Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vanessa
Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)

Como organizar um casamento - mil e uma dicas

Vanessa, a 29 de Dezembro de 2015 às 14:25

Publicado em Fórum Organizar um casamento 62

Aqui vai a minha prendinha para as novas noivinhas e novos noivinhos adorados Como organizar um casamento? :...

Aqui vai a minha prendinha para as novas noivinhas e novos noivinhos adoradosSmiley heart

Como organizar um casamento? :Smiley heart ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Antes de mais siga todas estas dicas:

https://www.facebook.com/onceuponatimeawedding/

Antes de mais nada, toca a fazer uma lista de tarefas! Arranjar uma agenda ou um pedaço de papel. Pode usar a ferramenta do casamentos.pt que é super útil!!!

1.-Primeiros grandes passos-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Data: As primeiras grandes tarefas são naturalmente escolher uma data! Claro que a data pode mudar no entretanto das coisas...mas ao menos serve de guia!

***Timing:Tenham em conta que um casamento não se prepara em 3 meses mas também não exige dois anos! Tem que haver um meio termo! Se o período for demasiado curto...pode ser uma fonte de stress... Se o período for demasiado longo, pode haver alteração dos gostos, das preferências e haver arrependimentos à posteriori.

***Orçamento: Deve logo de início estipular um orçamento. Não sabe bem como? Pode usar a ferramenta do casamentos.pt para isso! Não sabe quanto é que as coisas custam? Espreite aqui.

***Tipo de cerimónia: Deve decidir que tipo de cerimónia quer para conciliar com o local pretendido. A cerimónia religiosa deve ser tratada com a paróquia. A cerimónia civil deve ser tratada com a conservatória no maximo 6 meses antes. Não se esqueça que tem de escolher um regime de bens. Existe a possibilidade de uma pessoa da conservatória se deslocar à quinta/local. Aqui toda a info completa e preços. Aqui mais info.

***Local/Quinta: O mundo dos casamentos não está propriamente em crise...e deve reservar ou pré-reservar o espaço casamento logo que possa! Não se esqueça de ter em conta: preços, deslocações, extras no preço, visita obrigatória, provas, qualidade da comida e bebida e muito mais!

***Começar a poupar: Contar os meses que faltam...e dividir o orçamento por esses meses! Há muitas técnicas para poupar!!!

***p.s.: normalmente com a reserva da quinta vem a reserva do tipo de pack pretendido...com buffet? com pratos? Com bar aberto? Com outros extras?

***Smiley cry é demasiado? está no estrangeiro ou a panicar? Quer algo muito único e não sabe como? Que tal um serviço de Wedding planner?

Tem também aqui dicas de como organizar quando se está longe.

2.- Agora que já tenho data e local o que se segue?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Lista de convidados: Pode fazer a sua lista de convidados, que pode gerir na ferramenta do casamentos.pt. Tem mutos conselhos aqui, aqui e aqui.

*** Fornecedores: Pode agora tratar de outros fornecedores (peça vários orçamentos e seja especifico sobre o que quer e o que não quer).Pode também obtar por serviços de: decoração , animação, bolos/pastelaria especial, lembranças, transporte dos noivos, e arranjos florais.

*** Foto/video: A Fotografia e video é um passo essencial que deve ser tomado rapidamente pois também é um serviço bastante requisitado. Se há alguma foto que quer mesmo ter no album...não se esqueça de pedi-lo. E que estilo quer? Tradicional? moderno? preto e branco?

***Musica: A parte musical é algo que se reserva normalmente com alguma antecedência!

*** Tema/estilos/Cores: Defina o seu casamento, dê-lhe caracter! Tema, estilo e cores e mais cores de casamento. Lista completa de temas aqui:

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/tema-mil-e-uma-opcoes--t63819

como escolher o tema? Tem aqui ajudas:

*** Monograma/simbolo de casamento? Antes de se lançar nos convites e tudo o que é papel...vai querer algum monograma ou simbolo de casamento?

*** Save the date: Que tal fazer um "Save the date"? Pode entrega-lo muito tempo antes do casamento e serve de anuncio. é algo mais informal onde pode dar largas à imaginação!

***Convites...ai os convites...são das coisas mais importantes! Podem ser entregues no maximo 1 ano antes do casamento...tudo depende do vosso tipo de convidados! Inspire-se:aqui, aqui e é só pesquizar aqui na comunidade que tem mil idéias! O texto do convite por ser formal ou informal! Aqui vai um exemplo formal:

Tenho o prazer de vos convidar para o seu casamento que se realizará no dia 15 de Agosto de 2014, pelas xx:xx horas, na yyyy CidadeG. Seguindo-se um Buffet na quinta LLLLL em Cidade H.

Agradecemos confirmação até dia 30 de Junho, contacto:

Noiva: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx Noivo: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx

***dress code: Se quizer dress code, não se esqueça de o referir! Se tiver um croqui para chegar à quinta adicione!

***Férias: Não se esqueça de planear a sua parte! As vossas férias...avisar a entidade patronal e ver à quantos dias tem direito! Em portugal costumam ser 11 dias...e no estrangeiro muito menos!

***p.s.: Tente assinar sempre o contrato para cada étapa e cada fornecedor!

3.- Ok..está tudo a andar sobre rodas, que mais?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Cronograma - ja viu as horas de cada étapa?

***Padrinhos, madrinhas, damas, meninos/meninas das alianças

Padrinhos, madrinhas e damas de honor

Escolher os padrinhos e madrinhas! Pode ter quantos quizer se bem que depois só pode assinar um máximo de duas pessoas! Escolha acima de tudo com o coração...é o que mais importa. Convém realçar que os padrinhos e madrinhas têm normalmente um convite especial com um texto especial e/ou uma prendinha.

Quem são as testemunhas num casamento civil?

E damas de honor? Para que servem as damas de honor? Escolha mais uma vez com o coração! é usual as damas irem da mesma cor ou até com o mesmo vestido! Não ha regras fixas nem orbigações de pagar! Também é usual as damas de honor terem um convite especial!

Também existe os cavaleiros de honra! Que costumam ser os melhor amigos do noivo! Também é usual irem vestidos +/- iguais!

Deve escolher os meninos e meninas das alianças! Pode obtar por não ter ou até escolher outra pessoa qualquer! é usual os meninos/meninas irem a combinar com as cores do casamento ou com a noiva.

***Vestido e Fato: Sim!!!!! Pode começar a ver do seu vestido e do Fato para o noivo!!!

Mas antes de mais, por favor leia estes conselhos preciosos!

Tem sessão de namorados/solteiros planeada? Pode tratar disso! Pode ir da opção mais clássica à coisa mais louca!

***Despedida de solteiros? Despedida de solteiros: Pode ir tratando dessa parte ou deixar que seja a madrinha, padrinho ou damas a organizar! Pode muito bem saltar esta étapa...como pode por outro lado trabalha-la e dar-lhe um tema ou estilo muito próprio!

***Alianças: As alianças são normalmente essenciais num casamento, mas também existe outras hipóteses como tatuagens! Não é preciso tratar com grande antecedencia. Pode também começa a procurar o porta alianças!

*** Músicas: Pode ir tratando das musicas para cada momento importante do casamento. (Entrada do noivo, entrada da noiva, fim do casamento, entrada no salão, primeira dança, corte do bolo, etc...)

***extras: Pode ir pesquizando pequenos apontamentos que tornam as coisas mais giras, como placas da noiva, cruzetas para noivas, boutonnière, botões de punho, marcadores de mesa, faqueiro para o bolo, flûtes, elementos de decoração, e muito mais!

***Beleza:

beleza noiva

Vá procurando uma maquilladora e/ou cabeleireira! Trate de: cabelo, unhas, sapatos, make-up, depilação, sobrançelhas, tratamentos de pele, eventuais make-up/cabeleireiros para familiares. Já marcou as provas? E a lingerie? E o robe? As damas terão robes personalizados?

beleza noivo

make-up? sapatos e outros

*** Ramo e associados: Ramo, ramos damas, boutonnière e coroa. Arranjos florais para a Igreja.

Ja agora...como vão atirar o ramo? Existem várias hipóteses.

*** Bolo e associados: Topo de bolo e bolo (tem aqui montes de idéias). Talvez algo DIY? Vai querer algo mais pessoal? e quanto ao topo de bolo? com? sem? E como vai ser o momento bolo dos noivos? Foguetes? Fogo preso? Balões LED? Sparkles? Bolinhas? Maquinas de neve? Outra coisa?

*** Photobooth: Trate do Photobooth, vai fazer uma versão DIY ou irá mandar fazer? Vai ter instruções para o photobooth?

*** Ementa: Ja falou com a quinta acerca das provas para escolher a ementa?

*** detalhes Igreja: ja tratou dos missais e eventuais cursos? decoração do espaço? Ja viu com o padre se ele está ok com tudo (música, arroz, etc?).

E como vais er quando sair da Igreja/quinta? Arroz? Bolinhas de sabão? Pétalas? Outra coisas? Ja tratou dos cones vai colocar estas coisas?

*** civil: Se for cerimónia civil...vai apimentar com alguma cerimónia especial? Algum amigo a falar, cerimónia das rosas? Cerimónia das areias? Ou algo diferente?

***Planear cada parte/momento!!! Horas? Manhã, beleza, cerimónia, cocktail, pratos, diversão, corte do bolo, etc...Trate de planear cada momento...principalmente os mais importantes como a primeira dança e o corte de bolo. Transmita as suas idéias à quinta!

*** p.s.: de tem projectos DIY, mãos à obra!!!

4.- Ufff....está mais ou menos tudo. Mas será que falta algo???

Organização ao pormenor:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

***Lua de mel: Então e a Lua de mel????

Como escolher a lua de mel consoante a data?

***Emagrecer? Tem aqui dicas, e aqui .

*** outros/diversos:

Ter um casamento único com coisas únicas. Animar os convidados!!!!

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/ideias-amazing-2-torne-o-seu-casamento-diferente-dos-outros--t71218

Ordem de chegada na Igndências ramos 2016

tendências make-up e penteados

tendências festa 2016

globalmente...tendências 2016

Inspirações para as ementas. As ementas podem ser colocadas por mesa, por convidados ou segundo outro sistema! Muitas vezes é a quinta que fornece esse serviço.

tendências bolos 2016

a cor tendência 2016

Várias placas de casamento

Ja comprou as tralhitas de última hora? Os sparkles?

Com quem vais entrar na Igreja?

***Supreender o noivo no dia do casamento (ou a noiva):

https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/compilacao-de-ideias-para-surpreender-o-noivinho--t65391

truques para o cabelo crescer

***Tradições:

https://www.casamentos.pt/artigos/tradicoes-de-casamento--c2298

Kit WC

*** Carro: Vai decorar o carro? E o carro dos convidados? E o caminho até à quinta?

*** prendas em dinheiro: pedir discretamente dinheiro como prenda de casamento

*** Guest book? Algo tradicional? Não vai ter? Vai seguir a grande tendência do guest book polaroid? Talvês uma caixa de mensagens?

*** e se chove? E se chover? Têm um plano B?

*** technologias e convidados no casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/casamento-e-redes-sociais-como-lidar-com-os-convidados--t61499

5.- E no fim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trate dos últimos pormenores...das fotos...dos videos...e tudo o que fica pendente!

Ja efectuou todos os pagamentos?

Trate de ver o que faz com as tralhas do casamento! Pode emoldurar o vestido...transformar o vestido! Pode decorar o quarto ou uma parte da casa com as coisinhas!!!

Planeou um "trash the dress"? Força!!!! O que é isso? é uma sessão fotografica descontraída para "sujar" ou não...ou vestido e fato! é bastante informal e usa-se cada vez mais!

E mesmo no fim pense:::::::foi mesmo maravilhoso...não foi?

Sempre se portou bem e nunca nunca foi uma bridezilla, certo???????

p.s. final: de certeza que me esqueci de montes de coisas....hihi

E para terminar: FAQ noivas:

https://comunidade.casamentos.pt/forum/faq-as-perguntas-mais-frequentes-de-uma-noiva--t71466

62 respostas

  • Sílvia Soares
    Noiva Constante Outubro 2019 Porto (Concelho)
    Sílvia Soares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tantas listas e parece que precisamos sempre de ver mais! excelentes dicas, és uma noiva top xD e amei a ideia de emoldurar o vestido ! não sei é se o noivo vai achar graça...

    • Responder
  • R
    Noiva Constante Setembro 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito!!! Smiley ring

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que post tão bommmm

    Não o vou perder de visto Smiley winking

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Julho 2017 Montijo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente partilha e um estupendo Trabalho vai ser a biblia de muitas noivas!!Smiley laugh
    • Responder
  • A
    Super Noiva Outubro 2016 Póvoa de Varzim
    Annie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela lista! Faltam 250 dias e ainda ao tenho vestido, quinta , igreja e padre. E o cinto que chega na terça :Smiley heart
    • Responder
  • Nádia
    Noiva Constante Agosto 2016 Coimbra (Concelho)
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigado pela lista Smiley smile

    • Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Montijo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela lista que fizeste...não sei como agradecer...Smiley winking
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Maio 2016 Águeda
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei! Foste fantástica Smiley smile

    • Responder
  • Ana Fernandes
    Super Noiva Julho 2015 Alenquer
    Ana Fernandes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelent Smiley winking

    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já te disseram que és incrível???? Este debate é o top dos tops!!! É uma verdadeira biblia para todas as noivinhas!! Muito bom mesmo! Obrigada pelo trabalhão todo que tiveste! Smiley winking

    • Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente compilação de dicas Smiley winking és top Smiley winking

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tu ma vez fizeste um debate com mil musicas nao foi? passas-mo? para po-lo aqui`?

    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2017 Porto (Concelho)
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boas dicas
    • Responder
  • Lídia Almeida
    Noiva VIP Maio 2016 Aveiro (Concelho)
    Lídia Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelentes dicas Smiley smile Parabéns pelo teu debate 5* Smiley shame

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fico de coração cheio teres gostado!!! É o que interessa!!!!!

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate Vanessa e com dicas otimas... Obrigada pela partilha Smiley smile

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptimas dicas Vanessa! Smiley laugh

    • Responder
  • Angela
    Super Noiva Setembro 2016 Penafiel
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimas dicas Smiley smile
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vais lendo...o principal na tua fase é o ponto 1!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Maio 2017 Covilhã
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que boas dicas. Mas só de as ver fico meio em pânico eheheh (tenho tempo ainda Smiley laugh ) Obrigada!

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate Smiley smile pensas-te em tudo

    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom Smiley laugh

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate, e super completo...adorei Vanessa Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem, que explicação mesmo pormenorizada. Óptima para quem se está a iniciar

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas maravilhosas!Bom ano Smiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração