Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c

Milhinha, a 29 de Abril de 2021 às 06:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 37

Bom dia, Princesas! A nossa Destacada Zélia perguntou e eu vou tentar responder: como organizar últimos dias antes do Grande Dia C?


Vocês encontrarão poucos debates de noivas ativas nas últimas fases do casamento (especialmente nos últimos dias), porque é mesmo difícil vir cá partilhar todos os detalhes e todos os pensamentos ocorridos nas vésperas do Dia C. É uma experiência totalmente imersiva digna de um capacete 3D de realidade aumentada. Há surpresas (boas e más), há uma necessidade de resiliência extrema às adversidades (sobretudo nestes casamentos COVID) e é um rodopio de emoções interminável. Ora é a mãe que lhe cai a ficha que a filha vai casar, ora é a tia que se esqueceu de marcar o cabeleireiro, ora é o convidado indeciso que não sabe “se afinal vai”, ora é o fornecedor que não responde nas vésperas do casamento, ora são as regras da DGS a mudar a qualquer instante. No nosso caso, o nosso telefone não parou, mas fomos capazes de ir em frente – unidos!


Então hoje falo-vos especificamente da véspera do vosso casamento. Enquanto vocês estão num vaivém entre a quinta, a igreja e demais fornecedores, os convidados começam a chegar a conta-gotas. Uns tiram um dia de férias para poder vir nas calmas, outros vêm ao final do dia cansados do trabalho. Outros tantos só viajam para o local do vosso casamento no Dia C bem cedinho – porque valorizam uma noite bem dormida na sua própria casa. E vocês terão que arranjar forma de entreter os diferentes tipos de convidados que têm. Podem enviar uma mensagem aos convidados uma semana antes do casamento a divulgar alguns pormenores, sítios onde ficar, locais a visitar e restaurantes onde comer. Ou podem recebê-los na casa dos vossos pais para uma pequena refeição acolhedora. Esse é o conceito dos Rehearsal Dinners que são comuns nos Estados Unidos.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 1


TRADUÇÃO: literalmente significa “jantar de ensaio”

DEFINIÇÃO: um Rehearsal Dinner é um evento pré-casamento muito comum nos Estados Unidos. Enquanto na véspera do Dia C, os noivos e toda a comitiva nupcial (pais, padrinhos, damas e cavalheiros de honra e meninos das alianças) tiram uns minutos para o “ensaio do casamento” ou wedding rehearsal, é costume oferecer o jantar aos participantes após o mesmo.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 2


Manda a tradição que este “jantar-ensaio” é pago pelos pais do noivo (tradicionalmente para mostrar o quão boa anfitriã também é a mãe do noivo). Contudo, hoje em dia qualquer um dos pais ou mesmo os noivos podem pagar este evento – obviamente, quem paga escolhe o sítio e a decoração. O local deve ser acessível a todos os convidados e ficar perto dos respetivos alojamentos. O menu deve ser mais modesto e essencialmente reconfortante para preparar os estômagos dos convidados para o dia seguinte. A indumentária é confortável para todos, embora algumas noivas usem o seu melhor modelito de cocktail.


É uma excelente oportunidade para os convidados se conhecerem ou conviverem num ambiente mais descontraído do que a azáfama do casamento. Fazem-se discursos e agradecimentos mais íntimos, longe das câmaras e dos holofotes do dia. É também uma boa oportunidade para dar presentes às pessoas mais importantes do vosso casamento.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 3


Se a tradição é realizar este evento na véspera do casamento, não posso deixar de mencionar o excelente debate da nossa Destacada Ritinha com 10 dicas sobre como dormir bem antes do casamento. Devem evitar álcool e comidas que nunca experimentaram na noite antes do casamento. Por isso tenham isso em conta enquanto escolher o que comer no vosso Rehearsal Dinner. Mas para jogar pelo seguro, podem considerar organizá-lo dois dias antes (para que todos possam desfrutar e recuperar horas de sono para o Dia C).


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 4


Qual a minha experiência?

Quando fiz a minha pesquisa para este debate, li algures que em Destination weddings é de bom tom convidar todos os convidados a participar no Rehearsal Dinner ou em algum tipo de evento pré-casamento. E fico feliz por não ter falhado neste ponto.

Sempre quis um Destination Wedding na Madeira: trazer os convidados dos quatro cantos do Mundo para conhecer a minha terra Natal. Quis o destino (e o COVID) que os nossos 80 convidados viessem maioritariamente de Portugal Continental. Mesmo assim, queria dar-lhes a experiência de um dia bem passado na serra a comer espetada madeirense e a relaxar no meio da Natureza. Como a logística era muito complicada para a minha família, quando alugámos uma casa para a família do noivo poder ficar junta a passar as suas férias, escolhemos uma casa que tivesse espaço exterior com churrasqueira. E pedimos autorização prévia para uma pequena festa. Não sabíamos quem iria aderir ou quantas pessoas prefeririam ficar recatadas no seu hotel. A verdade é que foi um sucesso!


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 5


O meu pai tratou da comida e foi o cozinheiro de serviço, com ajuda das minhas tias. Nós tratámos das entradas e das bebidas: comprámos tudo o que podíamos numa promoção de 50% de desconto direto e armazenámos em casa dos meus pais. Garantimos que tínhamos comida para toda a gente e foi uma tarde bem passada a comer, beber poncha (das boas, feitas na hora e em casa) e a conversar. Não houve discursos e não houve troca de prendas (embora 2 convidados tivessem feito questão de nos dar a prenda naquele dia). Foi um dia de muito relax depois da “tempestade” que foram os últimos dias antes do casamento.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 6


Houve quem saísse de lá a perguntar se “aquilo” já era a festa do casamento (será que tive também um home wedding?), porque todos comeram imensamente bem e puderam estar à vontade a confraternizar uns com os outros.


Pontos positivos e negativos:

Toda a logística de organizar um segundo evento (mesmo que mais pequeno do que o vosso casamento) pode gerar muita ansiedade e trabalho-extra para os noivos que deveriam estar a descansar. Por isso, delegar estas funções na nossa família foi a única maneira de desfrutarmos deste evento. Já para não falar de gastos-extra que tivemos o este rehearsal dinner temático (embora considere que poupámos com as compras que fizemos). Pudemos estar com todos os convidados um bocadinho, por a conversa em dia, falar sobre as suas viagens na ilha, falar sobre a Noite de Núpcias e relembrar os casamentos uns dos outros. Foi uma espécie de terapia para mim e para o noivo Milhinha.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 7


O grande receio foi o COVID: juntar todas as pessoas (embora tivéssemos a preocupação de celebrá-lo ao ar livre) poderia ser um risco de contágio. No entanto, fomos sortudos porque todos os convidados fizeram testes gratuitamente antes do casamento para viajarem para a Madeira.

Deixo-vos algumas fotos para mostrar o quão simples e descontraído foi o nosso Rehearsal Dinner com direito a espetada em pau de louro, poncha e espetada de atum.


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 8


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 9


Rehearsal Dinner: acolher os convidados na véspera do Dia c 10


E vocês, Princesas? Pensam fazer algum tipo de receção aos vossos convidados, na véspera ou na manha do dia C?

Bjs e bons preparativos.

37 respostas

Última atividade por Milhinha, a 3 de Maio de 2021 às 06:34
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hello babe! Fazes bem querer ver a pessoas antes e vai ser tão tão bom! Bjs 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Brutal Milhinha.
    Quando ouço falar em rehearsal dinner lembro-me muito de alguns filmes americanos que vi😁
    Eu estou a pensar em fazer algo parecido ao que fizeste: juntar algumas pessoas, talvez em situações diferentes porque será muito difícil conseguir juntar toda a gente pois muitas pessoas trabalham e têm a sua rotina na ilha. Mas não é algo que me preocupa. 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!! Acho que em breve vamos começar a ter aqui noivinha com muito pra contar!!!
    Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo isso, parece um sonho!!



    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina! Qualquer esplanada neste momento parece-me idílico e mais estando com as pessoas que mais gostamos e que nos querem bem. Está quase! Desejo as maiores felicidades para o vosso dia C! Ficamos aqui a aguardar a abertura da Wedding Season! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Wow Milhinha,
    Que churrascada maravilhosa!!!
    Eu fui a um destination wedding em Barcelona há uns anos, ficámos todos hospedados no mesmo hotel e de facto na véspera jantamos todos juntos e isso foi muito fixe. No nosso caso, casando já dia 15 de Maio, acho que vamos a uma esplanada no dia 13 mas só com as minhas tias que andam a falar nisso há meses.. 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem é uma excelente opção! Para forrar o estômago depois da festança! Também já fui a um casamento assim! Bjs
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha!
    Adoro esta ideia! Smiley heart
    Quanto mais festas melhor! Smiley laugh

    Por mim haveria um jantar na véspera, mas pelo noivo não! Resultado: não haverá!

    Haverá almoço no dia seguinte ao casório! Mas já não conta!
    Obrigada pela partilha! Pelas fotos parece que foi um dia tão tranquilo!
    Beijinho!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Isa! Nada aconselhável em surtos COVID, mas no meu caso foi possivel 🙏 Espero que volte a ser uma realidade para as nossas noivinhas. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No nosso grande Norte! Também cumpri essa tradição da parte do noivo. Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiiii adoro, foi uma excelente ideia! É destas coisas que, hoje em dia, precisamos mais do que nunca Smiley heart

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Milhinha, as always 😍

    Por cá, faremos uma pequena recepção apenas na manhã do casamento (como é tradição, os convidados irem ter a casa do noivo ou da noiva) 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Ritinha! Sou fã dos teus debates que têm sempre dicas úteis! E já agora dos teus comentários! Essa experiência do casamento da tua madrinha faz-me lembrar do casamento da minha melhor amiga há 5 anos (quase 6): sendo o marido tuno (foi inclusive Magister), o casamento não poderia deixar de ter todos os amigos a cantar e a tocar a toda a hora. Foi épico! Um verdadeiro reencontro!
    Os rehearsal dinners são muito comuns, mesmo sem nos apercebermos. Não são tão formais como o das séries (sim, acho que o ultimo que vi foi o do HIMYM), são mais relaxados mas igualmente úteis para confraternizar!
    Sei que o COVID impede muita coisa, mas com um pouco de sorte e persistência lá se faz a coisa! Bjs dear!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Milhinha!!! Antes de mais, muito obrigada por referenciares o meu debate das dicas para belas adormecidas na noite -1 💚

    Sempre vi esse rehearsal dinner nas séries americanas (então o famoso da Robin+Barney do HIMYM é que foi!) e nunca entendi bem a necessidade disso. Mas agora com o teu debate, não só percebo perfeitamente o objetivo como me lembrei que afinal já estive num rehearsal dinner e nem sabia! Foi no casamento da minha madrinha de tuna (que se casou com um tuno de Lx) e portanto metade dos convidados eram de Lx. Para tê-los bem acolhidos nesse fim-de-semana, os noivos decidiram fazer um jantar convívio com toda a gente, mas não foi oferecido pois foi num restaurante e cada um pagou o seu sem problema. Mas foi um jantar incrível, cheio de música e convívio até às tantas! Claro que sem os noivinhos desde as 22.00 heheh Que excelentes memórias isso me traz... 😍 Por isso, percebo bem esse ambiente fantástico que transparece nas tuas fotos! Valeu bem o esforço! Beijinhos 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É algo mais simples mas mesmo assim um miminho precioso para esses convidados mais especiais! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah ainda bem! Não me importo de andar a mil, desde que consiga dormir o suficiente nos dias antes 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Excelente debate e óptima ideia! Por aqui não conto fazer nada do género. Eu sairei da nossa casa e acho pequena para estar a receber pessoas enquanto me preparo. O noivo deve receber apenas os tios e primos antes de seguir para a igreja. 😊
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que merecem esse miminho 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro Martinha! É super importante manter os vossos convidados bem alimentados! Preocupei-me mais com as crianças... excelente ideia! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Confesso que andei a mil e a dormir pouco nos dias antes do Casamento, para terminar Manualidades e coisas afins. Mas na véspera do dia C, depois do Rehearsal Dinner que começou as 13h e acabou la para as 20h, fui dormir que nem um anjinho! Vou ver o que desencanto sobre isso 😉 Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha l, excelente debate adorei 😍
    Deve dar uma trabalheira mas no fim deve ser muito gratificante. Por cá vamos fazer um pequeno almoco/ lanche antes de irmos para a Igreja 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que tenho mais dificuldade em visualizar os dias antes. Queria fazer tudo antes para pelo menos no dia antes não andar stressada, sempre vi as noivas à minha volta irem dormir às 2 da manhã no dia antes do casamento e acordar às 6h para a maquilhagem e não quero nem nunca quis isso para mim, porque se eu não dormir não vou estar tão bem no dia!


    Do pequeno almoço a minha mãe já tratou de reservar uma empresa para isso 🙏🏼 Menos trabalho
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Laura! O pequeno almoço na casa dos pais dos noivos é um clássico nas vésperas do casamento! Um clássico Nortenho que nós tivemos que cumprir também no nosso caso (sendo o noivo de Estarreja 🤗) talvez me aventure em detalhar como organizei isso (com a preciosa ajuda da minha sogra 🥰). Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Prometo fazer mais debates deste género a pensar em ti e em todas as outras noivinhas que precisam de visualizar o seu dia (eu também tive muita dificuldade em visualizar o meu)!
    Acho uma excelente ideia forneceres o almoço aos teus convidados, mas faz uma coisa simples que não te dê muito trabalho - acima de tudo delega! Prometo abordar estes assuntos da próxima vez.
    Bjs e estás quaseee!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Carlinha! No teu caso percebo: já tens duas datas e duas festas; um terceiro ajuntamento era uma loucura! Adorei ter as nossas comidas da serra em pleno conforto de casa, só fez falta extender a manta debaixo de uma árvores e admirar os Ramos das árvores erguendo-se para o céu! E dormir a sesta com essa vista claro - a poncha puxa por isso 😂

    Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Minha Bubbly Dani! Então Tambem terás um Destination Wedding como nós! Vai ser super! Vais adorar! Beijinhos grandes! E que comecem as festas! Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, adorei o teu rehearsal dinner. Quando comecei a ler o debate tava a pensar, "não, isto não é para mim! É muito dinheiro! Duas festas de seguida? Mais uma tradição americana." Mas da maneira como tu fizeste, sim! Como boa madeirense, claro que sim!! 🤣 no entanto este ano não vou fazer nada do género. Para o próximo ano, não sei, pois 85% dos convidados são madeirenses e conhecem-se, logo não faz muito sentido. Mas é uma otima dica! Beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita que ando a pensar nisso de como. Será os dias anteriores ao casamento, até mesmo quem me veste onde fico etc e etc 😂mas encontrarei solução para tudo 🙏👌😎
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Helena, obrigadissima por este debate.
    Acredito mesmo que os dias antes sejam como disseste “ uma experiência totalmente imersiva digna de um capacete 3D de realidade aumentada”

    Principalmente quando não moramos no local do casamento, deixamos muita coisa para esses dias 😫😫😫
    Como vou ter pelo menos os meus sogros e cunhados a vir de fora, teremos mesmo que fazer jantar no dia (ou dias) antes. Acho que vai ser lindo finalmente estarmos todos juntos, os meus pais e sogros não se conhecem, mas por outro lado sei que vai ser mais um momento de stress a juntar a tudo. 😩😩

    Na manhã do casamento seguiremos a tradição da minha terra de fazer o pequeno almoço em casa (na verdade vai ser almoço). Não o fazer nem nunca esteve em questão, primeiro porque já fui a um casamento que não tinha e não achei piada nenhuma a essa parte, segundo porque estando os meus sogros em terra e casas que não são deles tenho que os alimentar de qualquer maneira.

    No final e independentemente de tudo, conseguiremos resolver, mas acredito que a chave para o sucesso seja mesmo delegar tarefas para que tudo corra bem 😍😍
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Milhinha, adorei este debate! E que "jantar de ensaio" fantástico parece teres tido 😍

    Por aqui os convidados são todos ou de Leça (minha terra) ou de Ovar (terra do noivo). Os únicos que vêm de fora serão os padrinhos do noivo que são um casal amigo que vive no Alentejo. Em principio virão durante a semana anterior e iremos fazer pelo menos um jantarzinho relax com eles 😍 Depois, a minha mãe gostava que os convidados viessem a nossa casa antes de irem para a igreja (por norma a minha família faz quase sempre isso), mas ainda teremos de aguardar para decidir definitivamente porque vivemos num apartamento e com o COVID pode não ser a melhor opção. Vai tudo depender de como estiverem as coisas na altura 😍😘

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    🌸Olá minha

    Bom dia pra vocês também 😘

    Muito bom debate👏🏻 Esclarecedor sobretudo, já que estando no início como eu, de não ler relato como o teu, as surpresas “boas e ruins” como mencionaste, viriam sim ou sim sem com ou sem precedentes😕pelo menos assim, estarei mais ao tanto de detalhes tão importantes quanto esquecidiços 😂 Obrigada uma vez mais my 👸🏻

    Nos nossos planos iremos ter 2 dias seguidos desse tipo de programação anterior ao dia C, já que 90% dos nossos convidados incluindo nós os noivos, vamos de fora.🤩😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Joana! Tambem casei num domingo e soube muito bem reunir os convidados a tarde anterior. Não foram os 80 convidados todos, mas tivemos muito boa adesao. Tenho a certeza que vais adorar! Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração