Olá comunidade maravilhosa!

Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento e os jogos e animação do meu casamento . Trago-vos hoje o debate sobre algumas tradições que tive no meu casamento, nomeadamente o ter algo velho, novo, emprestado e azul.
.
Quer a gente queira quer não, existem sempre tradições num casamento que acabamos a manter. Umas noivinhas mais que outras. Eu como não sou excepção e até gosto de tradições mantive algumas como:
- Sair da casa dos pais
- Não dormir com o noivo na noite anterior- Não deixar que o noivo visse o vestido nem eu ver o fato dele
- O arroz para os convidados atirarem aos noivos
- O bolo de noivo
- O brinde com champanhe
Entre outras, umas que não me lembro e outras que tive mas com um ligeiro twix, como por exemplo o ramo da noiva foi para as solteiras mas não o atirei, fiz o jogo do ramo trancado.
.
No meio destas tradições, existe uma composta por 4 elementos que eu fazia muita questão de cumprir. E claro, estou a falar em ter algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Por acaso, tive mais do que uma alternativa para cada opção, mas foi apenas coincidência.
Então vamos lá mostrar quais foram as minhas escolhas para cada categoria.
.
Algo Velho
Esta foi a categoria mais difícil para mim, e pensei que não ia conseguir arranjar algo velho por assim dizer. Mas eis que tomei uma decisão e acidentalmente essa decisão cumpria o requisito do algo velho.
E que decisão foi esta?! A escolha das alianças!
Agora fica tudo: alianças?! Velhas?!
Pois é, nós andávamos a ver estilos de alianças, preços e afins, quando os nossos sogros ofereceram as alianças de casados deles, pois como agora usam a de 25 anos as outras estavam lá a ganhar pó. No início confesso que fiquei muito reticente, pois eu queria algo somente nosso. Mas o (agora) marido, queria muito ficar com a dos pais por várias razões. Por esse motivo, resolvi ficar com as alianças dos meus sogros, mas menti a toda agente, inclusive ao marido. Disse que tinha encomendado as outras ahahah
Foi uma mentira pelo bem, pois queria fazer surpresa com a escolha, porque ele sabia que eu não estava muito inclinada a ficar com elas. Assim sendo, só foi preciso apertar a minha, polir, remover a gravação e fazer gravação nova.
Se pensar bem... acabei a ter uma segunda peça velha, que foi o segundo par de sapatos, pois eu não adquiri nada novo, usei mesmo as minhas sandálias rasas.
.
Algo Novo
Ora, acho que esta é a categoria mais fácil para se cumprir, pois quase tudo foi novo:
- Os acessórios do cabelo
- A bijutaria
- A lingerie
- Os sapatos
- O vestido
Mas neste caso considerei mesmo novo novo o vestido de noiva e os sapatos. O vestido de nova, foi comprado na loja da Enlace Dourado e elas encomendaram um vestido novo e do meu tamanho para mim. Os sapatos, mandei-os fazer ao meu gosto no Atelier Fátima Alves , ou seja, feitinhos de origem.
.
.
Algo Emprestado
Nesta categoria posso dizer que tive bastante sorte, pois consegui duas coisas emprestadas. Uma foi o saiote na loja de noivas, que as senhoras gentilmente me emprestaram para o dia e assim não precisei de o comprar. O saiote era simples e de dois aros. A segunda coisa emprestada, foi o véu de noiva. Estava muito na dúvida se devia ou não levar véu, e por isso lembrei-me de perguntar à minha amiga que se tinha casado no ano anterior se me podia emprestar o véu dela. Ela disse logo que sim, mas que tinha de ver porque achava que lhe tinham rasgado o véu. Acontece que de facto as missangas do véu em alguns pontos estavam rebentadas, mas por sorte, a minha amigo tinha comprado o véu na loja onde comprei o vestido e as senhoras, mais uma vez sensacionais, arranjaram o véu da minha amiga sem qualquer custo.
.
Na foto não se vê como deve ser, mas o véu tinha todo o rebordo em missangas brilhantes e também tinha brilho no tule.
.
Algo Azul
E chegamos ao último elemento desta tradição - algo azul. Aqui acabei por ter involuntariamente duas peças em azul.
Como é também tradicional, a liga da noiva costuma ter sempre a fita ou laço em azul para ajudar a cumprir esta tradição. No meu caso a liga era toda azul (se bem que eu comprei na expectativa que fosse verde menta). Para quem não pretende ter liga, pode optar por ter a lingerie azul ou algum elemento na lingerie em azul por exemplo.
O meu segundo elemento azul, e esse sim, o que eu pretendia ter em azul foi algo talvez diferente do que se vê por ai. Em certas coisas sou um pouco supersticiosa, e acredito por exemplo em mau olhado e invejas. Por isso, comentei com a minha sogra que queria muito que o meu elemento azul fosse um olho grego, pois é azul e ajuda contra estas coisas.
Então fomos a uma loja que existe no shopping Fórum Sintra, e ela disse para eu escolher o que queria que ela queria oferecer (pois ela também acredita nessas coisas). Logo para minha sorte, existia um alfinete de ama, com o olho grego e 3 chaves (adoro chaves e fariam parte do nosso casamento). Não pensei duas vezes e foi mesmo esse que escolhi. Depois no dia, juntei a esse alfinete as minhas medalhinhas em ouro que me foram oferecidas pelo baptismo também para dar sorte e proteger e coloquei o alfinete preso dentro do forro do vestido.
Peço desculpa pela foto, mas só tinha esta tirada com o telemóvel pela minha irmã já posteriormente. Como vêm, tem o elemento azul e as minhas medalinhas.
.
Pronto, estas foram as minhas coisas para a categoria tradicional do algo velho, novo, emprestado e azul.
E vocês, vão cumprir esta tradição? Já tem algum elemento destes? Quais escolheram para cumprir estas funções?