Bom dia, princesas! Faço uma pausa na lista habitual de Manualidades e trago-vos uma manualidade inesperada e original: o meu Manual da Despedida de Solteiras.
Uma vez que será a Madrinha a organizar a minha despedida, tentei ajudá-la e compilar todas as informações necessárias para a organização. Fi-lo num pequeno documento PDF que enviei por e-mail. Pensei muito sobre a minha Despedida de Solteira e tentei organizar as ideias nesse documento. Tem-se mostrado muito útil!
DESPEDIDA DE SOLTEIRO (DS)
Origem: há várias teorias sobre o que deu origem às atuais despedidas de solteiros, mas a mais consensual data do século V a.C. na Grécia Antiga, onde os soltados Espartanos celebravam a noite anterior a um casamento com um longo banquete cheio de bebida para celebrar o noivo. A tradição continuou até aos nossos dias, tornando-se frequente em 1950’s o pai do noivo organizar um jantar para brindar ao filho, como rito de passagem de uma vida debaixo da alçada paterna para a vida como chefe da nova família.
Tradução: para o noivo - Bachelor Party (US) or Stag Party (UK); para a noiva - Bachelorette Party (US) or Hen Party (UK).
Despedidas de Solteiras para todos os gostos
Perguntas Frequentes (FAQ):
1) Com quanta antecedência realizar a DS?
Há quem diga que se deverá começar a pensar na despedida de solteiros 6 meses antes do casamento. Isto porque alguns sítios podem estar completamente reservados não deixando hipótese para planos de última hora. Mas com a quantidade de oferta que existe eu diria que não é preciso tanto tempo. Devem realizar a despedida ANTES do casamento sem comprometer a vossa organização. Eu evitaria os fins de semana antes do Dia C que podem ser muito agitados com Manualidades de última hora.
2) Quem organiza a DS?
Habitualmente é a Madrinha da Noiva ou as Damas de Honor que organizam a DS. Também pode ser qualquer amiga chegada que vos conheça bem.
É também possível seres tu a organizadora - a Noiva - mas com um casamento inteiro por organizar, duvido que tenhas vontade de organizar um fim de semana com “surpresas” para ti mesma. O importante é delegar em pessoas em quem confies!
3) Quem convidar?
Devem convidar quem vocês quiserem! Não há regras! Podem convidar as mulheres da vossa vida (incluindo mãe, sogra e família), podem convidar só as vossas amigas, podem também fazer festa mista (para convidar também os vossos amigos rapazes). O grande objetivo da DS é que convidados de diferentes grupos de amigos se conheçam, realizem atividades quebra-gelo em torno das pessoas que os unem: os noivos!
3.1) E fazer a Despedida de Solteir@s junt@s? Não é de todo incomum que o noivo e a noiva organizem a sua DS na mesma data. Dessa maneira ninguém fica em casa a pensar macaquices! Foi o que fez a noiva Gisela.
4) Ideias para despedida de Solteiras?
Há vários exemplos aqui na Comunidade - basta procurar com a lupa!
▶️️ Um Brunch: como o exemplo da Soraia.
▶️ Uma ida ao Spa: foi o exemplo da Diana e da noiva Rita. Devem procurar hotéis na vossa zona que tenham SPA.
▶️ Um piquenique: como por exemplo a DS da Destacada Taninha.
▶️ Um fim de semana numa casa alugada: como fez a noiva Patrícia, a Flávia ou a Cláudia.
▶️ Atividades Desportivas: experimentem desportos náuticos como canoagem ou stand-up paddle. Que tal um rafting ou canyoning nas montanhas?
▶️ Passeios ou visitas guiadas: como a Cristiana que fez um cruzeiro Douro acima ou a Super-noiva Ana Silva que fez uma caça ao tesouro em Guimarães. Ainda a noiva Joaninha que fez um passeio de Tuk-Tuk por Lisboa.
▶️ Outras atividades divertidas: uma boa ideia são os Escape Rooms. Também a Filipa fez um Workshop de Cocktails!
▶️ Um jantar no restaurante com show de Strip: a Diana foi ao Restaurante Lingerie em Lisboa;
▶️ Uma viagem a uma cidade europeia: como a Cátia que passou o fim de semana com as amigas em Vigo. Outras opções são Madrid, Barcelona, Roma, Paris, Amesterdão, Londres, etc.
▶️ Chá de Panela ou de Lingerie: esta tradição típica do Brasil consiste numa festinha entre mulheres em que se oferece à noiva utensílios para a nova vida de casada ou mesmo lingerie. Podem ler tudo neste fantástico debate da Maria. Foi o exemplo da nossa Suely.
5) Que tradições ou jogos devemos fazer durante a DS?
Não há muitas regras a esse respeito (não que eu conheça). Mas deixo-vos aqui o debate da Catarina com tradições que desconhecia.
Claro que o destaque é a noiva e a sua relação com o noivo. Será que conhece o homem com quem vai casar como a palma da sua mão? Certamente passarás alguma vergonha. Podem também utilizar-se alguns adereços tipo Photobooth. Haverá muitas fotos à mistura!
Vamos à Manualidade em si?
Não me quero gabar, mas creio ter visto esta ideia na nossa Comu. Trata-se de um livrinho em formato A5 (não o cheguei a imprimir, mas seria bem possível fazê-lo) com as informações para a minha madrinha organizar a minha DS.
Dividi-o nas
seguintes secções:
· Capa;
· Boas-Vindas – mensagem de introdução para a madrinha;
· As Convidadas – com o nome e número de telefone de todas;
· Data do Evento – com um calendário de datas possíveis;
· Sugestões – com uma lista de atividades semelhante a este debate;
· Pedidos Especiais – a proibir algumas brincadeiras de mau gosto e a pedir que não gastassem exorbitâncias com a DS.
O resultado final foi o seguinte:
Manual de Despedida de Solteira
Depois de enviar o Manual à madrinha, juntei todas as minhas amigas num grupo Whatsapp. Apresentei-as todas e sai do grupo. Agora é só esperar a magia acontecer!
E vocês? Pensam fazer esta Manualidade?
Beijinhos e bons preparativos.