Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tania
Top das Noivas Setembro 2017 Sintra

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento!

Tania, a 26 de Fevereiro de 2018 às 21:58 Publicado em Fórum Recém-casad@s 1 76

Olá comunidade maravilhosa! Smiley flower

Depois de já ter feito alguns debates sobre o meu casamento como: a minha lua de mel , os meus fornecedores , como organizei o meu casamento , o meu look de casamento, o look do noivo, a papelaria do meu casamento e os jogos e animação do meu casamento . Trago-vos hoje o debate sobre algumas tradições que tive no meu casamento, nomeadamente o ter algo velho, novo, emprestado e azul.

.

Quer a gente queira quer não, existem sempre tradições num casamento que acabamos a manter. Umas noivinhas mais que outras. Eu como não sou excepção e até gosto de tradições mantive algumas como:

- Sair da casa dos pais

- Não dormir com o noivo na noite anterior- Não deixar que o noivo visse o vestido nem eu ver o fato dele

- O arroz para os convidados atirarem aos noivos

- O bolo de noivo

- O brinde com champanhe

Entre outras, umas que não me lembro e outras que tive mas com um ligeiro twix, como por exemplo o ramo da noiva foi para as solteiras mas não o atirei, fiz o jogo do ramo trancado.

.

No meio destas tradições, existe uma composta por 4 elementos que eu fazia muita questão de cumprir. E claro, estou a falar em ter algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Por acaso, tive mais do que uma alternativa para cada opção, mas foi apenas coincidência.

Então vamos lá mostrar quais foram as minhas escolhas para cada categoria.

.

Algo Velho

Esta foi a categoria mais difícil para mim, e pensei que não ia conseguir arranjar algo velho por assim dizer. Mas eis que tomei uma decisão e acidentalmente essa decisão cumpria o requisito do algo velho.

E que decisão foi esta?! A escolha das alianças!

Agora fica tudo: alianças?! Velhas?!

Pois é, nós andávamos a ver estilos de alianças, preços e afins, quando os nossos sogros ofereceram as alianças de casados deles, pois como agora usam a de 25 anos as outras estavam lá a ganhar pó. No início confesso que fiquei muito reticente, pois eu queria algo somente nosso. Mas o (agora) marido, queria muito ficar com a dos pais por várias razões. Por esse motivo, resolvi ficar com as alianças dos meus sogros, mas menti a toda agente, inclusive ao marido. Disse que tinha encomendado as outras ahahah Smiley xd

Foi uma mentira pelo bem, pois queria fazer surpresa com a escolha, porque ele sabia que eu não estava muito inclinada a ficar com elas. Assim sendo, só foi preciso apertar a minha, polir, remover a gravação e fazer gravação nova.

Se pensar bem... acabei a ter uma segunda peça velha, que foi o segundo par de sapatos, pois eu não adquiri nada novo, usei mesmo as minhas sandálias rasas.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 1

.

Algo Novo

Ora, acho que esta é a categoria mais fácil para se cumprir, pois quase tudo foi novo:

- Os acessórios do cabelo

- A bijutaria

- A lingerie

- Os sapatos

- O vestido

Mas neste caso considerei mesmo novo novo o vestido de noiva e os sapatos. O vestido de nova, foi comprado na loja da Enlace Dourado e elas encomendaram um vestido novo e do meu tamanho para mim. Os sapatos, mandei-os fazer ao meu gosto no Atelier Fátima Alves , ou seja, feitinhos de origem.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 2.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 3.

Algo Emprestado

Nesta categoria posso dizer que tive bastante sorte, pois consegui duas coisas emprestadas. Uma foi o saiote na loja de noivas, que as senhoras gentilmente me emprestaram para o dia e assim não precisei de o comprar. O saiote era simples e de dois aros. A segunda coisa emprestada, foi o véu de noiva. Estava muito na dúvida se devia ou não levar véu, e por isso lembrei-me de perguntar à minha amiga que se tinha casado no ano anterior se me podia emprestar o véu dela. Ela disse logo que sim, mas que tinha de ver porque achava que lhe tinham rasgado o véu. Acontece que de facto as missangas do véu em alguns pontos estavam rebentadas, mas por sorte, a minha amigo tinha comprado o véu na loja onde comprei o vestido e as senhoras, mais uma vez sensacionais, arranjaram o véu da minha amiga sem qualquer custo.

.

Na foto não se vê como deve ser, mas o véu tinha todo o rebordo em missangas brilhantes e também tinha brilho no tule.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 4

.

Algo Azul

E chegamos ao último elemento desta tradição - algo azul. Aqui acabei por ter involuntariamente duas peças em azul.

Como é também tradicional, a liga da noiva costuma ter sempre a fita ou laço em azul para ajudar a cumprir esta tradição. No meu caso a liga era toda azul (se bem que eu comprei na expectativa que fosse verde menta). Para quem não pretende ter liga, pode optar por ter a lingerie azul ou algum elemento na lingerie em azul por exemplo.

O meu segundo elemento azul, e esse sim, o que eu pretendia ter em azul foi algo talvez diferente do que se vê por ai. Em certas coisas sou um pouco supersticiosa, e acredito por exemplo em mau olhado e invejas. Por isso, comentei com a minha sogra que queria muito que o meu elemento azul fosse um olho grego, pois é azul e ajuda contra estas coisas.

Então fomos a uma loja que existe no shopping Fórum Sintra, e ela disse para eu escolher o que queria que ela queria oferecer (pois ela também acredita nessas coisas). Logo para minha sorte, existia um alfinete de ama, com o olho grego e 3 chaves (adoro chaves e fariam parte do nosso casamento). Não pensei duas vezes e foi mesmo esse que escolhi. Depois no dia, juntei a esse alfinete as minhas medalhinhas em ouro que me foram oferecidas pelo baptismo também para dar sorte e proteger e coloquei o alfinete preso dentro do forro do vestido.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 5

.

Peço desculpa pela foto, mas só tinha esta tirada com o telemóvel pela minha irmã já posteriormente. Como vêm, tem o elemento azul e as minhas medalinhas.

Algo Velho, Novo, Emprestado e Azul do meu casamento! 6

.

Pronto, estas foram as minhas coisas para a categoria tradicional do algo velho, novo, emprestado e azul.

E vocês, vão cumprir esta tradição? Já tem algum elemento destes? Quais escolheram para cumprir estas funções?

76 respostas

Última atividade por ASousa, a 23 de Julho de 2018 às 15:34
  • A
    Noiva Experiente Setembro 2019 Ponte de Lima
    ASousa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também quero manter esta tradição no meu casamento, acho giríssima.

Sem dúvida alguma que a escolha das alianças foi a mais original, poucos são os que têm essa oportunidade.

• Responder
  • S
    Noiva Experiente Setembro 2019 Sintra
    S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo lindo e simbólico adorei as dicas! 👌
    • Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá princesa! Muito muito obrigada! Smiley heart Tudo óptimas escolhas para cada elemento desta tradição. Olha eu tinha a liga azul também, mas mal sai do carro ela caiu-me perna abaixo e a minha melhor amiga acabou a guardá-la e eu já não usei mais, mas pronto, tinha o alfinete com o elemento azul.Smiley catface

• Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mais um excelente debate Smiley smile

Velho: as minhas sabrinas e os meus ténis que foram usados como segundos sapatos, porque, embora os tenha comprado para o casamento, não aguentei e estreei-os antes do dia Smiley xd

Novo: também considero o meu vestido, do Enlace Dourado, e da coleção X&M 2017, como o teu Smiley heart e tenho de acrescentar também o véu, também do Enlace Dourado, e o meu travessão, da Cata Vassalo. Embora também houvesse outros pormenores novos...!

Emprestado: saiote, que era o saiote da minha mãe!

Azul: as fitas do meu bouquet! Era para ter na liga, mas esqueci-me de a pôr no grande dia e ela acabou por ficar no quarto!!

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Tânia. A minha liga era um conjunto, esta e outra mais larga. Na altura comprei no ebay, mas já deixou de haver, pois tentei ver para outras noivas e já não a encontrei mais à venda. mas procura no ebay ou no Aliexpress por: Bride garter (por exemplo)

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fazemos, pois! 😉😁

Beijinho grande, princesa 😘
    • Responder
  • Tania
    Noiva Curiosa Maio 2018 Torres Novas
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Onde compraste a tua liga?

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ora nem mais. ahahah ainda bem que gostaste da ideia. Também gosto da sugestão do pagamento Smiley xd Depois fazemos contas ahahahaha

Beijinhos

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, também acredito nisso, princesa! Nós é que fazemos a nossa felicidade! 😊
    E, olha, deste-me uma óptima ideia! 😁
    Tenho de começar a pagar-te... 😅 😉

Beijinho 😘
    • Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oooohhh que pena querida, mas tenho a certeza que não será por isso que não tenha sido um casamento abençoado ou que não vos traga sorte ao vosso casamento. Quando fizeres uma festa de bodas ou renovares votos, cumpres a tradição.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já não sei bem no que consistia, mas era engraçada. ahah pois, só se "roubasses" uma peça de joelharia (brincos, pulseira, anel, colar) de algum familiar.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Solange. Obrigada querida.

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah! 😂 😂 😂
    Nunca se sabe... 😅 Mas, realmente, não, não os viste! 😆
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Receber, conversar e depois devolver, também não quero ficar com "tralha" desnecessária em casa Smiley laugh

Por acaso, acho que não vi os teus sapatos. Já esqueci o sexy, basta o confortável Smiley laugh

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu disse "empresto"!! Não confundas os verbos! 😂😂😂

Hummm... Duvido que quisesses usar os meus sapatos... Não foram "sexys"... 😅
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O que não precisares e não queres, estou aqui para receber tudo Smiley laugh

Sapatos é que era, ahahah

• Responder
  • Jacinta
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Opah... Eu queria tanto ter cumprido essa tradição, mas não cumpri... 😭😭😭
    Só cumpri com o novo e o azul. No dia, esqueci-me de colocar o alfinete com as peças emprestada e velha (eram peças de joalharia)... 😭
    Até tinha preparado também para o Cris, mas, também, me esqueci de colocar na caixinha que lhe dei com as surpresas... 🤦🏼‍♀️

Fiquei tão triste... Mas pronto, paciência! O importante é que temos sido felizes!😊
    E, se alguém precisar da "minha bênção" e sorte, já posso emprestar! 😁

A calma era tanta, que tudo me passou ao lado, durante a preparação... 🙈😅
    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A fita azul ficou show

• Responder
  • Ana C
    Noiva VIP Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahah uma moeda de prata no sapato ia ser engraçado! Mas sim, acho que vou para a primeira tradição. Não estou a ver o que poderia ser o algo roubado ahaha Smiley laugh

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana. ahah é uma opção, mas não é uma tradição obrigatória. Pesquisei melhor sobre esta tradição, e de facto também li sobre a que falas. O algo dado, roubado e emprestado foi adaptado da versão original: algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul, e segundo o que li, ainda existe uma terceira coisa que é uma moeda de prata no sapato.

• Responder
  • Ana C
    Noiva VIP Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho mesmo de começar a pensar nestas tradições! Também já ouvi a do Dado, Roubado e Emprestado Smiley xd

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa, assim já tens tudo! Smiley catface E o dia está a aproximar-se, o tempo passa rápido...

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De nada querida. ahahah verdade, nunca se sabe Smiley catface
    Beijinhos

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então pronto menos uma coisa a pensar ahahahah

beijinho linda Smiley heart obrigada!

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master Junho 2018 Estarreja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado linda Smiley heart

vou ver o que consigo arranjar...não costumo levar as superstições muito a sério...mas nunca se sabe ahah

beijinho

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Setembro 2018 Marco de Canaveses
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim daqui até algo se arranja 😂

Pois espero mesmo que o dela dê 😊
    • Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá querida Sandra! Smiley heart

Muito obrigada pelas palavras. Eu acho que por mais moderna que seja a noiva, existiram sempre tradições que se manterão no dia do casamento. Bem já tens quase quase tudo. Segundo o que andei a pesquisar e ler, o colar que vais levar da tua mãe preenche o campo do emprestado e do velho, pois dizem que o algo emprestado deve ser de uma amiga, familiar cujo o casamento seja um casamento feliz e um casamento modelo para vós. (eu não sabia disso, por isso o que levei emprestado para já é de um casamento feliz mas muito recente). E o algo velho dizem que deve estar ligado à família, "heranças". Por exemplo, uma peça de joelharia que passa de geração em geração, ou o véu, um vestido, etc.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá princesa! Smiley heart

Muito obrigada ahahah Vais ver que até lá consegues alguma coisa. Olha isso era bom, pois poupavas um dinheirinho.

• Responder
  • Tania
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha andei a pesquisar sobre isso, pois não te sabia responder. No que li, dizia que tinha de se usar durante o casamento, agora isto pode ser interpretado de várias formas. Eu por acaso consegui tudo ao mesmo tempo, mas se não conseguisse não me iria propriamente importar com isso, até porque à muitas noivas que não conseguem os itens todos. Por isso acho que o limite da superstição é aquele que nos fizer sentido para cada uma. Deixo aqui em baixo informação sobre cada elemento que retirei de uma página da net.

Algo velho
    Faz referência directa às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou acessório que foi de sua mãe ou avó. Pode usar um acessório que ganhou de presente há alguns anos ou algo herdado. Algumas noivas usam a foto de um parente muito querido que já é falecido no buquê ou no bolso do noivo.

Algo novo
    A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e a esperança de vida nova à frente. Pode ser um acessório, o sapato, a lingerie ou até mesmo seu vestido novo de noiva (se não for alugado).

Algo emprestado
    Deve ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e que gostaria que o seu fosse parecido. Esse item também lembra a noiva que ninguém é feliz sozinho e que os amigos, familiares e os padrinhos estão ali para apoiar o casal em qualquer dificuldade.
    Os americanos adaptaram a tradição para “algo roubado” ao invés de algo emprestado. A noiva costuma pegar algo escondido de alguém para usar durante a cerimonia, e depois devolve para o dono. Diz-se que traz sorte para quem teve o objecto “surrupiado” temporariamente…

Algo azul
    Azul simboliza amor, pureza e fidelidade (A Virgem Maria foi muitas vezes pintada em azul, representando sua pureza).
    Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de noiva. Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para somente uma faixa azul amarrada na cintura da noiva. Acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” e afasta o “mal olhado”.
    Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquilhagem.

• Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Smiley smile tudo tão bem pensadinho e lindo Smiley smile eheheheh como já nos habituaste ahahaha :p

Nós vamos cumprir muita coisa lol o noivo não ver as coisas da noiva e vice-versa, eu sair da casa dos meus pais (mas vamos dormir juntos nessa noite na mesma ahahah), o bolo, o brinde com champanhe, tanta coisa lolol

Em relação a este tema terei o seguinte:

Algo velho: ainda não pensei bem nisso mas qualquer coisa o algo emprestado também dá ahahah

Algo novo: tal como tu dizes, praticamente tudo! o meu vestido é da Celui, os sapatinhos também do atelier fátima alves, brincos e pulseira da noiva chic.

Algo emprestado: levarei o fio com que a minha mãe se casou, adoro-o!

Algo azul: a liga tem fitinha azul e tenciono conseguir escolher uma lingerie com pormenores em azul também!

beijinho querida

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Setembro 2018 Marco de Canaveses
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida 😉

Que belas fotos 😍😍e então a da liga super sexy eheheh

Bem eu também ainda não tenho nada velho, e tenho medo de falhar aí. Mas daqui até lá nunca se sabe eheh

Também espero conseguir levar algo emprestado e talvez seja o saiote 😊
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Junho 2018 Estarreja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é uma boa solução Tânia,

tenho umas sapatilhas que só as usei umas 5 vezes ahahah mas elas tem mais de 5 anos ihihi tinha dito ao noivo que não ia gastar dinheiro que iria levar essas !!

mas eu tinha a ideia que se teria de usar as 4 coisas ao mesmo tempo...uma duvida...(pode ser um pouco parvo) na Igreja vou levar o novo, o emprestado e o azul so depois da cerimónia é que vou usar o velho....quebra a superstição????

beijinho

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração