Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Experiências de Noiva Covid: testagem aos convidados

Milhinha, a 24 de Fevereiro de 2021 às 11:30 Publicado em Fórum Casamentos.pt 2 38

Bom dia, princesas! A nossa Comunidade acordou ao rubro com as notícias dos números de casos de COVID a baixar e a pressão sobre os hospitais a diminuir. Agora apenas queremos ouvir falar de desconfinamento (Quando? Como? Que regras?) e saber quando poderemos casar (em segurança/em pompa e circunstância).


Isto porque, segundo a DGS, no Verão 2020 ocorreram muitos surtos em casamentos e eventos familiares. A hora da refeição em que tiramos as máscaras é particularmente problemática se as salas não respeitarem a lotação e o distanciamento entre convidados. Depois, durante a festa, a dança e a bebedeira, geralmente não lembra nem ao menino Jesus voltar a colocar a máscara. Por isso, neste estado de emergência com confinamento geral (Fevereiro 2021) os casamentos estão todos proibidos. Resta-nos saber quando poderemos voltar a sonhar com os casamentos e em que moldes. Este excelente debate da Destacada Zélia fala-nos de como poderá ser o nosso desconfinamento (tomando como exemplo o caso do Reino Unido).


O sector dos casamentos e de organização de eventos está em suspenso. O que outrora foi uma indústria de milhões está a ter dificuldades em manter-se com os sucessivos confinamentos e proibições. Apenas 16% dos casamentos programados para 2020 foram realizados, tendo alguns sido cancelados (os de estrangeiros que procuram o nosso país maravilhoso para casar) ou adiados para 2021 ou 2022.


Experiências de Noiva Covid: testagem aos convidados 1


Nesse contexto, alguns fornecedores reclamam agora uma nova solução para permitir a realização de casamentos e segurança no seu trabalho: testagem a todos os convidados antes do casamento. Recordo que isto é ainda uma proposta muito embrionária e que ainda não chegou aos decisores políticos. Mas tendo o meu casamento obrigado à testagem de (quase) todos os convidados, gostava de partilhar convosco a minha experiência.


Não, a testagem antes do casamento nunca foi obrigatória desde o início da pandemia – tínhamos poucos testes disponíveis. Contudo, eu tive um Destination Wedding na Madeira. Ou seja 90% dos meus convidados tiveram que tirar férias para ir à Madeira para assistir ao nosso casamento. A ideia agradou a todos e tivemos imensa adesão. Quando veio o COVID, o 1º confinamento e o nosso adiamento, muitos desistiram: de 180 passei a 80 convidados. Felizmente, todos puderam reaver o dinheiro ou alterar para outra data sem perda do valor da viagem.


Tal como a nossa noiva Raquel (que entrevistei neste debate), eu estive atenta às restrições aéreas para a Madeira e realizar teste PCR à COVID-19 72h antes do voo. Esse teste pode ser realizado gratuitamente (pago pelo Governo Regional da Madeira) em laboratórios específicos. Divulguei essa informação a todos os convidados atempadamente e também eles puderam realizar o teste antes de viajar. Também era possível realizar o teste gratuitamente à chegada ao Aeroporto da Madeira, devendo qualquer viajante esperar no seu hotel pelo resultado.


Assim, 90% dos nossos convidados (incluindo os noivos) foram testados antes do casamento. Qual o risco de depois se contaminarem na Madeira? Os números por altura do meu casamento eram tão baixos e, fruto desta testagem massiva, tinham todos os casos ativos isolados e sob quarentena. A maioria eram casos importados.

Casos Ativos na Madeira na data do meu Casamento:

Experiências de Noiva Covid: testagem aos convidados 2


Tivemos problemas com os testes? A verdade é que sim. Tivemos 5 pessoas (incluindo um padrinho) que testou INCONCLUSIVO antes de viajar. E tardaram tanto a analisar e reanalisar as amostras que as pessoas em questão quase perderam os voos (ou teriam que incorrer em mais gastos para mudar os voos). Felizmente tudo se resolveu a tempo e todos puderam ir, mas durante um par de dias essas 5 pessoas tiveram que lidar com o medo de estarem positivas.


Tivemos algum susto? Sim, infelizmente sim. Tivemos um casal com 2 crianças que viajava de França e optaram por fazer o teste à chegada. Na véspera do nosso casamento tivemos um convívio pré-casamento (uma espécie de Rehearsal Dinner) e esse casal decidiu aparecer ao final do convívio sem que tivessem esperado pelo resultado do teste, como deveria ser. O meu coração encolheu quando os vi lá naquele convívio ao ar livre, mas foram conscienciosos e mantiveram a distância de segurança, usando sempre a máscara em todos os momentos. Antes do final da noite comunicaram-nos os resultados negativos e pude dormir descansada na noite antes do casamento.


Como fomos de Lua de Mel para os Açores, tivemos que fazer novo teste antes da viagem e 6 dias após a nossa chegada aos Açores (testes gratuitos em laboratórios pagos pelo Governo Regional correspondente). Durante toda a Lua de Mel, mantivemos os nossos grupos de Whatsapp ao rubro com fotos, pedindo a todos que nos comunicassem algum sinal de infeção. Antes de retomar o trabalho após 10 dias de Lua de Mel, realizei novo teste que foi negativo. No entanto, só respirámos de alívio 15 dias depois do nosso casamento quando verificámos que todos os nossos convidados estavam sem sintomas e todos os testes realizados por motivos profissionais estavam negativos. Assim, pudemos ter a certeza que o nosso casamento não estaria associado a nenhum surto. Foi o dia mais feliz deste que chegámos de Lua de Mel!


PARA REFLEXÃO:

Esta proposta de testagem antes dos casamentos pode aumentar a segurança do trabalho dos profissionais no sector do turismo, mas não é certo que impeça a ocorrência surtos em casamentos. Isto porque os testes de que dispomos são falíveis e temos que ter em consideração a logística envolvida na testagem:

  • Testes imunológicos: são testes que requerem uma amostra de sangue. Avaliam o nível de imunidade de uma pessoa que foi exposta ou vacinada contra a COVID-19. Níveis altos de imunidade significam que será pouco provável que a pessoa testada tenha sintomas se houver infeção durante o surto. No entanto, não os impede de ser transmissores da infeção para outros convidados não imunizados num casamento, nem garantem proteção contra novas estirpes desse indivíduo.

  • Testes PCR: são os testes de eleição para o diagnóstico de COVID-19. Requerem uma amostra de zaragatoa ao nariz (e por vezes à garganta) e dão resultados em 12-48H. São bons para confirmar doença em indivíduos com sintomas respiratórios. Não detetam casos de infeção em início (no período de incubação de 5-7 dias que antecede os sintomas). O tempo de espera pelo exame também é longo, sendo que permite contactos de risco e infeção enquanto se espera pelo resultado.

Experiências de Noiva Covid: testagem aos convidados 3

  • Testes “rápidos” de antigénio: requerem uma amostra de zaragatoa nasal e dão resultados em 2-3h. Medem a infecciosidade de um indivíduo com COVID-19. Ou seja, um teste negativo não quer dizer que o indivíduo não tenha doença, apenas quer dizer que não apresenta risco para as pessoas à sua volta (durante quanto tempo? Não sabemos).


Assim, os Testes de PCR parecem ser suficientes em épocas de baixo número de COVID e pressupõem que após realização do teste as pessoas irão manter algum isolamento até à realização do vosso casamento. Os Testes de Antigénio permitem diminuir o risco de transmissão durante o casamento, mas na prática se algum dos vossos 200 convidados apresentar sintomas 3 dias depois do casamento, vão todos ficar em isolamento profilático à mesma (e vocês ficarão sem Lua de Mel).


Outra questão importante: quem paga pelos testes? Testes de PCR custam à volta de 100€ (os de antigénio desconheço o preço). Será o custo imputado aos noivos que pagam adicionalmente 100€ por pessoa? Ou aos convidados que deixam de dar prenda para fazer o teste? A obrigatoriedade de realização de testes implica que a parte que os exige os pague - no meu caso foram os Governos Regionais que assumiram esses custos. Acham que os fornecedores irão assumir esses custos?


Já muitas noivinhas levaram esta questão: e se os noivos testarem positivo antes do seu próprio casamento? O casamento é cancelado? O dinheiro é perdido? O que acontece legalmente a toda a organização do casamento? Sem dúvida, isto é tudo uma grande dor de cabeça.


Experiências de Noiva Covid: testagem aos convidados 4


Ser noivo COVID é esperar por 15 dias pós o vosso casamento para poder respirar de alívio. Porque na verdade qualquer infeção reportada nesse período após o vosso casamento poderá ser sinalizado o evento como origem do surto. Imaginem o stress que isto gera nos noivos – termos o nosso Dia Mais Feliz e uma Lua de Mel fantástica com ansiedade à mistura.


Portanto, se diminuirmos o número de pessoas no nosso casamento pode ser uma maior segurança para todos. E deverão explicar aos vossos convidados “mais complicados” que qualquer infeção após o casamento poderá por toda a gente em isolamento (é uma forma de “desconvidar”). Quanto a “casar com toda a pompa e circunstância”, vejo o caso mais difícil. Todos estamos ansiosos de voltar à normalidade, mas parece que está “Nova Normalidade” está cá para durar.


Muita força, princesas! Juntas voltaremos a ser felizes!

Bjs e bons preparativos

38 respostas

Última atividade por Milhinha, a 30 de Maio de 2021 às 13:14
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah
    Beijinhos babe!
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Milhinha, como te atreves? Gastar uma pipa de massa na Madeira com a tua festa de casamento principalmente quando o sector ultrapassa a maior crise dos últimos tempos? Ainda por cima a levares tantos convidados de fora, que tiveram que pagar alojamento em hotéis ou alojamento local, e a gastar dinheiro nos restaurantes locais para refeiçoes? Como foste capaz de abusar da testagem dos teus convidados na Madeira?! E como se nao bastasse, ainda foste para os Açores, deixar lá o teu dinheiro no mesmo sector que passa pela tal maior crise dos últimos tempos, nos hotéis onde ficaste e as diferentes ilhas por onde passaste? Devias ter vergonha, Milhinha. De ter deixado o teu dinheiro em Portugal em vez de deixares na Tailândia como era o teu plano inicial... shame, shame, shame!

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa pois...o que acho é que o setor dos casamentos foi tão afetado (tal como outros setores) que estão a tentar propor e fazer de tudo para puderem voltar à atividade.... aguardemos com esperança 🙏
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo Miriam! E sofre de uma maneira crónica... É um verdadeiro teste à nossa resiliência. Acho mesmo que esta medida não irá trazer nada de positivo para o sector. Só mais gastos para os noivos. Mas como já foi dito aqui: eles são grandes que se entendam... Nós por aqui vamo-nos apoiando umas às outras! Bjs
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa explicação Milhinha! Se te compreendo bem...eu tinha feito um teste rápido numa 5feira e na 3feira seguinte iniciei sintomas... resultado: positiva numa 4feira...nem uma semana depois do teste rápido...isto para dizer que para além das pessoas não percebem a diferença entre os testes, por vezes os mesmos dão uma falsa sensação de segurança...obvio que é mais uma segurança mas não se pode baixar a guarda neste momento 😔 ai noiva covid sofre!!!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo teu carinho e pela participação. Poderíamos ficar horas aqui a especular. Acho que resumiste os pontos chave. Não sou fundamentalista: acho que deverão haver casamentos, mas com as devidas condições e se eu pudesses gostaria que nenhuma noiva tivesse de passar pelos 15 dias de ansiedade (não me interpretes mal, foram dias bem felizes, mas a ansiedade estava a mais). Vamos ver como corre! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha! Não sei o que pensar sobre essa proposta... Não estou a ver um benefício real a este sector, e se for avante esta obrigatoriedade juntamente com custos para os convidados/noivos, vai ser ainda pior a emenda que o soneto... Mas é como dizes, eles são grandes que se entendam...

    Por outro lado, era bom saber que com teste negativo estaríamos mais há vontade, mas prefiro a situação actual de máscaras e distanciamento do que essa falsa segurança de testes feitos há dias e pouco isolamento antes do casamento...

    Tanto eu como a minha mãe já tivemos covid, e não sei de mais ninguém na família que tivesse ganhado imunidade entretanto. O que me dá muito receio de um surto causado pelo nosso casamento. O ideal é que as vacinas avancem, e que as pessoas continuem a respeitar as regras de distanciamento e cumprir com "etiqueta respiratória".

    Felizmente, para nós a decisão de ter um casamento pequeno sempre foi um requisito (a nossa lista original tinha 60 pessoas!) e acho que pouca gente no copo d'água é mesmo a condição mais segura para todos os convidados. E acho que será bem mais eficaz do que obrigarem 200 pessoas a fazerem teste dias antes do casamento...

    Mas este assunto dá pano p'a mangas, querida 😆e continua a ser apenas especulação tudo o que se poderá passar na época alta dos casamentos.

    Muito obrigada por mais um debate pertinente, tão importante para a comunidade nos dias que correm! Beijinhos 💚

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Da minha parte acho que assustei todos os potenciais noivos. Infelizmente. Mas fico à espera de novos convites. Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagina, os noivos teriam que preparar um lanchinho/pré-cocktail para os convidados que estivessem na fila do teste Covid, assim com uns rissóisinhos e pastéis de bacalhau. E teríamos enfermeiros aqui na app como fornecedores que poderíamos contratar para o evento, em vez de Photobooth, seria Covidbooth, com direito a foto também, porque nao? Cá já comecei a imaginar aqui!

    P.S. Sim fomos mesmo, e quero tanto a mesma felicidade (e menos stress) para os noivos deste ano. Estou convidada para um casamento de Abril que infelizmente já declinei porque nao tenho hipótese de comparecer, e fiquei triste Smiley sad

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente contigo Raquel e adorei a forma caricata como descreveste a situação tenebrosa de ter as “narinas ao leu” para permitir uma festa 😂 Fomos Tao felizes em 2020! Gostava que essa felicidade viesse (e depressa) para 2021! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se planear um casamento de 2020 foi stressante nem quero imaginar planear em 2021... Consigo perceber a vontade do sector em ter estes testes, mas para os clientes (noivos) e respectivos convidados, na minha opiniao nao faz sentido nenhum. No contexto real de um casamento, os convidados teriam que ir 2 ou 3h mais cedo ao local fazer o teste, depois ficar à espera do resultado entao para ir ao casamento? E se o resultado fosse positivo, era "ora bem, tou aqui há 3h ao sol mas dei positivo, vou dar um assobio ali à noiva e vou embora pra casa, também os saltos já me estavam a magoar os pés".

    Além da tal falsa sensaçao de segurança, sendo que os tais testes rápidos têm maior probabilidade de errar no resultado. Depois evitariam-se o afastar das mesas e álcool gel? Acho isto tudo muito "boa vontade mas pouca praticalidade".

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Principiante Maio 2022 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou a torcer para os passaportes de imunidade serem uma realidade já que estão a ser propostos pela OMS e não paises individuais. A UE neste momento ainda não abraçou essa ideia porque não tem vacinas disponiveis para administrar. Estou com esperança nisso porque festa com todas essas condicionantes não é bem festa para nós. Que Portugal continue a vacinar com eficacia que os britânicos já estão em massa a fazerem-se ao bife para passar as ferias ai!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa. Pelo carinho e companhia. Acho que é um tema que vale a pena ser discutido com seriedade por fornecedores e noivos igualmente. Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha! Lembro-me como se fosse ontem do stress que viveste nos dias anteriores ao teu casamento. Mas fico muito aliviada por saber que o sofrimento não foi em vão e que correu tudo bem e principalmente, em segurança!!

    Muito obrigada por partilhares a tua experiência Smiley heart Vamos esperar que sejam colocadas outras opções em cima da mesa porque, de facto, esta não é muito viável.

    Beijocas!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana Marina. Concordo contigo num aspecto: o Amor está no centro de tudo. E é o mais importante. Para casar em plena pandemia é preciso muita calma e persistência, um pouco de sorte e muito trabalho e criatividade. Para mim era impensável adiar indefinidamente só porque não posso ter aquele ideal de festa. Juntei as 80 pessoas que mais nos amam e que realmente se arriscam por nós e tivemos quase o único encontro social de 2020. E soube a todos tão bem. A custo de 15 dias de ansiedade nossa. O dinheiro foi na medida certa - agora posso aplicá-lo noutras coisas como construir família. Mais importante é o meu tempo e dedicação vai para coisas que realmente importam e não para fornecedores desanimados, convidados ansiosos e indecisos e by-standers palpiteiros. Digo-te que uma quarentena sem ter que organizar um casamento é infinitamente melhor. Por isso fiz bem (e tive sorte) em despachar o assunto. Espero que cada noiva entre a sua forma de despachar o assunto - seja a cancelar ou a adiar 3 ou 4 vezes. Não há receita universal. Por isso, força! Faz as coisas como fazem sentido para vocês. Bjs
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada querida por mais um debate tao bom. 👍
    A cada linha que leio sobre o tema so se intensifica em mim a certeza de que "não quero isto, não quero NADA disto para o meu casamento". O risco, o medo, a incerteza, a ansiedade, o stress... Epah não. Pra mim estragam tudo. 😩💔 Não aceito que esperei estes anos todos pra ter de submeter a nossa festa de casamento, a nós proprios e os nossos convidados a este inferno. Nem pensar! Nem que espere mais uma decada... Quero la saber se perco dinheiro, ou se ganho rugas ou mais 5kg e o vestido nao me serve! 😅 Logo se verá... Mas dar uma festa com este clima... Pra nós não faz qualquer sentido. 😔 Adiaremos.

    No nosso convite de casamento escrevemos "Estavamos, estamos, estaremos juntos." E sabes, é so o que mais importa no meio disto tudo. É saber que no fim desta tempestade ainda nos teremos um ao outro. Como antes. Como sempre.Ja passamos por tanto e estivemos sempre juntos nestes 15 anos, estamos juntos nesta fase mais negra, e continuaremos juntos casados ou não, isso não vai mudar. Não temos duvidas. O nosso amor ja superou tanta coisa, e vai ser mais forte do que este virus, porque eu sei que ha quem procure a vida toda por um amor assim, e por isso vale anos de espera pra poder ser oficializado e celebrado como sempre sonhamos. 😊 Ainda nos vamos rir disto tudo no nosso dia. Havemos de brindar ao fim e à vitoria da ciencia contra esta pandemia e então seremos mesmo um casal, orgulhosamente, à prova de tudo!! 😁
    Um beijinho e de novo, obrigada pelo teu testemunho.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Zélia, sem duvida que há muito por esclarecer a este nível. As fronteiras encerradas com critérios fluidos e maleáveis também me incomoda. Não posso ir ao UK, mas se for por Espanha já posso? Só ridículo! Mas há-de passar. Espero mesmo que venham dias melhores para todos! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quanto mais penso neste assunto, mais penso no ridiculo que é. Acho que não vai ajudar o sector sinceramente. Mas eles são grandes que se entendam! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Bem, se tivermos nós que pagarmos esse teste, esquece... nem me meto nisso🤣🤣
    Mas sinceramente não estou a ver estarem a exigir que todos os convidados sejam testados e estarmos nós a pagar por isso tudo. Na minha cabeça não faz sentido. Já é tão difícil pagarmos um casamento quanto mais ter essa responsabilidade em cima. Contudo, aguardo pelos próximos episódios com pensamento positivo 🤣
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim Milhinha 😊🤞
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate!! 🥰🥰



    Eu sinceramente acho que se os testes tiverem que ser os PCR e pagos pelos convidados que vai sair o tiro pela culatra aos fornecedores que querem fazer casamentos mas no final de contas vão ter ainda menos porque vai ser financeiramente incomportável... para além de dar uma falsa segurança por demorarem muito a sair 🤷🏻‍♀️

    Na cruz vermelha os PCR custam 60 ou 65€ sendo mais em conta que nos outros locais, e os antígenos custam 20€ se não me engano... fora da Cruz vermelha devem de custar mais. 😫

    Agora, houve qualquer notícia sobre testagem massiva... a verdade é que se forem feitos testes em massa juntamente com a reabertura de serviços e estabelecimentos esses testes em massa se fossem gratuitos ou a preço de custo iriam facilitar a adesão e segurança da população a frequentar esses espaços, eventos, feiras, restaurantes...

    Aqui no UK enquanto em março e abril quase não se faziam testes (toda a gente que conheço que teve COVID nessa altura NÃO foi testado), ao longo do ano só quem tinha sintomas podia fazer teste gratuito e agora pessoas sem sintomas podem fazer o teste rápido gratuito (com resultados em 30 minutos)... mas nós não somos o UK né? 😫😅

    Vamos ver o que o governo decide, mas a chance de termos o vírus é mínima, sendo que menos de 1% da população tem o vírus de cada vez... e com os casos a desceram ainda menos. Tudo bem que casamentos são momentos de festa e não propriamente uma ida ao supermercado, o fazer teste não descarta o distanciamento, uso de máscara e álcool gel.

    O que me preocupa mesmo muito é que, ao contrário da Eliana, dos meus 80 convidados só 2 (que eu saiba) tiveram o vírus. Se juntar uma margem de erro mesmo assim diria de 5 a 10 😱 Felizmente estamos a passar pelos intervalos da chuva, mas sendo que todos vamos apanhar o vírus a determinada altura, ao menos que fosse agora em vez de ser em junho 😂😂😂🤦🏻‍♀️

    E vamos ver se teremos que fazer teste ao viajar do UK ou de Itália, até lá muita água corre debaixo da ponte 😘😘😘🥰🥰🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também eu! Vai correr tudo bem 🌈 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem bem a ansiedade que isso gera. Também eu tinha convidados importantes a vir de fora. Gostava que essa opção do passaporte COVID fosse uma realidade para casamentos internacionais, mas com o BREXIT, qualquer ideia do UK vai ser vista com nariz franzido pela UE. Mas que tenham boas ideias e casamentos!
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Principiante Maio 2022 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu estou no Reino Unido e com casamento marcado para Outubro em Portugal e com noivo escoces. Com requerimentos de quarentena à entrada (aqui) e restrições de entrada para estrangeiros (a familia dele TODA) a minha esperança seja que até lá os passaportes de imunidade sejam uma realidade. Quem seja vacinado poder viajar se não nem sequer conseguimos entrar a Portugal quanto mais ter o casamento


    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, que bom debate! 😍
    Vamos esperar pelas medidas tomadas pelo governo e que comecem os casamentos estou ansiosa 🤞
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com muita paciência e fazendo figas 🤞 Bjs e força!
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate Milhinha!!! Vamos ver o que dizem sobre essa medida... ainda aguardamos por novidades sobre o desconfinamento!! 🍀
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai tudo correr bem 🌈 e iremos ter o nosso dia mais feliz! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oxalá Alexandra. Mas a vacinação tem de se organizar mais e ser mais célere. Acho que chegaremos lá! Bjs
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debate 😊
    Esperemos que existam soluções mais viáveis mas igualmente seguras do que as propostas que foram apresentadas 😕
    Há-de correr bem! 🤞
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Óptimo debate e bastante esclarecedor. Ontem já vi uma declaração do responsável da vacinação que diz que podemos atingir a imunidade de grupo mais cedo do que o esperado. Vamos torcer muito e aguardar pelas medidas que aí vêm. 🙏
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não era má ideia 😆 beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração