Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c

Milhinha, a 29 de Abril de 2021 às 06:32

Publicado em Fórum Antes do casamento 37

Bom dia, Princesas! A nossa Destacada Zélia perguntou e eu vou tentar responder: como organizar últimos dias antes do Grande Dia C? Vocês encontrarão poucos debates de noivas ativas nas últimas fases do casamento (especialmente nos últimos dias), porque é mesmo difícil vir cá partilhar todos os...

Bom dia, Princesas! A nossa Destacada Zélia perguntou e eu vou tentar responder: como organizar últimos dias antes do Grande Dia C?


Vocês encontrarão poucos debates de noivas ativas nas últimas fases do casamento (especialmente nos últimos dias), porque é mesmo difícil vir cá partilhar todos os detalhes e todos os pensamentos ocorridos nas vésperas do Dia C. É uma experiência totalmente imersiva digna de um capacete 3D de realidade aumentada. Há surpresas (boas e más), há uma necessidade de resiliência extrema às adversidades (sobretudo nestes casamentos COVID) e é um rodopio de emoções interminável. Ora é a mãe que lhe cai a ficha que a filha vai casar, ora é a tia que se esqueceu de marcar o cabeleireiro, ora é o convidado indeciso que não sabe “se afinal vai”, ora é o fornecedor que não responde nas vésperas do casamento, ora são as regras da DGS a mudar a qualquer instante. No nosso caso, o nosso telefone não parou, mas fomos capazes de ir em frente – unidos!


Então hoje falo-vos especificamente da véspera do vosso casamento. Enquanto vocês estão num vaivém entre a quinta, a igreja e demais fornecedores, os convidados começam a chegar a conta-gotas. Uns tiram um dia de férias para poder vir nas calmas, outros vêm ao final do dia cansados do trabalho. Outros tantos só viajam para o local do vosso casamento no Dia C bem cedinho – porque valorizam uma noite bem dormida na sua própria casa. E vocês terão que arranjar forma de entreter os diferentes tipos de convidados que têm. Podem enviar uma mensagem aos convidados uma semana antes do casamento a divulgar alguns pormenores, sítios onde ficar, locais a visitar e restaurantes onde comer. Ou podem recebê-los na casa dos vossos pais para uma pequena refeição acolhedora. Esse é o conceito dos Rehearsal Dinners que são comuns nos Estados Unidos.


cfb_641960.jpg


TRADUÇÃO: literalmente significa “jantar de ensaio”

DEFINIÇÃO: um Rehearsal Dinner é um evento pré-casamento muito comum nos Estados Unidos. Enquanto na véspera do Dia C, os noivos e toda a comitiva nupcial (pais, padrinhos, damas e cavalheiros de honra e meninos das alianças) tiram uns minutos para o “ensaio do casamento” ou wedding rehearsal, é costume oferecer o jantar aos participantes após o mesmo.


cfb_641956.jpg


Manda a tradição que este “jantar-ensaio” é pago pelos pais do noivo (tradicionalmente para mostrar o quão boa anfitriã também é a mãe do noivo). Contudo, hoje em dia qualquer um dos pais ou mesmo os noivos podem pagar este evento – obviamente, quem paga escolhe o sítio e a decoração. O local deve ser acessível a todos os convidados e ficar perto dos respetivos alojamentos. O menu deve ser mais modesto e essencialmente reconfortante para preparar os estômagos dos convidados para o dia seguinte. A indumentária é confortável para todos, embora algumas noivas usem o seu melhor modelito de cocktail.


É uma excelente oportunidade para os convidados se conhecerem ou conviverem num ambiente mais descontraído do que a azáfama do casamento. Fazem-se discursos e agradecimentos mais íntimos, longe das câmaras e dos holofotes do dia. É também uma boa oportunidade para dar presentes às pessoas mais importantes do vosso casamento.


cfb_641958.jpg


Se a tradição é realizar este evento na véspera do casamento, não posso deixar de mencionar o excelente debate da nossa Destacada Ritinha com 10 dicas sobre como dormir bem antes do casamento. Devem evitar álcool e comidas que nunca experimentaram na noite antes do casamento. Por isso tenham isso em conta enquanto escolher o que comer no vosso Rehearsal Dinner. Mas para jogar pelo seguro, podem considerar organizá-lo dois dias antes (para que todos possam desfrutar e recuperar horas de sono para o Dia C).


cfb_641962.jpg


Qual a minha experiência?

Quando fiz a minha pesquisa para este debate, li algures que em Destination weddings é de bom tom convidar todos os convidados a participar no Rehearsal Dinner ou em algum tipo de evento pré-casamento. E fico feliz por não ter falhado neste ponto.

Sempre quis um Destination Wedding na Madeira: trazer os convidados dos quatro cantos do Mundo para conhecer a minha terra Natal. Quis o destino (e o COVID) que os nossos 80 convidados viessem maioritariamente de Portugal Continental. Mesmo assim, queria dar-lhes a experiência de um dia bem passado na serra a comer espetada madeirense e a relaxar no meio da Natureza. Como a logística era muito complicada para a minha família, quando alugámos uma casa para a família do noivo poder ficar junta a passar as suas férias, escolhemos uma casa que tivesse espaço exterior com churrasqueira. E pedimos autorização prévia para uma pequena festa. Não sabíamos quem iria aderir ou quantas pessoas prefeririam ficar recatadas no seu hotel. A verdade é que foi um sucesso!


cfb_641964.jpg


O meu pai tratou da comida e foi o cozinheiro de serviço, com ajuda das minhas tias. Nós tratámos das entradas e das bebidas: comprámos tudo o que podíamos numa promoção de 50% de desconto direto e armazenámos em casa dos meus pais. Garantimos que tínhamos comida para toda a gente e foi uma tarde bem passada a comer, beber poncha (das boas, feitas na hora e em casa) e a conversar. Não houve discursos e não houve troca de prendas (embora 2 convidados tivessem feito questão de nos dar a prenda naquele dia). Foi um dia de muito relax depois da “tempestade” que foram os últimos dias antes do casamento.


cfb_641968.jpg


Houve quem saísse de lá a perguntar se “aquilo” já era a festa do casamento (será que tive também um home wedding?), porque todos comeram imensamente bem e puderam estar à vontade a confraternizar uns com os outros.


Pontos positivos e negativos:

Toda a logística de organizar um segundo evento (mesmo que mais pequeno do que o vosso casamento) pode gerar muita ansiedade e trabalho-extra para os noivos que deveriam estar a descansar. Por isso, delegar estas funções na nossa família foi a única maneira de desfrutarmos deste evento. Já para não falar de gastos-extra que tivemos o este rehearsal dinner temático (embora considere que poupámos com as compras que fizemos). Pudemos estar com todos os convidados um bocadinho, por a conversa em dia, falar sobre as suas viagens na ilha, falar sobre a Noite de Núpcias e relembrar os casamentos uns dos outros. Foi uma espécie de terapia para mim e para o noivo Milhinha.


cfb_641970.jpg


O grande receio foi o COVID: juntar todas as pessoas (embora tivéssemos a preocupação de celebrá-lo ao ar livre) poderia ser um risco de contágio. No entanto, fomos sortudos porque todos os convidados fizeram testes gratuitamente antes do casamento para viajarem para a Madeira.

Deixo-vos algumas fotos para mostrar o quão simples e descontraído foi o nosso Rehearsal Dinner com direito a espetada em pau de louro, poncha e espetada de atum.


cfb_641978.jpg


cfb_641980.jpg


cfb_641982.jpg


E vocês, Princesas? Pensam fazer algum tipo de receção aos vossos convidados, na véspera ou na manha do dia C?

Bjs e bons preparativos.

37 respostas

  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom Diaa Milhinha Smiley laugh

    Adorei o Teu "Jantar de ensaio", juro que adorava ter algo do género. Como a família é muito muito grande, para nós é quase impensável juntá-los todos em casa, no entanto, e como casamos a um domingo, estamos a ponderar fazer uma tarde de "churrasco" na casa dos meus pais para a família mais próxima. Passar a tarde na piscina, conviver e descontrair os nervos que devem ser gigantes nessa altura Smiley laugh

    PS: Ahh Poncha Caseiraaa, também querooo



    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana Marina, obrigada pelo teu testemunho também! Fico a torcer para que consigas realizar esse teu plano lindíssimo e de coração cheio! De facto o COVID tirou todo o protagonismo nas noivas, das festas, dos abraços, da Familia! Essa tua surpresa vai devolver-nos um pouco de normalidade! Tens toda a razao, micro-Weddings de Familia próxima não faz muito sentido. Mas para casamentos mais tradicionais talvez faça. Pensei muito antes de publicar este debate, uma vez que tive um casamento COVID com poucas restrições. Mas fica o conceito e a inspiração para a Wedding Season 2021 que se avizinha (e é tão desejada!) bjs
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida.
    Bem... Admito que nunca tinha pensado nisso nem lido nada a respeito. Desconhecia a tradição e o conceito em si. 🙂 Que bom ler a definição e um testemunho na 1a pessoa ao mesmo tempo.
    Parabens por mais um excelente debate! 👍
    Parece-me que pode ser perscindivel pra quem tem um casamento mais pequeno e com convidados que vivam relativamente perto e que se vejam regularmente, mas para quem tem varios convidados que venham de fora do país ou mesmo no caso de um destination wedding parece-me que pode fazer muito sentido.
    Eu tenho imensa familia fora do pais e adorava convida-los para o meu casamento e gostava que eles viessem ao meu casamento, mas eu queria precisanente o efeito contrario ao tal "jantar de ensaio" eu queria mesmo era que eles pudessem vir sem antecedencia, so no dia da nossa festa para ser uma especie de "surpresa" para os meus pais, uma vez que sao na maioria primos direitos deles. Assim o reencontro seria mais inesperado e intenso, e toda a conversa pra por em dia e a alegria de se verem todos juntos (muitos há anos e anos que nao se reunem) tinham lugar na nossa festa de casamento e eu sei que isso ia deixar os meus pais felizes e a familia toda entretida por bom tempo. 😊😍 Adorava... se iria "roubar" a atençao aos noivos um mega encontro de primos na festa? Talvez. Mas nao me preocupa nada isso. Não planeamos ter grandes dinamicas com os nossos convidados na festa, jogos e afins, gostavamos somente que todos passassem um bom bocado proporcionado por nos, com boa comida, boa musica e bom convivio.
    Haja orçamento pra tal e que o Covid dê treguas pra que todos possam viajar sem riscos e condicionantes e ainda pode vir a ser uma hipotese. 😉 A ver vamos...
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Kikinhas! Bom dia alegria, madrugadora como eu! Como o noivo e os meus sogros estavam “delicados” procuramos um alojamento simpático tipo apartamentos para poderem ficar uma estadia mais longa e por um preço económico. (40€/casal/dia). Aproveitámos e quase enchemos os apartamentos do dono! Ficaram os sogros, os cunhados, os padrinhos da noiva, e teriam ficado outros familiares vindos de fora se assim entendessem. Havia mais apartamentos disponíveis. Jardim, churrasqueira e piscina! Melhor impossível! Aconselho a fazeres-te rodear de pessoas que te ajudam efectivamente. Pois vais precisas de delegar algumas tarefas! Bjs
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola bom diaaaa adorei o debate, eu confesso que adoronessas tradições, mas não farei algo desse género ppr mil e uma razões familiares e logística da coisa 🙄🤣😊👌...
    Mas confesso que ando a pensar quem me ira vestir, quantas pessoas vou ter na minha casa, visto a dos meus pais estar fora de questão ( são separados, e não vivem por estas bandas) mas hei de chegar a uma conclusão
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração