Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais

Milhinha, a 23 de Maio de 2021 às 22:27

Publicado em Fórum Moda nupcial 43

Bom dia, minhas Princesas do DIY! Continuo com a minha saga dos meus debates sobre Manualidades, com manualidades “out of the box”! Tenho muito bons exemplos para mostrar! Depois de escolherem o vosso vestido, há que compor todos os pormenores do vosso look nupcial: ● Vão usar véu? Vão usar outro...
Bom dia, minhas Princesas do DIY! Continuo com a minha saga dos meus debates sobre Manualidades, com manualidades “out of the box”! Tenho muito bons exemplos para mostrar!


Depois de escolherem o vosso vestido, há que compor todos os pormenores do vosso look nupcial:

● Vão usar véu? Vão usar outro acessório alternativo? Ou nenhum?

● Para completar o vosso penteado, vão usar toucado ou coroa de flores?

Sapatos ou sandálias? E de que cor? Vão usar segundos sapatos?

● Que joias usar: brincos? Colar? E pulseira? E o anel de noivado? Tudo ou só dois?

● E abrigo para o frio, será necessário? Para a igreja? Para espaços exteriores? Para o corte do bolo?

● E se chover, vale a pena usar guarda-chuva?


Como em todos os pormenores do casamento, deverão ter em atenção o vosso orçamento e decidir se vale a pena comprar em loja ou fazer vocês mesmas em DIY. Os próximos debates dar-vos-ão alguns (bons) exemplos de como poupar em cada um destes acessórios se fizerem Manualidades.


O VÉU:

cfb_645017.jpg


DEFINIÇÃO: É um pedaço de tule ou outro tecido usado na cabeça da noiva durante a cerimónia religiosa. Para muitas noivinhas é o acessório nupcial de eleição, sendo que cerca de 70% das noivas da nossa Comu admite usá-lo no dia C. Simboliza humildade e obediência da noiva ante Deus e ante o seu marido. A cor branca simboliza a Pureza e Castidade. Poderão ou não querer cobrir a vossa face com o véu e participar num momento simbólico da tradição católica.


ORIGEM: o uso de véus em casamentos remonta até à Antiguidade Clássica, quando em Roma as noivas eram cobertas num véu para afastar os maus espíritos que lhe roubariam a Felicidade (onde é que já ouvi isto antes?). Em alguns relatos históricos, as noivas da Roma Antiga usavam véus amarelos que simbolizavam a chama de Vesta, deusa do Lar e da Família, cujo fogo representava a Fertilidade e a continuidade da Vida.


HISTÓRIA DA MODA: Apesar de ser um acessório nupcial que se usava ocasionalmente nos séculos XVII e XVIII, o uso de véus era proibido no seio das Famílias Reais europeias onde a maioria dos casamentos eram “arranjados” – casamentos por conveniência política. No século XIX foi a Rainha Vitória da Grã-Bretanha que usou pela primeira vez um vestido branco e o véu a cobrir a cabeça. Desde então, a moda pegou. E o véu passou a refletir o status social da noiva: quanto maior, mais pesado e de maior qualidade for o véu, maior a importância social das famílias que se casam.


Porque se cobre a face das noivas com o véu?

cfb_645019.jpg

Inicialmente o véu cobria a cara das noivas devido à superstição: dá azar o noivo ver a cara da sua amada antes do casamento. Também a sua utilidade foi notória em casamentos “arranjados”, cobrindo a face da noivas menos dotadas de beleza de famílias riquíssimas.


SIMBOLISMO: Na cultura judaico-cristã, o uso do véu a cobrir a face da noiva durante a cerimónia representa o respeito e obediência. No final da cerimónia, o noivo (ou o pai da noiva) removem o véu para permitir o primeiro beijo, representando aquilo que acontece na noite de núpcias: supostamente a perda da virgindade da noiva.


CUIDADOS A TER COM A ESCOLHA DO VÉU:

Depois desta aula de “estória”, perguntem-se se faz sentido para vós usar véu ou não no vosso dia C. E perguntem-se se irão cobrir a face com o véu ou não.


Posto isto, podem escolher o estilo de véu que ficará melhor com o vosso vestido: podem ler este excelente debate da noiva Alexandra ou ver o vídeo abaixo.


Deverão escolher um véu que seja do mesmo tom de branco que o vosso vestido, para não correrem o risco de ter um vestido off-white e um véu branco gélido… Se comprarem o véu na mesma loja que o vestido isso não será um problema (mas será bastante mais caro). Muitas são as noivas que compram véus de excelente qualidade no AliExpress – alerta: cuidado com lojas online que revendem itens do AliExpress! Mas… E se o tom de branco não é exatamente igual? A nossa (sempre) Destacada Vânia deixou-nos uma SUPER DICA: como escurecer qualquer tecido usando saquetas de chá. Por isso, meninas, não tenham medo de mandar vir os vossos véus no nosso amigo Ali.


E será que há outras formas de conseguir o vosso véu? Claro que sim! Numa época em que a Economia Circular faz tanto sentido especialmente para o mundo da Moda, podem procurar junto das mulheres mais velhas da família quem possa emprestar um véu para poderem usar no vosso dia. Foi o que fez a Destacada Sofia que aproveitou o véu da mãe para fazer o seu próprio véu.


E que mais se poderá fazer com o véu? Pode-se personalizá-los! Foi a ideia da noiva Cláudia que se inspirou para homenagear o Pai no seu dia C. Basta usar renda, missangas brancas ou pérolas para obterem um véu totalmente personalizado!


cfb_645023.jpg


OUTROS ACESSÓRIOS NUPCIAIS:

Não posso deixar de repetir as Manualidades que vos apresentei noutro debate: para quem sonha com uma coroa de flores para o seu look nupcial pode fazê-la com antecedência usando as dicas da nossa Sandrina para uma coroa de flores ou uma coroa de “verdes” ou greenery. Também é possível cada noiva fazer o seu próprio toucado floral como fez a noiva Tatiana.


cfb_645029.jpg


E vocês princesas?

Pensam personalizar o vosso véu?


Bjs e bons preparativos!

43 respostas

  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, vou usar véu mas vai ser simples e comprido e não o vou alterar adoro como é 😍
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa minha linda casadinha 😊😊😊 bemmm por aqui a minha sogra comprou o veu eu mandei vir as missangas do nosso amigo ali.. E ao que parece o meu veu já está feito... Falta o pente... O que me chateia é que o veu é brancoooo e o meu vestido é ivory não tenho mesmo noção de cm vai ficar
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha Bubbly Dani! É um pormenor tão giro! Vais ficar lindíssima! Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando fizeres a prova do vestido presta atenção à cor ou pede uma amostra do tecido e poderás otimizar a cor do véu de acordo! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Carlinha! Acho que o teu vestido ficará o máximo com um véu catedral ou outro da tua escolha. Já tens aqui excelentes dicas para conseguir o teu véu a um preço bem pequenino e tens tempo para o procurar. Não desistas! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina. Concordo contigo: o véu é um acessório típico de casamentos religiosos. Apesar de casar-me-ia igreja eu também decidi não levá-lo porque não me identificava com a simbologia. Levei capa e adorei! BjsManualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 1

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um excelente debate!
    Por aqui o meu véu é simples e comprado no Aliexpress por 4€ 🙊 ainda pensei em adicionar alguns detalhes mas como muitas vezes menos é mais, deixei-me quietinha 😅
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá RD 👸🏻

    Oootimas informações🤩

    Optarei por comprar o veu😘

    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Mais um excelente debate minha querida 😍 por aqui vou usar véu e mandei vir um do Ali por cerca de 15€. Quando chegar vou ver a qualidade, mas os feedbacks do vendedor e do produto eram ótimos. Depois foi novidades por aqui 😍😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milinha mais um debate que fala das coisas certas. Este ano não vou usar véu mas no próximo ano planeio ter, mas até tenho medo do preço... 🙄 beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Adorei as informações sobre o véu!!
    Eu optei por não ter véu, mas acho lindo para quem casa na igreja. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração