Conclusão: Tenham em atenção onde colocam os photocalls ou jogos e questionem a quinta em relação a zonas de passagem etc. Não é que tenha sido terrível, mas tive pena, porque tive colegas que disseram que não viram o cenário.
.
No exterior
Tive o Photocall e uma mesa com os props que comprei no aliexpress, mais uns que fiz e as placas com frases que também. Nesta mesa, resolvi juntar também o jogo do paparazzi e deixar à vontade para quem quisesse fazer. Se fosse hoje mudaria isso, ou seja, em vez de colocar o jogo do paparazzi nesta mesa e deixar à disposição, teria colocado nas mesas dos convidados por exemplo.
.
Então... para o cenário fiz algo simples. Juntei tábuas de madeira que iam para lenha, e preguei-as umas às outras em forma de coração. Depois enrolhei luzes led que comprei na primark e por baixo coloquei um banco de paletes que a quinta tinha. Ao lado, tinha a placa de instruções que adorei realizar, e na mesa estava a caixa com os props, uma jarra com as placas e o jogo do paparazzi com uns lápis que (não contem a ninguém) roubei do Ikea e removi o texto escrito deles.
.
No interior
Primeiro jogo: as raspadinhas.
As nossas raspadinhas eram com prémios simbólicos (deixo a lista dos meus prémios abaixo), e resolvemos sermos nós a distribuí-las. Basicamente o que fizemos foi: entre o prato carne e prato peixe, levantámo-nos para dar uma volta pelas mesas a ver se estava tudo a correr bem, e levámos um cesto onde tinha as raspadinhas. fomos passando mesa a mesa, e pedindo que cada pessoa tirasse uma raspadinhas. Para quem calhasse prémio, dissemos que podiam reclamar o prémio connosco depois da abertura do baile.
Depois da abertura do baile, senti que as pessoas estavam acanhadas em relação aos prémios, ou não sabiam como fazê-lo, por isso agarrei no microfone, chamei todos os convidados e pedi que um a um viesse reclamar o que ganhou.
.
1ª DICA: Não façam como eu. Quando o convidado vier reclamar o prémio, peçam e fiquem com a raspadinha dele. Isto porque eu não o fiz, e por isso os convidados foram espertos. Quem não tinha prémio, ficou com o prémio de outro que já o tinha reclamado e assim houve muitos mais a ganharem prémio. Foi giro sim, mas fez-nos perder um pouco mais de tempo do que era suposto.
.
Esta foi a lista dos meus prémios. Houve prémios que só existiam uma vezes, outros que foram repetidos 4 vezes, 5 vezes...
-Uma dança com o noivo -Uma dança com a noiva -Um almoço ou jantar com os noivos -Um presente do noivo -Uma fatia extra do bolo -Um presente da noiva -Uma selfie com os noivos -Pedir uma música ao DJ -Uma dança com a vassoura -Uma beijinho da noiva-Um abraço do noivo-Sem Prémio .Não sei é algo importante para vocês, mas eu quis que as minhas raspadinhas tivessem algo para ajudar a raspar. Por isso, inspirado numa imagem de um save the date, comprei umas anilhas no chinês e prendi com um cordel na raspadinha..2ª DICA: Comprei a parte de raspar na internet (ebay, aliexpress). Existe a possibilidade de fazer de forma caseira, e foi o que fiz, mas não aconselho. Dá imenso trabalho, não fica perfeitinho, e ainda tive o azar de não estar totalmente seco (salvo seja), e ao guardá-las, a "gordura" da tinta manchou o papel e por isso tive que fazer quase as raspadinhas todas de novo (80 unidades)..Desculpem a foto, mas é a única que tenho tirada por mim em casa.
.
Segundo jogo: a vassoura e o vassouro
Este não foi bem um jogo. Pertencia como prémio das raspadinhas, mas a realidade é que foi um sucesso entre os convidados e todos dançaram com a nossa vassoura e vassouro.
Ao que parece também fez sucesso entre outras noivinhas que viram e conheceram a ideia e até já há adaptações. Nos bailaricos existia isso, em que alguém começava a dançar com uma vassoura e depois o objectivo era roubar o par a outro e passar a vassoura a esse.
.
A ideia do prémio da dança com a vassoura partiu de uma ajuda da destacada Andreia, mas o primeiro pensamento que tive (para além de achar a ideia genial) foi que não podia ser uma vassoura qualquer. Tinha que ser algo engraçado, e por isso resolvi enfeitar a minha, criando assim a vassoura e o vassouro.
.
Terceiro jogo: Bouquet trancado
Ora, resolvi que aqui não queria o tradicional lançar do bouquet, e optei pelo bouquet trancado mas com um ligeiro twist. Por norma, cada solteira tira aleatoriamente de um saco uma chave, e cada uma à vez experimenta a sua sorte. Apenas uma tem a chave que abre o cadeado.
No entanto, como eu não conseguia chaves idênticas e que desse para despistar resolvi fazer a minha versão, ou seja, pedi ao responsável do staff para escondei as chaves debaixo de uma cadeira. Depois, reuni as solteiras todas, o DJ colocou o instrumental da Pantera cor-de-rosa, e elas tiveram que procurar a chaves. Quem encontrasse ganhava o bouquet.
.
Como a sorte não é uma coisa que me assista, a minha rica avó paterna teve que "estragar" a coisa... Então, ela está cada vez mais mouquinha e não percebeu o que se estava a passar... logo por azar, a chaves estava debaixo da cadeira do meu avô, e ela mal levantou a almofada encontrou a chave, agarrou nela e veio toda contente ter comigo... Pelo caminho a minha irmã roubou a chave e ficou ela com o bouquet.
Conclusão e Dica: Não sejam burras como eu fui. Pois neste caso, o que eu devia ter feito, era agarrar na chaves, reunir as solteiras todas e lançar a chaves a ver quem apanhava a chave. Por isso, caso façam um jogo alternativo, coloquem o pior cenário e pensem numa solução, isto porque na hora não temos capacidade de raciocínio.
.
As imagens que se costumam ver deste tipo de jogo é uma caixa acrílica, mas como o meu lema era poupar e o meu estilo de casamento era rústico, pedi ao meu pai (que tem como negócio de família uma carpintaria) para me fazer a caixa. Comprei o video no Leroy Merlin (daquelas molduras básicas só de vidro), comprei as dobradiças e fechadura na loja do chinês e o cadeado mandei vir do ebay em forma de coração.
Para quem tem outros estilos, existem uma caixas de vidro decorativas muito giras e também podem montar vocês com acrílico. O importante é terem sempre em atenção o tamanho do bouquet.
Para que o meu bouquet ficasse em pé, coloquei uma jarra lá dentro, e umas luzes led para o iluminar.
.
Quarto jogo: batalha de equipas
Este jogo foi o nosso DJ que lançou e nos desafiou. Eu tinha que escolher 6 mulheres ágeis e o noivo 6 homens, ou seja, seriam a equipa da noiva e a equipa do noivo (claro que eu tive uma ou duas meninas a mais ). Depois eles punham-se em posição e o DJ dizia (por exemplo): tragam dos convidados (os que não estavam a participar directamente) um sapato de homem. mal ele acabava de falar os membros das nossas equipas tinham de correr e conseguir um sapato de homem e regressar até nós com o sapato. O último elemento a chegar era eliminado. Isto sucessivamente, com outros objectos claro, até só restar o elemento de um equipa, a equipa vencedora.
Escusado será dizer, que ganhou a TEAM BRIDE!!!!
Depois como consequência para a equipa do noivo, eu e as meninas da minha equipa tivemos que cantar uma música de karaoke para o noivo. Mas, para as coisas ficarem iguais, depois o noivo e a sua equipa também cantaram para mim.
Acabou a ser um jogo super divertido, que envolveu todos os convidados e ainda mexeu com o nosso sentido competitivo.
As minhas meninas todas alinhadas e preparadas e uma pequena discussão por eu ter meninas a mais ahahah
Somos ambos cantores dedicados 😂
.
Quinta jogo: Jogo do sapato
Estive quase para não fazer este jogo, pois como tive um atraso no cronograma achei que já não iria conseguir, mas eis que os nossos amigos e a minha irmã resolveram fazer o jogo.
Eu tinha preparado uma lista de perguntas, pois já estava a contar que ninguém a quem tinha pedido para fazer, se fosse lembrar. Entreguei a lista à minha irmã e sogra na festa e disse para juntamente com os nossos colegas, acrescentarem mais algumas perguntas. Como tinha feito a lista antecipadamente, já não me recordava as perguntas que lá estavam. Mas o importante é que estávamos até bem sintonizados (ou se calhar não) 😂
.
Quinto jogo: Jogo do balão
Este foi mais um jogo realizado pelo DJ. Já foi mesmo para o final da festa. Eu não o vi porque estava a pagar a conta ahahah. Mas basicamente consistia em formar pares de dança, e na perna de um deles prender um balão. Depois o objectivo, era dançarem e tentarem rebentar os balões dos outros pares e não deixarem que os outros rebentassem o seu balão.
Deste não tenho fotos, só mesmo registo em video mas que não consigo editar para partilhar aqui.
.
Animação
Animação Infantil: Tivemos à volta de umas 12 crianças desde os 12 meses até aos 10 anos de idade. Como para nós eles também eram importantes, e queríamos que estivessem entretidos o máximo possível para se divertirem e os seus pais poderem também se divertir, resolvemos alugar um insuflável e para além disso tivemos como oferta da quinta, uma animadora infantil por 4 horas.
O insuflável esteve no exterior, foi ligado após a cerimónia e desligado antes do jantar para que as crianças não se distraíssem. De referir que foi o maior sucesso e o grande problema era conseguir tirar os pequenos lá de dentro.
Em relação há animadora infantil... por sugestão da quinta (uma excelente sugestão), dividimos as 4h em, 2h durante o cocktail e 2h a partir do prato de carne. Isto foi possível, pois tivemos duas animadoras e cada uma esteve lá por duas horas. Elas levaram lápis, desenhos, plasticinas, brinquedos, etc para entreter os miúdos. A segunda animadora, teve de apoio a mesa que eu tinha preparado com alguns desenhos, varinhas da felicidade e moinhos de vento. Para além disso, também fez pinturas faciais com os pequenotes.
Não tenho foto do insuflável nem da mesa dos pequenos, e as poucas que tenho aparecem os filhos dos meus convidados, que por questões de privacidade não partilho. No entanto deixo uma foto que eu tirei aos moinhos de vento que fiz e às varinhas da felicidade para eles brincarem.
.
Video surpresa: Esta foi uma surpresa organizada pelo nosso DJ. Durante o cocktail, ele andou a recolher junto dos convidados, mensagens que estes nos quisessem deixar. também recolheu uma mensagem nossa para os convidados. Depois, durante o jantar, fez a montagem do video. Depois do bouquet, chamou-nos, mandou-nos sentar numa cadeira e assistir ao video.
Escusado será dizer, que aqui a Maria Madalena fartou-se de chorar e rir ao mesmo tempo. 😂😂
.
Largada de balões: Antes do corte do bolo, resolvemos ter uma largada de balões led. Eu queria muito que fosse de lanternas chinesas, mas devido há quinta estar localizada junto da Serra de Sintra e toda a questão dos fogos, não foi possível (e achei muito bem), por isso optámos pelos balões. Peço já desculpa À minha querida Sandra, pois sei que não contribui em nada para o ambiente, mas realmente era algo que gostava muito de ter. Queria que cada pessoa pedisse um desejo para nós e o "lançasse".
Os balões tinha led e foi um serviço que paguei extra na quinta. Para terem meio de comparação, pagámos aproximadamente 170€ por 90 balões com led e botija de hélio.
.
.
Corte do bolo e Fogo de artifício: Após a largada dos balões seguimos para o corte do bolo (que estava divina! Mal posso esperar para o voltar a comer daqui a 7 meses) e depois presenteamos os convidados com um belíssimo fogo de artificio que foi também uma oferta da quinta.
O corte do boloFogo preso
Fogo de artifício
.
Quadro de impressões digitais: Apesar de não ser um jogo considerei uma pequena animação, pois eu tive o tradicional livro de honra, mas depois quisemos ter a árvore de impressões digitais mas não quisemos que ninguém assiná-se. Por esse motivo e por ter sido um êxito entre os convidados resolvi colocar neste debate.
Comprei a moldura no Leroy Merlin em tamanho A3; editei a árvore e imprimi na Staples; comprei os carimbos coloridos no aliexpress, fiz uma placa de instruções e coloquei uma caixinha de toalhitas.
.
Espero que tenham gostado. Digam-me o que acharam e quais serão os vossos jogos e que animação terão.