Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (19): Manual da Despedida de Solteira

Milhinha, a 11 de Fevereiro de 2020 às 21:51

Publicado em Fórum Manualidades 47

Bom dia, princesas! Faço uma pausa na lista habitual de Manualidades e trago-vos uma manualidade inesperada e original: o meu Manual da Despedida de Solteiras. Uma vez que será a Madrinha a organizar a minha despedida, tentei ajudá-la e compilar todas as informações necessárias para a organização....

Bom dia, princesas! Faço uma pausa na lista habitual de Manualidades e trago-vos uma manualidade inesperada e original: o meu Manual da Despedida de Solteiras.

Uma vez que será a Madrinha a organizar a minha despedida, tentei ajudá-la e compilar todas as informações necessárias para a organização. Fi-lo num pequeno documento PDF que enviei por e-mail. Pensei muito sobre a minha Despedida de Solteira e tentei organizar as ideias nesse documento. Tem-se mostrado muito útil!

DESPEDIDA DE SOLTEIRO (DS)

Origem: há várias teorias sobre o que deu origem às atuais despedidas de solteiros, mas a mais consensual data do século V a.C. na Grécia Antiga, onde os soltados Espartanos celebravam a noite anterior a um casamento com um longo banquete cheio de bebida para celebrar o noivo. A tradição continuou até aos nossos dias, tornando-se frequente em 1950’s o pai do noivo organizar um jantar para brindar ao filho, como rito de passagem de uma vida debaixo da alçada paterna para a vida como chefe da nova família.

Tradução: para o noivo - Bachelor Party (US) or Stag Party (UK); para a noiva - Bachelorette Party (US) or Hen Party (UK).

Despedidas de Solteiras para todos os gostoscfb_581427.jpg

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Com quanta antecedência realizar a DS?

Há quem diga que se deverá começar a pensar na despedida de solteiros 6 meses antes do casamento. Isto porque alguns sítios podem estar completamente reservados não deixando hipótese para planos de última hora. Mas com a quantidade de oferta que existe eu diria que não é preciso tanto tempo. Devem realizar a despedida ANTES do casamento sem comprometer a vossa organização. Eu evitaria os fins de semana antes do Dia C que podem ser muito agitados com Manualidades de última hora.

2) Quem organiza a DS?

Habitualmente é a Madrinha da Noiva ou as Damas de Honor que organizam a DS. Também pode ser qualquer amiga chegada que vos conheça bem.

É também possível seres tu a organizadora - a Noiva - mas com um casamento inteiro por organizar, duvido que tenhas vontade de organizar um fim de semana com “surpresas” para ti mesma. O importante é delegar em pessoas em quem confies!

3) Quem convidar?

Devem convidar quem vocês quiserem! Não há regras! Podem convidar as mulheres da vossa vida (incluindo mãe, sogra e família), podem convidar só as vossas amigas, podem também fazer festa mista (para convidar também os vossos amigos rapazes). O grande objetivo da DS é que convidados de diferentes grupos de amigos se conheçam, realizem atividades quebra-gelo em torno das pessoas que os unem: os noivos!

3.1) E fazer a Despedida de Solteir@s junt@s? Não é de todo incomum que o noivo e a noiva organizem a sua DS na mesma data. Dessa maneira ninguém fica em casa a pensar macaquices! Foi o que fez a noiva Gisela.

4) Ideias para despedida de Solteiras?

Há vários exemplos aqui na Comunidade - basta procurar com a lupa!

▶️Um Brunch: como o exemplo da Soraia.

▶️ Uma ida ao Spa: foi o exemplo da Diana e da noiva Rita. Devem procurar hotéis na vossa zona que tenham SPA.

▶️ Um piquenique: como por exemplo a DS da Destacada Taninha.

▶️ Um fim de semana numa casa alugada: como fez a noiva Patrícia, a Flávia ou a Cláudia.

▶️ Atividades Desportivas: experimentem desportos náuticos como canoagem ou stand-up paddle. Que tal um rafting ou canyoning nas montanhas?

▶️ Passeios ou visitas guiadas: como a Cristiana que fez um cruzeiro Douro acima ou a Super-noiva Ana Silva que fez uma caça ao tesouro em Guimarães. Ainda a noiva Joaninha que fez um passeio de Tuk-Tuk por Lisboa.

▶️ Outras atividades divertidas: uma boa ideia são os Escape Rooms. Também a Filipa fez um Workshop de Cocktails!

▶️ Um jantar no restaurante com show de Strip: a Diana foi ao Restaurante Lingerie em Lisboa;

▶️ Uma viagem a uma cidade europeia: como a Cátia que passou o fim de semana com as amigas em Vigo. Outras opções são Madrid, Barcelona, Roma, Paris, Amesterdão, Londres, etc.

▶️ Chá de Panela ou de Lingerie: esta tradição típica do Brasil consiste numa festinha entre mulheres em que se oferece à noiva utensílios para a nova vida de casada ou mesmo lingerie. Podem ler tudo neste fantástico debate da Maria. Foi o exemplo da nossa Suely.

5) Que tradições ou jogos devemos fazer durante a DS?

Não há muitas regras a esse respeito (não que eu conheça). Mas deixo-vos aqui o debate da Catarina com tradições que desconhecia.

Claro que o destaque é a noiva e a sua relação com o noivo. Será que conhece o homem com quem vai casar como a palma da sua mão? Certamente passarás alguma vergonha. Podem também utilizar-se alguns adereços tipo Photobooth. Haverá muitas fotos à mistura!

Vamos à Manualidade em si?

Não me quero gabar, mas creio ter visto esta ideia na nossa Comu. Trata-se de um livrinho em formato A5 (não o cheguei a imprimir, mas seria bem possível fazê-lo) com as informações para a minha madrinha organizar a minha DS.

Dividi-o nas seguintes secções:

· Capa;

· Boas-Vindas – mensagem de introdução para a madrinha;

· As Convidadas – com o nome e número de telefone de todas;

· Data do Evento – com um calendário de datas possíveis;

· Sugestões – com uma lista de atividades semelhante a este debate;

· Pedidos Especiais – a proibir algumas brincadeiras de mau gosto e a pedir que não gastassem exorbitâncias com a DS.

O resultado final foi o seguinte:

Manual de Despedida de Solteiracfb_581431.jpg

Depois de enviar o Manual à madrinha, juntei todas as minhas amigas num grupo Whatsapp. Apresentei-as todas e sai do grupo. Agora é só esperar a magia acontecer!

E vocês? Pensam fazer esta Manualidade?

Beijinhos e bons preparativos.

47 respostas

• Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Homónima tu fazes debates BRUTAIS. Parabéns e muito, muito obrigada pela forma como te dedicas à nossa comunidade ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá minha querida Smiley heart

Mais um excelente debate.

Por aqui as minhas damas é que estão a organizar a minha despedida de solteira eu só tive de dar os contactos de todas as meninas que quero que vão.

Não faço ideia do que vai acontecer mas estou ansiosa. só sei que será no primeiro fim de semana de Junho. Mas depois terei um jantar no dia da despedida do noivo em que levo sogra, tias, e assim. Smiley smile

Na despedida de solteira da minha prima organizei uma aula de yoga e todas adoraram Smiley smile

Beijinhos***

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Tens aqui ideias giríssima e.. mas não terei DS primeiro porque somos pouquíssimas, apenas três é porque essas duas pessoas não tem possibilidades de gastos entao vai ficar mesmo só um jantar..se houver😉
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Ainda n deleguei a ng mas super útil o teu debate 😊
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate super útil Milhinha! Eu sinceramente não sei como vai ser a minha despedida de solteira, ou pior, nem sei se vou ter! As minhas amigas moram todas longe de mim e tem todas filhos pequenos e não se podem ausentar. Já me lembrei de fazer a minha despedida de solteira num formato diferente: viajar sozinha ou então com os meus pais! Vamos lá ver. Ainda tenho tempo para pensar 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Helena. Que ideia de gira do manual. Eu organizei a minha despedida mas não me lembrei desse manual 🤪. Beijinhos
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, sempre a inovar. Nunca vi e não fiz nenhum manual. Escolhi duas damas de honor aka escravas (como docemente lhe chamo), elas perguntaram-me o que queria e o que não queria, dei uma ideia para a data, juntei meninas num grupo de Facebook e, tal como tu, sai para que se fizesse magia.
    Por duas vezes, meninas iam-se descaindo do que estava lá a acontecer, mas travei a coisa a tempo 🤭🤭
    Beijinho.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qur excelente debate Milhinha! Por aqui não me deixam meter a colher na minha despedida de solteira. Sei que têm um grupo sem mim e que estão a planear tudo em segredo 🤣
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda te irão surpreender certamente 😊😊
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem Tatiana! Eu continuo no escuro. Julgo que me querem fazem surpresa (ou não estão a organizar nada mesmo). Bjs
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoalmente é algo com o qual não me quero preocupar. Criei inicialmente um grupo com as minhas damas e entretanto sei que elas já têm um outro grupo sem mim e têm estado a organizar as coisas 😊 Só me vão sondando e tentando perceber que caminha levar 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente ideia Ana! Depois partilha a tua experiência! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É esperar que as coisas aconteçam! 😁
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu organizei a despedida!
    Tratei dos bilhetes de avião e de reservar o hotel.
    A partir de agora é com as minhas amigas!Nao vou fazer manual mas achei uma excelente ideia.Obrigada pela partilha 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um excelente debate Milhinha 😍
    Por cá não devo de me dar a esse trabalho confesso 😂😂
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração