Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais

Milhinha, a 23 de Maio de 2021 às 22:27 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 43
Guardado
Bom dia, minhas Princesas do DIY! Continuo com a minha saga dos meus debates sobre Manualidades, com manualidades “out of the box”! Tenho muito bons exemplos para mostrar!

Depois de escolherem o vosso vestido, há que compor todos os pormenores do vosso look nupcial:

● Vão usar véu? Vão usar outro acessório alternativo? Ou nenhum?

● Para completar o vosso penteado, vão usar toucado ou coroa de flores?

Sapatos ou sandálias? E de que cor? Vão usar segundos sapatos?

● Que joias usar: brincos? Colar? E pulseira? E o anel de noivado? Tudo ou só dois?

● E abrigo para o frio, será necessário? Para a igreja? Para espaços exteriores? Para o corte do bolo?

● E se chover, vale a pena usar guarda-chuva?

Como em todos os pormenores do casamento, deverão ter em atenção o vosso orçamento e decidir se vale a pena comprar em loja ou fazer vocês mesmas em DIY. Os próximos debates dar-vos-ão alguns (bons) exemplos de como poupar em cada um destes acessórios se fizerem Manualidades.

O VÉU:

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 1

DEFINIÇÃO: É um pedaço de tule ou outro tecido usado na cabeça da noiva durante a cerimónia religiosa. Para muitas noivinhas é o acessório nupcial de eleição, sendo que cerca de 70% das noivas da nossa Comu admite usá-lo no dia C. Simboliza humildade e obediência da noiva ante Deus e ante o seu marido. A cor branca simboliza a Pureza e Castidade. Poderão ou não querer cobrir a vossa face com o véu e participar num momento simbólico da tradição católica.

ORIGEM: o uso de véus em casamentos remonta até à Antiguidade Clássica, quando em Roma as noivas eram cobertas num véu para afastar os maus espíritos que lhe roubariam a Felicidade (onde é que já ouvi isto antes?). Em alguns relatos históricos, as noivas da Roma Antiga usavam véus amarelos que simbolizavam a chama de Vesta, deusa do Lar e da Família, cujo fogo representava a Fertilidade e a continuidade da Vida.

HISTÓRIA DA MODA: Apesar de ser um acessório nupcial que se usava ocasionalmente nos séculos XVII e XVIII, o uso de véus era proibido no seio das Famílias Reais europeias onde a maioria dos casamentos eram “arranjados” – casamentos por conveniência política. No século XIX foi a Rainha Vitória da Grã-Bretanha que usou pela primeira vez um vestido branco e o véu a cobrir a cabeça. Desde então, a moda pegou. E o véu passou a refletir o status social da noiva: quanto maior, mais pesado e de maior qualidade for o véu, maior a importância social das famílias que se casam.

Porque se cobre a face das noivas com o véu?

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 2

Inicialmente o véu cobria a cara das noivas devido à superstição: dá azar o noivo ver a cara da sua amada antes do casamento. Também a sua utilidade foi notória em casamentos “arranjados”, cobrindo a face da noivas menos dotadas de beleza de famílias riquíssimas.

SIMBOLISMO: Na cultura judaico-cristã, o uso do véu a cobrir a face da noiva durante a cerimónia representa o respeito e obediência. No final da cerimónia, o noivo (ou o pai da noiva) removem o véu para permitir o primeiro beijo, representando aquilo que acontece na noite de núpcias: supostamente a perda da virgindade da noiva.

CUIDADOS A TER COM A ESCOLHA DO VÉU:

Depois desta aula de “estória”, perguntem-se se faz sentido para vós usar véu ou não no vosso dia C. E perguntem-se se irão cobrir a face com o véu ou não.

Posto isto, podem escolher o estilo de véu que ficará melhor com o vosso vestido: podem ler este excelente debate da noiva Alexandra ou ver o vídeo abaixo.

Deverão escolher um véu que seja do mesmo tom de branco que o vosso vestido, para não correrem o risco de ter um vestido off-white e um véu branco gélido… Se comprarem o véu na mesma loja que o vestido isso não será um problema (mas será bastante mais caro). Muitas são as noivas que compram véus de excelente qualidade no AliExpress – alerta: cuidado com lojas online que revendem itens do AliExpress! Mas… E se o tom de branco não é exatamente igual? A nossa (sempre) Destacada Vânia deixou-nos uma SUPER DICA: como escurecer qualquer tecido usando saquetas de chá. Por isso, meninas, não tenham medo de mandar vir os vossos véus no nosso amigo Ali.

E será que há outras formas de conseguir o vosso véu? Claro que sim! Numa época em que a Economia Circular faz tanto sentido especialmente para o mundo da Moda, podem procurar junto das mulheres mais velhas da família quem possa emprestar um véu para poderem usar no vosso dia. Foi o que fez a Destacada Sofia que aproveitou o véu da mãe para fazer o seu próprio véu.

E que mais se poderá fazer com o véu? Pode-se personalizá-los! Foi a ideia da noiva Cláudia que se inspirou para homenagear o Pai no seu dia C. Basta usar renda, missangas brancas ou pérolas para obterem um véu totalmente personalizado!

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 3

OUTROS ACESSÓRIOS NUPCIAIS:

Não posso deixar de repetir as Manualidades que vos apresentei noutro debate: para quem sonha com uma coroa de flores para o seu look nupcial pode fazê-la com antecedência usando as dicas da nossa Sandrina para uma coroa de flores ou uma coroa de “verdes” ou greenery. Também é possível cada noiva fazer o seu próprio toucado floral como fez a noiva Tatiana.

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 4

E vocês princesas?

Pensam personalizar o vosso véu?

Bjs e bons preparativos!

Sim, vou personalizá-lo!

11%

10 votos

Não, usarei véu comprado

53%

48 votos

Não vou usar véu.

34%

31 votos

43 respostas

Última atividade por Soraia, a 29 de Abril de 2022 às 16:57
  • Soraia
    Noiva Constante Maio 2022 Ovar
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida.
    O meu veu vai ser comprido tem 3 m. É preso a meio do penteado e é liso sem rendas mas com cristais de swarovsky espalhados por todo ele. Como a saia é lisa que a parte de cima é muito trabalhada tambem em swarovsky dá um verto brilho na saia e na cauda Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 5

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 6
    Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 7

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Eu vou comprar o véu.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoroooo. 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😍😍😍 Nas provas saberás! Os meus fotógrafos publicaram recentemente está foto no insta: Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 8
    Deu vontade de pegar no meu álbum (para começar a fazê-lo) 🥰 Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiim 😍 ainda só não sei se unido ou separado em cada ombro. 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ritinha é uma excelente opção! De facto uma costureira ou modista é a pessoa ideal para fazer esse tipo de trabalhos e garantir que o véu fica da mesma cor que o vestido. Bem pensado! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Helena. Dependendo da Tiara o véu pode funcionar. São exemplos os casamentos da família real britânica. Mas de facto o véu não é obrigatório. Depois de escolheres o teu vestido logo decides. Apesar de teres já ideia do que queres, vai com a mente aberta experiementar vestidos diferentes. Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha! Que bom debate, tenho pensado bastante sobre este assunto ultimamente, por acaso 😜 Eu gostaria de personalizá-lo, mas terei de ver com a costureira o que é que posso fazer. Mas sei que não vou comprar pré-feito, será ela a fazer o véu. Vou continuar a amadurecer algumas ideias 💭Beijinhos 💚

• Responder
  • H
    Super Noiva Dezembro 2022 Vila Franca de Xira
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não gosto de véu em mim e não acho que ia funcionar com o vestido que eu quero (ainda não escolhi, mas tenho uma ideia já do que quero).

Além disso, vou de tiara e acho que não ia combinar muito.

Beijinhos :3

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vais usar algo como eu né? 🙃☺️😉 Vais linda Alexandra 😍🥰😘 Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Milhinha! Mais um debate incrível! Não vou usar propriamente véu. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelentes Tânia! Fotos lindissimas! O teu Véu era um sonho! Parabens! Boa dica de poupança! Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile

Eu sempre quis usar veu. Mas os preços eram absurdos a meu ver. Do estilo que queria deram-me valores para 500€.

Como não tencionava gastar esse dinheiro todo, optei por mandar vir pelo Aliexpress. Mas não gostei do formato que o véu tinha e então aproveitamos a renda e comprei um tule da mesma cor do meu vestido numa loja de tecidos e a minha mãe fez o meu véu tal e qual como imaginava. O meu tinha 4 metros de comprimento.

Deixo umas imagens para verem como ficou Smiley smile Um véu que deram-me preço de 500€, a minha mãe fez praticamente do mesmo estilo por menos de 100€.

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 9

Manualidades (58): Personalizar Véus e outros Acessórios Nupciais 10

Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    81 dias 😌😌😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei Cláudia. Usei o teu debate como exemplo para outras noivinhas se inspirarem. Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, vou personaliza-lo

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente debate querida Milhinha! 😍

Por cá vou usar, apenas na igreja mas é mesmo muito simples 😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Susana! Eu também não levei véu. Mas foi giro descobrir o seu simbolismo. Bjs
    • Responder
  • Susana
    Super Noiva Junho 2022 Vila Nova de Gaia
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Allo Milhinha 🥰
    Irei optar por não levar véu, mas acho as dicas super úteis para quem vai usar 😍
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está quase, quase! ❤
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faltam só 3 mesinhos! Já deves estar nos 90 dias 😍😍😍😍
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que venha a correr pelo amor de deus😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Catarina! Venha daí o nosso agosto depressa 😍😍😍 bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Eu não irei personalizar o meu. Já o comprei perfeito, perfeito🤩
    Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina! 🥰😍😘 bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha,
    A tua capa estava linda! Ideia super original!
    Beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estive numa busca intensiva no ali haha por isso escolhi um que gosto😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa, Kris! A maioria das noivas faz igual! O importante é que te sintas confortável! Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha 🥰 por aqui vou usar o véu exatamente como comprei 🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Martinha! Vai ficar fantástico no teu vestido princesa! Adoroooo! Que venha Junho! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha querida Kikinhas. A dica da Vania vai ajudar-te imenso. Mas não te preocupes: vai tudo encaixar na perfeição! Leva-o para a tua prova e confirma para tirares essa dúvida da cabeça. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida que menos é mais! E se tens um vestido trabalhado um véu simples fica melhor. É uma questão de pensar no conjunto: Dia -10: repensar toda a moda nupcial a 10 dias do casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/dia-10-repensar-toda-a-moda-nupcial-a-10-dias-do-casamento--t248251 Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração