Bom dia,
Princesas! Venho em jeito de balanço fazer um resumo do ano de 2020 na nossa
Comunidade Casamentos.pt e desejar-vos um feliz 2021 cheio de Saúde, Amor e
Felicidade – e muitos casamentos! Vai ser um ano em grande para todas nós!
Estávamos longe de imaginar há um ano atrás que tipo de surpresas este ano nos reservava. Eu como tantas outras noivas pensava “Este vai ser o MEU ano!”. Vinha de um noivado longo (inicialmente 18 meses) e estava a ficar impaciente. Mas o meu coração tinha que esperar um pouco mais.
Em 11 de Março de 2020 é decretado estado de pandemia pela COVID-19 e pouco depois o estado de emergência. (Quase) todos ficaram em casa, em layoff ou em teletrabalho. Críamos novas rotinas em casa (bater palmas às 22h00 da noite aos profissionais de saúde, ouvir concertos nos diretos do Instagram, etc), passámos mais tempo com o/a nosso/a mais-que-tudo! Também uma onda de adiamentos de casamentos para data incerta. Nessa altura criei este Manual de Sobrevivência ao COVID-19 – agora bastante desatualizado. Alguns casais adiaram uns meses, outros adiaram 1 ano. Contudo, ninguém fazia ideia do que esperar dos números e da evolução da pandemia.
Mas Portugal portou-se maravilhosamente bem na 1ª vaga. Muito menos do que 1000 casos por dia, com baixa taxa de mortalidade. Rapidamente passámos a estado de calamidade e recuperámos as nossas liberdade a tempo de um Verão um pouco a medo. Aí os casamentos começaram a ser possíveis. Casamentos com algumas restrições e modificações – é certo! – mas foram possíveis! Com menos convidados, ao ar livre ou em sítios fora do comum. Na minha série de debates Casamentos em tempo de Covid-19 entrevistei noivas que se casaram durante 2020 e analisei as diferentes tipologias de Casamentos que usaram para permitir a união:
● Joanna: casamentos tradicionais ao ar livre e em espaços amplos
● Telma: microcasamento civil em 2020 com festa e casamento religioso depois
● Raquel: Destination Wedding em regiões de baixa incidência
● Rita: home wedding – casar na segurança e conforto do vosso lar
● Rita Santos: elopement wedding – porque casar a dois nunca soube tão bem!
Também a noiva Inês mandou o COVID passear e casou-se! Eu tive a sorte de conseguir casar na Madeira em Outubro tal como tinha planeado (e foi por um triz).
Entretanto chegou a temida 2ª vaga. Estamos novamente em estado de emergência com quase 4000 casos diários até ao Natal (e agora a descer). Enquanto a Europa se contorce com mais picos e confinamentos, nós aguardamos o achatamento da nossa curva. Vem a vacina e até 50-60% da população estar vacinada teremos de manter medidas de confinamento.

Desejo sinceramente que as curvas voltem rapidamente ao que foram no Verão passado. Assim, será seguro casarmos. Não sou de projeções, mas antecipo que teremos uma ótima temporada de casamentos no Verão 2021. Antes e depois disso, não sei (mas faço figas para que sim). Continuaremos a apoiar o nosso país, fazendo os nossos casamentos o mais Português possível!
Também as Luas de Mel terão de ser adaptadas. A minha Lua de Mel em Portugal foi sem dúvida as melhores férias que alguma vez tive! Também a Destacada Zélia está a criar uma série de debates sobre Lua de Mel em Portugal (vale a pena ler sobre o Algarve e a Costa Vicentina!)
Com isto, deixo uma grande mensagem de Esperança. Apesar de estarmos a viver um “Novo Normal” que para muitas noivas é insuficiente no seu sonho de casar. Rapidamente as coisas mudarão. Tenho a certeza que 2021 será o ano de muitas de vós – com algumas ou poucas restrições. O que importa é o Amor que nutrem um pelo outro e pela vossa família.
Repito a mensagem de Esperança da nossa Admin Isa – vale a pena ver!
Boa entradas e feliz 2021!