Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (28): Menus ou ementas - como deixar os vossos convidados a salivar

Milhinha, a 9 de Maio de 2020 às 08:17 Publicado em Fórum Manualidades 15 56

Bom dia, Princesas! Vamos continuar com a nossa saga das Manualidades e estamos de volta de tudo o que possam ter sobre as mesas para os vossos convidados.


A mesa da refeição é o local onde os convidados passam mais tempo: à espera que cheguem os noivos, à espera que chegue a comida, a descansar da pista de dança, a beber os digestivos e o café, à espera que haja o corte do bolo. Por isso mesmo há uma imensa preocupação de todos os noivos em tornar cada mesa o mais bonita e confortável possível para os seus convidados. Para além da decoração, haverá que prepará-los para o que aí vem – o programa, a comida, as atividades, um agradecimento pela sua presença, um miminho doce… É fantástico quando os noivos conseguem estabelecer comunicação com todos os convidados sem estarem omnipresentes!

Hoje falamo-vos dos menus e de ideias giras de divulgarem a ementa do vosso casamento – de preferência sem gastarem muito dinheiro!


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Para que serve o Menu?

O Menu é um componente do vosso estacionário que tem o objetivo de informar os vossos convidados – já sentados à mesa – do que vão poder comer ao longo da vossa festa. Os mais gulosos poderão decidir quais os pratos que vão repetir. Os mais gourmets vão escolher como se irão “poupar” a tanta comidinha! No final de tudo, todos vão sair de lá a rebolar! Hahahah

Os pratos são definidos entre os noivos e o fornecedor de Copo de Água. Falem com a vossa quinta ou o vosso serviço de Catering para escolher o menu que mais se adequa ao vosso orçamento e para o vosso dia. Habitualmente, devem esperar para depois da prova para começarem a pensar em elaborar o vosso menu. Uma vez delineados os pratos, os sabores, as sobremesas e os vinhos, podem por mãos à obra.


2) Que formas diferentes de menus existem e quantos temos de imprimir?

Podem fazer menus individuais que colocarão sobre os guardanapos de cada convidado – esta é a forma mais comum de fazer os menus. Podem aproveitar para deixar uma mensagem de agradecimento aos vossos convidados, anunciar o vosso Wedshoots ou incluir um jogo para se irem entretendo. De qualquer das maneiras esta modalidade implica imprimir uma ementa por pessoa.


Podem fazer menus por mesa que colocam à disposição dos vossos convidados. Na verdade, é uma forma muito pragmática de divulgar a mesma informação minimizando os gastos. Eles podem ser grandes e vistosos (imprimindo 1 ou 2 por mesa) ou pequenos e discretos (imprimindo 1 por casal ou família). Também podem incluir outras informações alusivas ao vosso copo de água (por exemplo, o vosso cronograma e outros exemplos mencionados acima).


Podem fazer menus gerais: um cartaz ou uma placa de sinalética à entrada da festa ou junto ao seating plan para que todos os que passem por la possam saber o que vai ser servido. É uma ideia muito rústica, semelhante a um restaurante, e que traz alguns inconvenientes: os convidados podem passar por ele sem ver nem ler e uma vez dentro da sala não há forma de os convidados verificarem o que vai ser servido a seguir.


Exemplos de Menus (Pinterest)

Manualidades (28): Menus ou ementas - como deixar os vossos convidados a salivar 1


3) Por onde começar a fazer os Menus ou Ementas?

Para começar, devem pesquisar por inspirações. O Pinterest pode ter exemplos bem originais, mas a nossa Comunidade não fica nada atrás. Há para todos os gostos: desde tiras de papel decoradas com os motivos do vosso convite a formatos originais inspirados no origami. Vejam só:


FORMATOS CLÁSSICOS:

· Estilo Moderno: utilizando uma foto vossa como fez a noiva Ana Rita e a nossa Super Cláudia;

· Estilo Rústico: em papel kraft como fez a nossa guru Maria; em imitação de ardósia como fez a noiva Melissa; em rolo com renda como fez a noiva Catarina;

· Estilo Romântico: os motivos florais da nossa (sempre) Destacada Patrícia; o estacionário floral da nossa querida Ana, com motivos greenery como fez a noiva Cristina e a noiva Filipa; com motivos florais como fez a noiva Cati e a noiva Virgínia; com vários motivos naturais diferentes como fez a noiva Eliana e a nossa Suely; em rolo com motivos românticos como fez a noiva Mary; com fita e brilhantes como fez a noiva Cristiana;

· Tema Praia/Mar: o excelente exemplo da nossa Destacada Sofia, da noiva Rita, da noiva Francisca e as inspirações da noiva Sílvia;

· Tema Jogos de Cartas como fez a noiva Patrícia;


FORMATOS ORIGINAIS:

· Em tríptico como sugeriu a noiva Patrícia;

· Em forma de quantos-queres como fez a noiva Tatiana;

· Em forma de avião de papel como fez a nossa querida Filipa, a noiva Rute e a noiva Nicole (perfeito para o tema viagens);

· Em forma de bilhete como fez a noiva Sofia no seu casamento com tema cinema;

· Em forma de marcador de livro como fez a nossa querida Ana V. e a noiva Iva que incluiu fotos dos noivos;

· Em forma de leque como fez a noiva Sofia e a noiva Soline;

· Em forma de coração como fez a noiva Tatiana;

· Em forma de garrafa como fez a noiva Vera.


Assim que tiverem uma ideia do que querem, vão ao Canva.com ou a qualquer programa de edição de texto e começam a trabalhar. Escolham um fundo que esteja em harmonia com o vosso convite e restante estacionário. Comecem por escolher os tipos de letra e as cores (não se esqueçam de deixar a vossa mensagem sempre bem visível, misturando letras “desenhadas” para os títulos com letras “simples” para os detalhes). Brinquem um pouco com o display, voltem a procurar as vossas inspirações iniciais e procurem por displays originais.

Quando estiverem satisfeitos com resultado final, basta apenas imprimir! Em casa ou em gráfica, os materiais que usam vai claramente influenciar o preço total dos vossos menus.


A nossa Manualidade?

Em plena pandemia COVID-19, vimos as nossas últimas provas canceladas e o nosso casamento adiado. No entanto, a nossa quinta oferece a impressão dos menus. Tivemos apenas de preparar exemplares do nosso estacionário para deixar tudo em harmonia. De um lado será uma mensagem de agradecimento individual, do outro o menu escolhido (deixo-vos não o nosso menu final, mas aquilo que tinha ficado apalavrado em reuniões anteriores.

Manualidades (28): Menus ou ementas - como deixar os vossos convidados a salivar 2

Bjs e bons preparativos!

56 respostas

Última atividade por Inês, a 30 de Julho de 2023 às 15:16
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós ainda não sabemos como vão ser os nossos
    Só os devemos ter feitos algures por janeiro

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida alguma que vão adorar 😍😍

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já somos duas querida Catarina 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gosto de coisas diferentes e é por isso que não queremos optar por aqueles ementas normais 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Um bom tema para um dos teus próximos debates 😂😂

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro que sim 🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu padre é um catita é capaz de aceder! Vamos lá ver! Hahah Manualidades em tempo de COVId
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha que excelente ideia! Não sei é se o padre deixava usar os telemóveis na Missa 😂😂

    Mas pode-se sempre enviar em .pdf e quem tiver interesse leva impresso para si, assim não há risco de contaminações 😂😂

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha que isso deu-me agora uma ideia 💡 missais electrónicos! Hahha fazes o missal online e envias com e-mail um QR code ou um link e a pessoa descarrega no seu dispositivo de entender! Ai que ideia nasceu aqui! Hahah
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato! Depois também existem convidados que mesmo com medidas preventivas poderão não querer vir (até ao momento, com os que tenho falado nenhum recusa) e até li no site da Conferência Episcopal (sem querer causar alarido) que não se poderia distribuir os Missais por exemplo, logo aí nem precisamos de imprimir nenhum se assim o for.

    Vamos indo e vendo! Aguardar por dias melhores 😍😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo mesmo motivo as minhas impressões estão paradas, para saber quantos exemplares tenho que fazer... mesmo em Outubro se será com restrições ou sem... muita força! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A nível físico, estamos paraditos à espera de saber se será ou não este ano. Mas a nível de design estamos indo a fazer, assim que consiga venho partilhar já sabes 😍😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ficar muito bonito Telma! Mal posso esperar por esses debates! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa! Foi uma sorte termos encontrado um chef tão apaixonado por casamentos como o nosso é que ama a minha terra tanto quanto eu! Acho que os convidados que forem vão adorar! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mal posso esperar para ver! Depois partilha Nessa! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A-D-O-R-O Catarina! Estamos a pensar exatamente em fazer a mesma coisa 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate querida Milhinha! O vosso estacionário está a ficar lindíssimo 😍😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha, bom dia Smiley heart Gosto tanto que todas as tuas manualidades estejam em harmonia, vai ficar tudo tão bonito. E quanto a esse menu, já me deixou a salivar e ainda é de manhã, imagina...

    E claro que os sabores da madeira não podiam faltar! Parabéns darling 🙌👏

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A-D-O-R-O! Smiley heart O meus também já estavam prontos a imprimir... Smiley smile alias estão à espera eheh Smiley smile

    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também se não tivesse de ter adiado já faltaria pouco já estava de volta desses pormenores mas assim pronto terei mais tempo para.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Vanessa. Obrigada. Tendo em conta que me casaria dentro de 2 semanas, vão aparecendo debates próprios para quem está numa fase mais avançada dos preparativos para o casamento. Não imaginas a quantidade de Manualidade de que ainda falta falar! A saga continua! Bjs
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom debate. Estes últimos debates têm sido fantásticos, são coisas que ainda não fiz 🤗
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Giros. São em leque. Tens algumas noivas que fizeram semelhante na lista! Bjs
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Ainda não pensei como serão os meus, mas sei que as decoradoras vão fazer bom trabalho
    Os teus tão muito bonitos!Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Manualidades (28): Menus ou ementas - como deixar os vossos convidados a salivar 3
    Os nossos menus serão assim , mas do tom dos convites 😊
    As nossas mesas serão de 9 pessoas e vamos colocar 3/4 menus por mesa
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha os nossos menus são iguais aos nossos convites são brancos com brilhantes e com uma fivela com o feitio de um coração em prata.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha Verdade! Mais o que conta é que os noivos se lembraram de agradecer. Achei que é um mimo apreciável! Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    À espera ansiosamente de mais ♥️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Helena. Irão ficar muito bonitos os vossos menus 😍. Inicialmente ainda pensei em não fazer mas como há pessoas que gostam de saber o que estão a comer (principalmente em casamentos buffet) apostei em fazer um por mesa para também poupar um pouco. A verdade é que as pessoas não ligam muito a isso. Se fizesse cartão de agradecimento/menu então faria um por pessoa. Ainda assim, acho que alguns iriam se esquecer 😂
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso nunca foi falado por isso não acredito muito . Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há que aproveitar o papel e inovar! Obrigada!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adorei!

    nós andamos aqui com o adia, não adia, e como tb nao vamos fazendo mt coisa, até me vou esquecendo de fazer!

    tb andei "desligada" pq o meu trabalho estava a dar comigo em doida, e precisa de "desligar".

    mas há inspirações fantásticas, sim!

    o que gosto no teu é não terem posto apenas mm os pratos da refeição. Smiley kiss

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração