Bom fim de semana, Princesas! Esta semana, eu e a Kikinhas juntámo-nos para dar a conhecer o lado bom e o lado negro dos noivados longos – qual dádiva e maldição simultânea na vida de muitas noivas – e abrimos uma autência caixa de Pandora! Não podíamos estar mais contentes: vemos noivas reais a falar abertamente das suas experiências menos boas e todas percebemos que não estamos sós. Tem sido igualmente catártico para noivas com noivados longos e noivados curtos. E isso é tão bonito de se ver!
Ontem recebemos a notícia de que os casamentos vão finalmente ser possíveis (para já com as devidas restrições) e estamos a antecipar a festa de cor que serão os debates a mostrar as fotos dos primeiros casamentos (o primeiro já cá canta!). Serve-nos de embalo para o último debate do nosso Dueto sobre Noivados Longos. Podem ler os outros em:
● Parte 1 comigo – em que damos a conhecer as entrevistadas e os pontos bons e maus de noivados longos.
● Parte 2 com a nossa Kikinhas – abordando o planeamento e os fornecedores.
Vamos a isto?
12. Tiveste algum momento de BrideZilla/diva do casamento?
Noiva Kikinhas: Na minha cabeça tenho sempre! Mas é tanto drama e tema COVID à minha volta que rouba sempre o protagonismo da Noiva – que sou EU!
Casada Milhinha: “Surtei” tantas, mas tantas!, vezes! Tantas birras e amuos aturou o meu querido noivo Milhinha quando perdemos o nosso local de copo de água e tivemos que reorganizar o nosso casamento todo em 4 meses – tive um noivado curto dentro de um noivado longo ao que parece! Muito stress e muita indecisão corroeram-me a alma e andei muitas vezes sem filtro e sem capacidade de resolver os problemas que se me deparavam. Olhando para trás, provavelmente iria reagir da mesma forma hoje – porque as situações em que me vi metida foram extraordinariamente inesperadas e não deveriam ocorrer a nenhuma Noiva! NUNCA! “Surtar” com sarcasmo e ironia, pode ser catártico mas não é nada saudável para manter uma relação fornecedor-cliente saudável para que tudo corra maravilhosamente bem para quem nos presta um serviço.
13. Como esteve a tua Saúde
Mental durante todo este tempo?
Noiva Kikinhas: No início bem, mas houve uma fase em
que o stress tomou conta de mim. E sinceramente não me apercebi, pois estava
tão embrenhada nos temas e planos e a pensar em todas as opções de correr mal e
bem, que o meu corpo começou a dar sinal… Ora acordava com faltas de ar, ora
parecia que queria desaparecer. Acho que o que me chocou, foi a minha falta de
menstruação, e altos no peito, que depois de exames médicos revelou felizmente
não ser nada de grave (“altos” estes que desapareceram ). Mas admito que
fiquei assustada. O meu noivo também. Daí a ter me focado de forma objetiva e
não tão global e aceitar que infelizmente não posso controlar tudo. Nem
pessoas, nem momentos, nem listas, nem COVID, nem pesos ou tempos… etc….
Sim meninas, o stress de uma preparação é real. E estes tempos
incertos não me ajudaram. Portanto, se o vosso corpo fala, vão ao médico e
cuidem de vocês
Falem, desabafem, escrevam debates, chorem, pois por vezes o mundo lá fora
não entende o nosso sufoco, mas aqui todas temos algo em comum: somos noivas
e o objetivo é chegar a casadas!
Casada Milhinha: Enquanto a minha Saúde Mental esteve relativamente estável durante o noivado – tendo eu redescoberto a minha capacidade de organização e multitasking – a ansiedade e a espera pelo dia C foi o pior do meu longo noivado. Tudo isso culminou com o COVID, que trouxe caos e entropia aos meus dias, pela incerteza das regras para realização de casamentos e da variação do número de casos de COVID. Esta ansiedade crónica agudizada pela pandemia, levou-me a um profundo estado de tristeza e apatia nos dias antes do meu casamento. Salvou-me a escrita criativa nos meus debates pré-casamento e o apoio incondicional do meu noivo Milhinha. Este noivado foi duro para ambos, mas com o apoio um do outro, foi possível superar o trauma de um noivado COVID.
14. Quem te deu mais apoio ao
longo do noivado?
Noiva Kikinhas: O meu noivo! E vocês!
O meu noivo coitado ouve-me em tudo e vê que me esforço para termos um dia
lindo de modo a não desiludir ninguém, principalmente a mim mesma.
E esta comunidade tem de facto pessoas fantásticas, que dão todos os dias um pouco delas, de modo a ajudar outras noivas, e o apoio das casadas é fundamental na minha opinião. Tenho de dizer que as Destacadas são sem dúvida uma equipa de Super-heroinas fora de série, e o apoio da nossa Isa é Top!
Casada Milhinha:
Sem dúvida, sem o apoio do noivo não teria sido possível casar. Outra
lufada de ar fresco foram as minhas amigas que planearam uma
despedida de solteira surpresa!
Já o disse aqui: fui uma noiva sortuda pois encontrei na comunidade 3 noivas (já casadas) que foram autênticas fadas-madrinhas para mim. Depois da empatia criada em debates da comunidade, levámos a nossa amizade para o Whatsapp e elas tornaram-se cúmplices da organização do meu casamento! Sem elas o meu dia também não seria possível – elas foram o lado bom do meu longo noivado! O melhor dos Noivados Longos é o tempo que temos para criar verdadeiras amizades na nossa linda Comunidade!
15. Tiveste ajuda do teu noivo
durante todo este processo?
Noiva Kikinhas: No início Não!, pois estava na nuvem:
“Falta tanto tempo! Vamos fazer o quê?”. Mas ele lá percebeu que a antecipação
para boas tomadas de decisões eram a chave!
Hoje há coisas em que o noivo está à frente, nomeadamente na escolha
de músicas…
Mas posso dizer que se tem revelado num bom companheiro para os meus momentos Bridezilla.
Casada Milhinha:
O noivado foi um longo processo de conhecer
melhor a jóia de pessoa que escolhi para passar o resto dos meus dias:
primeiro, negacionista a dizer que “temos tempo”; depois a fazer-me as vontades
e a ter terrores noturnos com “luzinhas” para decoração dos espaços que
estávamos a escolher, depois farto! do tempo que eu passava na Comunidade sem
lhe dar atenção. Deleguei tarefas no noivo: as alianças e a Lua de Mel.
E foi o melhor que fiz! Ele é melhor do que eu a procurar orçamentos
alternativos: não desiste até conseguir o melhor preço! Ensinou-me a
negociar e regatear (com a desculpa jovial do “Não tem desconto de Cartão
Jovem?”) Ele foi o meu pilar quando tudo no casamento estava em fanicos e eu a
sentir-me descaracterizada na organização do nosso casamento – tinha
pensamentos recorrentes de desistir e cancelar o casamento todo! Ele estava lá
quando mais precisei: a 3 dias do casamento quando cancelaram os nossos voos
para São Miguel através de agência (sem nos darem alternativas) ele pegou no
telemóvel e comprou as viagens diretamente no site da SATA e mostrou ao Universo
que é tão ou mais teimoso do que eu! Tive sorte!
Sei de muitos noivos que não fariam o que o meu fez pelo nosso casamento. Vai de nós noivas perceber se é esse o companheiro que queremos – quando tivermos filhos e tivermos de enfrentar a adversidade do Mundo sozinhas.
16. Amigas de longa data: o
teu noivado mudou alguma coisa no vosso relacionamento?
Noiva Kikinhas: Não! Tirando uma ou outra casada que teima em fazer comparações o que acho que seja normal, embora chato, mas faz parte. Hoje, ela. Depois de Outubro, serei eu a pertencer ao clube!
Casada Milhinha: O drama das amigas casadas! Quando anunciei o meu noivado à minha melhor amiga, ela (que casou há 5 anos) fez a maior festa! Passou a ligar-me só para falar de casamento e saber dos meus preparativos. Queria dar-me todas as dicas e oferecer-se para organizar tudo. Mas eu retraí-me porque queria que o casamento fosse nosso: meu e do noivo Milhinha. Precisamos de tempo para perceber o que nós queríamos. E ela não levou a mal – percebeu perfeitamente a mensagem. No final foi a nossa maior ajuda: encarregou-se da impressão dos missais, fez a leitura da oração dos fieis e veio ajudar-me a vestir o meu vestido – como se de uma Dama de Honra se tratasse!
17. Noivado é sinónimo de ter
que ouvir opiniões a alheias: como lidaste com a opinião dos outros em relação
ao teu casamento?
Noiva Kikinhas: … Com educação, pois todas nós
ouvimos “quem é que casa numa alturas destas?” ou “Que desperdício de dinheiro”
eu respondia sempre mentalmente e fazia queixinhas às minhas damas e
mencionei uma ou outra vez em debates.
Mas é duro!
Casada Milhinha: No início desanima, depois irrita. No final já reviras os olhos a quem vem outra vez com a mesma conversa! E esses, coitados!, levam com uma rabecada tão grande! … Ficamos calejadas e temos a resposta certa. Depois temos debates catárticos como o Epic Fail para perceber que não estamos sós!
18. O que representou a nossa Comunidade neste processo todo?
Noiva Kikinhas: Um colete salva-vidas, um porto seguro, onde não há julgamento do mundo lá fora, um sítio onde não nos sentimos egoístas por pensar em casamento nesta fase, e que queremos casar SIM e mesmo em tempo de Covid…. Aprendemos a estar vacinadas contra a falta de tacto por parte dos comuns mortais.
E o facto de puder ajudar outras noivas nos seus processos não tem preço – e sabe tão bem! Aliás, quando alguém casa eu fico literalmente em pulgas e cheia de felicidade!
Casada Milhinha: A Comunidade foi a minha maior fonte de inspiração e maior ponto de consolo em todo o noivado. A escrita criativa de tantos debates ajudou-me a superar muitos problemas causados pelo meu noivado longo. Foi também local de novas amizades que espero durarem para a vida. Mas nem sempre é uma boa influência: como todas as redes sociais cria adição e dependência. Tive grandes problemas com o noivo Milhinha por não lhe dar atenção (especialmente na minha curta passagem por UD). Alguns comentários são nefastos, passivo-agressivos, e nós, com o coração despedaçado, tentamos remediar o alento das noivas que nos pedem ajuda. Gerir os silêncios de noivas que lêem tudo e não comentam nada.
A Comunidade foi o melhor e o pior do meu casamento. Mas estou grata pelos desafios que me proporcionou!
19. Olhando para trás, voltarias a escolher ter um noivado longo?
Noiva Kikinhas: Sim! Acho que gosto de todos estes desafios mentais que estou a viver e conheci uma nova faceta em mim: o poder de organização é incrível! Agora, é só chegar ao pódio e desfrutar.
Casada Milhinha: Como já disse, tive um noivado curto (4 meses) dentro de um noivado longo. E o stress não compensou. Se calhar hoje teria casado mais perto de casa e com menos de um ano de duração. No entanto, não teria tido um noivado tão rico em experiências como tive agora! Mixed feelings aqui...
E vocês noivinhas? Como se sentem em relação a estes pontos que abordámos?
Bjs e bons preparativos!