Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Casamentos em tempo de Covid-19: home wedding – casar na segurança e conforto do vosso lar

Milhinha, a 4 de Dezembro de 2020 às 06:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18

Bom dia, princesas! O COVID pôs o nosso mundo de pernas para o ar mas não nos impediu de sonhar em ter o nosso dia C! Cada vez mais entre nós cresce a certeza de queremos casar com a nossa cara-metade e, apesar de espera ser longa, preferimos adaptar-nos do que adiar mais uma (ou duas) vez(es)! Vamos cumprindo pacientemente o que o Governo e a DGS nos pedem e assim, preparamos a tão aguardada receção aos casamentos de 2021. Mal podemos esperar para ver a felicidade estampada no rosto dos nossos noivos mais queridos! Que sejam felizes para sempre, é o que desejamos a todos!


Continuo as minhas entrevistas a noivas que casaram em plena pandemia COVID-19, mais precisamente já nesta 2ª vaga. Pretendo mostrar-vos que há uma série de adaptações que poderão realizar no vosso dia a fim de permitir darem o nó. E a opção de hoje é tão (mas tão) deliciosa! No final podem perguntar o que quiserem: tanto eu como a noivinha em questão teremos todo o gosto em responder-vos.


Hoje a nossa noiva Rita conta-nos como (re)organizou o seu casamento celebrado no passado dia 1 de Novembro.


1. Fala-nos um pouco de ti: quem és e de onde vens?

O meu nome é Rita. Tenho 30 anos. Nasci em Vila Nova de Gaia e estou a viver em Lisboa há 5 anos com o meu Nuno e o nosso gato Johnnie.

2. Como imaginavas o teu Casamento antes de o organizar? Sempre sonhaste com o teu dia C?

Até conhecer o meu (agora) marido nunca tinha pensado em casar-me. Foi um desejo conjunto que surgiu com o evoluir da nossa relação. Quando começamos a falar do tema, queríamos que fosse uma ocasião grande e com todas as tradições, mas eventualmente ajustamos as expectativas ao dinheiro que planeávamos gastar. Com a compra de uma casa em vista, ficamos contentes por reduzir o orçamento um pouco para um casamento de tamanho moderado.

3. Quando se instalou à pandemia COVID-19, como estava a organização do teu casamento? Quanto tempo faltava?

Felizmente sendo uma festa mais pequena, os preparativos ainda estavam muito no início quando se instalou o COVID. Ainda não estava nada marcado oficialmente. Faltavam 8 meses para o casamento quando “caiu a bomba” da pandemia em Portugal.

4. Qual foi a maior dificuldade que sentiste ao tentar reorganizar o teu casamento? Os fornecedores ajudaram? Encontraste informação suficiente nas fontes habituais?

No início, achámos que ainda iríamos conseguir fazer pelo menos um casamento na conservatória: a entrada é livre por isso daria para família e amigos próximos. No entanto, todos os dias surgiam novas regras, novas limitações, novas preocupações. Uma delas foi que só poderiam assistir 2 pessoas ao casamento, obrigando-nos a escolher 1 pessoa cada lado e, assim, partir o coração aos nossos pais. Disseram-nos para “aguardarmos a ver se as regras mudavam, se as coisas acalmavam”, mas nunca tal aconteceu! Os meus pais tiveram a ideia de fazer o casamento em casa e as coisas começaram a reorganizar-se a partir daí. Eu vivia todos os dias a contar os números de casos e a esperar por atualizações. Nessa altura o fórum do Casamentos.pt foi essencial: foi a melhor maneira para esclarecer as perguntas que eu tinha, que tantas outras tinham!

5. Casaste-te no início da 2.ª vaga. Quais as adaptações que tiveste que fazer? O que mais te custou decidir?

Casamentos em tempo de Covid-19: home wedding – casar na segurança e conforto do vosso lar 1

Casámo-nos na casa dos meus pais para poder fugir ao limite das 2 pessoas. Contudo, as preocupações continuaram porque, com o aumento das restrições, não sabíamos quantas pessoas podiam estar presentes. Iriam contar como o “número máximo para casamentos” ou iriam contar como “número máximo para reuniões familiares”? Só a família mais próxima pôde ir e mesmo assim estivemos até à última para saber se os pais e irmã do Nuno conseguiriam vir dos Açores, se a minha irmã conseguiria vir da Irlanda e, mais importante, se nós próprios conseguiríamos ir de Lisboa para Gaia! Sendo ambos profissionais de saúde, a pergunta mais difícil foi “Será que é seguro para todos este casamento? Será que estamos a expor as pessoas mais importantes da nossa vida ao perigo?”. Acabámos por chegar à conclusão de que era um grupo pequeno de pessoas e que na sua maioria mantêm um contacto próximo umas com as outras no seu dia-a-dia. Sendo um home wedding, só foi preciso toques simples de decoração, habilmente tratados pela minha mãe. As lembranças dadas à entrada eram máscaras personalizadas, para todos estarem em segurança, mas na mesma em modo de celebração.

6. Como sobreviveste aos últimos dias antes do teu casamento, com o reforçar das medidas de confinamento?

Nos últimos dias antes do casamento eu estava em stress máximo! Como nos casámos a 1 de Novembro apanhamos as restrições de circulação entre concelhos. Tivemos de alterar a nossa ida para Gaia para antes do início das restrições, e de confirmar com o conservador (que atravessararia do Porto para Gaia) que estava tudo tratado da parte dele. Com todas estas ansiedades e com o aparecimento de mais casos de colegas próximos infetados, tivemos de realizar 6 dias antes do casamento um novo teste COVID. Foram horas de agonia à espera do resultado e definitivamente caíram lágrimas de alegria quando soube que era negativo.

7. Valeu a pena casar? Voltarias a casar nos mesmos moldes ou arrependes-te de não ter adiado?

Sem dúvida alguma valeu a pena! Este ano foi tão mau, com tantas preocupações e tanto trabalho para nós, mas este casamento salvou-o! Só algo tão perfeito conseguiria compensar tudo o resto. Voltaria a fazer tudo igual, absolutamente!

8. O que dirias à Rita no passado aflita com a organização do seu casamento?

Se eu pudesse dizer alguma coisa à Rita do passado, diria “Não vale a pena preocupares-te com as coisas que não estão ao teu alcance. Tudo tem solução! E respira, porque vai ser um dos dias mais felizes da tua vida!”


À Rita e ao Nuno, o nosso muito obrigada! Obrigada pelo trabalho que exercem todos os dias e pela forma como nos protegem ao abrigo da profissão. Mas um obrigada ainda mais especial: obrigada por espalharem a magia nestes “tempos de guerra”! Obrigada por deixarem a chama da Esperança acesa a todas as noivas da nossa Comunidade! Desejamos que sejam muito felizes! Hoje e sempre!

Casamentos em tempo de Covid-19: home wedding – casar na segurança e conforto do vosso lar 2


E vocês princesas? Já pensaram nesta opção de casarem em casa?

Bjs e bons preparativos

____________

Podem ver outras tipologias de Casamentos em tempos de COVID-19 aqui:

Joanna: casamentos tradicionais ao ar livre e em espaços amplos

Telma: microcasamento civil em 2020 com festa e casamento religioso depois

Raquel: Destination Wedding em regiões de baixa incidência

18 respostas

Última atividade por Marta Vieira, a 5 de Dezembro de 2020 às 14:39
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Diferente mas muito bonito, beijinho 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem mais! É um mundo bem cinzento esse de que falas! Bjs e força!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se gostássemos todos de azul, o que seria do amarelo? 😉
    Beijinjo grande. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Claudia. Obrigada pelo teu comentário. Se tivesse uma casa digna disso era algo que eu gostaria de ter feito: um espaço que nos diz muito sentimentalmente e juntar as pessoas mais próximas e íntimas. Talvez se começasse a organizar o meu casamento agora era algo que iria tentar fazer. Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Confesso que não me vejo a fazer isso mas fico extremamente feliz que tenha resultado para a Rita e para o Nuno. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida! Também é prova de que vale a pena sonhar mesmo em tempos de COVID. Há sempre um jeito! E os casamentos são imensamente felizes! Bjs e bons preparativos!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Martinha! Eu nunca pensei nesta opção quando organizei o meu casamento mas tenho a certeza que a minha sogra adoraria 🥰 uma amiga minha fez um Home Wedding na sua casa de férias com a refeição ao ar livre junto à piscina e tirou fotos fantásticas dignas de um casamento boho num jardim de Éden! Também uma noiva Destacada há tempos ia alugar uma vivenda com jardim no Air BNB para celebrar o seu casamento. Tudo antes do COVID. São opções pouco invulgares mas funcionam igualmente. Adorei fazer esta entrevista! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E apesar de todas as adversidades há sempre uma forma de conseguir realizar o nosso dia! É um testemunho lindíssimo! Bjs
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quando li a crónica tinha ficado encantada agora ler, uma entrevista assim, e devo dizer que no fim até fiquei arrepiada... Obrigada 👍


    Parabéns pela coragem
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Mais um excelente debate, não era de todo o casamento eu imaginava mas não sabemos o dia de amanhã, e o que interessa é estarmos bem e felizes! Felicidades aos noivos 🥰
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem dúvida que se fizesse um casamento mais pequeno como incialmente tinha pensado, que poderia ser uma hipótese.
    Esta é a prova de que quando se quer, tudo se faz!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Novembro 2020 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A Conservatória do Porto foi impecável, a resposta imediata foi logo “é na morada que aparece no processo de casamento? Então considere-o feito”. E mesmo com as restrições de circulação o conservador disse-nos “tenho uma declaração para atravessar o rio e alguma coisa ligo para vocês para resolvermos isto!”. 5 estrelas! 🌟🌟🌟🌟🌟
    E obrigada! 😊
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gosto tanto desta história, que casamento tao especial, em casa Smiley heart Já tinha ouvido falar em festa em casa após a cerimónia, mas casamento em si nao. Conseguiram que o conservador se deslocasse? Muitas meninas por aqui nao conseguiram, pelo que tenho lido.

    As maiores felicidades Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E a ti pelo teu. Todos os testemunhos são úteis e inspiradores! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente testemunho de esperança e coragem da nossa Rita! 😍😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    So há casais a arrepender se de não ter casado 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Kris, não tenho nenhuma bola de cristal, mas antecipo que o Verão seja um tempo seguro para casarmos (em termos de números de COVID). Tirar proveito dos casamentos ao ar livre com o Sol a beijar-vos a face! Vai ser tão bom! 2021 vai ser um grande ano!

    Mas para já ficam estas inspirações de 2020. Como vês, os casamentos são felizes à mesma. O COVID veio unir ainda mais os casais! Ainda não vi ninguém arrepender-se de ter casado! Bjs

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E tudo se resolveu da melhor maneira ❤️ bem se há última hora acontecer isso lá terá que ser.. Mas de dia 17 de Julho não passa 🙄
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração